converter punto a electrico

sagan
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por sagan »

estes tópicos são bons para muita gente ter a noção da realidade em vez de embarcar nas tretas do "who killed the electric car".

vamos lá a uma dose de realidade: para o carro ter uma autonomia mínima decente, precisa no mínimo de uns 10kwh de capacidade de armazenamento.

isto significa que serão necessárias no mínimo umas 10 baterias de chumbo/ácido, de 12 v e 200 ah (não esquecer que estas baterias não devem ser descarregadas abaixo de 50% da carga).

cada bateria destas custa uns 150 euros no mínimo, o que dá 1500 euros só para as baterias.

depois convém não esquecer que cada uma pesa uns 30 kilos, o que representa um peso total de 300 kilos. o carro vai ficar no limite e as suas performances vão diminuir drasticamente.

depois vem o melhor de tudo: pensam que vão poupar alguma coisa?

quanto tempo é que pensam que duram estas baterias a funcionar neste regime? provavelmente não duram o tempo suficiente para amortizar os 1500 euros que custaram.

carros eléctricos sim, mas quando existirem baterias de grande capacidade, leves, duráveis e baratas. felizmente não falta muito tempo.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:estes tópicos são bons para muita gente ter a noção da realidade em vez de embarcar nas tretas do "who killed the electric car".

vamos lá a uma dose de realidade: para o carro ter uma autonomia mínima decente, precisa no mínimo de uns 10kwh de capacidade de armazenamento.

isto significa que serão necessárias no mínimo umas 10 baterias de chumbo/ácido, de 12 v e 200 ah (não esquecer que estas baterias não devem ser descarregadas abaixo de 50% da carga).

cada bateria destas custa uns 150 euros no mínimo, o que dá 1500 euros só para as baterias.

depois convém não esquecer que cada uma pesa uns 30 kilos, o que representa um peso total de 300 kilos. o carro vai ficar no limite e as suas performances vão diminuir drasticamente.

depois vem o melhor de tudo: pensam que vão poupar alguma coisa?

quanto tempo é que pensam que duram estas baterias a funcionar neste regime? provavelmente não duram o tempo suficiente para amortizar os 1500 euros que custaram.

carros eléctricos sim, mas quando existirem baterias de grande capacidade, leves, duráveis e baratas. felizmente não falta muito tempo.
já existem, são as baterias de litio e também as zebras, são mais caras no investimento, mas mais fácil de recuperar o investimento isto porque duram muitos mais ciclos e peso é cerca de 3 vezes menos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

sagan
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sagan »

jmal Escreveu: já existem, são as baterias de litio e também as zebras, são mais caras no investimento, mas mais fácil de recuperar o investimento isto porque duram muitos mais ciclos e peso é cerca de 3 vezes menos.
o problema das baterias de lítio é o seu custo, que talvez baixe um pouco com a massificação. nem falei nelas, porque não estou a ver o autor do tópico a gastar 20000 euros em baterias

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

vai-te rindo sagan, em breve vais chorar...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:
jmal Escreveu: já existem, são as baterias de litio e também as zebras, são mais caras no investimento, mas mais fácil de recuperar o investimento isto porque duram muitos mais ciclos e peso é cerca de 3 vezes menos.
o problema das baterias de lítio é o seu custo, que talvez baixe um pouco com a massificação. nem falei nelas, porque não estou a ver o autor do tópico a gastar 20000 euros em baterias
e se te disser que são mais baratas que as de chumbo ? e esta hein. e já agora enquanto andarem a pensar dessa maneira, iram cada vez mais enriquecer quem já está mais que rico, ou seja, galps e etc, e assim duvido que alguma vez as baterias cheguem a preços que queremos, meus caros, não entendo que querem, querem um veículo que circule à borla e seja dado, claro que quanto mais económico seja mais caro fica, a tecnologia que leva é mais recente e cara de fabricar, o que acho estranho é pediram cerca de 20.000 por um carrito a diesel que gasta cerca de 10 euros para fazer 100 kms, isto é que acho caro. agora se tiveres um carrito que custa 40.000 euros e gaste 2 euros para fazer os mesmos cem quilómetros, faz as contas ao total de quilómetros que fazes e diz-me o que é mais barato.
Cumps Inovadores

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Mensagem por marte »

sagan Escreveu:
sagan, com a calculadora na mão, tens mais ao menos razão nas contas que fazes. aqui entra claramente um factor psicológico de realização pessoal.

se não, com a calculadora na mão, já mais alguém comprava um carro novo. compras um carro novo e mal sai do stand e já vale menos 10%... um carro de 20.000 euros, passado um ano vale 15000 (e terás certamente um seguro contra todos que te custará uns 800 euros). se formos pela calculadora na mão, compras um charuto por 300 euros, gastas outros 300 em manutenção, mais 200 no seguro e está feito, tens carro durante um ano. ou seja, só pelo que gastarias no seguro de um carro novo, tens um carro para andar.

repara que neste caso, é sempre a perder guito, não há qualquer retorno positivo. numa transformação, gastas muito, mas tens um retorno depois no dia a dia. além disso, passa a ser indiferente se existe cartel ou não nas bombas de combustivel

ou seja, como disse, há uma carga forte psicologica em que os numero ficam um pouco desbatidos. para muitos ter um carro novo é uma realização pessoal, tal como poder carregar o carro em casa também o é.

marte

sagan
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sagan »

bluesky Escreveu:vai-te rindo sagan, em breve vais chorar...
que comentário... tal como vocês, anseio pelo advento do carro eléctrico e pela libertação do petróleo, mas tenho os pés bem assentes na terra e sei bem que ainda existem limitações graves relacionadas com as baterias...

as baterias de lítio são mais baratas que as de chumbo? nem aqui nem na china

sagan
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sagan »

marte Escreveu: ou seja, como disse, há uma carga forte psicologica em que os numero ficam um pouco desbatidos. para muitos ter um carro novo é uma realização pessoal, tal como poder carregar o carro em casa também o é.

marte
ok mas parece-me que muita gente pensa em transformar o carro para eléctrico porque pensa que vai poupar dinheiro, o que não é assim tão linear, como demonstrei...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:
bluesky Escreveu:vai-te rindo sagan, em breve vais chorar...
que comentário... tal como vocês, anseio pelo advento do carro eléctrico e pela libertação do petróleo, mas tenho os pés bem assentes na terra e sei bem que ainda existem limitações graves relacionadas com as baterias...

as baterias de lítio são mais baratas que as de chumbo? nem aqui nem na china
são muito mais baratas, já vi que de contas não percebes nada, por exemplo, compras um artigo qualquer que dura 100 vezes de uso e custa 10 euros, compras o segundo artigo que dura 400 vezes e custa 30 euros, além disso o segundo artigo tem menos manutenção de trabalho, é mais produtivo mas o seu custo inicial é superior. então qual é o mais barato, se fizeres as contas à tuga deve ser o primeiro.

em relação às baterias já existem vários comparativos aqui no fórum sobre isso.
Cumps Inovadores

sagan
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sagan »

jmal Escreveu:são muito mais baratas, já vi que de contas não percebes nada, por exemplo, compras um artigo qualquer que dura 100 vezes de uso e custa 10 euros, compras o segundo artigo que dura 400 vezes e custa 30 euros, além disso o segundo artigo tem menos manutenção de trabalho, é mais produtivo mas o seu custo inicial é superior. então qual é o mais barato, se fizeres as contas à tuga deve ser o primeiro.
então mostra-me com dados concretos, quanto custa um pack de baterias de lítio de 10 kwh de capacidade, e quantos ciclos carga/descarga aguentam...

se conseguires arranjar um pack destes por menos de 5000 euros, que aguente 2000 ciclos de carga/descarga, avisa...

nestas condições, até eu compro um chasso e faço a transformação... e estou a falar a sério...

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

fala-se de baterias de chumpo/ácido e litium, mas e as baterias de gel ?

as mesmas que equipam as ups, não seria uma alternativa intermediária, já que aguemtam descargas quase a zero e tem um tempo de duração rasoavel ?

abraços
Sócio nº 37

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

tractortp Escreveu:fala-se de baterias de chumpo/ácido e litium, mas e as baterias de gel ?

as mesmas que equipam as ups, não seria uma alternativa intermediária, já que aguemtam descargas quase a zero e tem um tempo de duração rasoavel ?

abraços
segundo sei as da ups são de chumbo ácido só que este está embebido num gel. deste modo podem ser viradas sem perigo de derrame, mas a tecnologia é a mesma! penso eu de que!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

sagan Escreveu: então mostra-me com dados concretos, quanto custa um pack de baterias de lítio de 10 kwh de capacidade, e quantos ciclos carga/descarga aguentam...

se conseguires arranjar um pack destes por menos de 5000 euros, que aguente 2000 ciclos de carga/descarga, avisa...

nestas condições, até eu compro um chasso e faço a transformação... e estou a falar a sério...
bom com estes dado e fazendo contas...
2000ciclos *100km (+- valor minimo aceitavel)=200 000km
no meu carro representa:
1,4€*6litros=8,4€ aos 100km
8,4€*2000ciclos=16800€€€€
juntemos mudas de oleo, filtros de gasoleo, filtros de ar, 2 mudas de correntes de distribuição bomba de água e esticadores de correias, uma muda de bateria de arranque... (tudo manutenção programada e sem avarias pelo meio!!)
sei lá... 20 000 € no total????
penso que se as baterias que fala durarem 1000 ciclos ainda fica a ganhar!
preços actuais e sem desvalorizações! porque estamos a falar de um carro que custou 30 000€
acho que um electrico por esse valor é possivel de construir!!!

marte
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marte »

sagan Escreveu:
marte Escreveu: ou seja, como disse, há uma carga forte psicologica em que os numero ficam um pouco desbatidos. para muitos ter um carro novo é uma realização pessoal, tal como poder carregar o carro em casa também o é.

marte
ok mas parece-me que muita gente pensa em transformar o carro para eléctrico porque pensa que vai poupar dinheiro, o que não é assim tão linear, como demonstrei...
olha que até pode ser linear.
caso 1: comprar um carro novo com 20.000euros e fazer 200.000km com ele a diesel (a preços actuais e a gastar 5 litros aos 100km seriam 15.000euros). gasto total 35.000 euros.
caso 2: convertes um carro com 20.000euros e fazer 200.000km (usando tarifa bi-horária actual seriam 1000 euros). gasto total, 21.000euros.

só assim poupo 14.000euros. e estou a ser generoso no consumo do carro, não contar com manutenções, mudanças de oleo... problemas mecanicos no motor...
no final tenho um carro combustão que já pouco vale e tenho um convertido em as mesmas baterias fazem outros 200.000km se for preciso. ou trocar de carro e transferir motor/controladores/baterias.

ou seja, a longo prazo compensa, mas claro que doi no inicio.

marte

marte
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marte »

sagan Escreveu:
jmal Escreveu:são muito mais baratas, já vi que de contas não percebes nada, por exemplo, compras um artigo qualquer que dura 100 vezes de uso e custa 10 euros, compras o segundo artigo que dura 400 vezes e custa 30 euros, além disso o segundo artigo tem menos manutenção de trabalho, é mais produtivo mas o seu custo inicial é superior. então qual é o mais barato, se fizeres as contas à tuga deve ser o primeiro.
então mostra-me com dados concretos, quanto custa um pack de baterias de lítio de 10 kwh de capacidade, e quantos ciclos carga/descarga aguentam...

se vais por aí, podes comprar um chasso já.
35 baterias ts-lfp90aha (thunder-sky) 6300 dollars, cerca de 4000euros (+ portes).
3000ciclos a 80% 4000ciclos a 70%.

estás avisado

marte

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:

por 5 865 € ficas com 11.2 kw, carregador e bms fora os custos de envio e iva, atenção que 11.2 kw de baterias de litio lifepo4 equivale a mais de 18kw de baterias de cumbo ou gel, a vantagem das de gel é que se podem instalar em qualquer posição porque não têm o electrolítico liquido, não sei se sabes mas as baterias de chumbo a capacidade de descarga que indicam é em 20 horas, se for em 5 horas normalmente têm menos 75 % e em 1 hora tem 60 %, as lítio tem em 1 hora valores acima de 90 %.

eu não vendo destas baterias mas podes verificar o preço delas aqui, em cima do preço das baterias incluí mais 2000 dólares para o carregador e bms, estas fazem mais de 1000 ciclos.

http://www.everspring.net/txt/product-b ... ricing.htm

as baterias do nosso amigo tozerrvm para o fiat 126 com o carregador custaram 1800 euros, e têm apenas 8.2 kw, sem tirar os 40 % em relação à eficiência na descarga, e fazem 600 ciclos. estas pesam 25 kg cada o que dá 6 * 28 = 168, as de litio ficam a pesar 158 kg com mais do dobro da potência, ou seja ficamos com mais do dobro da autonomia.

se é assim tão caro, não sei...

e atenção que com estas fazes perto de 200 km de autonomia, então 1000 * 200 = 200.000 km num carro tipo o do tozé, a gasolina deve consumir 4 ou mesmo 5 litros, vou fazer a conta a 4.5 litros aos 100km, 200.000 / 100 * 4.5 * 1.51 = 13.590 euros, mas se fizeres 15 000 km anos tens de contar com os aumentos da gasolina e eu fiz ao preço de hoje, portanto o melhor que fazes é comprar já 9000 litros de gasolina para poupares.

Cumps Inovadores

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

marte Escreveu:
35 baterias ts-lfp90aha (thunder-sky) 6300 dollars, cerca de 4000euros (+ portes).

estás avisado

marte
a minha alma está parva!!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ferra Escreveu:
marte Escreveu:

estás avisado

marte
a minha alma está parva!!
também eu, esses preços são mais baixos que os que tenho, qual a fonte marte.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

já agora aqui fica a estimativa para as a123, para o carro do toze, 5 kw chegava para fazer o que faz agora com as de chumbo, penso que só as baterias ficariam pelo menos por 7000 euros, mas atenção, o pack pesaria entre 46 e 50 quilos, com um volume de 0.0289 metros cúbicos ou
28912 centimetros cúbicos ou +- 29 litros.
ficaria com uma potência nominal de 4994 kw, o pack seria de 22s30p (s=série, p=paralelo) ou 72.6 volts e 69 amps. no carro do toze nunca fariam um consumo instantaneo superior a 200 amps ou 2.8c e nestas condições chegariam na boa aos 2500 - 3000 ciclos.
Cumps Inovadores

sagan
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sagan »

apesar de esses preços ainda serem superiores aos 5000 euros que referi (não se esqueçam do iva, transporte e eventualmente taxas alfandegárias), são já bastante competitivos.

e tenho a esperança que daqui a uns 3 ou 4 anos, os preços baixem para cerca de metade. aí sim, compensará claramente apostar nos eléctricos.

jmal, explica-me como consegues ter uma autonomia de 200 km com 11 kwh...

por exemplo, o smart ev gasta 12 kwh por cada 100 km...
o tesla roadster gasta cerca de 13 kwh por cada 100 km...

e tu achas que consegues fazer 200 km com 11 kwh ?????? era bom, era...

experimenta refazer as tuas contas com uma autonomia de 90 km...

mas não quero que fiquem com uma ideia errada dos meus posts. acreditem que também eu anseio pelo carros eléctricos. mas só vou avançar quando for economicamente vantajoso...

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”