converter punto a electrico

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

converter punto a electrico

Mensagem por Ferra »

tenho este veiculo e estou a pensar em auxilia-lo a baterias!
isto é, embora com o motor cansado continua a trabalhar e passar na inspecção. como pretendo que isso continue a acontecer monto motores electricos nas rodas e as baterias no sitio do deposito. passo a dispor dum deposito pequenino com gasolina para 100 ou 200 km.
esta ideia no geral tem pernas para andar ou precisa de umas adaptações? quem me pode dar umas dicas???
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: converter punto a electrico

Mensagem por serges »

tem mais que pernas mas precisa também de muita força de vontade e muita paciência e claro alguns €uros!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

bom,de € o ideal seria gastar + ou - o necessario para o converter a gaz, ou menos! creio que 1500 a 2000€..

é que estas greves fizeram-me pensar em alternativas e como o gaz tambem depende de trasportes sobrou a electricidade com a vantagem de não necessitar sair de casa para abastecer)

com isto, pretendo obter um carro que me dê de velocidade 80 a 90 maximo 100km/h e uma autonomia de 100km. (as minhas voltitas (trabalho 25km (6km *4) + estudos 70km (2*35km)são dentro destes valores, para as voltonas tenho um dinossauro! )

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

só uma pergunta ferra, então qual o objectivo do motor a gasolina? carregar as baterias!?
tens que te lembrar do peso que isso vai acarretar! creio que não seja mto mas pesa (motor nas rodas + baterias + controlador + ....)

já tens ideias sobre os motores nas rodas!?! estou interessado
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

2 funçoes que considero importantissimas.

1ª auxiliar nas subidas mais ingremes e longas. mover o veiculo quando por qualquer razão as baterias se descarregarem!

2ª se este arsenal ficar suficientemente disfarçado no sitio do deposito e um ou outro lugar, e as rodas substituem-se em poucos minutos, passo a ter um veiculo normalissimo se for mandado parar nalguma operação stop e na inspecção.

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am

Mensagem por palhim »

basicamente o que tu pretendes é transformar o teu carro num híbrido. a ideia é interessante e tem pernas para andar, mas há alguns aspectos a considerar. o primeiro de todos é o preço. duvido que consigas essa transformação pelos valores que referiste (2000€). só para 2 motores in-wheel de 5kw tens que gastar mais de metade disso. soma a isso o controlador e as baterias, fora os imprevistos, que neste tipo de intervenções podem ser significativos.

a segunda questão tem a ver com a integração dos dois sistemas. nos híbridos de fábrica, o utilizador conduz normalmente sendo toda a gestão feita pelo carro. no teu caso para andares em modo só eléctrico tens que garantir o funcionamento dos circuitos de travagem e de direcção assistida, ou seja têm que ser accionados electricamente (em alguns carros a direcção já é electricamente assistida). e como é que se faz a interface do sistema eléctrico com o condutor? pões um acelerador adicional para o motor eléctrico e um travão extra para a travagem regenerativa? não é prático e nunca passava na inspecção. pões uns comandos no volante? é uma possibilidade (os carros adaptados a pessoas portadoras de deficiência usam comandos no volante), mas exigiria alguma adaptação na condução. uma integração mais perfeita teria que ser algo do tipo "drive by wire" com um controlador a gerir o sistema e servos a actuar a parte mecânica do motor ci, ou seja algo demasiado caro e complexo para o comum dos mortais.

a minha opinião em resumo:

é uma boa ideia mas mais difícil de implementar e provavelmente mais cara que um eléctrico puro. tem a vantagem de se poder usar como eléctrico em trajectos curtos mantendo a possibilidade de fazer viagens maiores com o motor de combustão. tem a desvantagem do aumento de peso que não é desprezável e afecta os dois sistemas. se houvesse empresas com algum know how a fazer esse tipo de transformação (homologada), então, dependendo do preço poderia ser uma boa solução. acho porém que se trata de uma aventura demasiado arriscada para fazer a nível particular, correndo o risco de se gastar alguns (muitos) euros, sem garantias de que o sistema fique funcional.
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am

Mensagem por MacSousa »

ferra Escreveu: com isto, pretendo obter um carro que me dê de velocidade 80 a 90 maximo 100km/h e uma autonomia de 100km. ....para as voltonas tenho um dinossauro! )
este é o caminho certo. um convertido em hibrido para o dia a dia (voltas curtas) e um fumarento para as longas viagens de fim-de-semana.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

macsousa Escreveu:
ferra Escreveu: com isto, pretendo obter um carro que me dê de velocidade 80 a 90 maximo 100km/h e uma autonomia de 100km. ....para as voltonas tenho um dinossauro! )
este é o caminho certo. um convertido em hibrido para o dia a dia (voltas curtas) e um fumarento para as longas viagens de fim-de-semana.
boa, gostei dessa, provavelmente vais fazer 100 quilometros por semana e depois fazes 200 no fim de semana, certo, gostei, estives-te bem ferra.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

nao, nao concordo. nao sao precisos dois carros, basta um e electrico. para longas viagens usa-se um pequeno atrelado com um gerador (electrico) a biodiesel economico e que simultaneamente de para transportar carga (vamos de ferias, certo?)..ou melhor, vamos a mais um encontro do nucleo.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

bluesky Escreveu:nao, nao concordo. nao sao precisos dois carros, basta um e electrico. para longas viagens usa-se um pequeno atrelado com um gerador (electrico) a biodiesel economico e que simultaneamente de para transportar carga (vamos de ferias, certo?)..ou melhor, vamos a mais um encontro do nucleo.
bluesky!
desta é que nunca me tinha lembrado!!!
realmente é uma exelente soluçao!! merece uma cervejola!!
para mim resolve practicamente todos os problemas associados ao automovel eléctrico. pelo menos em minha opinião!!

renateves
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por renateves »

há ainda outra solução, digo eu! como vai sobrar algum espaço, visto que o motor sai fora, sempre deve dar para colocar um motor mais pequenino, tipo de uma scooter!! assim, sempre que for preciso carregar as baterias, é colocá-lo a funcionar.
é como se fosse um gerador, só que já está incluído no carro e não é preciso atrelado

mas se calhar é mais fácil essa do atrelado... sempre dá pra iluminar uma tenda, para quem gosta de campismo!

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

jmal Escreveu: boa, gostei dessa, provavelmente vais fazer 100 quilometros por semana e depois fazes 200 no fim de semana,...

infelizmente são 100km por dia (em tempos de aulas) e 425(2*212) ou 660 (2*330) ao fim de semana conforme vou a casa dos sogros ou a casa da mulher!
quem me mandou a mim casar e viver em ourém com uma mulher (do norte carago ) da maia
que o estado pôs a trabalhar em mértola!
já estão a ver a despesa em portagens e gasóleo!

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

renateves Escreveu:como vai sobrar algum espaço, visto que o motor sai fora, sempre deve dar para colocar um motor mais pequenino, tipo de uma scooter!!
o motor não é para sair fora, pois é para continuar a ir á inspecção!
e se voces não contarem a ninguem que foi modificado, eu tambem não digo!!

renateves
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por renateves »

ferra Escreveu:
renateves Escreveu:como vai sobrar algum espaço, visto que o motor sai fora, sempre deve dar para colocar um motor mais pequenino, tipo de uma scooter!!
o motor não é para sair fora, pois é para continuar a ir á inspecção!
e se voces não contarem a ninguem que foi modificado, eu tambem não digo!!
então como é que vais fazer para os pedais!? fazes do tipo de escola de condução?! qdo fores do lado esquerdo é a gasolina, se fores do lado direito é eléctrico!!

ou então arranjar um "swicth" que faça a comutação para eléctrico/gasolina! se é que isso é possível!!

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

macsousa Escreveu: um convertido em hibrido para o dia a dia (voltas curtas) e um fumarento para as longas viagens de fim-de-semana.
a existencia de 2 carro justifica-se pela seguinte razão:
o meu 1º carro foi o punto que estimei até ter 225 000km a gasolina. só que apanhou um escaldão e o bloco empenou ligeiramente o que faz com que mesmo mudando a junta da cabeça a água tende a desaparcer! como casei com uma mulher que me faz correr, e conhecer, o pais tenho de ter um carro para longas viagens. o punto não é propriamente um carro economico na autoestrada!! por aqui fazia 6,5lt aos 100 mas, na autroestrada sobe para 8 a 8,5, de gasolina!
alternativa: comprar outro!
para vender o punto devido aos anos e aos km ninguem dá nada por ele e como no geral está sem folgas pois tive um acidente aos 150 000 que me levou a trocar de triangulos, rotulas e essas coisas a mecanica está com 80 000!! (o carro sempre foi meu desde 1994!!) entre dá-lo e ficar com ele prefiro ficar (ainda não tem podres) e sempre dá para nos deslocarmos quando o da minha mulher (que já ficou sem direcção assistida!) ou o meu (mais 10 000 e é a revisão dos 200 000 ) está na oficina ou nas revisões!

palhim
não tem direcção assistida nem nada de extras! foi o meu 1º carro e queria-o o mais barato possivel! quanto aos travões é só aplicar uma pequena bomba de vácuo no servo freio para quando está em electrico! a gasolina, mantem-se tudo como está!

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

"swicth"!
como a ignição e injeção é electronica quado está desligada o mover do acelerador não vai encharcar o motor. por isso é so montar o potenciometro no cabo do acelerador e já está. quando circula a gasolina desliga-se o sistema electrico, quando está a electrico desliga-se tudo o que gere o motor de combustivel.

rickytuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 20, 2008 10:11 am

Mensagem por rickytuga »

renateves Escreveu:...... fazes do tipo de escola de condução?! qdo fores do lado esquerdo é a gasolina, se fores do lado direito é eléctrico!!

confesso que me fizeste dar uma boa gargalhada aqui sozinho... já estava a imaginar o nosso amigo a conduzir tipo os ingleses

abraço
:arrow: Tenho dito

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

depois de ter dormido sobre a ideia de levar o reboque com o gerador em viagens maiores lembrei-me das malas de viagem rigidas que se colocam no tejadilho. para a retirar nada como umas cordas e roldanas no tecto da garagem! são aerodinamicas e com o gerador lá dentro até passava despercebido! uma vez que assim tenho forma de manter o carro em movimento nas viagens que passe em pouco a autonomia, começo a ponderar o ev puro. vamos ver como se vai sair o toze nas burocracias. entretanto vou amadurecendo as ideias.

renateves
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por renateves »

ferra Escreveu:são aerodinamicas e com o gerador lá dentro até passava despercebido!
apenas alguns pontos a reflectir:
- como é que um gerador a trabalhar passas despercebido!! aquilo ainda faz um barulhinho jeitoso.
- tens que ter cuidado depois com a refrigeração do dito cujo; abrir uns buracos para entrada de ar, e não esquecer de um outro para a saída do "escape"!
- e para finalizar, as ditas malas, pelo que já me falaram, ainda têm um impacto considerável ao nível da aerodinâmica. isto é, fazem consumir um bom bocado! se considerarmos o ponto anterior, o consumo vai aumentar. quanto!?! não sei, só mesmo testando na prática.

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

concordo que despercebido não devo passar!!
quanto aos outros pequenos promenores são faceis de resolver e entre tazer o gerador atrás ou em cima prefiro em cima por causa das manobras e do espaço para estancionar!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”