[Pergunta] Sustento de uma casa
-
xcubic
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: sexta ago 17, 2007 12:12 am
[Pergunta] Sustento de uma casa
boas noites,
tenho uma simples pergunta. com energia solar, será possivel sustentar o consumo energético em aquecimento central e agua quente de uma casa com 4 pessoas? e se é rentável e ao fim de quanto tempo. é claro que estou consciente que não serão falados valores certos, mas uma aproximação server. obrigado.
tenho uma simples pergunta. com energia solar, será possivel sustentar o consumo energético em aquecimento central e agua quente de uma casa com 4 pessoas? e se é rentável e ao fim de quanto tempo. é claro que estou consciente que não serão falados valores certos, mas uma aproximação server. obrigado.
-
crazyscientist
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Re: [Pergunta] Sustento de uma casa
para aquecimento central, terás sempre de ter um apoio aos paineis solares, tipo gasóleo, gas ou electricidade para os dias com mais nuvens.xcubic Escreveu:boas noites,
-
toze_feup
- Membro Silver

- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
mesmo para águas dos banhos no inverno terás também q ter um apoio de outra fonte de energia, electricidade, gás, gásoleo, etc
não te acredites que só com paineis solares vais ser autosuficiente para água dos banhos nos dias + frios e enublados do ano.
já nem falo na autosuficiencia para aquecimento central q tem requisitos energéticos imensamente maiores do q as águas quentes dos banhos...
cumps!
não te acredites que só com paineis solares vais ser autosuficiente para água dos banhos nos dias + frios e enublados do ano.
já nem falo na autosuficiencia para aquecimento central q tem requisitos energéticos imensamente maiores do q as águas quentes dos banhos...
cumps!
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
faz as tuas contas pensando que cerca de 60% da energia virá do sol, pelo que apenas tens que adicionar 40% através de um sistema de apoio à escolha. este valor é de uma média anual, evidentemente. de março a outubro esse valor é de 75%. nada de esquemas manhosos nestas contas, equipamentos que consomem elevadas quantidades de energia (bombas de calor, etc.) produzem calor mas tb consomem mais energia e têm mais manutenção.
Porreiro, pá!
-
toolbar
- Membro

- Registado: sexta mai 23, 2008 11:11 pm
posso te dar o meu exemplo, além do que ja foi falado aqui, tens sempre a possibilidade de aquecer a agua atraves de um fogao a lenha de cozinha.
tambem nao sei que tipo de moradia tens, ou se tens facil acesso para transportar alguns cavacos de lenha.mas no meu caso aquilo funciona que é uma maravilha (atençao que estou a falar de aqs).
para aquecimento central uso um recuperador de calor da vulcano que até nem gasta muita lenha. escusado será dizer que a nivel de custos nao tem nada a ver.
estou a cair no offtopic, peço á moderaçao mao leve
tambem nao sei que tipo de moradia tens, ou se tens facil acesso para transportar alguns cavacos de lenha.mas no meu caso aquilo funciona que é uma maravilha (atençao que estou a falar de aqs).
para aquecimento central uso um recuperador de calor da vulcano que até nem gasta muita lenha. escusado será dizer que a nivel de custos nao tem nada a ver.
estou a cair no offtopic, peço á moderaçao mao leve
-
FranzLiszt
- Membro Silver

- Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
para ficares com uma ideia, se o sistema solar for bem dimensionado, contribuirá com cerca de 15% das necessidades de aquecimento em dezembro e janeiro.xcubic Escreveu:boas noites,
é rentável se tiveres uma piscina exterior.
-
MCardoso
- Membro

- Registado: terça mai 20, 2008 4:26 pm
o ideal seria fazer o aquecimento por piso radiante a água (pra) em que com tubos de vácuo, com um dimensionamento eficaz, tens aqs e ainda consegues climatizar a casa.
estando a falar de aquecimento central, o solar pode efectivamente dar um excelente apoio, mas não te vai poder aquecer a água à temperatura necessária, e aí terás que ter uma fonte de apoio.
para a "caldeira" de apoio, sugiro uma caldeira a pellets, pois tem um consumo (comparativamente falando) de um terço em relação ao diesel, ou seja, se por ano, e com pré-aquecimento da água através de pst gastasses 1.000 litros de gasóleo, irias gastar algo a rondar os 350 kg de pellets...e para teres uma ideia, o pellets (com maior indicie calorifico) ronda os 0,20€/ kg...(também há a 0,12€/kg) é uma questão de fazeres contas e procurares soluções no mercado, pois elas existem...o que não existe muitas vezes é a transmissão da informação.
estando a falar de aquecimento central, o solar pode efectivamente dar um excelente apoio, mas não te vai poder aquecer a água à temperatura necessária, e aí terás que ter uma fonte de apoio.
para a "caldeira" de apoio, sugiro uma caldeira a pellets, pois tem um consumo (comparativamente falando) de um terço em relação ao diesel, ou seja, se por ano, e com pré-aquecimento da água através de pst gastasses 1.000 litros de gasóleo, irias gastar algo a rondar os 350 kg de pellets...e para teres uma ideia, o pellets (com maior indicie calorifico) ronda os 0,20€/ kg...(também há a 0,12€/kg) é uma questão de fazeres contas e procurares soluções no mercado, pois elas existem...o que não existe muitas vezes é a transmissão da informação.
-
toze_feup
- Membro Silver

com tubos de vácuo de inverno na zona norte conheço quem tem para águas sanitárias e o rendimento n é nada de extraordinário precisa sempre de bt backup da resistencia electrica. mesmo qd os tinha todos, de verão teve um problema de sobredimensionamento e foi obrigado a tirar alguns tubos. de qq forma mesmo os experts dizendo q é + eficiente do q os paineis planos, não tem rendimento para nem metade da temperatura necessária ao aquecimento central por piso radiante, se conseguires meter a água quente sanitária acima dos 20º só com o solar e sem backup de inverno(dezembro/janeiro/fev) considera-te com sorte tudo o resto é trabalho para o backup...num dia como ontem (e não estamos a falar em inverno embora fosse 1 dia enublado, mas com temperatura de 19-20º ambiente ao contrário de abaixo dos 10º de inverno), posso dizer-te q ás 6h da tarde sem ninguém ter mexido na água desde manhã, medimos a água numa tina de 1l a 32º com um sistema termossifão de tubos de vácuo...
cumps!
cumps!
-
MCardoso
- Membro

boas toze_feuptoze_feup Escreveu:com tubos de vácuo de inverno na zona norte conheço quem tem para águas sanitárias e o rendimento n é nada de extraordinário precisa sempre de bt backup da resistencia electrica. mesmo qd os tinha todos, de verão teve um problema de sobredimensionamento e foi obrigado a tirar alguns tubos. de qq forma mesmo os experts dizendo q é + eficiente do q os paineis planos, não tem rendimento para nem metade da temperatura necessária ao aquecimento central por piso radiante, se conseguires meter a água quente sanitária acima dos 20º só com o solar e sem backup de inverno(dezembro/janeiro/fev) considera-te com sorte tudo o resto é trabalho para o backup...num dia como ontem (e não estamos a falar em inverno embora fosse 1 dia enublado, mas com temperatura de 19-20º ambiente ao contrário de abaixo dos 10º de inverno), posso dizer-te q ás 6h da tarde sem ninguém ter mexido na água desde manhã, medimos a água numa tina de 1l a 32º com um sistema termossifão de tubos de vácuo...
cumps!
concerteza haverá algum problema.
tenho clientes na guarda com piso radiante a àgua, e consegue ter calor mais do que suficiente para o aquecimento e para as águas sanitárias.
infelizmente, o caso que me relatas será mais um projectado e instalado por uma empresa dessas que andam por aí que que muito contribuem para a má imagem que o solar vai tendo.
lamento, mas estás redondamente enganado...em janeiro...mês bastante frio, na guarda consigo ter a água a 45º...portanto...algo está mal nessa instalação!
quanto à questão do verão...isso é um problema geral, mas posso dizer-te que comercializo uma persiana térmica que quando a temperatura do sistema atinge mais de 90º, a persiana fecha e o sistema bloqueia...é portanto um problema que se resolve com algum investimento...caso contrário, há quem coloque uma lona a tapar os colectores.
para o piso radiante, seja ele a água ou eléctrico (tenho mais do que simples noções nesta matéria) a temperatura no chão, nunca deve exceder os 28º...logo...se no inverno os tubos aquecem a agua a 45º...tens ainda que misturar agua fria para poderes ter uma climatização eficiente!
espero ter ajudado de alguma forma...se entretanto necessitares de mais informação, manda mp que eu respondo concretamente a tudo (se souber )
-
DJGH
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
mcardoso Escreveu: quanto à questão do verão...isso é um problema geral, mas posso dizer-te que comercializo uma persiana térmica que quando a temperatura do sistema atinge mais de 90º, a persiana fecha e o sistema bloqueia...é portanto um problema que se resolve com algum investimento...caso contrário, há quem coloque uma lona a tapar os colectores.
sobre esta persiana térmica, é algum equipamento existente no mercado ou uma adaptação de uma ideia (como a da lona)?
sobre o piso radiante, podemos então considerar que o solar térmico pode com eficiencia servir para este fim? estou a referir-me como é obvio aos períodos do ano em que esse aquecimento fáz falta, no inverno.
DJGH
-
toze_feup
- Membro Silver

viva! oxalá esteja enganado então! o q é q pode estar mal numa instalação simples termossifão para não aquecer então a água assim de inverno e ter excedente de verão?a temperatura do chão radiante por água posso dizer-te q conheço algumas pessoas com caldeira a gás e chão radiante e a temperatura ronda os 35º-40º dependendo claro da velocidade com que queres q a sala recupere a temperatura de conforto. com 28º consegues manter a habitação confortavel? a q temperaturas? quantas horas é a inércia de aquecimento de subida de 1º por exemplo?mcardoso Escreveu:
boas toze_feup
concerteza haverá algum problema.
tenho clientes na guarda com piso radiante a àgua, e consegue ter calor mais do que suficiente para o aquecimento e para as águas sanitárias.
infelizmente, o caso que me relatas será mais um projectado e instalado por uma empresa dessas que andam por aí que que muito contribuem para a má imagem que o solar vai tendo.
lamento, mas estás redondamente enganado...em janeiro...mês bastante frio, na guarda consigo ter a água a 45º...portanto...algo está mal nessa instalação!
quanto à questão do verão...isso é um problema geral, mas posso dizer-te que comercializo uma persiana térmica que quando a temperatura do sistema atinge mais de 90º, a persiana fecha e o sistema bloqueia...é portanto um problema que se resolve com algum investimento...caso contrário, há quem coloque uma lona a tapar os colectores.
para o piso radiante, seja ele a água ou eléctrico (tenho mais do que simples noções nesta matéria) a temperatura no chão, nunca deve exceder os 28º...logo...se no inverno os tubos aquecem a agua a 45º...tens ainda que misturar agua fria para poderes ter uma climatização eficiente!
espero ter ajudado de alguma forma...se entretanto necessitares de mais informação, manda mp que eu respondo concretamente a tudo (se souber )
já agora qual é o preço da tal cortina+controlo? é q davam bom uso aos 10 tubos excedentes q a pessoa lá tem! (metia-os de novo no sistema)
cumps!
-
FranzLiszt
- Membro Silver

água a 45º em janeiro sem sistema de backup, só se o consumo for mt inferior ao consumo para o qual o sistema foi concebido, ou se estiver sobredimensionado.mcardoso Escreveu: tenho clientes na guarda com piso radiante a àgua, e consegue ter calor mais do que suficiente para o aquecimento e para as águas sanitárias.
em relação à temp. no chão, o regulamento diz q pode ir até 29ºc, podendo ir até aos 35ºc (encurtando o passo da tubagem) nas zonas junto a vãos envidraçados, com uma distância máxima de 1m em relação aos mesmos.
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
atenção! convém distinguir, para efeitos de rigor na discussão, entre temperatura do fluido à saída, temperatura do retorno, e temperatura do piso. a temperatura do piso será muito mais próxima da do retorno do que da de saída.
Porreiro, pá!
-
MCardoso
- Membro

a persiana foi uma adaptação nossa. não me parece que exista no mercado empresas a comercializar esta solução, mas terá que passar por aqui a questão de solucionar o problema so sobreaquecimento no verão.djgh Escreveu:mcardoso Escreveu: quanto à questão do verão...isso é um problema geral, mas posso dizer-te que comercializo uma persiana térmica que quando a temperatura do sistema atinge mais de 90º, a persiana fecha e o sistema bloqueia...é portanto um problema que se resolve com algum investimento...caso contrário, há quem coloque uma lona a tapar os colectores.
sobre esta persiana térmica, é algum equipamento existente no mercado ou uma adaptação de uma ideia (como a da lona)?
(...)
não inventámos nada...simplesmente nos limitámos a procurar uma solução.
toze_feup Escreveu:
viva! oxalá esteja enganado então! o q é q pode estar mal numa instalação simples termossifão para não aquecer então a água assim de inverno e ter excedente de verão?
qual será o diferencial da temperatura exterior?
estará bem direccionado a sul?
os tubos estão todos em bom estado?
a temperatura do chão radiante por água posso dizer-te q conheço algumas pessoas com caldeira a gás e chão radiante e a temperatura ronda os 35º-40º dependendo claro da velocidade com que queres q a sala recupere a temperatura de conforto. com 28º consegues manter a habitação confortavel? a q temperaturas? quantas horas é a inércia de aquecimento de subida de 1º por exemplo?
a minha temperatura de conforto (ambiente) é de 20º...se o chão estiver a 24º, a 1,5 mts a temperatura ambiente rondará os 20 a 21º...28º é o máximo de temperatura no chão,e para teres uma ideia, a temperatura máxima aceite por exemplo nas madeiras, para que não perca as suas propriedades é dos tais 28º.
se no chão tivesses uma temperatura de 28º...irias ter no ambiente (~1,5 mts) 24 a 25º...que é um exagero!
a subida ou perdas na inércia, depende da altura da superfície...de momento não tenho presente esse calculo para pra, mas para pre (eléctrico), a perda seria de 5º por dia..a recuperação desses 5º, dá-se em pouco mais de 2 horas...
posso tentar reunir mais informação acerca desse assunto, mas para isso tenho que contactar um instalador meu e ele junto dos clientes tentar "sacar" essa informação.
já agora qual é o preço da tal cortina+controlo? é q davam bom uso aos 10 tubos excedentes q a pessoa lá tem! (metia-os de novo no sistema)
para os 10 tubos, rondará uns 550€ + iva (tudo incluido)
cumps!
eu afirmei que os tubos aqueciam a água a 45º...no entanto, os acumuladores possuem um apoio eléctrico...não está nada sobre dimensionado...para acumulação de 300l, temos 36 tubos no colector.franzliszt Escreveu:
água a 45º em janeiro sem sistema de backup, só se o consumo for mt inferior ao consumo para o qual o sistema foi concebido, ou se estiver sobredimensionado.
em relação à temp. no chão, o regulamento diz q pode ir até 29ºc, podendo ir até aos 35ºc (encurtando o passo da tubagem) nas zonas junto a vãos envidraçados, com uma distância máxima de 1m em relação aos mesmos.
quanto à temperatura máxima de 35º...como expliquei atrás, terias uma temperatura ambiente a rondar os 31º...e quando andasses descalço, terias que andar como na praia...aos saltinhos para não queimar os pés (que anatómicamente, são o nosso termómetro), se bem que a distância de 1 mt é muito pois irias ter uma temperatura no chão pouco uniforme.
-
toze_feup
- Membro Silver

viva. a pessoa q eu falei tem também á volta de 36-38 tubos para 300l mas neste momento tirou 10 (q os tem guardados) para não existir problema de verão. com a totalidade dos mesmos metidos, por quanto ficaria a cortina para a totalidade destes? os tubos foram verificados este inverno estã todos ok. tens a certeza q os 45º q falas de inverno são atingidos só com a energia solar ou são com o conjunto energia solar+backup eléctrico? a pessoa q eu conheço tem 1 controlo manual na resistencia do depósito por isso sabe perfeitamente quando é q está aquecer com uma coisa ou com as duas. tens a certeza q n há mão do backup nessa temperatura?
cumps!
cumps!
-
FranzLiszt
- Membro Silver

35º junto aos vãos envidraçados, onde a carga térmica é mt elevada, e como tal nunca terias 31ºc.mcardoso Escreveu:
quanto à temperatura máxima de 35º...como expliquei atrás, terias uma temperatura ambiente a rondar os 31º...e quando andasses descalço, terias que andar como na praia...aos saltinhos para não queimar os pés (que anatómicamente, são o nosso termómetro), se bem que a distância de 1 mt é muito pois irias ter uma temperatura no chão pouco uniforme.[/color]
a ideia de apertar o passo da tubagem nos locais onde a carga térmica é mais alta, é com o intuito de garantir uma temperatura mais uniforme em todo o espaço
-
MCardoso
- Membro

entregamos junto com os nossos kits, um painel de controlo electrónico que permite o controlo das sondas de temperatura, motores/bombas, apoio electrico (no acumulador) e ainda tem ligação à domótica...posso adiantar-te por mp o preço unitário que cada uma destas beldadestoze_feup Escreveu:viva. a pessoa q eu falei tem também á volta de 36-38 tubos para 300l mas neste momento tirou 10 (q os tem guardados) para não existir problema de verão. com a totalidade dos mesmos metidos, por quanto ficaria a cortina para a totalidade destes? os tubos foram verificados este inverno estã todos ok. tens a certeza q os 45º q falas de inverno são atingidos só com a energia solar ou são com o conjunto energia solar+backup eléctrico? a pessoa q eu conheço tem 1 controlo manual na resistencia do depósito por isso sabe perfeitamente quando é q está aquecer com uma coisa ou com as duas. tens a certeza q n há mão do backup nessa temperatura?
cumps!
o único "backup" que há é obviamente durante a noite.
quanto ao preço para um conjunto de 36/28 tubos, rondará os 850€ + iva.