[Pergunta] Sustento de uma casa

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
xcubic
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta ago 17, 2007 12:12 am

[Pergunta] Sustento de uma casa

Mensagem por xcubic »

boas noites,
tenho uma simples pergunta. com energia solar, será possivel sustentar o consumo energético em aquecimento central e agua quente de uma casa com 4 pessoas? e se é rentável e ao fim de quanto tempo. é claro que estou consciente que não serão falados valores certos, mas uma aproximação server. obrigado.

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm

Re: [Pergunta] Sustento de uma casa

Mensagem por crazyscientist »

xcubic Escreveu:boas noites,
tenho uma simples pergunta. com energia solar, será possivel sustentar o consumo energético em aquecimento central e agua quente de uma casa com 4 pessoas? e se é rentável e ao fim de quanto tempo. é claro que estou consciente que não serão falados valores certos, mas uma aproximação server. obrigado.
para aquecimento central, terás sempre de ter um apoio aos paineis solares, tipo gasóleo, gas ou electricidade para os dias com mais nuvens.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

mesmo para águas dos banhos no inverno terás também q ter um apoio de outra fonte de energia, electricidade, gás, gásoleo, etc
não te acredites que só com paineis solares vais ser autosuficiente para água dos banhos nos dias + frios e enublados do ano.
já nem falo na autosuficiencia para aquecimento central q tem requisitos energéticos imensamente maiores do q as águas quentes dos banhos...

cumps!

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

faz as tuas contas pensando que cerca de 60% da energia virá do sol, pelo que apenas tens que adicionar 40% através de um sistema de apoio à escolha. este valor é de uma média anual, evidentemente. de março a outubro esse valor é de 75%. nada de esquemas manhosos nestas contas, equipamentos que consomem elevadas quantidades de energia (bombas de calor, etc.) produzem calor mas tb consomem mais energia e têm mais manutenção.
Porreiro, pá!

toolbar
Membro
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 11:11 pm

Mensagem por toolbar »

posso te dar o meu exemplo, além do que ja foi falado aqui, tens sempre a possibilidade de aquecer a agua atraves de um fogao a lenha de cozinha.
tambem nao sei que tipo de moradia tens, ou se tens facil acesso para transportar alguns cavacos de lenha.mas no meu caso aquilo funciona que é uma maravilha (atençao que estou a falar de aqs).
para aquecimento central uso um recuperador de calor da vulcano que até nem gasta muita lenha. escusado será dizer que a nivel de custos nao tem nada a ver.
estou a cair no offtopic, peço á moderaçao mao leve

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Mensagem por FranzLiszt »

xcubic Escreveu:boas noites,
para ficares com uma ideia, se o sistema solar for bem dimensionado, contribuirá com cerca de 15% das necessidades de aquecimento em dezembro e janeiro.

é rentável se tiveres uma piscina exterior.

MCardoso
Membro
Membro
Registado: terça mai 20, 2008 4:26 pm

Mensagem por MCardoso »

o ideal seria fazer o aquecimento por piso radiante a água (pra) em que com tubos de vácuo, com um dimensionamento eficaz, tens aqs e ainda consegues climatizar a casa.

estando a falar de aquecimento central, o solar pode efectivamente dar um excelente apoio, mas não te vai poder aquecer a água à temperatura necessária, e aí terás que ter uma fonte de apoio.

para a "caldeira" de apoio, sugiro uma caldeira a pellets, pois tem um consumo (comparativamente falando) de um terço em relação ao diesel, ou seja, se por ano, e com pré-aquecimento da água através de pst gastasses 1.000 litros de gasóleo, irias gastar algo a rondar os 350 kg de pellets...e para teres uma ideia, o pellets (com maior indicie calorifico) ronda os 0,20€/ kg...(também há a 0,12€/kg) é uma questão de fazeres contas e procurares soluções no mercado, pois elas existem...o que não existe muitas vezes é a transmissão da informação.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

com tubos de vácuo de inverno na zona norte conheço quem tem para águas sanitárias e o rendimento n é nada de extraordinário precisa sempre de bt backup da resistencia electrica. mesmo qd os tinha todos, de verão teve um problema de sobredimensionamento e foi obrigado a tirar alguns tubos. de qq forma mesmo os experts dizendo q é + eficiente do q os paineis planos, não tem rendimento para nem metade da temperatura necessária ao aquecimento central por piso radiante, se conseguires meter a água quente sanitária acima dos 20º só com o solar e sem backup de inverno(dezembro/janeiro/fev) considera-te com sorte tudo o resto é trabalho para o backup...num dia como ontem (e não estamos a falar em inverno embora fosse 1 dia enublado, mas com temperatura de 19-20º ambiente ao contrário de abaixo dos 10º de inverno), posso dizer-te q ás 6h da tarde sem ninguém ter mexido na água desde manhã, medimos a água numa tina de 1l a 32º com um sistema termossifão de tubos de vácuo...

cumps!

MCardoso
Membro
Membro

Mensagem por MCardoso »

toze_feup Escreveu:com tubos de vácuo de inverno na zona norte conheço quem tem para águas sanitárias e o rendimento n é nada de extraordinário precisa sempre de bt backup da resistencia electrica. mesmo qd os tinha todos, de verão teve um problema de sobredimensionamento e foi obrigado a tirar alguns tubos. de qq forma mesmo os experts dizendo q é + eficiente do q os paineis planos, não tem rendimento para nem metade da temperatura necessária ao aquecimento central por piso radiante, se conseguires meter a água quente sanitária acima dos 20º só com o solar e sem backup de inverno(dezembro/janeiro/fev) considera-te com sorte tudo o resto é trabalho para o backup...num dia como ontem (e não estamos a falar em inverno embora fosse 1 dia enublado, mas com temperatura de 19-20º ambiente ao contrário de abaixo dos 10º de inverno), posso dizer-te q ás 6h da tarde sem ninguém ter mexido na água desde manhã, medimos a água numa tina de 1l a 32º com um sistema termossifão de tubos de vácuo...

cumps!
boas toze_feup

concerteza haverá algum problema.

tenho clientes na guarda com piso radiante a àgua, e consegue ter calor mais do que suficiente para o aquecimento e para as águas sanitárias.

infelizmente, o caso que me relatas será mais um projectado e instalado por uma empresa dessas que andam por aí que que muito contribuem para a má imagem que o solar vai tendo.

lamento, mas estás redondamente enganado...em janeiro...mês bastante frio, na guarda consigo ter a água a 45º...portanto...algo está mal nessa instalação!

quanto à questão do verão...isso é um problema geral, mas posso dizer-te que comercializo uma persiana térmica que quando a temperatura do sistema atinge mais de 90º, a persiana fecha e o sistema bloqueia...é portanto um problema que se resolve com algum investimento...caso contrário, há quem coloque uma lona a tapar os colectores.

para o piso radiante, seja ele a água ou eléctrico (tenho mais do que simples noções nesta matéria) a temperatura no chão, nunca deve exceder os 28º...logo...se no inverno os tubos aquecem a agua a 45º...tens ainda que misturar agua fria para poderes ter uma climatização eficiente!

espero ter ajudado de alguma forma...se entretanto necessitares de mais informação, manda mp que eu respondo concretamente a tudo (se souber )

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

mcardoso Escreveu: quanto à questão do verão...isso é um problema geral, mas posso dizer-te que comercializo uma persiana térmica que quando a temperatura do sistema atinge mais de 90º, a persiana fecha e o sistema bloqueia...é portanto um problema que se resolve com algum investimento...caso contrário, há quem coloque uma lona a tapar os colectores.

sobre esta persiana térmica, é algum equipamento existente no mercado ou uma adaptação de uma ideia (como a da lona)?

sobre o piso radiante, podemos então considerar que o solar térmico pode com eficiencia servir para este fim? estou a referir-me como é obvio aos períodos do ano em que esse aquecimento fáz falta, no inverno.
DJGH

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

mcardoso Escreveu:
boas toze_feup

concerteza haverá algum problema.

tenho clientes na guarda com piso radiante a àgua, e consegue ter calor mais do que suficiente para o aquecimento e para as águas sanitárias.

infelizmente, o caso que me relatas será mais um projectado e instalado por uma empresa dessas que andam por aí que que muito contribuem para a má imagem que o solar vai tendo.

lamento, mas estás redondamente enganado...em janeiro...mês bastante frio, na guarda consigo ter a água a 45º...portanto...algo está mal nessa instalação!

quanto à questão do verão...isso é um problema geral, mas posso dizer-te que comercializo uma persiana térmica que quando a temperatura do sistema atinge mais de 90º, a persiana fecha e o sistema bloqueia...é portanto um problema que se resolve com algum investimento...caso contrário, há quem coloque uma lona a tapar os colectores.

para o piso radiante, seja ele a água ou eléctrico (tenho mais do que simples noções nesta matéria) a temperatura no chão, nunca deve exceder os 28º...logo...se no inverno os tubos aquecem a agua a 45º...tens ainda que misturar agua fria para poderes ter uma climatização eficiente!

espero ter ajudado de alguma forma...se entretanto necessitares de mais informação, manda mp que eu respondo concretamente a tudo (se souber )
viva! oxalá esteja enganado então! o q é q pode estar mal numa instalação simples termossifão para não aquecer então a água assim de inverno e ter excedente de verão?a temperatura do chão radiante por água posso dizer-te q conheço algumas pessoas com caldeira a gás e chão radiante e a temperatura ronda os 35º-40º dependendo claro da velocidade com que queres q a sala recupere a temperatura de conforto. com 28º consegues manter a habitação confortavel? a q temperaturas? quantas horas é a inércia de aquecimento de subida de 1º por exemplo?
já agora qual é o preço da tal cortina+controlo? é q davam bom uso aos 10 tubos excedentes q a pessoa lá tem! (metia-os de novo no sistema)

cumps!

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

mcardoso Escreveu: tenho clientes na guarda com piso radiante a àgua, e consegue ter calor mais do que suficiente para o aquecimento e para as águas sanitárias.

água a 45º em janeiro sem sistema de backup, só se o consumo for mt inferior ao consumo para o qual o sistema foi concebido, ou se estiver sobredimensionado.

em relação à temp. no chão, o regulamento diz q pode ir até 29ºc, podendo ir até aos 35ºc (encurtando o passo da tubagem) nas zonas junto a vãos envidraçados, com uma distância máxima de 1m em relação aos mesmos.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

atenção! convém distinguir, para efeitos de rigor na discussão, entre temperatura do fluido à saída, temperatura do retorno, e temperatura do piso. a temperatura do piso será muito mais próxima da do retorno do que da de saída.
Porreiro, pá!

MCardoso
Membro
Membro

Mensagem por MCardoso »

djgh Escreveu:
mcardoso Escreveu: quanto à questão do verão...isso é um problema geral, mas posso dizer-te que comercializo uma persiana térmica que quando a temperatura do sistema atinge mais de 90º, a persiana fecha e o sistema bloqueia...é portanto um problema que se resolve com algum investimento...caso contrário, há quem coloque uma lona a tapar os colectores.

sobre esta persiana térmica, é algum equipamento existente no mercado ou uma adaptação de uma ideia (como a da lona)?

(...)
a persiana foi uma adaptação nossa. não me parece que exista no mercado empresas a comercializar esta solução, mas terá que passar por aqui a questão de solucionar o problema so sobreaquecimento no verão.
não inventámos nada...simplesmente nos limitámos a procurar uma solução.

toze_feup Escreveu:
viva! oxalá esteja enganado então! o q é q pode estar mal numa instalação simples termossifão para não aquecer então a água assim de inverno e ter excedente de verão?

qual será o diferencial da temperatura exterior?
estará bem direccionado a sul?
os tubos estão todos em bom estado?

a temperatura do chão radiante por água posso dizer-te q conheço algumas pessoas com caldeira a gás e chão radiante e a temperatura ronda os 35º-40º dependendo claro da velocidade com que queres q a sala recupere a temperatura de conforto. com 28º consegues manter a habitação confortavel? a q temperaturas? quantas horas é a inércia de aquecimento de subida de 1º por exemplo?

a minha temperatura de conforto (ambiente) é de 20º...se o chão estiver a 24º, a 1,5 mts a temperatura ambiente rondará os 20 a 21º...28º é o máximo de temperatura no chão,e para teres uma ideia, a temperatura máxima aceite por exemplo nas madeiras, para que não perca as suas propriedades é dos tais 28º.
se no chão tivesses uma temperatura de 28º...irias ter no ambiente (~1,5 mts) 24 a 25º...que é um exagero!

a subida ou perdas na inércia, depende da altura da superfície...de momento não tenho presente esse calculo para pra, mas para pre (eléctrico), a perda seria de 5º por dia..a recuperação desses 5º, dá-se em pouco mais de 2 horas...
posso tentar reunir mais informação acerca desse assunto, mas para isso tenho que contactar um instalador meu e ele junto dos clientes tentar "sacar" essa informação.

já agora qual é o preço da tal cortina+controlo? é q davam bom uso aos 10 tubos excedentes q a pessoa lá tem! (metia-os de novo no sistema)

para os 10 tubos, rondará uns 550€ + iva (tudo incluido)

cumps!
franzliszt Escreveu:
água a 45º em janeiro sem sistema de backup, só se o consumo for mt inferior ao consumo para o qual o sistema foi concebido, ou se estiver sobredimensionado.

em relação à temp. no chão, o regulamento diz q pode ir até 29ºc, podendo ir até aos 35ºc (encurtando o passo da tubagem) nas zonas junto a vãos envidraçados, com uma distância máxima de 1m em relação aos mesmos.
eu afirmei que os tubos aqueciam a água a 45º...no entanto, os acumuladores possuem um apoio eléctrico...não está nada sobre dimensionado...para acumulação de 300l, temos 36 tubos no colector.

quanto à temperatura máxima de 35º...como expliquei atrás, terias uma temperatura ambiente a rondar os 31º...e quando andasses descalço, terias que andar como na praia...aos saltinhos para não queimar os pés (que anatómicamente, são o nosso termómetro), se bem que a distância de 1 mt é muito pois irias ter uma temperatura no chão pouco uniforme.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

viva. a pessoa q eu falei tem também á volta de 36-38 tubos para 300l mas neste momento tirou 10 (q os tem guardados) para não existir problema de verão. com a totalidade dos mesmos metidos, por quanto ficaria a cortina para a totalidade destes? os tubos foram verificados este inverno estã todos ok. tens a certeza q os 45º q falas de inverno são atingidos só com a energia solar ou são com o conjunto energia solar+backup eléctrico? a pessoa q eu conheço tem 1 controlo manual na resistencia do depósito por isso sabe perfeitamente quando é q está aquecer com uma coisa ou com as duas. tens a certeza q n há mão do backup nessa temperatura?

cumps!

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

mcardoso Escreveu:
quanto à temperatura máxima de 35º...como expliquei atrás, terias uma temperatura ambiente a rondar os 31º...e quando andasses descalço, terias que andar como na praia...aos saltinhos para não queimar os pés (que anatómicamente, são o nosso termómetro), se bem que a distância de 1 mt é muito pois irias ter uma temperatura no chão pouco uniforme.[/color]
35º junto aos vãos envidraçados, onde a carga térmica é mt elevada, e como tal nunca terias 31ºc.
a ideia de apertar o passo da tubagem nos locais onde a carga térmica é mais alta, é com o intuito de garantir uma temperatura mais uniforme em todo o espaço

MCardoso
Membro
Membro

Mensagem por MCardoso »

toze_feup Escreveu:viva. a pessoa q eu falei tem também á volta de 36-38 tubos para 300l mas neste momento tirou 10 (q os tem guardados) para não existir problema de verão. com a totalidade dos mesmos metidos, por quanto ficaria a cortina para a totalidade destes? os tubos foram verificados este inverno estã todos ok. tens a certeza q os 45º q falas de inverno são atingidos só com a energia solar ou são com o conjunto energia solar+backup eléctrico? a pessoa q eu conheço tem 1 controlo manual na resistencia do depósito por isso sabe perfeitamente quando é q está aquecer com uma coisa ou com as duas. tens a certeza q n há mão do backup nessa temperatura?

cumps!
entregamos junto com os nossos kits, um painel de controlo electrónico que permite o controlo das sondas de temperatura, motores/bombas, apoio electrico (no acumulador) e ainda tem ligação à domótica...posso adiantar-te por mp o preço unitário que cada uma destas beldades

o único "backup" que há é obviamente durante a noite.

quanto ao preço para um conjunto de 36/28 tubos, rondará os 850€ + iva.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”