ok, acho que já percebi o que estás a dizer. o que me estava a fazer confusão é a expressão que usas, "fluxo não se está a dissipar". é que no meu entendimento, "dissipação de fluxo magnético" é coisa que não existe. eu acho que estás a falar do seguinte:jmal Escreveu:muito bem, é esse entendimento que eu também faço, as bobines aquecem sempre consoante a corrente que passa por elas e dependendo da resistência delas, quanto menos resistência maior será a corrente claro, mas se os ímanes forem desviados das bobines, essas vão aquecer mais porque está a entrar corrente que é convertida para fluxo magnético, mas esse mesmo fluxo não se está a dissipar, daí grande parte dessa energia se converte em calor. o meu irmão é técnico de electrónica e confirmou-me isso.
1) ao afastares os imãs, o fluxo sobre o estator é menor e logo a "back emf" (não me lembro do nome em português, mas é a tensão induzida nas bobinas do estator devido à variação do fluxo magnético - no modo gerador os motores eléctricos só "têm esta tensão") também é menor.
2) sendo a "back emf" menor, a corrente nas bobinas do estator aumenta, pois essa corrente é dada pela diferença de tensão entre a tensão de alimentação da bobina e a "back emf", dividida pela resistência das bobinas.
contudo, acho que isso não será um problema se o controlador do motor for um controlador de corrente (e penso que este tipo de controladores o é), logo a temperatura nas bobinas não aumenta necessariamente pois o controlador vai ver o motor a puxar mais corrente e trata de a baixar, fazendo assim a compensação.
ou então... pensando bem, se calhar é por isso que ele roda mais depressa, porque não há controlo da corrente, e ela simpesmente aumenta... talvez seja isso. e nesse caso as bobinas aquecem necessariamente mais. mas assim estariamos a aumentar a potência para ter mais velocidade e menos torque, e intuitivamente deveriamos manter a potência fornecida, pois ganhamos de uma lado (velocidade) mas perdemos do outro (torque). claro que se as bobinas aquecem.... é nisso que perdemos a "potência extra". não sei, isto só alguém que tenha mais conhecimentos!
isto é que não me parece coerente com o meu entendimento. pelo que descrevi acima, a corrente será maior, logo há mais consumo e não menos. se calhar ainda não percebi é esse conceito da "dissipação do fluxo"...jmal Escreveu:esse fenómeno dá origem a que quanto menos esforço o motor faz, menor será o consumo, claro, mas também irá dissipar mais calor,
acho que isso não se pode generalizar dessa forma. de que tipo de motor estás a falar, com escovas (brushed) ou sem (brushless)? e com ou sem um controlador de potência?jmal Escreveu:ou seja, o motor a trabalhar livremente aquece mais que se estiver a rodar e com esforço a metade da potência máxima. se estiver a debitar a potência máxima também aquece bem porque ai estará a perder um pouco de eficiência e essa perda transforma-se em calor.