Motores Electricos Avançados - Engenharia

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Motores Electricos Avançados - Engenharia

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:muito bem, é esse entendimento que eu também faço, as bobines aquecem sempre consoante a corrente que passa por elas e dependendo da resistência delas, quanto menos resistência maior será a corrente claro, mas se os ímanes forem desviados das bobines, essas vão aquecer mais porque está a entrar corrente que é convertida para fluxo magnético, mas esse mesmo fluxo não se está a dissipar, daí grande parte dessa energia se converte em calor. o meu irmão é técnico de electrónica e confirmou-me isso.
ok, acho que já percebi o que estás a dizer. o que me estava a fazer confusão é a expressão que usas, "fluxo não se está a dissipar". é que no meu entendimento, "dissipação de fluxo magnético" é coisa que não existe. eu acho que estás a falar do seguinte:

1) ao afastares os imãs, o fluxo sobre o estator é menor e logo a "back emf" (não me lembro do nome em português, mas é a tensão induzida nas bobinas do estator devido à variação do fluxo magnético - no modo gerador os motores eléctricos só "têm esta tensão") também é menor.
2) sendo a "back emf" menor, a corrente nas bobinas do estator aumenta, pois essa corrente é dada pela diferença de tensão entre a tensão de alimentação da bobina e a "back emf", dividida pela resistência das bobinas.

contudo, acho que isso não será um problema se o controlador do motor for um controlador de corrente (e penso que este tipo de controladores o é), logo a temperatura nas bobinas não aumenta necessariamente pois o controlador vai ver o motor a puxar mais corrente e trata de a baixar, fazendo assim a compensação.
ou então... pensando bem, se calhar é por isso que ele roda mais depressa, porque não há controlo da corrente, e ela simpesmente aumenta... talvez seja isso. e nesse caso as bobinas aquecem necessariamente mais. mas assim estariamos a aumentar a potência para ter mais velocidade e menos torque, e intuitivamente deveriamos manter a potência fornecida, pois ganhamos de uma lado (velocidade) mas perdemos do outro (torque). claro que se as bobinas aquecem.... é nisso que perdemos a "potência extra". não sei, isto só alguém que tenha mais conhecimentos!
jmal Escreveu:esse fenómeno dá origem a que quanto menos esforço o motor faz, menor será o consumo, claro, mas também irá dissipar mais calor,
isto é que não me parece coerente com o meu entendimento. pelo que descrevi acima, a corrente será maior, logo há mais consumo e não menos. se calhar ainda não percebi é esse conceito da "dissipação do fluxo"...
jmal Escreveu:ou seja, o motor a trabalhar livremente aquece mais que se estiver a rodar e com esforço a metade da potência máxima. se estiver a debitar a potência máxima também aquece bem porque ai estará a perder um pouco de eficiência e essa perda transforma-se em calor.
acho que isso não se pode generalizar dessa forma. de que tipo de motor estás a falar, com escovas (brushed) ou sem (brushless)? e com ou sem um controlador de potência?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

estou a falar de motor brushless e com controle de potência e corrente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

eu odeio as correntes de eddy . felizmente existem soluçoes para as minimizar, como os nucleos de ar laminados. penso que a ideia central num motor eficiente será manter os campos magneticos fortes (eles nao se dissipam pois sao conservativos) e as correntes baixas. vão me permitir chamar motores magneticos a todos que usem imans permanentes na sua configuração, e é deles o futuro. vejam:

http://www.wipo.int/pctdb/en/wo.jsp?wo=2004057738

em relação ao motor brushless de scooter que desfasa o rotor e o estator creio que se trata de uma solução low-tech barata para aumentar as rpm a custo de uma grande ineficiencia (aquecimento), por isso nao fiquei particularmente adepto desta ideia. logo concordo com o ponto de vista do njay:
ou então... pensando bem, se calhar é por isso que ele roda mais depressa, porque não há controlo da corrente, e ela simpesmente aumenta... talvez seja isso. e nesse caso as bobinas aquecem necessariamente mais. mas assim estariamos a aumentar a potência para ter mais velocidade e menos torque, e intuitivamente deveriamos manter a potência fornecida, pois ganhamos de uma lado (velocidade) mas perdemos do outro (torque). claro que se as bobinas aquecem.... é nisso que perdemos a "potência extra".
mas gostaria de ouvir mais opiniões sobre o assunto. todas.

#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

de acordo genericamente com as análises feitas. as perdas num motor eléctrico são fundamentalmente de 3 tipos: perdas no cobre (lei de joule) proporcionais ao quadrado da intensidade de corrente; perdas no ferro - correntes indesejadas que se desenvolvem nos materiais metálicos (foucault) e histerese magnética e, perdas mecânicas (chumaceiras e ventilação).
na ausência de uma força exterior ao sistema electromagnético não vejo como a posição relativa dos campos magnéticos se altera. o que me parece é que há uma alteração no próprio campo magnético que por sua vez leva á alteração da posição relativa entre os componentes, mas... não conhecendo o motor não sei o que a provoca.

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

.
60v-2500w-103nm-%95 efficiency kadepower-brushless dc hub motor
middle east technical university technopolis ankara

Link

http://www.kadepower.com/index.php?opti ... &itemid=27

#

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

njay disse:
ok, acho que já percebi o que estás a dizer. o que me estava a fazer confusão é a expressão que usas, "fluxo não se está a dissipar". é que no meu entendimento, "dissipação de fluxo magnético" é coisa que não existe. eu acho que estás a falar do seguinte:

1) ao afastares os imãs, o fluxo sobre o estator é menor e logo a "back emf" (não me lembro do nome em português, mas é a tensão induzida nas bobinas do estator devido à variação do fluxo magnético - no modo gerador os motores eléctricos só "têm esta tensão") também é menor.
2) sendo a "back emf" menor, a corrente nas bobinas do estator aumenta, pois essa corrente é dada pela diferença de tensão entre a tensão de alimentação da bobina e a "back emf", dividida pela resistência das bobinas.
parece-me que te referes á f.e.m - força electromotriz - a induzida pela variação do campo magnético (ou electromagnético) no enrolamento.
e á f.c.e.m - força contra electromotriz - que surje em virtude do campo produzido pelas correntes induzidas e que se opõem á causa que lhe deu origem.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

ajosemor Escreveu:njay disse:
(...)
parece-me que te referes á f.e.m - força electromotriz - a induzida pela variação do campo magnético (ou electromagnético) no enrolamento.
e á f.c.e.m - força contra electromotriz - que surje em virtude do campo produzido pelas correntes induzidas e que se opõem á causa que lhe deu origem.
exacto, é mesmo isso: emf = electromotive force = força electromotriz

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

mais uma boa notícia. como é dito o custo de um motor eléctrico representa apenas 1% de toda a despesa durante a vida do motor, o resto é quase tudo custos de energia (e alguma manutenção), portanto qualquer pequeno ganho no rendimento tem um elevado impacto no custo total. e, como também é dito, sendo 2/3 da energia eléctrica utilizada na indústria se destinar á alimentação de motores eléctricos, qualquer pequeno ganho tem um grande impacto.
sendo verdade que por enquanto só se referem a uma nova norma que leva a determinar de forma mais precisa os valores dos vários tipos de perdas.
aguardemos
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

sempre se pode fazer modelos em computador e fazer simulações, assim pode-se afinar o motor ainda antes de o construir, eu de momento estou a ver se me entendo com o ansys ver se consigo fazer umas simulações.

cumprimentos

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

este pequeno motor dos rcs é uma estrela em ascenção.

http://www.lrp-electronic.de/e/lis/" onclick="window.open(this.href);return false;

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

motores nas rodas, motores-roda, in-wheels:

o que aconteçeu à francesa technicrea?

technicrea

michelin active wheel, porque esperar tanto tempo - 10 a 15 anos? eu sei, porque querem integra-lo em carros electricos com celulas de combustivel a hidrogenio, mas e os de baterias?
the idea is remarkably simple. there is plenty of empty space in a tire, so why not fill it with something useful? so the active wheels of the hy-light contain a traction motor to turn the wheel and all suspension components such as springs. michelin intends to share this technology with car makers and expects it should be integrated in our cars within ten to fifteen tears
Imagem

novidades michelin para o dia de sao nunca à tarde

Link

e a siemens ecorner, mitsubishi etc?

Link

Link

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

novos motores, mais torque

engenheiros da universidade de oxford, no reino unido, desenvolveram um novo motor elétrico de alto torque que está atraindo a atenção dos fabricantes de automóveis, envolvidos com o lançamento de modelos elétricos e híbrido-elétricos.

“o motor alcança um torque elevado para o seu peso, o que, em última instância, significa um motor menor e mais barato. o torque é a força de giro que acelera o carro, e o pico do torque do nosso motor é de 500 nm para um motor que pesa 25 kg,” diz o dr. malcolm mcculloch, que chefiou o grupo que desenvolveu o novo motor elétrico.

o motor elétrico de alto torque não surgiu do nada. ele é fruto de um projeto de pesquisa que já dura 4 anos. a atual versão tem a metade do volume e o dobro do torque do primeiro protótipo.

futuro dos automóveis

a inovação chamou a atenção da indústria e uma empresa do setor planeja fazer os primeiros testes com o novo motor em um carro de passeio ainda em 2009.

“nós acreditamos que os motores são a única saída para os automóveis. todos os veículos serão movidos por motores elétricos, independentemente da forma como a energia é armazenada para acioná-lo,” disse nick carpenter, da delta motorsport, uma empresa que trabalha para equipes de fórmula 1 e que fará os primeiros testes de campo com o motor.

uso industrial

a indústria automobilística não é o único objetivo dos engenheiros. mais de 50% da eletricidade gasta no mundo todo é consumida em motores elétricos dos mais diversos tipos, o que dá uma dimensão dos ganhos possíveis com o aumento da eficiência desses equipamentos.

o escritório de inovações da universidade de oxford está financiando o andamento dos projetos e uma empresa de tecnologia já foi aberta para comercializar o novo motor elétrico de alto torque, inclusive para aplicações industriais.

Imagem

http://www.ox.ac.uk/media/news_releases ... 507_1.html

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

the gsr range still offers all of the features and benefits associated with pancake motors - such as rapid response, long brush life and low emc emissions - and is still claimed to be the only motor in the world that has zero torque ripple.
http://www.machinebuilding.net/p/p3214.htm

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

são muito interessantes os motores tipo panqueca de fluxo axial, que também dão pelo nome de "printed circuit motors" na sua versão mais fina. não têm ferro no rotor, por isso aceleram e desaceleram depressa e são uma "roda livre" quando não alimentados, não havendo "prisão" do rotor.

http://www.phys.unsw.edu.au/hsc/hsc/ele ... tors5.html

bons exemplos disso são os lynch/agni, pmg132 e etek originais.

Imagem
Imagem
Imagem
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”