Sistema solar para reduzir fatura
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Sistema solar para reduzir fatura
Muito bem, bom testemunho!
Obrigado pela partilha!
Obrigado pela partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro
- Registado: sábado nov 28, 2009 11:57 pm
Há histórias que dá gosto ler. Parabens pela partilha e pelo gosto que demonstras e espero que contagie muita gente.
Atendendo a que o Dezembro até não foi mau mês de produção solar, o teu sistema deve ter ficado um pouco abaixo do que devia.
Mas se me enviares as coordenadas do local (latitude e longitude), a ficha técnica dos painéis, orientação e azimute, posso calcular a produção esperada. Mas não desanimes que não está assim tão mau.
Atendendo a que o Dezembro até não foi mau mês de produção solar, o teu sistema deve ter ficado um pouco abaixo do que devia.
Mas se me enviares as coordenadas do local (latitude e longitude), a ficha técnica dos painéis, orientação e azimute, posso calcular a produção esperada. Mas não desanimes que não está assim tão mau.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm
Desde já agradeço as palavras...aveper Escreveu:Há histórias que dá gosto ler. Parabens pela partilha e pelo gosto que demonstras e espero que contagie muita gente.
O objectivo é esse mesmo, tentar "informar", para que quem venha ler o tópico, pois pode ter duvidas no que quer comprar, que ao ler o tópico fique com menos duvidas e fique mais elucidada, do que um sistema muito pequeno pode gerar...
Eu já fiz esses teste com software, os meus painéis são chinocas e não têm ficha técnica, tive que colocar a mau os dados dos paineis foi so escolher o soladin 600, a minha orientação é a sul (não perfeito) e a inclinação que coloquei no software foi de 30º. na realidade estou a trocar a inclinação entre a primavera, verão outono e inverno, primavera 32º, verão 10º inverno 46º isto são inclinações aproximadas...
Com painéis chinocas e com tão pouco voltagem (50/60v) não da para puxar pelo soladin, para que tenha mais rendimento...
-
mais uma actualização
mês de Janeiro 23.80 kwh
total acumulado 46.28 kwh
custo da electricidade 0.2279€
mês de Janeiro 23.80 kwh
total acumulado 46.28 kwh
custo da electricidade 0.2279€
- Anexos
-
- producao.png (16.45 KiB) Visto 6189 vezes
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Sem dúvida uma boa partilha
E agora como os dias estão começando a ficar maiores, mais watts a entrar.
Continua com este entusiasmo.

E agora como os dias estão começando a ficar maiores, mais watts a entrar.
Continua com este entusiasmo.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Ainda estás a carregar as baterias que tinhas no inicio ou injectas a produção toda na instalação da casa (gried tie)?.
-
Como nesta altura não está sol suficiente para ir carregado as baterias. Neste momento estão carregadas mas sem fazer nenhuma função.alexjp4 Escreveu:Ainda estás a carregar as baterias que tinhas no inicio ou injectas a produção toda na instalação da casa (gried tie)?.
Mas já tiveram a injectar na rede pelo grid tie chinoca.
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Tens ideia dos consumos que tens durante o dia? (stand bay) ou tens ainda dos contadores bondosos que contam para trás
é que com essas produções deves andar a oferecer electricidade a EDP.

-
Sim tenho ideia. Tenho o efergy no contador.alexjp4 Escreveu:Tens ideia dos consumos que tens durante o dia? (stand bay) ou tens ainda dos contadores bondosos que contam para trásé que com essas produções deves andar a oferecer electricidade a EDP.
Os standvirtual bad durante a noite anda por volta dos 0.178kwh
-
Eu tenho sempre pessoas em casa ou com TV ligada ou luz ou boxe. Etc. Não dá para testar bem o consumo durante o dia.
Mais tenho a certeza que não estou a dar nada a EDP.
Mais tenho a certeza que não estou a dar nada a EDP.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
De certeza!? Eu também pensava que não...
-
- Membro Silver
- Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am
Dar penso que vais dar sempre, quando o frigorifico(s) e a arca se desligam ao mesmo tempo, não há cargas e vai para a rede, ou tens algo a desviar para alguma carga quando isso acontece?
Mas qual é o mal de de dar algo em excesso? Tudo bem que é a edp e não merece nada, mas não nos está a tirar nada da carteira, há coisas bem piores e ninguém reclama. Claro que o sistema tem de estar bem dimensionado, não podes estar a dar metade do que produzes.
Mas qual é o mal de de dar algo em excesso? Tudo bem que é a edp e não merece nada, mas não nos está a tirar nada da carteira, há coisas bem piores e ninguém reclama. Claro que o sistema tem de estar bem dimensionado, não podes estar a dar metade do que produzes.
-
Ainda não colo que nenhuma camera a filmes o contador. Mas penso que não. Pelos motivos que já referir em cima. Eu tenho sempre pessoas em casa ou com luz ou com TV e box etc etc. Tenho também o efergy.CrOhN Escreveu:De certeza!? Eu também pensava que não...
Para ter 100% só mesmo com a camera.
-
O único mal e se o contador contar o excesso da minha produção como está do a consumir. Ou seja estou a pagar o que estou a dar esse é o mal. Eu não tenho a certeza se o meu tentado conta ou não o excesso por isso é que ando a aumentar o meu sistema pouco a pouco. Para não estar a dar nada e para tentar optimizar.borllock Escreveu:Dar penso que vais dar sempre, quando o frigorifico(s) e a arca se desligam ao mesmo tempo, não há cargas e vai para a rede, ou tens algo a desviar para alguma carga quando isso acontece?
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
O mal é que os painéis são pagos por nós, não pela EDP (que é uma empresa privada e não pública). Edp que por sua vez tem vantagem em receber essa energia, e não passa essa vantagem para quem pagou pelo investimento.borllock Escreveu:Dar penso que vais dar sempre, quando o frigorifico(s) e a arca se desligam ao mesmo tempo, não há cargas e vai para a rede, ou tens algo a desviar para alguma carga quando isso acontece?
Quando era pública era tarifas subsidiadas 'à grande', agora já nem se recebe o que se paga quando consumimos.
Assim não era preciso privatizar para a empresa dar lucro...
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta ago 29, 2014 5:53 am
Antes de tudo mts parabéns pelo sistema e obrigado pela partilha, está a ficar muito fixe
.
A única maneira de teres a certeza se o teu contador é um dos tais, é desligares tudo durante umas horas valentes e ver se este incrementa.
Eu infelizmente tb sou um dos contemplados com um contador que incrementa qq que seja o sentido.
Na altura fiz o teste e procurei pela marca do contador na net em que os dois deram-me a má noticia..
Parece-me que só com um sistema bastante subdimensionado é que não haverá excesso a ir para a rede, pois como o borllock disse há sempre alturas em que os aparelhos entram em standby ou simplesmente não estamos em casa para gastar a energia..
Vai partilhando os upgrades/updates
Já agora, o Efergy durante o dia está-se a trocar todo com a produção + consumo, certo?

A única maneira de teres a certeza se o teu contador é um dos tais, é desligares tudo durante umas horas valentes e ver se este incrementa.
Eu infelizmente tb sou um dos contemplados com um contador que incrementa qq que seja o sentido.
Na altura fiz o teste e procurei pela marca do contador na net em que os dois deram-me a má noticia..
Parece-me que só com um sistema bastante subdimensionado é que não haverá excesso a ir para a rede, pois como o borllock disse há sempre alturas em que os aparelhos entram em standby ou simplesmente não estamos em casa para gastar a energia..

Já agora, o Efergy durante o dia está-se a trocar todo com a produção + consumo, certo?
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Com uma camera!? O contador é de disco? Sim, porque só sendo de disco, o vês a andar para a frente ou para trás. Se for digital, só vês a piscar. Bom, também pode ser daqueles que aparece um simbolo quando injecta ao contrário.Silverio28 Escreveu:Ainda não colo que nenhuma camera a filmes o contador. Mas penso que não. Pelos motivos que já referir em cima. Eu tenho sempre pessoas em casa ou com luz ou com TV e box etc etc. Tenho também o efergy.CrOhN Escreveu:De certeza!? Eu também pensava que não...
Para ter 100% só mesmo com a camera.
O meu é digital, mas tem a parte mecanica. Como o digital vai buscar o impulso ao disco que roda, mesmo que ele rode ao contrário, para o contador digital, ele está a rodar, logo.... Acrescenta sempre!
Eu apercebi-me quando a contagem analógica começou a desviar-se do somatório das contagens digitais. Normalmente, são coincidentes, a partir do momento que se injecta, a analógica vai sendo inferior à digital. No meu caso, cheguei a ter diferenças de 12kWh num mês
-
Eu não consigo para tudo em casa durante várias horas.AlphaX Escreveu:Antes de tudo mts parabéns pelo sistema e obrigado pela partilha, está a ficar muito fixe.
O que já fiz foi desligar tudo em casa e ver o que o contabilista todos fazia durante poucos minutos.
O que o meu contador faz é acender uma luz vermelha a piscar e tem uma seta que quando eu estou a consumir esta a apontar para a rua. Quando estou a dar a seta aponta para dentro de casa.(presumo eu que seja de onde a electricidade vem) Acho que é assim. Logo já tiro fotos e coloco aqui para se tentar perceber melhor.
Eu já procurei na net pelo contador e na Referência tem lá um algarismo que o seu significado é que o contador é unidirecional.
A camera seria para ver se o contador fica com a luz vermelha durante muito tempo ou se a luz vermelha nem chega a acender. Mas como referi em casa esta sempre alguma coisa ligado. Não vai ser fácil dar à EDP.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am
Tem como colocar aqui o modelo desse contador?
É que mesmo que ele seja bidireccional, tem de estar na opção bidireccional penso eu, porque se estiver unidireccional ele vai somar sempre, nunca subtrai.
É que mesmo que ele seja bidireccional, tem de estar na opção bidireccional penso eu, porque se estiver unidireccional ele vai somar sempre, nunca subtrai.
-
este é o meu contador
a seta neste momento esta a apontar para a direita e quando tenho tudo desligado esta a apontar para a esquerda, e acende a luz que esta ao pé do 1000 imp/KWH a piscar a vermelho.
Como o meu sistema é fraquinho só tendo tudo desligado em casa durante quase todo o dia é que conseguiria ver se me incrementava a contagem...
Se alguém me garantir que não incrementa a contagem vou já comprar 2 painéis de 250w para substituir os actuais.. LOL
a seta neste momento esta a apontar para a direita e quando tenho tudo desligado esta a apontar para a esquerda, e acende a luz que esta ao pé do 1000 imp/KWH a piscar a vermelho.
Como o meu sistema é fraquinho só tendo tudo desligado em casa durante quase todo o dia é que conseguiria ver se me incrementava a contagem...
Se alguém me garantir que não incrementa a contagem vou já comprar 2 painéis de 250w para substituir os actuais.. LOL
- Anexos
-
- 20150205_190713.jpg (219.07 KiB) Visto 5910 vezes