Sistema solar para reduzir fatura

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por serges »

Muito bem, bom testemunho!

Obrigado pela partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

aveper
Membro
Membro
Registado: sábado nov 28, 2009 11:57 pm

Mensagem por aveper »

Há histórias que dá gosto ler. Parabens pela partilha e pelo gosto que demonstras e espero que contagie muita gente.
Atendendo a que o Dezembro até não foi mau mês de produção solar, o teu sistema deve ter ficado um pouco abaixo do que devia.
Mas se me enviares as coordenadas do local (latitude e longitude), a ficha técnica dos painéis, orientação e azimute, posso calcular a produção esperada. Mas não desanimes que não está assim tão mau.

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

aveper Escreveu:Há histórias que dá gosto ler. Parabens pela partilha e pelo gosto que demonstras e espero que contagie muita gente.
Atendendo a que o Dezembro até não foi mau mês de produção solar, o teu sistema deve ter ficado um pouco abaixo do que devia.
Mas se me enviares as coordenadas do local (latitude e longitude), a ficha técnica dos painéis, orientação e azimute, posso calcular a produção esperada. Mas não desanimes que não está assim tão mau.
Desde já agradeço as palavras...
O objectivo é esse mesmo, tentar "informar", para que quem venha ler o tópico, pois pode ter duvidas no que quer comprar, que ao ler o tópico fique com menos duvidas e fique mais elucidada, do que um sistema muito pequeno pode gerar...

Eu já fiz esses teste com software, os meus painéis são chinocas e não têm ficha técnica, tive que colocar a mau os dados dos paineis foi so escolher o soladin 600, a minha orientação é a sul (não perfeito) e a inclinação que coloquei no software foi de 30º. na realidade estou a trocar a inclinação entre a primavera, verão outono e inverno, primavera 32º, verão 10º inverno 46º isto são inclinações aproximadas...

Com painéis chinocas e com tão pouco voltagem (50/60v) não da para puxar pelo soladin, para que tenha mais rendimento...

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

mais uma actualização

mês de Janeiro 23.80 kwh

total acumulado 46.28 kwh

custo da electricidade 0.2279€
Anexos
producao.png
producao.png (16.45 KiB) Visto 6189 vezes

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida uma boa partilha :)

E agora como os dias estão começando a ficar maiores, mais watts a entrar.

Continua com este entusiasmo.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Ainda estás a carregar as baterias que tinhas no inicio ou injectas a produção toda na instalação da casa (gried tie)?.

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

alexjp4 Escreveu:Ainda estás a carregar as baterias que tinhas no inicio ou injectas a produção toda na instalação da casa (gried tie)?.
Como nesta altura não está sol suficiente para ir carregado as baterias. Neste momento estão carregadas mas sem fazer nenhuma função.
Mas já tiveram a injectar na rede pelo grid tie chinoca.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Tens ideia dos consumos que tens durante o dia? (stand bay) ou tens ainda dos contadores bondosos que contam para trás :shock: é que com essas produções deves andar a oferecer electricidade a EDP.

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

alexjp4 Escreveu:Tens ideia dos consumos que tens durante o dia? (stand bay) ou tens ainda dos contadores bondosos que contam para trás :shock: é que com essas produções deves andar a oferecer electricidade a EDP.
Sim tenho ideia. Tenho o efergy no contador.
Os standvirtual bad durante a noite anda por volta dos 0.178kwh

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

Eu tenho sempre pessoas em casa ou com TV ligada ou luz ou boxe. Etc. Não dá para testar bem o consumo durante o dia.
Mais tenho a certeza que não estou a dar nada a EDP.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

De certeza!? Eu também pensava que não...

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Mensagem por borllock »

Dar penso que vais dar sempre, quando o frigorifico(s) e a arca se desligam ao mesmo tempo, não há cargas e vai para a rede, ou tens algo a desviar para alguma carga quando isso acontece?
Mas qual é o mal de de dar algo em excesso? Tudo bem que é a edp e não merece nada, mas não nos está a tirar nada da carteira, há coisas bem piores e ninguém reclama. Claro que o sistema tem de estar bem dimensionado, não podes estar a dar metade do que produzes.

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

CrOhN Escreveu:De certeza!? Eu também pensava que não...
Ainda não colo que nenhuma camera a filmes o contador. Mas penso que não. Pelos motivos que já referir em cima. Eu tenho sempre pessoas em casa ou com luz ou com TV e box etc etc. Tenho também o efergy.
Para ter 100% só mesmo com a camera.

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

borllock Escreveu:Dar penso que vais dar sempre, quando o frigorifico(s) e a arca se desligam ao mesmo tempo, não há cargas e vai para a rede, ou tens algo a desviar para alguma carga quando isso acontece?
Mas qual é o mal de de dar algo em excesso? Tudo bem que é a edp e não merece nada, mas não nos está a tirar nada da carteira, há coisas bem piores e ninguém reclama. Claro que o sistema tem de estar bem dimensionado, não podes estar a dar metade do que produzes.
O único mal e se o contador contar o excesso da minha produção como está do a consumir. Ou seja estou a pagar o que estou a dar esse é o mal. Eu não tenho a certeza se o meu tentado conta ou não o excesso por isso é que ando a aumentar o meu sistema pouco a pouco. Para não estar a dar nada e para tentar optimizar.

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

borllock Escreveu:Dar penso que vais dar sempre, quando o frigorifico(s) e a arca se desligam ao mesmo tempo, não há cargas e vai para a rede, ou tens algo a desviar para alguma carga quando isso acontece?
O mal é que os painéis são pagos por nós, não pela EDP (que é uma empresa privada e não pública). Edp que por sua vez tem vantagem em receber essa energia, e não passa essa vantagem para quem pagou pelo investimento.

Quando era pública era tarifas subsidiadas 'à grande', agora já nem se recebe o que se paga quando consumimos.

Assim não era preciso privatizar para a empresa dar lucro...

AlphaX
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta ago 29, 2014 5:53 am

Mensagem por AlphaX »

Antes de tudo mts parabéns pelo sistema e obrigado pela partilha, está a ficar muito fixe :).

A única maneira de teres a certeza se o teu contador é um dos tais, é desligares tudo durante umas horas valentes e ver se este incrementa.
Eu infelizmente tb sou um dos contemplados com um contador que incrementa qq que seja o sentido.
Na altura fiz o teste e procurei pela marca do contador na net em que os dois deram-me a má noticia..
Parece-me que só com um sistema bastante subdimensionado é que não haverá excesso a ir para a rede, pois como o borllock disse há sempre alturas em que os aparelhos entram em standby ou simplesmente não estamos em casa para gastar a energia..

Vai partilhando os upgrades/updates :)

Já agora, o Efergy durante o dia está-se a trocar todo com a produção + consumo, certo?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Silverio28 Escreveu:
CrOhN Escreveu:De certeza!? Eu também pensava que não...
Ainda não colo que nenhuma camera a filmes o contador. Mas penso que não. Pelos motivos que já referir em cima. Eu tenho sempre pessoas em casa ou com luz ou com TV e box etc etc. Tenho também o efergy.
Para ter 100% só mesmo com a camera.
Com uma camera!? O contador é de disco? Sim, porque só sendo de disco, o vês a andar para a frente ou para trás. Se for digital, só vês a piscar. Bom, também pode ser daqueles que aparece um simbolo quando injecta ao contrário.

O meu é digital, mas tem a parte mecanica. Como o digital vai buscar o impulso ao disco que roda, mesmo que ele rode ao contrário, para o contador digital, ele está a rodar, logo.... Acrescenta sempre!

Eu apercebi-me quando a contagem analógica começou a desviar-se do somatório das contagens digitais. Normalmente, são coincidentes, a partir do momento que se injecta, a analógica vai sendo inferior à digital. No meu caso, cheguei a ter diferenças de 12kWh num mês

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

AlphaX Escreveu:Antes de tudo mts parabéns pelo sistema e obrigado pela partilha, está a ficar muito fixe :).

A única maneira de teres a certeza se o teu contador é um dos tais, é desligares tudo durante umas horas valentes e ver se este incrementa.
Eu infelizmente tb sou um dos contemplados com um contador que incrementa qq que seja o sentido.
Na altura fiz o teste e procurei pela marca do contador na net em que os dois deram-me a má noticia..
Parece-me que só com um sistema bastante subdimensionado é que não haverá excesso a ir para a rede, pois como o borllock disse há sempre alturas em que os aparelhos entram em standby ou simplesmente não estamos em casa para gastar a energia..

Vai partilhando os upgrades/updates :)

Já agora, o Efergy durante o dia está-se a trocar todo com a produção + consumo, certo?
Eu não consigo para tudo em casa durante várias horas.
O que já fiz foi desligar tudo em casa e ver o que o contabilista todos fazia durante poucos minutos.

O que o meu contador faz é acender uma luz vermelha a piscar e tem uma seta que quando eu estou a consumir esta a apontar para a rua. Quando estou a dar a seta aponta para dentro de casa.(presumo eu que seja de onde a electricidade vem) Acho que é assim. Logo já tiro fotos e coloco aqui para se tentar perceber melhor.
Eu já procurei na net pelo contador e na Referência tem lá um algarismo que o seu significado é que o contador é unidirecional.

A camera seria para ver se o contador fica com a luz vermelha durante muito tempo ou se a luz vermelha nem chega a acender. Mas como referi em casa esta sempre alguma coisa ligado. Não vai ser fácil dar à EDP.

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Mensagem por borllock »

Tem como colocar aqui o modelo desse contador?
É que mesmo que ele seja bidireccional, tem de estar na opção bidireccional penso eu, porque se estiver unidireccional ele vai somar sempre, nunca subtrai.

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

este é o meu contador

a seta neste momento esta a apontar para a direita e quando tenho tudo desligado esta a apontar para a esquerda, e acende a luz que esta ao pé do 1000 imp/KWH a piscar a vermelho.

Como o meu sistema é fraquinho só tendo tudo desligado em casa durante quase todo o dia é que conseguiria ver se me incrementava a contagem...

Se alguém me garantir que não incrementa a contagem vou já comprar 2 painéis de 250w para substituir os actuais.. LOL
Anexos
20150205_190713.jpg
20150205_190713.jpg (219.07 KiB) Visto 5910 vezes

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”