baterias de lítio.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
ancarpe
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jun 03, 2014 3:44 am

baterias de lítio.

Mensagem por ancarpe »

Bom dia.
É a minha primeira participação nesse fórum e gostaria de fazer uma pergunta boba,mas como não gosto de ficar com dúvidas,lá vai :tendo em vita os altos preços das baterias de lítio para ebikes,não seria viável a montagem de um pack usando associações de baterias tipo 266650,de 3,7v X 5200mAh?
Desculpe se estou postando em lugar indevido,mas como é a primeira vez,peço desculpas.
Obrigado pela atenção.

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Re: baterias de lítio.

Mensagem por klinzter »

sao estas baterias que estás a falar?

Imagem
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Autor do tópico
ancarpe
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jun 03, 2014 3:44 am

Mensagem por ancarpe »

Olá,amigo.Obrigado pela atenção.
É sim,só que já vi com 5200mAh e pensei que fazendo associações série-paralelo poderia montar um pack para alimentar um motor de 36 volts X 250 W.
Desculpe se estou falando bobagem,mas sou totalmente leigo sobre esse assunto e quero aprender um pouco.
Um grande abraço.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

Boas...
Tendo em conta o projeto que estou prestes a começar juntamente com o DanielF, e sendo as baterias um dos componentes mais importantes do projeto queria começar a esclarecer algumas duvidas.
À uns tempos numa situação de desenrasque usei duas pilhas de 1,5v ligadas em paralelo para colocar um esquentador de hidro gerador a funcionar. o eletrônico tinha ido a vida. Para essa finalidade optei por soldar os fios nos polos das pilhas. As pilhas são essas que se vêem na foto ai em baixo.

A minha dúvida é a seguinte:
Posso fazer uso do mesmo método (soldar) nas células de Lithiun de 3,7 v 18650?... O aquecimento da solda não vai estragar nada por dentro da célula que posteriormente a faça ficar morta?
É que as pilhas onde soldei os fios eram do chines, e posteriormente iriam pra reciclagem. O destino das células de Lithiun nada tem a ver com esse, e o custo das mesmas é algo diferente, e demoram pra chegar...
Anexos
Pilhas ligadas entre si. Ligação em paralelo
Pilhas ligadas entre si. Ligação em paralelo
P7200002.JPG (1.7 MiB) Visto 4214 vezes
Células de Lithiun 18650
Células de Lithiun 18650
P7200004.JPG (1.76 MiB) Visto 4215 vezes
P7200003.JPG
P7200003.JPG (1.76 MiB) Visto 4215 vezes

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Existem maquinas de soldadura por pontos, e até há quem as tenha feito caseiramente, aproveitando um transformador de um micro-ondas, com mais alguns trabalhos complementares.

Mesmo que soldes por o método tradicional de "brasagem" com Estanho, desde que seja uma operação rápida, com um ferro com boa inercia calorifica (dos que mandam peso), não há risco de danificar as células.
Elas são construídas com uns topos côncavos para que ao centro (no eixo) exista uma separação térmica, de modo a que seja mais rápido aquecer até temperaturas de boa aderência do estanho, sem que se transmita para o interior da célula, danificando-a.

Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

O Jorge já disse tudo.
O ideal era uma máquina de soldar por pontos.
Na falta dela, as tradicionais também servem, mas com cautela.
Nada de ficar 10 segundos com a ponta quente a tocar na célula. Tem de ser um movimento rápido e único, de forma a não aquecer demasiado o contacto.
E já agora, tem certeza nas células que vais utilizar. O que não faltam por aí são pilhas 18650 de lítio da tanga do ebay, com 3800 mAh anunciados e 300 mAh reais :o

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

sugarstorm Escreveu: E já agora, tem certeza nas células que vais utilizar. O que não faltam por aí são pilhas 18650 de lítio da tanga do ebay, com 3800 mAh anunciados e 300 mAh reais :o
Certezas de momento, ainda nenhumas... :)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

A maneira correcta é soldadura a ponto, por pouco tempo que seja necessário para soldar a estanho, o material dos pólos das células não são propriamente para soldar, nem trazem tratamento para isso, logo precisam de bastante aquecimento para soldar, um ferro de 100 w pelo menos, estes chegam a aquecer bem acima de 300 Cº, por pouco tempo que estejam em contacto, vai passar sempre calor para dentro da célula, e esta é pequena e tem pouco por onde dissipar, obviamente vai causar estrago a células que têm uma temperatura máxima de uso na ordem dos 45 ºC. Não creio que cause bastante dano, mas uma coisa é soldar 3 ou 4 células destas num portátil, outra é usar este método alguns milhares onde se usa barramentos, aqui a coisa vai aquecer muito mais.

Certo que essas máquinas são caras, existe a possibilidade de fazer uma em casa, eu próprio já fiz com um transformador, mas quero fazer outra melhor usando condensadores, mas normalmente já compro as células em packs e soltas com terminais de soldar a estanho, soldadas à célula por ponto.

Não te aconselho a usar destas células no teu projecto, se queres gastar pouco e segundo os números que falas, esta é a pior maneira de conseguires ter um orçamento baixo, estas células não são baratas, encontras baratas no ebay e sites da especialidade mas é como o sugar diz, baratas porque têm apenas volume e peso. As mais em conta para o teu projecto são umas Winston.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

jmal Escreveu: Não te aconselho a usar destas células no teu projecto, se queres gastar pouco e segundo os números que falas, esta é a pior maneira de conseguires ter um orçamento baixo, estas células não são baratas, encontras baratas no ebay e sites da especialidade mas é como o sugar diz, baratas porque têm apenas volume e peso. As mais em conta para o teu projecto são umas Winston.
De momento ainda gira tudo em torno do teórico. Em breve o projeto começa a passar para o papel e posteriormente para a fase prática.

Jmal, como já deu para perceber, aquilo a que me proponho fazer tem diferenças consideráveis do que se conhece feito até agora (entenda-se feito HomeMade). Não afirmo já que vou fazer mesmo assim, mas também ainda é cedo para largar o projeto inicial que de momento ainda anda em fase de discussão, e a ajuda aqui do fórum é para mim de extrema importância.
A minha fonte de inspiração foi o Tesla, dá para perceber isso, mas se por qualquer motivo não for possível de executar, darei a mão à palmatória e o projeto será alterado. Até lá quero explorar todas as possibilidades...
Sobre aquelas células tenho uma outra ideia que ainda estou a desenvolver, mas as ligações seriam por contacto (encosto). A principal dúvida sobre esse método é se por encosto não irá haver uma passagem de corrente mais deficiente, mesmo tendo em conta que os contactos com os polos das células seriam em alumínio?...

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu pessoalmente nunca faria um trabalho para uma viatura, de colocação de centenas de células, simplesmente encostadas (principalmente em contactos de alumínio).

Se quiseres partilhar quais os critérios que tens em mente para o projecto, talvez possam aparecer soluções mais simples, eficientes e económicas.
Tudo por um mundo mais limpo!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Eu pessoalmente nunca faria um trabalho para uma viatura, de colocação de centenas de células, simplesmente encostadas (principalmente em contactos de alumínio).

Se quiseres partilhar quais os critérios que tens em mente para o projecto, talvez possam aparecer soluções mais simples, eficientes e económicas.
Partilho da mesma opinião, veio-me logo à ideia os comandos dos aparelhos e os seus hábitos masoquistas. ImagemImagemImagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Jorge Rocha Escreveu:Eu pessoalmente nunca faria um trabalho para uma viatura, de colocação de centenas de células, simplesmente encostadas (principalmente em contactos de alumínio).

É o que tenho estado a fazer. Simplesmente só posso partilhar quando tenho algo que possa descrever.

Já agora, qual a razão ou razões pelas quais nunca farias um trabalho desses?
E quais os contactos que me aconselharias para os polos das células caso eu queira levar a ideia avante?

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Boas...
Sobre esta parte do projeto, baterias, penso estar mais ou menos em condições de passar para o papel o que tenho projetado, mas não sem antes vos apresentar aqui a minha ideia, as minhas convicções e os meus pontos de vista.

Antes ainda queria dizer o seguinte:
Não é minha ideia seguir o que já é conhecido, o que já foi feito ou o que já estamos habituados a ver, não por achar que está mal ou por não gostar, mas sim por querer ir mais além, querer seguir novos métodos… (…) Eventualmente estarei contra grande parte do que os restantes users defendem, e sei que corro sério risco de fracassar caso leve a minha ideia avante, mas é um risco que estou disposto a correr. Espero no entanto contar com a vossa ajuda para minimizar esse risco, e espero não ser crucificado caso as coisas deem para o torto.

Apresento aqui algumas razões pelas quais pretendo utilizar as células 18650

-Umas das razões prende-se com a dimensão das mesmas, sendo estas de dimensão reduzida, com maior facilidade se conseguem arrumar em pequenos espaços no carro. O que tenho projetado inicial prevê a utilização de 3000 dessas células. Se montarmos um retângulo com as mesmas dispostas em linha podemos colocar 60 delas em comprimento e 50 em largura e ficamos com um retângulo com comprimento de 110 X 92 cm de largura.
Sem título.JPG
Sem título.JPG (36.12 KiB) Visto 4019 vezes
Se as colocar como se pode ver de seguida ainda ocupam menos espaço.
Sem título1.JPG
Sem título1.JPG (31.46 KiB) Visto 4019 vezes
-Se os motores que usar forem de 144 volts, com as 3000 células consigo formar 40 grupos de 75 células cada um dos grupos. Se cada uma das células for de 2ah, cada grupo terá 150ah. Para eu ter uma célula de 150ah, retangular (daquelas que são conhecidas nas restantes conversões), tem de ser uma célula de grandes dimensões mesmo, e uma célula dessas eu não consigo arrumar tão fácil no carro.

-Nas minhas pesquisas poderei ter encontrado quem as forneça a 1,52USD, bem, isto já foi à uns meses, atualmente será certamente mais caro mas não deve fugir muito a regra. “RYDBTTT Li-ion 18650 3.6V 2200mAh(min 2150mAh) USD1.52 per piece FOB Shenzhen”. Ou seja, 75 células ficam em 114USD, estou convencido que não deve ser muito fácil encontrar células de 3,3 volts e com 150ah a este preço.

-Mais tarde se por algum motivo pretender fazer um UpGrade e reforçar a autonomia do VE, com as células 18650 torna-se mais fácil do que com outras de dimensões diferentes.

-Outra das razões é o facto de serem células deste género que são usadas no Tesla (uma das minhas fontes de inspiração), e actualmente é um dos VE’s com mais autonomia, com uma autonomia média de 480km para a bateria de 85KWh, a mais potente que fornecem no carro.

-Outra das razões é o facto de ter sido com células deste tipo que foi batido o recorde de distância, percorrido pelo clube de veículos eléctricos do Japão, um total de 1002 km.
http://tecnoblog.net/30181/carro-eletri ... de-laptop/" onclick="window.open(this.href);return false;
(parece-me que atualmente já existe outro record)

-Entendo também ser este o tipo de células que me permite tirar melhor proveito dos painéis solares que mais tarde queria colocar no teto do carro e no capô. (doideira, eu sei…)

-Relacionado com o ponto anterior, este tipo de células poderá também permitir carregamentos mais rápidos, digo eu, já que quando ligadas à corrente eléctrica esta ficará mais repartida…(???)

Este é também o tipo de células que está a ser testado por estas marcas:
http://forococheselectricos.com/2010/12 ... n-las.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Estou convencido que dará trabalho armar a bateria com estas células, mas estou igualmente convencido que o resultado final será compensador.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Boas...
Sobre esta parte do projeto (baterias)penso estar definido e decidido como irá ser. O post anterior explicava muito do meu conceito, do que tenho projetado e das minhas ideias. Aguardei alguma "contestação" ao que escrevi que me fizesse demover do que tenho projetado. Como tal não aconteceu,... há que seguir em frente!
Seixo algumas fotos para quem desconheça,... e não só!...
1.jpg
1.jpg (76.61 KiB) Visto 3955 vezes
Este tipo de suporte existe em diversos tamanhos
Este tipo de suporte existe em diversos tamanhos
2.jpg (22.73 KiB) Visto 3955 vezes
3.jpg
3.jpg (275.6 KiB) Visto 3955 vezes

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Como não foi possível colocar no post anterior tive de escrever outro para poder mostrar um suporte inteiro e de dimensões maiores.
4.jpg
4.jpg (54.04 KiB) Visto 3953 vezes

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito interessante...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

interessante :-)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

estou a gostar de ver :) podes partilhar o fornecedor a esse preço?
tens de ver a capacidade real, não faltam para ai células dessas a anunciar 10x ou mais a sua real capacidade.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

g_card Escreveu:estou a gostar de ver :) podes partilhar o fornecedor a esse preço?
tens de ver a capacidade real, não faltam para ai células dessas a anunciar 10x ou mais a sua real capacidade.
http://ryde.en.alibaba.com/product/1270 ... &edm_ver=e" onclick="window.open(this.href);return false;

... das outras habitualmente usadas existe mais garantia sobre a capacidade anunciada?... porque?... quais as razões?
A unica coisa que estou em condições de poder afirmar é que tanto umas como outras atualmente veem todas do mesmo canto do mundo, da china :?

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

vê este video
https://www.youtube.com/watch?v=eOshOXcSkDA" onclick="window.open(this.href);return false;

vem tudo da china hoje em dia, mas tens o bom e o mau, com o seu devido preço.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”