Gerador de energia Ajuda

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Hélder Gomes
Membro
Membro
Registado: segunda mar 31, 2014 6:44 pm

Gerador de energia Ajuda

Mensagem por Hélder Gomes »

Boas.

Sou leigo na matéria mas vou tentar explicar.

Um gerador de energia eletrica é composto por por o proprio gerador (não sei se lhe chamam dinamo também) e por um motor que o faz rodar, certo? Corrija-me se estiver enganado.

Será que existem geradores de diferentes tipos ?

É que moro perto de umas eolicas e reparei ontem que elas fazem cerca de 14,5 rotações por minuto (RPM) e nos geradores portáteis, seja desses de 3000w ou até mesmo os trifasicos para as obras, o nível de RPM terá que ser muito maior, talvez 4000 RPM, não sei bem.

A minha grande questão é:

Será mais importante obter força ou RPM?

Se conseguir obter força de 3 toneladas num motor posso conseguir meter um gerador a trabalhar?
Se sim, qual o gerador (potencia em w)?

Obrigado.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Gerador de energia Ajuda

Mensagem por RJSC »

A potência mecânica disponível é a força (binário) multiplicada pela velocidade. A mesma potência pode ser obtida com muita velocidade e pouca força ou muita força e pouca velocidade.
Os aerogeradores grandes têm engrenagens que multiplicam a velocidade (e reduzem a força na mesma proporção) para o gerador.
As caixas de velocidades nos carros de combustão fazem o mesmo: com a mesma potência de motor permitem andar lentamente e com muita força ou rapidamente e com pouca força.
Há geradores feitos para rodar lentamente mas ficam muito mais caros porque têm que levar mais polos (bobinas separadas).

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Humm! isto cheira-me a projecto manhoso... para conseguires uma força de 3 toneladas já vais ter que gastar muita energia, e nunca produzir a mesma.

Rjsc, a maioria das eolicas já não levam caixas redutoras, são de acoplamento directo, havia uma marca que utilizava, não me lembro agora o nome, mas abandonou pelos problemas que dava.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

pnunes Escreveu:Humm! isto cheira-me a projecto manhoso... para conseguires uma força de 3 toneladas já vais ter que gastar muita energia, e nunca produzir a mesma.

Rjsc, a maioria das eolicas já não levam caixas redutoras, são de acoplamento directo, havia uma marca que utilizava, não me lembro agora o nome, mas abandonou pelos problemas que dava.
Seria a marca "VESTAS" ? Se não estou em erro todas as da Madeira são dessa marca
Live long and prosper!

Autor do tópico
Hélder Gomes
Membro
Membro

Boas.

Estive a pesquisar e vi que existem dois tipos de geradores de energia, dinamos ou alternadores mas pelo que pesquisei um alternador precisa de muitas RPM para produzir energia electrica e os dinamos precisam de poucas RPM mas muita força. É isso?

Se for isso preciso de saber quantas RPM e força necessita um dinamo para produzir energia suficiente para uma habitação.

Tentem-me explicar se conseguirem por exemplo da seguinte forma:

-Para o dinamo produzir 10kVA/44Ah (mais que o normal de uma habitação) tem que rodar 14,5 RPM e precisa de 10toneladas se tivermos uma desmultiplicação de 1000/10.

Se alguem conseguir ajudar agradecia.

Obrigado

Autor do tópico
Hélder Gomes
Membro
Membro

Será assim?

Se tiver uma polia de 5 cm de diâmetro no gerador, terei que ter uma de 250 cm (2,5m) a uma velocidade de 1 volta por segundo para obter 3000 RPM no gerador, certo?

Autor do tópico
Hélder Gomes
Membro
Membro

Desculpem a minha ignorância mas tenho de perguntar:

Um gerador que produz 18Kw a 3000RPM não consegue "sustentar" um motor elétrico de 0,70Kw (700w) a 2900RPM?

Se sim, ainda sobram 18-0,7=17,3Kw

Certo?

Porque será que não dá auto-sustento?

Eu sei que parece simples mas não consigo perceber... ignorância???......

pauloauler
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo abr 13, 2014 9:57 pm

Mensagem por pauloauler »

também tenho a mesma duvida...
se eu tiver um gerador q produz mais q o meu motor elétrico consigo sustentar o mesmo com a energia gerada pelo próprio sistema ?

ex: motor elétrico consome 1500w ou 6 amperes
o gerador gera 4000w ou 35 amperes
valores aproximados

desculpe se a pergunta for muito estupida mais sou novo na área e estou tentando aprender um pouco não como profissional mais como um amador afim de produzir sua própria energia em casa

obrigado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Primeiro que tudo, esqueçam o gerar, isso não existe, nada se gera ou se cria, tudo se transforma.

O vosso motor e gerador são apenas conversores de energia eléctrica <-> mecânica/centrifuga com algumas perdas, logo não sobra nada.

Leiam um pouco mais sobre o assunto neste fórum, ta tudo bem explicado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Hélder Gomes
Membro
Membro

Tenho pesquisado e é verdade que a energia não é possível ser criada nem destruída.
Apenas se pode usar uma energia para aplicar noutra (por ex. energia eólica para energia mecânica que por sua vez se transforma em energia electrica, etc) mas sempre com perdas de energia e nunca destruída, pois as perdas são energia.

Penso eu, que a única possibilidade que se pode fazer com energia é acumular energia.

No caso das pilhas, baterias, etc.

Isso leva-me ao exemplo dos automóveis que têm uma bateria acumuladora de energia.
Corrijam-me se tiver enganado.

Ora, ao ter o alternador que transforma energia mecânica em elétrica, esta é enviada para a bateria que por sua vez envia a energia para todos os componentes elétricos (luzes, radio, motores, tudo o que se pode imaginar dentro de um automóvel e também para transformar essa energia elétrica em mecânica no caso das velas etc.) ao mesmo tempo que acumula energia.

O funcionamento em conjunto do alternador com bateria é suficiente para as perdas de energia, certo?

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

É suficiente porque foi projectado para o ser!

O principio básico da coisa é muito simples:
se transformares o porco em salsichas, mesmo que te esforces muito nunca poderás voltar a ter o porco novamente inteiro!! é a lei da fisica!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Hélder Gomes
Membro
Membro

Mas podes criar novamente um leitão até ser porco só com salsichas.
:)

Autor do tópico
Hélder Gomes
Membro
Membro

Bem...
O que eu gostava de fazer não é um gerador de energia perpetua.

Simplesmente gostava de economizar na conta da eletricidade fazendo um sistema que trabalhasse todos os dias umas 8 horas.

Gostava de saber se era possível um sistema de 12V rodar um gerador de 12Kw (por exemplo) e no mesmo veio rodar também o alternador de um automóvel que produzia energia para uma bateria que por sua vez iria abastecer o motor de 12V.

A minha ideia era o motor de 12V fazer rodar um cadernal pois existem cadernais mecânicos que não é preciso muita força para levantar algumas toneladas embora se tenha que rodar muitas voltas onde se aplica a força para obter algum trabalho à saída, poucas voltas.

Se tiver uma polia de 2,5 metros de diâmetro a rodar 60 voltas por minuto (1 volta por segundo) e no gerador e alternador tiver uma polia de 5cm de diâmetro consigo obter as 3000RPM desejadas.

A polia de 2,5m seria tocada pela saída do cadernal onde consigo obter bastante força, penso eu, a necessária para fazer rodar a polia + gerador + alternador.

Para colocar todo o sistema em funcionamento poderia colocar um motor de arranque igualmente de 12V de um automóvel.

Na imagem mostro uma ideia daquilo que queria (sem o motor de arranque e sem o cadernal).
Anexos
Gerador.jpg
Gerador.jpg (45.66 KiB) Visto 3833 vezes

Responder

Voltar para “Autoconsumo”