Como ligar dois carregadores em paralelo?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Como ligar dois carregadores em paralelo?

Mensagem por Roger a Jazz »

Muito obrigado por todos os esclarecimentos. Mesmo assim ainda tenho dúvidas :)

O caso do rocker foi bastante elucidativo. Mas quando colocas os três carregadores a carregar em simultâneo, os dois que não passam pela bms, estão ligados às baterias separados um do outro, ou estão ligados os dois às baterias apenas com uma entrada? Esta é que é a minha dúvida. E isto é que me dava jeito, ligar os dois à entrada normal. As minha baterias não têm bms.

As minhas baterias no total formam um conjunto de 60ah, logo, carregar com os dois carregadores em simultâneo, ainda seria considerado carga lenta, certo? (sabendo que um é de 5A e o outro de 4A)

Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver

Rochker, estou ainda aqui a pensar, isso é que é carregar brutalmente :) 2400W é obra!!! Quanto tempo demoras a carregar a mota em 80% da bateria, estando ela praticamente descarregada?

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Isso é exactamente a mesma coisa! Desde que o cabo esteja dimensionado para essas correntes em conjunto, está tudo bem!

Tens que dizer que não tens baterias do mesmo tipo, para quem não sabe poder ajudar. Com uma pinça amperimétrica poderias saber facilmente quanto é que estava a entrar para cada tipo de baterias e nos seus diferentes estágios de carga. Só assim poderias saber se o índice de carga não estava a ser ultrapassado. Sem este tipo de informação também ninguém te poderá ajudar conscientemente!

Tenta perceber esses parâmetros e faz tu mesmo o teu juízo também.
Tudo por um mundo mais limpo!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Jorge Rocha Escreveu:Isso é exactamente a mesma coisa! Desde que o cabo esteja dimensionado para essas correntes em conjunto, está tudo bem!
.
Lá voltamos ao mesmo.....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver

Jorge essas pinças para mim é tudo chinês :) Não sei o que é nem como aplicar! E os estágios também não sei o que são! :/ :)

Bem, mas vou tentar encontrar uma cena daquelas que liga fios quando são cortados mas com três entradas em vez de uma apenas e ligar tudo junto! Se não resultar, o máximo que pode acontecer é não funcionar, certo? Curto-circuito não dá pois não?

rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am

Mensagem por rmiguel »

Podes usar uns ligadores wago de 3, juntas os 2 positivos e uma saida para a ficha, depois os 2 negativos e a respectiva saida para a ficha que liga á mota.
Só tens de ter atenção á polaridade quando conectas á mota e de NÂO juntar nenhum positivo com um negativo.
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Uma pinça amperimétrica, é tipo um multimetro!
Só que não é necessário colocares a ligação em série (carregador/bateria) para medires a corrente, só tens que colocar a pinça num dos cabos.

Só aí, vais saber a corrente de cada um dos carregadores, depois é só multiplicar por dois.

(As duas últimas perguntas (na minha opinião) já foram respondidas em comentários anteriores)
Anexos
Pinça.JPG
Pinça.JPG (58.67 KiB) Visto 3333 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Multiplicar por dois? Não percebi
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

rmiguel Escreveu:Multiplicar por dois? Não percebi
Obrigado Ricardo! foi um lapso meu!!! é o que faz a pressa..
O correto é! somar as correntes dos dois carregadores, já que ele tenciona colocar os dois a carregar em simultâneo.
Imagem

rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Ah :) pensei que fosse um método diferente para medir, mas como não compreendi perguntei ;)
Cumprimentos
Ricardo Miguel

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Roger a Jazz Escreveu:Rochker, estou ainda aqui a pensar, isso é que é carregar brutalmente :) 2400W é obra!!! Quanto tempo demoras a carregar a mota em 80% da bateria, estando ela praticamente descarregada?
Olá, não sou Rochker.
Se ligar os 3 tenho um carregamento de 900+900+600=2400w (10A+10A+6A=26A?), quer dizer que meto dentro da mota 2.4kwh a cada hora. A mota tem de capacidade 4.6kwh
Academicamente daria 4.6kwh/2.4kw=1.9h ou seja 1h54m
Mas se estiver mesmo totalmente descarregada tenho de meter muito mais que 4.6, talvez tenha de meter 5.6, pois os carregadores perdem energia em calor e ventoinhas. Também as baterias aquecem e libertam calor. Uma carga rápida apresenta muita energia desperdiçada.
Só 2 vezes descarreguei as baterias mais do que o normal (mas não o suficiente para o bms ativar o corte) por isso não sei bem que energia deve ser preciso para carregar totalmente a mota, pois até depende da temperatura ambiente. Com as baterias frias (inverno) tem pouca capacidade, com as baterias quentes (verão) tem muita capacidade...
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Então esses carregadores já estão ligados ? :-)
Live long and prosper!

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

A energia desperdiçada nos carregadores será a mesma quer faças uma carga rápida com vários carregadores ou uma carga lenta apenas com um deles assumindo que todos têm rendimentos semelhantes. Os carregadores durante a "bulk charge" não debitam mais corrente do que o nominal configurado. Curiosamente até aquecem mais na parte final da "bulk charge" devido á elevação da tensão do pack (o duty cycle do switching aumenta para compensar o aumento da tensão).

A baterias LiFePO4 diminuem a resistência interna com o aumento de temperatura. A cargas de 0,5C não serão de esperar grandes diminuições de rendimento. O aquecimento interno da bateria na carga ou na descarga compensa um pouco do efeito do tempo frio.

As perdas (e aquecimento) na instalação eléctrica e conectores merece toda a atenção (risco de incendio).

A diminuição da capacidade das baterias LiFePO4 prende-se com o aumento da resistência interna. O aumento da queda de tensão provocada pelo aumento da resistência interna para a mesma corrente provoca o trigger precoce da condição de "undervoltage".

As baterias LiFePO4 novas não perdem mais de 12% de capacidade dos 25ºC para os 0ºC. Se ocorreram maus tratos durante o envelhecimento (Ex: overvoltage na carga, undervoltage na descarga devido á ausencia de BMS) aí poderá existir um envelhecimento precoce.
Última edição por MVS em segunda nov 11, 2013 5:24 pm, editado 1 vez no total.
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Tem andado ausente " interflexo" ?
Live long and prosper!

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Do forum sim...
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

interflexo Escreveu:Do forum sim...
Pois deveria participar sempre que puder e partilhar as suas ideias para que aprendamos todos :-)
Live long and prosper!

Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver

Ainda não os liguei por falta de tempo. Mas já compreendi tudo e logo que possa é o que vou fazer! :)

Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver

Falou-se aqui em aquecimento das baterias. Quando aperto mais pela mota, no final das viagens noto-as mais mornas. Mornas é considerado quente, logo devo preocupar-me?

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Roger a Jazz Escreveu:Falou-se aqui em aquecimento das baterias. Quando aperto mais pela mota, no final das viagens noto-as mais mornas. Mornas é considerado quente, logo devo preocupar-me?
O limite de utilização para a química LiFePO4 são cerca de 65 graus Celsius. O limite de algo em que conseguimos tocar sem retirar a mão são 50 graus Celsius.

A bateria aquece pelo efeito da potência dissipada pela corrente a passar no seu interior devido á sua resistência interna.

Potência dissipada = Resistência Interna X Corrente ^2

A resistência interna da bateria baixa com o aumento da temperatura, isto é bom.

A potência dissipada sob a forma de calor dentro da bateria quadruplica quando duplicas a corrente para a mesma resistência interna, isto é mau.

Evita passar os 45 graus Celsius, isto é mais limitativo no Verão do que agora no Inverno (o aumento de temperatura ocorre em relação á temperatura ambiente). Podes medir com a sonda de temperatura que vem com o multímetro para teres uma ideia mais correcta (mede nos blocos dos terminais e não no plástico (mau condutor de calor) do invólucro da bateria).
Imagem

Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver

Eu encosto apenas a mão e estão apenas mornas,não me parece que ultrapasse os 45 graus.

Mas como se faz isso com o multímetro? No meu, só saem dois fios para os pólos!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”