Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha
-
mcarneiro
- Membro Silver

- Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha
Acho que o colega Ilídio Santos , twm uma situação semelhante do dia 4 deste mes, mas no caso dele não daá para ver bem porque os grafigos diarios estão bloqueados com password... 
Cumprimentos
Mario

http://lagossolar.wordpress.com
http://www.pv-log.com/en/photovoltaicpl ... joao-lagos
Mario

-
cupMH
- Membro Silver

- Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm
Ver se consigo estar atento, hoje sei que não havia nenhumas nuvens a essa hora! Mas não me parece nuvens pois é um corte certinho e quebrava mais a produção...JDuarte Escreveu:Pois... amanhã verifica se às 13:00 não tens nenhuma sombra... o período de duração é semelhante e as horas a que ocorre tem diferença de 2 minutos!cupMH Escreveu: Não tenho ideia do que será e é estranho no meu ser praticamente no mesmo período de tempo!
Cmps,
É estranho acontecer 2 vezes seguidas com diferença de 2 minutos!
-
mcarneiro
- Membro Silver

Para mim , não é nuvens nem sombra , porque quando é uma ou outra , aparece uma curva progressiva, não um corte quase em angulo recto.
Cumprimentos
Mario

Mario

-
JDuarte
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
No dia 4, foram mesmo nuvens!mcarneiro Escreveu:Acho que o colega Ilídio Santos , twm uma situação semelhante do dia 4 deste mes...
O engraçado disto tudo é que só nos preocupamos com estas coisas, porque o logger nos permite ver isto tudo graficamente!
Se não houvesse monitorização isto passava despercebido!
-
cupMH
- Membro Silver

- Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm
O engraçado disto tudo é que só nos preocupamos com estas coisas, porque o logger nos permite ver isto tudo graficamente!
Se não houvesse monitorização isto passava despercebido![/quote]
Ora ai está mais um PRO da monitorização...
Se não houvesse monitorização isto passava despercebido![/quote]
Ora ai está mais um PRO da monitorização...
-
MRider
- Membro Platinium

- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Fazem bem e fazer verificações periódicas é um investimento grande e tem de ser rentabilizado. 
Live long and prosper!
-
Marco P G Silva
- Membro Silver

- Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
E muitos dos por por aqui andam tem de te agradecer por isso.JDuarte Escreveu:No dia 4, foram mesmo nuvens!mcarneiro Escreveu:Acho que o colega Ilídio Santos , twm uma situação semelhante do dia 4 deste mes...
Mas é verdade que sem gráfico esta sempre tudo bem.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.
-
mcarneiro
- Membro Silver

Pois isso é verdade! o meu até me manda mails , a reportar a produção do dia , com o backup, e se houver alguma anomalia, não deixa escapar nada...JDuarte Escreveu:No dia 4, foram mesmo nuvens!mcarneiro Escreveu:Acho que o colega Ilídio Santos , twm uma situação semelhante do dia 4 deste mes...
Cumprimentos
Mario

Mario

-
JDuarte

Boas,
Hoje o ratinho foi mais modesto! Foi ao queijo mais vezes, mas demorou menos tempo cada vez que lá foi!
Hoje o ratinho foi mais modesto! Foi ao queijo mais vezes, mas demorou menos tempo cada vez que lá foi!
-
JDuarte

Boas,
De hoje em diante estou de relações cortadas com o S. Pedro!
Consegui arranjar uma constipação em Maio, tive de voltar ao roupeiro para tirar os casacos grossos, ainda por cima a mp não produz, pois o sol anda escondido! (eu normalmente comparo a minha produção com a do SEstevão, ele hoje fez 33,4kWh - melhor dia do mês, eu produzi 11,9kWh - pior dia do mês)
Se alguém conhecer um substituto à altura, apite! (... embora acredite que muita gente se queira ver livre do Gaspar e do Passos, digo de ante-mão que esses também não servem!)
De hoje em diante estou de relações cortadas com o S. Pedro!
Consegui arranjar uma constipação em Maio, tive de voltar ao roupeiro para tirar os casacos grossos, ainda por cima a mp não produz, pois o sol anda escondido! (eu normalmente comparo a minha produção com a do SEstevão, ele hoje fez 33,4kWh - melhor dia do mês, eu produzi 11,9kWh - pior dia do mês)
Se alguém conhecer um substituto à altura, apite! (... embora acredite que muita gente se queira ver livre do Gaspar e do Passos, digo de ante-mão que esses também não servem!)
-
lopes
- Membro Gold

- Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Também tens que ter em conta que já tens isso rentabilizado... deixa la o sol ir para outros
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
-
JDuarte

Boas,lopes Escreveu:![]()
![]()
Também tens que ter em conta que já tens isso rentabilizado... deixa la o sol ir para outros
Mesmo com o S.Pedro a enviar o sol para os outros (hoje é um desses dias), fica uma nova marca na "Kilometragem"... Lá foram atingidos os 20 MWh.
-
Celestino
- Membro Silver

- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Olá JDuarte!
O "ratito" continua a ir ao queijo...
Já descobriu como é que ele lá chega para lhe montar a "armadilha" e o mandar às malvas de vez, ou este é daqueles que dá luta?
O "ratito" continua a ir ao queijo...
Já descobriu como é que ele lá chega para lhe montar a "armadilha" e o mandar às malvas de vez, ou este é daqueles que dá luta?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Boas Celestino,
Depois de alguns dias na expectativa de que os problemas se resolvam "por si", decidi por mãos à obra e tentar averiguar a origem das estranhas subidas de tensão DC que levam a perdas de potência AC na casa dos 30 a 35%.
Hoje fiz uma permuta de inversor, na minha instalação esteve o xantrex de um colega microprodutor, e o meu foi estagiar em casa dele. Deu para concluir que a situação se mantêm, ao logo do dia de forma aleatória deu para ver que a situação se mantêm, logo a hipótese de a falha ser causada pelo inversor fica de lado.
Agora vou passar para a parte mais dura, passar a isolar uma string de cada vez a cada dia(também só são 17!), com um bocadinho de sorte não tenho de esperar até ao final do mês para descobrir!
Até lá o rato continua a engordar! 
Mas nem tudo se perde, deu para verificar a grande discrepância na calibragem entre equipamentos do mesmo fabricante. Enquanto o meu inversor arranca com uns falsos 99% de rendimento e vai estabilizar nos 95%, o inversor do colega arranca nos 80 e vai estabilizar nos 95%. Assim já faz sentido a diferença aproximada de 1kWh/mês entre o inversor e contador!
Depois de alguns dias na expectativa de que os problemas se resolvam "por si", decidi por mãos à obra e tentar averiguar a origem das estranhas subidas de tensão DC que levam a perdas de potência AC na casa dos 30 a 35%.
Hoje fiz uma permuta de inversor, na minha instalação esteve o xantrex de um colega microprodutor, e o meu foi estagiar em casa dele. Deu para concluir que a situação se mantêm, ao logo do dia de forma aleatória deu para ver que a situação se mantêm, logo a hipótese de a falha ser causada pelo inversor fica de lado.
Agora vou passar para a parte mais dura, passar a isolar uma string de cada vez a cada dia(também só são 17!), com um bocadinho de sorte não tenho de esperar até ao final do mês para descobrir!
Mas nem tudo se perde, deu para verificar a grande discrepância na calibragem entre equipamentos do mesmo fabricante. Enquanto o meu inversor arranca com uns falsos 99% de rendimento e vai estabilizar nos 95%, o inversor do colega arranca nos 80 e vai estabilizar nos 95%. Assim já faz sentido a diferença aproximada de 1kWh/mês entre o inversor e contador!
-
Celestino
- Membro Silver

Apesar de ter que ir agora para a parte mais "dura", ainda bem que não é do inversor. Ao menos isso.
Quanto à questão da calibragem e do rendimento dos inversores veja esse aspecto nestes dois solarmax no dia de hoje: Isto terá a ver com a calibragem, é?
Eu, na minha ignorância, nunca tinha dado relevância a isso e pensava que tinha a ver com o facto de eles virem com parametrizações de fábrica diferentes derivadas de um ter sido pedido para uma micro de 3,68 e o outro para uma micro de 3,45.
Quanto à questão da calibragem e do rendimento dos inversores veja esse aspecto nestes dois solarmax no dia de hoje: Isto terá a ver com a calibragem, é?
Eu, na minha ignorância, nunca tinha dado relevância a isso e pensava que tinha a ver com o facto de eles virem com parametrizações de fábrica diferentes derivadas de um ter sido pedido para uma micro de 3,68 e o outro para uma micro de 3,45.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Boas,
Julgo que a situação é a mesma, o gráfico de baixo em termos de rendimento parece-me ter a curva correta! Se assim for a diferença de contagem (contador/inversor) deverá ser menor do que no sistema do gráfico de cima.
Na primeira hora da manhã o meu inversor diz que está a receber x watts DC e estão a sair x+y Watts AC, o natural era que saissem x-y, a não ser que o xantrex seja fêmea e esteja mesmo a "dar à luz".
A conversão DC/AC implica perdas, nunca ganhos!
Julgo que a situação é a mesma, o gráfico de baixo em termos de rendimento parece-me ter a curva correta! Se assim for a diferença de contagem (contador/inversor) deverá ser menor do que no sistema do gráfico de cima.
Na primeira hora da manhã o meu inversor diz que está a receber x watts DC e estão a sair x+y Watts AC, o natural era que saissem x-y, a não ser que o xantrex seja fêmea e esteja mesmo a "dar à luz".
-
Celestino
- Membro Silver

Faz todo o sentido JDuarte. Eu é que não tinha pensado nisso sequer... Mas é óbvio que rendimento igual ou superior a 100% é impossível. É com certeza um problema de calibragem...JDuarte Escreveu:Boas,
Mas é curioso que as perdas entre o inversor e o contador não dizem isso.
O primeiro tem até hoje 0,66% de perda enquanto o segundo tem 1,27%. No entanto atribuo isso talvez ao facto do segundo ter mais uns bons metros de cabo entre o inversor e o contador.
Desculpe o off-topic mas já fiquei sensibilizado para mais esta...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Boas,
A última semana em nada se parece com uma semana de Junho... mas a troika até o sol nos conseguiu tirar! A média dos últimos 7 dias não foi além dos 15,68 kWh/dia, a média dos últimos 2 dias fica-se pelos 8.91 kWh/dia.
Claro que o "espírito TUGA" não nos deixar ficar tristes:
"Tivemos uma semana sem sol, mas podia ser pior...", que o digam as pessoas que habitam no centro da europa, muitas delas têm as suas habitações inundadas e em risco de ruir, nesse mesmo período!
Cmps,
A última semana em nada se parece com uma semana de Junho... mas a troika até o sol nos conseguiu tirar! A média dos últimos 7 dias não foi além dos 15,68 kWh/dia, a média dos últimos 2 dias fica-se pelos 8.91 kWh/dia.
Claro que o "espírito TUGA" não nos deixar ficar tristes:
"Tivemos uma semana sem sol, mas podia ser pior...", que o digam as pessoas que habitam no centro da europa, muitas delas têm as suas habitações inundadas e em risco de ruir, nesse mesmo período!
Cmps,
-
JDuarte

Boas,
Finalmente uma semana dita de Verão, sem nevoeiros e temperaturas muito agradáveis (muito pouco habituais no litoral oeste, raramente se consegue ter mais de 30.ºC). Como resultado temos perdas de potência consideráveis mas o pessoal agradece a possibilidade de poder desfrutar da praia.
Mas mais chato que as perdas por temperatura é o mistério do ratinho que insiste em dar umas dentadinhas no queijo, hoje foi por volta das 16h, ontem foi às 09, às 10, às 14, às 18h... No gráfico da produção a dentadinha torna-se mais evidente! Espero que a manutenção a realizar por estes dias (no próximo dia 30/06, a minha criança completa o terceiro aniversário), traga novidades quanto ao mistério.
Votos de continuação de dias bem quentinhos!
Finalmente uma semana dita de Verão, sem nevoeiros e temperaturas muito agradáveis (muito pouco habituais no litoral oeste, raramente se consegue ter mais de 30.ºC). Como resultado temos perdas de potência consideráveis mas o pessoal agradece a possibilidade de poder desfrutar da praia.
Mas mais chato que as perdas por temperatura é o mistério do ratinho que insiste em dar umas dentadinhas no queijo, hoje foi por volta das 16h, ontem foi às 09, às 10, às 14, às 18h... No gráfico da produção a dentadinha torna-se mais evidente! Espero que a manutenção a realizar por estes dias (no próximo dia 30/06, a minha criança completa o terceiro aniversário), traga novidades quanto ao mistério.
Votos de continuação de dias bem quentinhos!
-
JDuarte

Em dia do 3. Aniversário fica o registo do mês (junho/2013)
Neste 3.º ano foram produzidos 7275 kWh, ou seja, mais 50 kWh do que no 2. ano.
Em termos médios ao terceiro ano temos 6958,3 kWh/Ano, o que contínua a ser superior ao consumo registado, garantindo assim um balanço energético positivo.
Votos de muito sol,
Em termos médios ao terceiro ano temos 6958,3 kWh/Ano, o que contínua a ser superior ao consumo registado, garantindo assim um balanço energético positivo.
Votos de muito sol,