Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por QVF »

Celestino Escreveu:
QVF Escreveu:Não, Celestino...
Efetivamente o Joaquim Melo instalou as rodas na estrutura mas a única coisa que ele fez até hoje foi rodar a estrutura para perto do sul. O sistema é fixo. Agora vos digo que se conseguir pôr em prática a ideia dele e duns amigos, vai ser um caso sério...
Ok. Até seria interessante...
Mas eu quase que aposto que no dia 19-04-2013 a estrutura rodou!
Peço desculpa ao JDuarte pelo "offtopic"
Olha que não. Pelo que sei ele tem a estrutura presa ao murete do terraço

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Hoje o S. Pedro foi mau para mim... normalmente entre a minha micro e a do SEstevão não existe mais de 1kWh/dia de diferença em condições meteorológicas semelhantes... mas hoje de semelhante não teve nada!
dia26-04-2013_Sestevao.png
dia26-04-2013JDuarte.png
Melhores dias virão!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:Boas,
Hoje o S. Pedro foi mau para mim... normalmente entre a minha micro e a do SEstevão não existe mais de 1kWh/dia de diferença em condições meteorológicas semelhantes... mas hoje de semelhante não teve nada!
Melhores dias virão!
Pois é... e o privilégio de ter todos os dias "espantalhos voadores" a escorraçar as nuvens, não conta!... :lol: :lol:

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Fica o retrato de mais um mês (bem melhor do que o S. Pedro nos habituou em 2013, graças a uma segunda quinzena solarenga, excepção feita ao 26 de abril - dia em que D. Sebastião visitou o Oeste envolto num manto de nevoeiro!).
mes2013-04.png
Em relação a 2012, no final de abril já tenho um défice de 425 kWh (deve ser imposto pela troika)!

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

JDuarte Escreveu:Em relação a 2012, no final de abril já tenho um défice de 425 kWh (deve ser imposto pela troika)!
Esses gajos também estão em todo o lado! :lol:

Deixa lá a coisa já está a melhorar, e os gráficos a ficar mais preenchidos ;)

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

Fica o retrato de mais um mês (bem melhor do que o S. Pedro nos habituou em 2013, graças a uma segunda quinzena solarenga, excepção feita ao 26 de abril - dia em que D. Sebastião visitou o Oeste envolto num manto de nevoeiro!).

Em relação a 2012, no final de abril já tenho um défice de 425 kWh (deve ser imposto pela troika)!

E não deixa de ser o melhor abril até agora...é o primeiro depois do aumento de potencia não é ?

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Estou a ver que hoje é dia de festa!
Muito bem...

Parabéns!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

mcarneiro Escreveu: E não deixa de ser o melhor abril até agora...é o primeiro depois do aumento de potencia não é ?
Viva Mário,
Não, a alteração de 4125W para 4675W ocorreu a 06/01/2012 (http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/? ... 1&ano=2012) a questão é que o Abril de 2013 foi mais solarengo que o de 2012.
Nestas coisas ao S. Pedro é que manda... de nada vale ter mais potência se ele não colaborar!
Cmps

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Viva Mário,
Não, a alteração de 4125W para 4675W ocorreu a 06/01/2012 (http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/? ... 1&ano=2012) a questão é que o Abril de 2013 foi mais solarengo que o de 2012.
Nestas coisas ao S. Pedro é que manda... de nada vale ter mais potência se ele não colaborar!
Cmps[/quote]

viva,

eu reparei nisso já depois de ter escrito o post, este abril foi bom , é pena é que os outros meses desde do inicio do ano, não tenham sido famosos, vamos ver se a partir de agora o S.pedro colabora!, espero que ele não tenha nenhum problema de bexiga...porque eu nem sequer tenho Horta ! :lol:

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Fica a mapa do retorno financeiro, após a fatura de 01/05/2013...
Financeiramente.png
As tags de identificação dos valores estão disponíveis em http://www.jgduarte.com/stats/financeiramente/

Cmps,

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Um negócio de sucesso ;)

Tudo muito organizado, foi feito no Excel ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Emanuel Couto Escreveu:Um negócio de sucesso ;)
Viva Emanuel,
Poderia ter sido, mas no caso os gráficos são feitos no servidor web em linguagem php recorrendo ao pChart!
O gráfico tem origem num ficheiro csv, que contém o valor da fatura mensal emitida pela EDP.
Cmps,

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

JDuarte Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Um negócio de sucesso ;)
Viva Emanuel,
Poderia ter sido, mas no caso os gráficos são feitos no servidor web em linguagem php recorrendo ao pChart!
O gráfico tem origem num ficheiro csv, que contém o valor da fatura mensal emitida pela EDP.
Cmps,
Boas!
Realmente pensava que fosse no Excel.
Sim o pChart, é muito fixe.

Conheces o Fusion Charts ? Só que é um pouco mais complicado.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Ainda o Jama diz que o sol quando nasce é para todos!
Dia_09Maio13.png
Dia_09Maio13.png (74.21 KiB) Visto 2819 vezes
Até podia ser... se não fossem as nuvens! :(

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Vamos lá lançar um desafio ao pessoal. No último mês tenho registado um fenómeno estranho na minha micro, "um rato anda o roer os meus gráficos".
dia11-05-2013.png
Como podem observar no gráfico de ontem, durante perto de duas horas (das 9:50 às 12:15), a tensão DC sobe 40 a 50V em relação ao normal o que leva a um trambolhão de perto de 1000W AC.
infodia11-05-2013.png
Tem vindo a acontecer de forma aleatória, quer na duração, quer na hora do dia em que ocorre.
Nos primeiros dias, como aconteceu no final do dia, julguei ser uma sombra, mas após validação visual posso confirmar que não existe qualquer sombra no final da tarde. (além disso não acontece só ao final da tarde, altura que efetivamente acontece com maior frequência).
Também levantei a hipótese de má ligação numa das strings, mas já foram validadas todas as ligações e já medi todos os painéis em aberto (tudo aparenta estar normal). Na semana que agora começa o instalador vai refazer todas as strings para dissipar essa dúvida. (Vamos mesmo alterar o número de painéis por string).
Quando o inversor está nesta situação de perda, não se verifica qualquer distúrbio da rede AC (tensão e frequência perfeitamente normal), o inversor não está sob o efeito de excesso de temperatura e está a operar dentro da janela MPPT.
Estou desconfiado que o xantrex está a "entregar a alma ao criador", creio que mais dia menos dia, o coração vai parar de vez e estas manifestações são apenas sinais do seu estado terminal.
Aceitam-se sugestões que levem a descobrir a origem do "problema"...

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Vamos lá lançar um desafio ao pessoal. No último mês tenho registado um fenómeno estranho na minha micro, "um rato anda o roer os meus gráficos".
dia11-05-2013.png
Como podem observar no gráfico de ontem, durante perto de duas horas (das 9:50 às 12:15), a tensão DC sobe 40 a 50V em relação ao normal o que leva a um trambolhão de perto de 1000W AC.
infodia11-05-2013.png
Tem vindo a acontecer de forma aleatória, quer na duração, quer na hora do dia em que ocorre.
Nos primeiros dias, como aconteceu no final do dia, julguei ser uma sombra, mas após validação visual posso confirmar que não existe qualquer sombra no final da tarde. (além disso não acontece só ao final da tarde, altura que efetivamente acontece com maior frequência).
Também levantei a hipótese de má ligação numa das strings, mas já foram validadas todas as ligações e já medi todos os painéis em aberto (tudo aparenta estar normal). Na semana que agora começa o instalador vai refazer todas as strings para dissipar essa dúvida. (Vamos mesmo alterar o número de painéis por string).
Quando o inversor está nesta situação de perda, não se verifica qualquer distúrbio da rede AC (tensão e frequência perfeitamente normal), o inversor não está sob o efeito de excesso de temperatura e está a operar dentro da janela MPPT.
Estou desconfiado que o xantrex está a "entregar a alma ao criador", creio que mais dia menos dia, o coração vai parar de vez e estas manifestações são apenas sinais do seu estado terminal.
Aceitam-se sugestões que levem a descobrir a origem do "problema"...
Boas,

Aqui à uns tempos vi um artigo , sobre a influencia dos raios ultravioleta nos paineis fotovoltaicos, e nesse artigo ( que eu não consegui encontrar agora), um investigador afirmava que os raios ultravioleta em excesso , causavam quedas subitas na produção dos paineis...será um desses casos ? dificil de confirmar , o colega Sergio Rdrigues tem uma falha semelhante hoje no grafico dele, embora mais pequena http://sergiorodrigues.jgduarte.com/diario/.

Isto quanto menor for a camada de ozono , segundo o dito Sr, mais lixados vamos estar, ate na produção de energia..

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

Assumindo que está tudo com funcionamento correcto, será que é a rede que não está em condições de absorver a potência? A potência baixa porque baixa a corrente, mas como a tensão DC aumenta bastante, não deve ser por más ligações (perante as mesmas condições ambientais, a tensão do painel baixa à medida que a corrente sobe e vice-versa). Isto é o meu comentário de leigo.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Njay Escreveu:Assumindo que está tudo com funcionamento correcto, será que é a rede que não está em condições de absorver a potência? .
Obrigado pelo comentário Njay. Não há qualquer problema com a rede AC, pois isto até tem acontecido nas horas de menor produção. (ontem quando começou por volta das 10horas, tinha 240V AC o que é perfeitamente normal, se fosse um problema de sobretensão, o inversor simplesmente desligava).
Cmps,

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

Eu também tive ratos no meu ontem e hoje!
http://sergiorodrigues.jgduarte.com/dia ... fyear=2013
http://sergiorodrigues.jgduarte.com/diario/

Não tenho ideia do que será e é estranho no meu ser praticamente no mesmo período de tempo!

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

cupMH Escreveu: Não tenho ideia do que será e é estranho no meu ser praticamente no mesmo período de tempo!
Pois... amanhã verifica se às 13:00 não tens nenhuma sombra... o período de duração é semelhante e as horas a que ocorre tem diferença de 2 minutos!
Cmps,

Responder

Voltar para “Projectos”