Ajuda - Fichas mennekes 7 pinos
-
XiRiPi
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta abr 22, 2010 1:02 am
Ajuda - Fichas mennekes 7 pinos
Viva!
Tenho uma dúvida: as fichas mennekes de 7 pins dos mobi-e dá para carregar as motos? Alguem tem esquema/site com o esquema de ligação?
Tenho uma dúvida: as fichas mennekes de 7 pins dos mobi-e dá para carregar as motos? Alguem tem esquema/site com o esquema de ligação?
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Re: Ajuda - Fichas mennekes 7 pinos
Até pode dar, tem que arranjar a respetiva ficha macho compativel e depois terá que ter o circuito que detete o veiculo para a situação de menor potencia (13A), mas o melhor é utilizar o modo 2, quase em todos o postos tem modo 2 e modo3XiRiPi Escreveu:Viva!
para implementar o circuito de deteção do veiculo pode consultar a norma internacional IEC 61851-1 de 2010
cumprimentos
- Anexos
-
- mennekes7p.jpg (39.59 KiB) Visto 5979 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Uma grande ajuda, temos mesmo de para o ano marcar um workshop com um "do it your self" este seria um projecto interessante não só este outras tomadas!
Obrigado Pnunes
Obrigado Pnunes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
De nada, sempre ás ordens!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Sim funciona e podes adquirir ou fazer tu.
Não é barato, mas os mais baratos que encontrei foi neste site: http://www.ecarconnectors.com/
Pedes para fazerem apenas um chicote com o mennekes macho numa ponta, preparado para 16Amp máx com cabo 3G2.5 e tu metes a ficha femea que quizeres (Cee ou schuko) na outra.
Vão te pedir aproximadamente £125 (+-155€) mas continua a ser o mais barato que encontrei e é de aproveitar que a libra não está muito cara
Não é barato, mas os mais baratos que encontrei foi neste site: http://www.ecarconnectors.com/
Pedes para fazerem apenas um chicote com o mennekes macho numa ponta, preparado para 16Amp máx com cabo 3G2.5 e tu metes a ficha femea que quizeres (Cee ou schuko) na outra.
Vão te pedir aproximadamente £125 (+-155€) mas continua a ser o mais barato que encontrei e é de aproveitar que a libra não está muito cara
sergiomms
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Não deixa de ser um bom incentivo ao mercado chinês. 
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
pafi
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Interessadoserges Escreveu:(...) para o ano marcar um workshop com um "do it your self" (...)
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
XiRiPi
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta abr 22, 2010 1:02 am
Obrigado pelos esclarecimentos. Estive a fazer uma pesquisa na net e realmente os preços são muito exagerados. Coincidência ou não, houve um user que levantou a mesma questão no visvoltage e o site mais barato com o conversos é aqui ->http://www.grossrollerteile.de/shop/ind ... ctrix.html
Não sei como é nas vossas zonas mas na minha a medida que vão vandalizando os mobi-e preferem trocar por este tipo de fichas.
Não sei como é nas vossas zonas mas na minha a medida que vão vandalizando os mobi-e preferem trocar por este tipo de fichas.
-
pafi
- Membro Platinium

Fui ver o tal site e aparece isto:
Parece ser bem simples, mas olhando para isto, só pode estar dentro da "pistola" o tal circuito para permitir a utilização destas tomadas de 7 pinos. Até parece que basta fazer como nas trifásicas - aproveitam-se apenas os fios terra, neutro e fase - e depois está pronto a usar. Será?
Por outro lado, se não houver esse "circuito" dentro da pistola, não se justificam os cento e tal euros
. Circuitozinho misterioso esse...
Por outro lado, se não houver esse "circuito" dentro da pistola, não se justificam os cento e tal euros
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Como eu comentei ontem com várias pessoas, toda a gente envolvida no fabrico de soluções de carregamento para VE's se está a aproveitar descaradamente para ter lucros fabulosos.
O circuito para enganar os EVSE são só 2 resistências e 1 díodo, que custam ao todo menos de 1€.
Esse esquema está para as J1172, mas é igual nas Mennekes, basta ligar também no pino de sinal de controlo.

O circuito para enganar os EVSE são só 2 resistências e 1 díodo, que custam ao todo menos de 1€.
Esse esquema está para as J1172, mas é igual nas Mennekes, basta ligar também no pino de sinal de controlo.

-
pafi
- Membro Platinium

Já podias ter dito!!! Deixa lá aparecerem pistolas Mennekes alternativas abaixo dos 10€ que a gente volta a ir à Doce Riviera para fazermos uma coisa...
Realmente, como isto é um mundo novo para a maior parte das pessoas (para aí 99%) toca a explorar. O pior é que algum pessoal do NE cabe dentro do restante 1%.
Realmente, como isto é um mundo novo para a maior parte das pessoas (para aí 99%) toca a explorar. O pior é que algum pessoal do NE cabe dentro do restante 1%.
-
RJSC
- Membro Platinium

Fichas específicas pra VE's (Mennekes ou J1772) abaixo dos 10€ por cá acho que podemos esperar sentados.
Há muito interesse instalado.
O melhor que já vi foi diretamente da china por 53USD + portes, mas não diz sequer quanto são os portes, pois isto é um site grossista e normalmente quem encomenda grandes quantidades manda uma transportadora recolher à fábrica.
Esta era das únicas empresas da lista que vendia à unidade, outras só ás 4 ou 100 de cada vez.
http://www.alibaba.com/product-gs/60078 ... or_AC.html
O pior é que o site nem para comprar dá, só dá o contacto da fábrica para negociação, e eles por uma unidade não devem estar para se chatear.
Em sites de venda ao consumidor anda tudo acima de 150€ só pela ficha, mesmo na China.
Há muito interesse instalado.
O melhor que já vi foi diretamente da china por 53USD + portes, mas não diz sequer quanto são os portes, pois isto é um site grossista e normalmente quem encomenda grandes quantidades manda uma transportadora recolher à fábrica.
Esta era das únicas empresas da lista que vendia à unidade, outras só ás 4 ou 100 de cada vez.
http://www.alibaba.com/product-gs/60078 ... or_AC.html
O pior é que o site nem para comprar dá, só dá o contacto da fábrica para negociação, e eles por uma unidade não devem estar para se chatear.
Em sites de venda ao consumidor anda tudo acima de 150€ só pela ficha, mesmo na China.
-
ICEM4N
- Membro Platinium

- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
+1pafi Escreveu:Interessadoserges Escreveu:(...) para o ano marcar um workshop com um "do it your self" (...).
ICEM4N - Ricardo
19.000 Km
Tapatalk mode on
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
RJSC
- Membro Platinium

Se for cá para o Norte/Centro posso participar como orador...
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Combinado...RJSC Escreveu:Se for cá para o Norte/Centro posso participar como orador...
Sent from my XT910 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Chegou a altura que se conseguir usar estas tomadas resolveria muitos problemas de carregamento.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
RJSC
- Membro Platinium

Cons€guir cons€gue-se!rocker_pt Escreveu:Chegou a altura que se conseguir usar estas tomadas resolveria muitos problemas de carregamento.
É só uma questão de dar 200€ pela ficha (+ 1€ de componentes eletrónicos)... Escandaloso, não?
É incrível, pois uma das razões para a União Europeia a ter escolhido para standard de carregamento é estar livre de patentes, ao contrário das Chademo (e talvez da J1772 como vêm no Leaf).
Mesmo livre de patentes há um cartel em que até o chineses levam 200€ por uma ficha posta cá.
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Hummm então será melhor arranjar os pernos macho/femea e mandar a uma empresa de moldagem, se não ficar fichas de plástico ficam de outro material qualquer desde que seja isolante e com boas caracteristicas de durabilidade.
Mandar fazer uma à experiência e de seguida depois de testada mandar fazer umas 50 unidades...
Mandar fazer uma à experiência e de seguida depois de testada mandar fazer umas 50 unidades...
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
RJSC
- Membro Platinium

Acho que não fazes ideia do balúrdio que as empresas cobram pelo molde...
Quanto a mim só se alguém do fórum tiver uma impressora 3D, só que o plástico das impressoras 3D caseiras penso que seja frágil.
Quanto a mim só se alguém do fórum tiver uma impressora 3D, só que o plástico das impressoras 3D caseiras penso que seja frágil.