SW - Predator 9000 ex 5000 - Ogadiv
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv
Motores de jante com mais potência são difíceis de arranjar, porque não têm arrefecimento nenhum.
Por exemplo, na kelly o mais potente que vendem é só de 6 kW: http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-389.html
E mesmo assim custa 600 dólares (e de portes nem sei quanto será).
A melhor solução seria colocar-lhe nos espaços interiores uns blocos de alumínio ocos para circular água com uma pequena bomba de 12V.
Por exemplo, na kelly o mais potente que vendem é só de 6 kW: http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-389.html
E mesmo assim custa 600 dólares (e de portes nem sei quanto será).
A melhor solução seria colocar-lhe nos espaços interiores uns blocos de alumínio ocos para circular água com uma pequena bomba de 12V.
-
- Membro Platinium
- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
O meu motor em esforço aquece muito menos quase nada
ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
- Membro Platinium
Mas foi a par com ele?ICEM4N Escreveu:O meu motor em esforço aquece muito menos quase nada
É que se calhar ele vai a andar mais que tu nas subidas, não sei.
Mas também desconfio daquele motor.

Vamos ter mesmo que organizar um teste a par para saber.
Na tua mota também não tens amperímetro para saber a corrente que gastas em esforço para comparar com a dele.
Porque o que aquece o motor é a corrente, não a tensão.
-
- Membro Platinium
Esta mota veio de Rio tinto ate Felgueiras. Cerca de 42km. A minha sempre a andar bem e ele atrás. A minha mal aqueceu e a dele queimava a Mao. Isto com temperaturas de 7 grausRJSC Escreveu:Mas foi a par com ele?ICEM4N Escreveu:O meu motor em esforço aquece muito menos quase nada
É que se calhar ele vai a andar mais que tu nas subidas, não sei.
Mas também desconfio daquele motor.![]()
Vamos ter mesmo que organizar um teste a par para saber.
Na tua mota também não tens amperímetro para saber a corrente que gastas em esforço para comparar com a dele.
Porque o que aquece o motor é a corrente, não a tensão.
ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
-
- Membro Platinium
ICEM4N Escreveu: Esta mota veio de Rio tinto ate Felgueiras. Cerca de 42km. A minha sempre a andar bem e ele atrás. A minha mal aqueceu e a dele queimava a Mao. Isto com temperaturas de 7 graus

Pronto, está feito o teste!

Parece que lhe saiu um motor mais fraco na rifa...
Será que houve um engano na fábrica e veio um motor com bobinagem de 4 kW?
Ou como vinha numa mota com baterias de chumbo, mandaram um motor mais fraco?
Ou então tiveste tu sorte com o motor como tiveste com as baterias, que te saíram melhores que a do resto da malta.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Há estes, mas não são para scooter: http://www.enertrac.net/product.phpRJSC Escreveu:Motores de jante com mais potência são difíceis de arranjar, porque não têm arrefecimento nenhum.(...)
(Está lá uma foto de uma mota conhecida destas andanças)
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Só consigo perceber que fizeram uma pausa aos 55 minutos (que deve ter sido para o carregamento), mas desligou alguma vez por aquecimento? Quantas vezes e a quais minutos do grafico?
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
Ogadiv, está na hora de alterar a tua foto. Se calhar é por isso que ela anda a aquecer tanto o motor
Está zangada contigo!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
-
- Membro Platinium
Acho que podes mudar a escala do Sportstracker e voltar a publicar outro gráfico.
E há um novo record - quase 1100m de altitude! E sem ter que ir mexer no motor devido à variação da pressão atmosférica (que diminui à medida que a altitude aumenta). Mais um pormenor a que os VE's estão imunes
Deve ter sido a primeira scooter a viajar por esses valores. Vamos lá ver se o visitante2 se aventura pelos 1800m do pico do Areeiro, ou então qual será a primeira scooter a subir a serra da Estrela...?
E há um novo record - quase 1100m de altitude! E sem ter que ir mexer no motor devido à variação da pressão atmosférica (que diminui à medida que a altitude aumenta). Mais um pormenor a que os VE's estão imunes

Deve ter sido a primeira scooter a viajar por esses valores. Vamos lá ver se o visitante2 se aventura pelos 1800m do pico do Areeiro, ou então qual será a primeira scooter a subir a serra da Estrela...?
-
- Membro Platinium
Muitos parabéns ao dois corajosos que se aventuraram a tal desafio e que o superaram facilmente!
Pafi, temos de marcar um encontro na Serra da Estrela para superar todos os records nacionais, em diferença de altitude!
Sejamos praticos... eu vinha a brincar, a cavalo daquele bicho infernal, acelerando e desacelerando, mas mantendo a mesma média de velocidade que o ICEM4N. É normal esperar um maior consumo e consequentemente maior aquecimento com este tipo de condução!
O mesmo motor, ainda sem a diminuição de potencia, por mais que 1 vez, fez 110km seguidos (com 1 carga) em 2 horas, e pouco mais de morno ficou!
Se bem me lembro, sempre que me vinha parar às mãos uma viatura nova e com alta potencia, as médias de consumo eram nos primeiros dias, quase o dobro dos de ao final de umas semanas de a conduzir! Pois quando já se tem as noções do comportamento do motor e se quer poupar combustivel, já sabemos como faze-lo!
Uma das coisas que limita muito o aquecimento das mesmas Predatores é a disponibilidade da corrente que as baterias lhe fornecem.
Quero eu dizer que, mesmo com o controlador regulado para o maximo de potencia, tendo umas baterias com 3kWh ou com 4,6KWh (40Ah e 60Ah respetivamente), sendo estas ThunderSky ou Winston, não conseguiremos ultrapassar muito e de forma continua, sua capacidade nominal.
Se o fizer-mos a tensão baixará tanto que o controlador corta por baixa tensão!
Já com 5,7KWh das HIFE Green Power a coisa muda ligeiramente de figura!
Por este mesmo motivo, já se verificou que não resulta em aumento de potencia, a alteração feita ao controlador, para mais percentagem de potencia, quer no motor, quer nas baterias! (Muitos já o tentaram ingloriamente!)
Resultará um aumento de potencia em baterias, principalmente se estas forem de grande disponibilidade energetica, como umas A123 ou Headway. Claro que mesmo que seja um aumento com as Winston ou equivalentes, notar-se-á melhorias na disponibilidade e em autonomia!
Pafi, temos de marcar um encontro na Serra da Estrela para superar todos os records nacionais, em diferença de altitude!
Desculpa, mas pode estar a haver alguma especulação!!!ICEM4N Escreveu:
Esta mota veio de Rio tinto ate Felgueiras. Cerca de 42km. A minha sempre a andar bem e ele atrás. A minha mal aqueceu e a dele queimava a Mao. Isto com temperaturas de 7 graus
Sejamos praticos... eu vinha a brincar, a cavalo daquele bicho infernal, acelerando e desacelerando, mas mantendo a mesma média de velocidade que o ICEM4N. É normal esperar um maior consumo e consequentemente maior aquecimento com este tipo de condução!
O mesmo motor, ainda sem a diminuição de potencia, por mais que 1 vez, fez 110km seguidos (com 1 carga) em 2 horas, e pouco mais de morno ficou!
Se bem me lembro, sempre que me vinha parar às mãos uma viatura nova e com alta potencia, as médias de consumo eram nos primeiros dias, quase o dobro dos de ao final de umas semanas de a conduzir! Pois quando já se tem as noções do comportamento do motor e se quer poupar combustivel, já sabemos como faze-lo!
Uma das coisas que limita muito o aquecimento das mesmas Predatores é a disponibilidade da corrente que as baterias lhe fornecem.
Quero eu dizer que, mesmo com o controlador regulado para o maximo de potencia, tendo umas baterias com 3kWh ou com 4,6KWh (40Ah e 60Ah respetivamente), sendo estas ThunderSky ou Winston, não conseguiremos ultrapassar muito e de forma continua, sua capacidade nominal.
Se o fizer-mos a tensão baixará tanto que o controlador corta por baixa tensão!
Já com 5,7KWh das HIFE Green Power a coisa muda ligeiramente de figura!
Por este mesmo motivo, já se verificou que não resulta em aumento de potencia, a alteração feita ao controlador, para mais percentagem de potencia, quer no motor, quer nas baterias! (Muitos já o tentaram ingloriamente!)
Resultará um aumento de potencia em baterias, principalmente se estas forem de grande disponibilidade energetica, como umas A123 ou Headway. Claro que mesmo que seja um aumento com as Winston ou equivalentes, notar-se-á melhorias na disponibilidade e em autonomia!
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Hum acho que não é com a potência da minha que me aventuro até ao pico do arreeiro lol
Live long and prosper!
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Ogadiv, quais os valores de consumo instantâneo que lês nas 3 seguintes situações: em forte aceleração aceleração, a subir a serra com 2 e com punho enrolado a velocidade máxima?
Qual a tensão do pack quando puxas mais de 100ah?
Chamo atenção para a pressão dos pneus. Com 2 pessoas deve ser acima dos 2,5
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm
Neste link, podem consultar o percurso mais detalhado:
http://www.sports-tracker.com/#/workout ... cp69aguhbp
Quanto às paragens por aquecimento foi sensivelmente ao:
km. 31
km. 35
km. 81
De referir que jeitão dá a mota parar por causa do aquecimento, senão ainda ardia
Quanto ao resto do comportamento da mota, muito bom, a última alteração da suspensão feita pelo Jorge, o espaço debaixo do banco que dá para levar o farnel e tudo, e o cabo de enrolar, é só desenrolar e carregar
Este mês já estão feitos 623 km.
http://www.sports-tracker.com/#/workout ... cp69aguhbp
Quanto às paragens por aquecimento foi sensivelmente ao:
km. 31
km. 35
km. 81
De referir que jeitão dá a mota parar por causa do aquecimento, senão ainda ardia

Quanto ao resto do comportamento da mota, muito bom, a última alteração da suspensão feita pelo Jorge, o espaço debaixo do banco que dá para levar o farnel e tudo, e o cabo de enrolar, é só desenrolar e carregar

Este mês já estão feitos 623 km.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm
Em forte aceleração, vai aos 100 e tal amparesmarcopns Escreveu:Ogadiv, quais os valores de consumo instantâneo que lês nas 3 seguintes situações: em forte aceleração aceleração, a subir a serra com 2 e com punho enrolado a velocidade máxima?
A subir a serra com 2, evitei passar os 60 ampares
Com o punho enrolado a subir a serra, nunca o fiz
-
- Membro Platinium
Anda que sábado, se tudo correr bem e o Jorge Lab estiver aberto ao publico, vais arder essa mota na autoestrada atras de mim...
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
-
- Membro Platinium
Aos kms que desligou (31,35,81), dá para verificar seus motivos de aquecimento, tanto pela média de velocidades nos 10km anteriores como pela diferença de altitude que percorreu, nesses mesmos kms anteriores.
O que poderá também estar a acontecer é que o térmistor ficou regulado para desligar muito cedo, evitando assim algum esquentamento!
ICEM4N, propõe antes o contrário, vens tu na do ogadiv e o ogadiv na tua atrás de ti. Desta forma mata-se dois coelhos de uma só vez!!!
O que poderá também estar a acontecer é que o térmistor ficou regulado para desligar muito cedo, evitando assim algum esquentamento!
ICEM4N, propõe antes o contrário, vens tu na do ogadiv e o ogadiv na tua atrás de ti. Desta forma mata-se dois coelhos de uma só vez!!!

-
- Membro Platinium
Invejoso... Querias era que lhe ardesse a mota!ICEM4N Escreveu:Anda que sábado, se tudo correr bem e o Jorge Lab estiver aberto ao publico, vais arder essa mota na autoestrada atras de mim...

-
- Membro Gold
Lembro-me que o Jorge sobreaqueceu o motor no primeiro grande teste, 40km em auto-estrada. Isso não é nada normal!ogadiv Escreveu: Em forte aceleração, vai aos 100 e tal ampares
A mota certamente esta com um consumo exagerado e desperdiça muita energia no aquecimento do motor!
Parece-me que o motor ou o controlador não estão bem... e eu aposto no controlador!
Se vêm ao JorgeLab no próximo sábado, eu também lá estou...

-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
marcopns Escreveu:Lembro-me que o Jorge sobreaqueceu o motor no primeiro grande teste, 40km em auto-estrada. Isso não é nada normal!ogadiv Escreveu: Em forte aceleração, vai aos 100 e tal ampares
A mota certamente esta com um consumo exagerado e desperdiça muita energia no aquecimento do motor!
Parece-me que o motor ou o controlador não estão bem... e eu aposto no controlador!
Se vêm ao JorgeLab no próximo sábado, eu também lá estou...
Eu aposto no motor, até neste teu post tá a explicação para isso, e no post onde ele fala desse teste também. Esse motor deve ter um cheiro a queimado já algo intenso, basta desapertar alguns parafusos para terem a certeza.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Gold
Penso que o motor já foi aberto para trocar os sensores hall que derreteram com o sobreaquecimento desse mesmo teste.jmal Escreveu: Eu aposto no motor, até neste teu post tá a explicação para isso, e no post onde ele fala desse teste também. Esse motor deve ter um cheiro a queimado já algo intenso, basta desapertar alguns parafusos para terem a certeza.