Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por alexpt »

Não querendo ser desmancha prazeres, mas existe uma grande probabilidade de o regime geral acabar em 31 de Dezembro.

Ao que se fala, para o ano passará a ser "net metering", ou seja, auto consumo, sendo o excedente injectado na rede mas sem direito a pagamento, ficando em saldo a favor do cliente (obviamente quem entrar no regime geral ainda este ano, fica com a legislação actual).

Quando falei na inclinação, não era ajustável. Era simplesmente alterares para os 40º +- .

Como tens potência a mais, e entras em corte algumas horas no verão, se tivesses mais inclinação tornavas a curva mais redonda no Verão, mantendo ou ganhando até produção.

Fazendo o exercício para dia 8 de Agosto por ex:, o SOL vai encontrar os teus 35º as 11h45 da manhã.

Com 40º , passava para as 11h15. Obviamente até as 13h30 vai afastar-se deste ângulo, mas compensa com a aproximação a Sul.

Ao fim ao cabo, a curva passava a ser mais redonda. Ganha-se no Verão e no Inverno. Obviamente isto só faz sentido quando temos oversizing de paineis a fazer varias horas de corte.

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Olá Alexpt,
Esses calculos já foram efectuados, mas as condicionantes continuam a existir:
- Desmanchar 85 paineis para aumentar o ângulo da estrutura exige muito esforço e algum investimento.
- Há desde o ínicio um erro grave, as filas estão demasiado próximas e a fila da frente faz sombra à fila de trás de Outrubro a Março, se elevar o ângulo ainda mais sombra fará. (Nesta altura do ano a sombra é de cerca de 1 hora de manhã + 1 hora à tarde).
Instalar uma unidade de microprodução é como construir uma casa, isto é, depois de concluída a primeira estamos aptos a fazer a segunda com muito menos erros.
Cmps,

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

[quote="alexpt"]Não querendo ser desmancha prazeres, mas existe uma grande probabilidade de o regime geral acabar em 31 de Dezembro.

Ao que se fala, para o ano passará a ser "net metering", ou seja, auto consumo, sendo o excedente injectado na rede mas sem direito a pagamento, ficando em saldo a favor do cliente (obviamente quem entrar no regime geral ainda este ano, fica com a legislação actual).

Boas,

Ora aqui está um observação que salvaguarda os DIREITOS adquiridos à data da entrada!... :mrgreen:

Algo me diz que tem de ser assim... :) noutras situações!

Cpts.

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

PaulOL Escreveu: Boas,
Ora aqui está um observação que salvaguarda os DIREITOS adquiridos à data da entrada!... :mrgreen:
Cpts.
Correto, o problema é que em 2010 se dizia que 2016 a tarifa a atribuir estaria nos 0,44€/kWh e muitos dos microprodutores têm nas suas propostas cálculos de retorno de investimento baseados nesse pressuposto.
Se em Dezembro passar-mos a ter o net metering, significa que o segundo período faturação será com tarifa de venda igual à tarifa de compra, ou seja, os meus cálculos pessimistas tornam-se realistas.
Mas se tal se vier a verificar, estamos perante o "fim prematuro" da microprodução!
Cmps,

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:
Cpts.
Correto, o problema é que em 2010 se dizia que 2016 a tarifa a atribuir estaria nos 0,44€/kWh e muitos dos microprodutores têm nas suas propostas cálculos de retorno de investimento baseados nesse pressuposto.
Se em Dezembro passar-mos a ter o net metering, significa que o segundo período faturação será com tarifa de venda igual à tarifa de compra, ou seja, os meus cálculos pessimistas tornam-se realistas.
Mas se tal se vier a verificar, estamos perante o "fim prematuro" da microprodução!
Cmps,
Boas,

A ver vamos... :twisted: mas se não for antes, lá para os finais de Janeiro de 2014 vamos ter a resposta, pela voz dos microprodutores que iniciaram a produção em 2008, ao abrigo do DL.373/2007...

Por essa lógica, se em 2016 não houver (bonificada, net metering, geral) nada, nada de nada... vamos produzir para quem? :twisted:

Cpts.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

PaulOL Escreveu:
JDuarte Escreveu:
Cpts.
Cmps,
Boas,

A ver vamos... :twisted: mas se não for antes, lá para os finais de Janeiro de 2014 vamos ter a resposta, pela voz dos microprodutores que iniciaram a produção em 2008, ao abrigo do DL.373/2007...

Por essa lógica, se em 2016 não houver (bonificada, net metering, geral) nada, nada de nada... vamos produzir para quem? :twisted:

Cpts.
Voltando ao assunto... :mrgreen:

Imaginando-se por cumulo uma situação acima, penso eu de que… :) no mínimo teremos direito à ultima cotação (preço) apicado no regime bonificado, porque ainda temos contrato de mais 10 anos neste regime, conforme está definido no DL.373/2007!
As sucessiva revogações do DL.373/2007, já prevê contrato diferente no qual não estamos enquadrados ou a beneficiar, a haver enquadramento para nós, neste momento estávamos não com 0+5 mas sim a beneficiar 8 anos com o preço garantido, a lei não pode servir só para um prato da balança!... por isso é que existem direitos adquiridos!

Dou dois exemplos, embora um pouco diferente desta situação:
- Em tempos, havia só uma carta de pesados, posteriormente foram subdividindo os pesados em diversas categorias, quem tirou a carta em mil novecentos e carqueja… ficou automaticamente averbado na carta todas as categorias posteriormente criados depois dessa data sem qualquer exame adicional.
- Em tempos, tirei uma carta de marinheiro para conduzir embarcações de recreio, posteriormente acabaram por criar alterações que diminuíram o comprimentos das embarcações assim como a potencia dos motores, autorizados no máximo a conduzir, por esta carta. Actualmente continuo com as mesmas limitações que são muito, mas mesmo muito superior ao que se pode actualmente tirar.

Concluindo, HÁ DIREITOS ADQUIRIDOS À DATA DE…que posteriormente as alterações efectuadas não podem prejudicar o cidadão, mas podem "beneficiar"! :mrgreen:

Cpts.

PS: Com a sacanagem que por aí anda, já nada parece garantido!! :twisted: :twisted:

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

PaulOL Escreveu: PS: Com a sacanagem que por aí anda, já nada parece garantido!! :twisted: :twisted:
Amigo Paulo,
Oxalá tenhas razão, seria óptimo que assim fosse!
Mas com a atual falta de sensibilidade dos nossos desgovernantes e tanta fome de tostões... vamos aguardar serenamente.
Como não gosto de sofrer por antecipação, esse será um problema para resolver depois.
Cmps,

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Ao fim de 861 dias de produção, consegui um novo record.... o mínimo de produção diária!
dia07-11-2012.png
O coitado do xantrex ía morrendo de frio.

QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm

Mensagem por QVF »

Boas JDuarte,
Parece que aqui no Minho tivemos um pouquinho mais de sorte, mas não tarda e vira tudo ao contrário.
Records desses temos às dezenas por ano !!! :lol:
Um abraço
QVF

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Ainda não bateste o meu 25 de Dezembro de 2010: 0.889 kWh com um pico de 298. :lol:

PS: Foi 0 kWh no contador e 0 € desse dia!
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

No dia 10/01/2012, o colega José Martins acerca do aumento de potência DC, escrevia o seguinte comentário no meu site:
“Vi nos seu gráficos um aumento de 550W capacidade instalada. Passaste de 4125 para 4675 (representa um aumento de 13,33%). Como já vi que no teu verão tem vários gráficos Cortados pelo Inversor aos 3800W, será que irás ter um bom ROI para esse investimento?...”
Respondi na altura:
"Eu estimei perdas por sobre dimensionamento em cerca de 250horas/ano... as estimativas apontam para um aumento de produção em cerca de 500Kwh/ano. ... O ROI para este aumento é pouco superior a 1 ano, o que me leva a assumir ser uma boa aposta. Agora certezas, só daqui a um ano..."

Hoje é o dia certo para confirmar a resposta. Como os custos associados ao aumento de potência foram de 308€, seria necessário produzir 553kWh adicionais para fazer face a esse aumento no investimento.
Se somar aos 553kWh os 6534kWh produzidos em 2011, teria de produzir 7087kWh em 2012 para que o ROI fosse inferior a um ano… acabaram por ser necessários 10 meses e 3 dias para atingir a marca.
Pode-se considerar uma aposta ganha (com a ajuda do S.Pedro, que nos deu um bom ano de produção).

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Hoje fica demonstrado o poder do S. Pedro.
dia15-11-2012.png
Até às 13 horas, produziram-se 11503Wh, daí em diante produziram-se 149Wh, ou seja, das 13 horas em diante produziu-se 1,29% do total diário.
Mas parece que não foi exclusivo da zona oeste.
Cmps,

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Realmente estranhei quando fui ver as tuas produções do dia ....
Podia ter esperado mais umas horitas :lol:
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Muda a MP, muda o software, mantém-se o (formato do) gráfico. ;-).
VoltMP@2012-11-15
VoltMP@2012-11-15
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas Amigos,
Está visto que 2012 vai ficar para a estatística como um ano de extremos... muitos meses a bater records positivos, mas parece-me que também vamos ter oportunidade de bater os negativos.
mes2012-12.png
Na última semana o S. Pedro tem dado noites de céu limpo... mas dias muito escuros... o que já levou a bater o valor mínimo diário por 3 vezes.
Mas ter esta metereologia não é mau para todos, o pessoal dos seguidores que já ultrapassou o limite anual, agradece ao S. Pedro o zelo pelo seu equipamento que está virado para o céu em lavagem constante! ;)
Votos de boas festas

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Mensagem por Marco P G Silva »

pois mas com tanta chuva ainda me desgastam os paineis. :lol:
por mim nao me importava com chuva de noite e algum sol de dia.......para ajudar o pessoal dos fixos. Até gostava de ver algum fixo a chegar a cota. Para o ano ha mais. :D
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Fica o sinóptico de 2012:
Stats2012.png
Stats2012.png (29.37 KiB) Visto 2406 vezes
Sendo hoje o último dia de 2012, resta desejar um 2013 com muito sol para minimizar o clima "cinzento" que se adivinha para o novo ano.

jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Mensagem por jose jose »

JDuarte Escreveu:Fica o sinóptico de 2012:
Stats2012.png
Sendo hoje o último dia de 2012, resta desejar um 2013 com muito sol para minimizar o clima "cinzento" que se adivinha para o novo ano.

Muito bom melhor que alguns seguidores

Cumps :

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Tal como disse no meu primeiro post deste tópico, o grande objetivo para a microprodução seria tornar o meu lar NZEB (Nearly Zero Energy Building) e até agora o objectivo está a ser cumprido... pois a produção tem superado o consumo e é verdade que nos meses de frio consumo imensa energia elétrica.
benerg2012.png
Que venham de lá muitos anos de sol.
Cmps,

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Interessante essa estatística, vou querer para mim :D
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200