SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por RJSC »

Quando estava a ver o cabo de 1.5mm2 com o teu medidor de energia e se ligaram 4 carregadores duma vez quando eu mandei desligar já ia em 18A e o disjuntor da pastelaria (de 16) não chegou a disparar.
O cabo de 1.5mm2 é que não ia aguentar.

Os disjuntores na tua régua é que devido às tolerâncias de fabrico podem não evitar que os do quadro caiam.
Os teus podem estar a disparar com 20 e tal e os do quadro com menos e caírem primeiro, ou até ao mesmo tempo.

Como essas tomadas CEE são protegidas com disjuntores de 16A a única maneira de assegurar que os do quadro não caem era ter disjuntores de 10A, que devem chegar para 2 carregadores.
Mas assim só ia dar para 3 motas com 2 carregadores cada uma.

E depois há também a estupidez de a EDP disponibilizar níveis de corrente de 15A e 30A quando os disjuntores que há no mercado são de 16A e 32A.
Pode acontecer um local ter 3x15A, que é muito comum em pequenas oficinas e espaços comerciais, e cai o da EDP de 15A primeiro. :evil:

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

RJSC Escreveu:
Este pormenor das curvas de disparo dos disjuntores é desconhecido até por muito eletricistas.
Dizes muito bem, mas eu diria melhor, "eletrocistas"!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Estive a ler no Elmoto este pequeno texto:

"(...)reported issues with the regen kick'in but setting the throttle mode to torque greatly reduced that issue.

Kelly also has some new firmware available for people to test (not loaded as standard) that give extra settings around the regen/throttle down options and reports on endless sphere from toolman2 state this has completely removed that issue for him on is 5kw push bike."

Google traduzindo (ai, ai... até dói...) fica "relatado problemas com o kick'in regen mas de definir o modo de aceleração de torque bastante reduzido questão que.
Kelly também tem algum novo firmware disponível para as pessoas a testar (não carregado como padrão), que dão mais definições em torno da regen / acelerador para baixo as opções e relatórios sobre esfera infinita de toolman2 estado este foi completamente removido essa questão para ele é em bicicleta impulso 5kw.
"

Acho que hoje vou ligar a mota à máquina para ver se o 'coice' da regenerativa atenua. Alguém tem o modo 'torque' selecionado?

E temos que descobrir o tal firmware...

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

As SW vinham todas no modo "torque"

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Grrrrr..... Então experimento os outros - speed ou balance.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Não experimentes speed que isso funciona como "cruise control".

Roda um bocadito o punho ela dá tudo o que tem até aos 20 km/h e depois mantém os 20 km/h.
O arranque ainda fica mais brusco.
Se for a 50km/h com pouco acelerador e começar a subir ela vai aumentar a potência para manter os 50 km/h sem ninguém mexer no acelerador.

Torque é binário (força) e portanto, o punho controla a força exercida independentemente da velocidade (até ao limite de velocidade da mota) que é a maneira que estamos habituados com os motores de combustão.

Talvez se safem é com o balanced, que mistura os 2 modos.

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Ok. Obrigado pelos esclarecimentos.

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Já experimentei o modo speed e não notei nada como o RJSC descreveu. Aliás já experimentei os 3 modos e nenhum me satisfez. Queria mais força no arranque, mas acho que o controlador não deixa o motor puxar muita corrente no arranque.

Não percebo porque acham a regenerativa brusca?! Para mim até é bem fraquinha. Apenas me serve para abrandar um pouco antes das curvas. Gostava de poder travar mais sem usar os travões ao estilo das Vectrix.

Têm andado a experimentar muita configuração dos controladores, mas já perceberam como isso funciona?
O max motor current é o valor em percentagem em relação ao máximo que o controlador dá. Por sua vez o max battery current, é a percentagem em relação ao valor definido na max motor current. Ou seja uma depende sempre da outra. A minha dúvida é em relação à corrente máxima do controlador que penso ser 350A de pico.
Neste momento baixei a max battery current e tenho os valores a 85% e 70% respectivamente. No verão costumo subir os valores pois as baterias aguentam bem as descargas maiores. Com esta configuração a mota perde força nas subidas, mas não baixa tanto a tensão. Mesmo assim quando circulo à noite, a tensão costuma cair até aos 68V.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Para arranque brusco muda o "throttle response" para fast.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Os controladores kelly não têm controle físico de corrente, eles determinam a corrente através de um calculo por queda de tensão, por esse motivo eles são mais suaves nos arranques e baixas velocidades em relação a outros que têm esse controle.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

"Speed" no me gusta!
Experimentei em apenas meia dúzia de km e parece que andava aos solavancos. Acelerar de uma forma progressiva é que não consegui. Nem cheguei a perceber muito bem como funcionava. E como estava a chover ainda mais impressão meteu. Por agora voltou para "Torque". Com mais tempo vejo como será o "Balance".

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Mais um para a coleção. Encontrar a candidata é que não está a ser fácil. Só encontro motas boas, ou então desfeitas à frente. No hurry... Também preciso de tempo para ler e absorver mais esta informação:
IMG_20121130_154539.jpg
IMG_20121130_154539.jpg (87.14 KiB) Visto 2223 vezes

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

2 de dezembro de 2011... 2 de dezembro de 2012... 1 ano a bordo da minha Predator!
IMG_20121202_135909.jpg
IMG_20121202_135909.jpg (114.91 KiB) Visto 2181 vezes
Muito aconteceu entretanto. Dei uma vista de olhos para relembrar os primeiros dias e km rodados. Fiquei um pouco chocado com a 'nudez' da mota na altura. Agora já tem cobre-pernas, top-case e logótipo da mobilidade elétrica.

Segue-se o balanço habitual do primeiro aniversário.
Infelizmente já andou duas vezes de reboque. Se fosse hoje não tinha andado nenhuma graças ao convívio com certas pessoas...
A última chatice foi bem grande, pois uma das tampas do controlador descolou e permitiu a entrada de água ao longo do tempo, o que levou a um grande e fumarento estouro. Felizmente foi fácil realizar a substituição um dia ou dois depois, e desde aí ficou mais protegida nesse campo. O bms também foi substituído. Alterações e tunings já foram alguns - computador de bordo (CB), botão para abrir/fechar o portão, substituição de cabos para melhorar o desempenho do bms, colocação da top-case, compra de um carregador externo, compra de um cabo usb/série para configurar o controlador Kelly e colocação de dois logótipos em vinil na carenagem. Há um outro brinde encomendado, mas não chegou a tempo da celebração...
Apesar da SW ter fechado portas tenho continuado a contar com a ajuda do Humberto e do Jorge para manter a branquinha a espalhar e- por este país fora.

Foram rodados 13786km. O consumo energético contabilizado ronda os 93,77€ (valor aproximado devido a falhas de registo em alguns momentos, mas o erro não deverá ser muito grande). Todavia, o mais importante foi o motivo que me levou à sua compra - 1160€ não gastos em combustíveis fósseis, poluentes, nefastos e caros!
CO2 libertado localmente durante todas as minhas viagens: zero! Prazer de condução: enorme! Muito satisfeito, enfim :D .

Seria muito redutor falar apenas de prós e contras sobre a mota. Faço questão em destacar o fator humano e a mobilidade elétrica.
Cheguei até aqui porque vi uma scooter elétrica ao vivo e depois fiz uma quantidade 'colossal' de pesquisas. Mal ou bem, vim parar aqui. E a partir daqui tenho-me cruzado com uma parte significativa de alguns de vós. Estou muito satisfeito por existir um grupo de razoável dimensão interessado no tema, por haver pessoas cujo interesse em divulgar os VE's é comum, por haver pessoas que têm capacidades notáveis de resolver problemas e tirar a outros a aflição de ter a mota parada, por haver pessoas interessadas em fazer loucuras e extravagâncias para dar bom nome a esta causa que nos move. Tenho consciência que só coisas boas estarão para vir.
Quero converter uma mota de CI para elétrica. Em média, os 85% vs. 20% de rendimento são esclarecedores. Certamente é muito difícil contradizer estes valores, mas quem quiser pode continuar a tentar... Trata-se em deitar fora quase 80% do valor da energia que se mete dentro de um depósito (um perfeito disparate económico). Enfim, poderia continuar, mas é preferível regressar à sinfonia e sintonia do funcionamento de um veículo elétrico. O primeiro passo - a decisão - já foi dado. O segundo também - a procura de informação. Agora falta encontrar e entrevistar candidatas para escolher uma, de modo a que daqui a mais um ano possa estar a escrever umas linhas sobre ela (portanto, se souberem de alguma mota interessante avisem).
Ontem, no FB, falou-se sobre o próximo encontro nacional de VE's. Referi que podemos aproveitar as pessoas de todos os fóruns da net - o Nova Energia, o NissanLeaf, o Prius-PT e o Mobilidade Sustentável - para criar uma massa crítica capaz de, para o ano, organizar um mega-evento sobre a mobilidade elétrica. Pessoalmente, acho que é possível unir os fóruns e fazer com que isso aconteça. Todos os encontros que fizemos e iremos fazer. Todas as notas de imprensa escritas e publicadas. Todos os contactos que já se fizeram, institucionais e privados. Toda a informação que se vai acumulando é suficiente para continuar a promover a mobilidade elétrica (dados, consumos, fotos, vídeos, empresas). A parte civil, (isto é, NÓS), deve interferir nas decisões e na cabeça de toda a gente, pois não podemos ficar à espera que as coisas aconteçam. Nós podemos fazer com que algo aconteça. E se pensarmos um pouco, já conseguimos algumas pequenas conquistas, pois já falámos com bastantes pessoas. São muito pequenas, é verdade, mas vencida a inércia inicial... tudo ficará mais fácil para os VE's.
Divagações à parte, estou muito satisfeito pelo primeiro aniversário. "Venham mais cinco" e até sábado em Vila do Conde!

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Muitos parabéns à Branquinha! :D
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

paulogil
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm

Mensagem por paulogil »

Muitos parabéns aos dois, mas em especial a branquinha e a toda a gente inerente ao seu bom funcionamento.

Abraço
ImagemPREDATOR GTI Bordô
25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Muitos parabéns aos dois pelo primeiro aniversário... não há duvida que é uma grande data este dia! :P :lol:

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Um ano bem elétrico! Parabéns ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Isto já parece o FB :lol: . Obrigado a todos! Como às vezes passa na tv, "estamos juntos" nisto :lol: .

t3lmo, daqui a umas horas já retribuo os votos ;) .

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Parabéns... e que venham outros tantos e mais ainda ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Parabéns Pafi

Já tens quase o dobro de quilómetros da minha... :)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”