2 de dezembro de 2011... 2 de dezembro de 2012... 1 ano a bordo da minha Predator!

- IMG_20121202_135909.jpg (114.91 KiB) Visto 2193 vezes
Muito aconteceu entretanto. Dei uma vista de olhos para relembrar os primeiros dias e km rodados. Fiquei um pouco chocado com a 'nudez' da mota na altura. Agora já tem cobre-pernas, top-case e logótipo da mobilidade elétrica.
Segue-se o balanço habitual do primeiro aniversário.
Infelizmente já andou duas vezes de reboque. Se fosse hoje não tinha andado nenhuma graças ao convívio com certas pessoas...
A última chatice foi bem grande, pois uma das tampas do controlador descolou e permitiu a entrada de água ao longo do tempo, o que levou a um grande e fumarento estouro. Felizmente foi fácil realizar a substituição um dia ou dois depois, e desde aí ficou mais protegida nesse campo. O bms também foi substituído. Alterações e tunings já foram alguns - computador de bordo (CB), botão para abrir/fechar o portão, substituição de cabos para melhorar o desempenho do bms, colocação da top-case, compra de um carregador externo, compra de um cabo usb/série para configurar o controlador Kelly e colocação de dois logótipos em vinil na carenagem. Há um outro brinde encomendado, mas não chegou a tempo da celebração...
Apesar da SW ter fechado portas tenho continuado a contar com a ajuda do Humberto e do Jorge para manter a branquinha a espalhar e- por este país fora.
Foram rodados 13786km. O consumo energético contabilizado ronda os 93,77€ (valor aproximado devido a falhas de registo em alguns momentos, mas o erro não deverá ser muito grande). Todavia, o mais importante foi o motivo que me levou à sua compra -
1160€ não gastos em combustíveis fósseis, poluentes, nefastos e caros!
CO2 libertado localmente durante todas as minhas viagens: zero! Prazer de condução: enorme! Muito satisfeito, enfim

.
Seria muito redutor falar apenas de prós e contras sobre a mota. Faço questão em destacar o fator humano e a mobilidade elétrica.
Cheguei até aqui porque vi uma scooter elétrica ao vivo e depois fiz uma quantidade 'colossal' de pesquisas. Mal ou bem, vim parar aqui. E a partir daqui tenho-me cruzado com uma parte significativa de alguns de vós. Estou muito satisfeito por existir um grupo de razoável dimensão interessado no tema, por haver pessoas cujo interesse em divulgar os VE's é comum, por haver pessoas que têm capacidades notáveis de resolver problemas e tirar a outros a aflição de ter a mota parada, por haver pessoas interessadas em fazer loucuras e extravagâncias para dar bom nome a esta causa que nos move. Tenho consciência que só coisas boas estarão para vir.
Quero converter uma mota de CI para elétrica. Em média, os 85% vs. 20% de rendimento são esclarecedores. Certamente é muito difícil contradizer estes valores, mas quem quiser pode continuar a tentar... Trata-se em deitar fora quase 80% do valor da energia que se mete dentro de um depósito (um perfeito disparate económico). Enfim, poderia continuar, mas é preferível regressar à sinfonia e sintonia do funcionamento de um veículo elétrico. O primeiro passo - a decisão - já foi dado. O segundo também - a procura de informação. Agora falta encontrar e entrevistar candidatas para escolher uma, de modo a que daqui a mais um ano possa estar a escrever umas linhas sobre ela (portanto, se souberem de alguma mota interessante avisem).
Ontem, no FB, falou-se sobre o próximo encontro nacional de VE's. Referi que podemos aproveitar as pessoas de todos os fóruns da net - o Nova Energia, o NissanLeaf, o Prius-PT e o Mobilidade Sustentável - para criar uma massa crítica capaz de, para o ano, organizar um mega-evento sobre a mobilidade elétrica. Pessoalmente, acho que é possível unir os fóruns e fazer com que isso aconteça. Todos os encontros que fizemos e iremos fazer. Todas as notas de imprensa escritas e publicadas. Todos os contactos que já se fizeram, institucionais e privados. Toda a informação que se vai acumulando é suficiente para continuar a promover a mobilidade elétrica (dados, consumos, fotos, vídeos, empresas). A parte civil, (isto é, NÓS), deve interferir nas decisões e na cabeça de toda a gente, pois não podemos ficar à espera que as coisas aconteçam. Nós podemos fazer com que algo aconteça. E se pensarmos um pouco, já conseguimos algumas pequenas conquistas, pois já falámos com bastantes pessoas. São muito pequenas, é verdade, mas vencida a inércia inicial... tudo ficará mais fácil para os VE's.
Divagações à parte, estou muito satisfeito pelo primeiro aniversário. "Venham mais cinco" e até sábado em Vila do Conde!