SW - Predator 9000 ex 5000 - Ogadiv

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Mensagem por ICEM4N »

Desde que ponhas as maos para o proximo encontro com o resto posso eu bem!!!!
Enquanto isso vou chateando o JR com os meus "Gadgets"!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Depois de um teste de 60km sempre a topo, entre os quais 40 em AE, verifico que a temperatura do motor se encontrava um pouco a cima da média. Coloco a mota à carga e no final confirmo que teria autonomia para quase outro tanto!
Com isto tudo, no dia seguinte, vou para mais um teste estrada e verifico que existe alguma alteração no zumbido do motor... Rapidamente me lembrei da exceciva temperatura a que o tinha submetido, teria provocado danos em algum dos sensores hall.
Como o motor tem dois conjuntos de sensores (duas fichas), logo troquei para o outro cojunto, e volta á normalidade.
Como ainda tinha vários testes pela frente, decidi esperar para mais tarde os substituir. Dito e feito, pois ainda acabei por queimar mais um, embora desta vez tenha sido noutras condições.
Como o objectivo é melhorar tudo o que se manifeste fragil ou com defeito, foi pensado colocar uma sonda de temperatura e um térmistor, para a visualização da temperatura (em tempo real, no CB) e proteção por corte em caso de ultrapassar os limites termicos dos materiais, pré programados no controlador Kelly.
Dito e feito...
https://picasaweb.google.com/1082784669 ... 5182484546

Uns 60 parametros programaveis para um simples BMS, pois de que adianta um bom aparelho se não estiver bem afinado!?!
https://picasaweb.google.com/1082784669 ... 5182484546
Tudo por um mundo mais limpo!

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

PS - no Picasa tem 2 botõezinhos em cima da imagem para fazer rotate... assim escusamos de estar a torcer o pescoço :S
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Tens uma tecla no pc com o nome "Print Screen", basicamente faz uma copia do que vês no ecrâ e guarda numa imagem na area de transferência do windows, depois vais ao paint ou outro software de imagem e fazes colar, evitas de andar a tirar fotos.

EDIT: ALT + PrintScreen captura apenas a janela activa.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

pena33
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Mensagem por pena33 »

Hoje aprendi mais uma coisa, que vai dar muito geito.

jmal Escreveu:.......

EDIT: ALT + PrintScreen captura apenas a janela activa.

Estou sempre a aprender.

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

PPS - isto já parece a anedota do outro que estava a contar aos amigos o encontro da noite passada - «eh pah, conheci uma loira brutal... bebemos uns canecos, e tal... fomos pra minha casa e as coisas estavam a aquecer tanto que até mandei o portátil novo ao chão... começámos nos amassos...» - interrompem os amigos - «tens PC novo?? que marca é?? como é que corre lá o Black Ops?? ficou estragado?? ....»

:D :D :D :D

(desculpa o off-topic)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Realmente... tantas boas observações e nenhuma verificou que tinha enviado duas vezes o mesmo album de fotos, quando o primeiro seria este:

https://picasaweb.google.com/1082784669 ... 89OY_7H5VA#

Eu não me entendo muito bem com o meu computador para fazer essas brincadeiras, e depois, acho que se pode visualizar melhor o que mais queremos, desta forma. Mas desculpem qualquer coisa... :)
Tudo por um mundo mais limpo!

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Tenho que fazer intervenção ao pc do Jorge ..... Ao menos faço alguma coisa....
Por falar nisso .. levem os portateis que ainda quero experimentar a regenerativa a 43%

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Mas afinal, vamos ver a speedy-turbo-predator amanhã ou não? Isso é que importante :lol:!
Jorge Rocha Escreveu:Depois de um teste de 60km sempre a topo, entre os quais 40 em AE, verifico que a temperatura do motor se encontrava um pouco a cima da média(...)
Com isto tudo, no dia seguinte, vou para mais um teste estrada e verifico que existe alguma alteração no zumbido do motor... Rapidamente me lembrei da exceciva temperatura a que o tinha submetido, teria provocado danos em algum dos sensores hall.(...)
Um dos meus receios é exatamente este - o aquecimento do motor. Sabemos que são de 5000W de potência, mas que pode e consegue perfeitamente ultrapassar esse valor. Colocam-se duas questões: quanto mais se pode ultrapassar e durante quanto tempo?
Daí a segurança oferecida pelo CB. Multiplicando os V e os A que estão no mostrador sabe-se, aproximadamente, se vamos acima ou abaixo dos 5000W. Durante os meus trajetos é habitual ter 75V x 100A = 7500W, mas isso dura segundos e normalmente nas viagens grandes oriento-me pelo ponteiro do CB. Enquanto estiver no verde, à partida não aquecerá perigosamente. Mas ainda não fiz 60km sempre a fundo na AE :o. E já vi que não vou fazer isso. Bad idea!

Portanto, qual foi o valor máximo de A que tiveste nesses 60km a fundo? E o valor médio (mais ou menos, claro), durante essa viagem? Ou seja, que potência debitou o motor?

Temos que falar muito amanhã... ;).

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

ICEM4N Escreveu:Tenho que fazer intervenção ao pc do Jorge ..... Ao menos faço alguma coisa....
Por falar nisso .. levem os portateis que ainda quero experimentar a regenerativa a 43%
Se quiseres, com um relé é um potênciómetro faz-se um botão de ajuste da travagem regenerativa durante a viagem.
Metes um botão redondo como os do volume dos rádios, e se fores a descer a serra, aumentas a regeneração para o máximo. O Tesla Roadster tem um ajuste destes perto do seletor de velocidade.

Na do ogadiv eu estive a configurar isso e a dizer as ligações ao Jorge, mas ele vai adaptar mecanicamente um sensor hall dos aceleradores com um iman na manete do travão em vez de ter um potenciómetro à parte.

Quanto a aquecimento, o controlador suporta um sensor de temperatura no fio que está na lâmpada do travão. Já também informei o Jorge disso e ele colocou um sensor de temperatura dentro do motor.
Se sobreaquecer o motor, o controlador corta.

O interruptor que ativa a travagem regenerativa ajustável é outro, é funciona ligando à massa, e não aos 12v.
Se quiserem levo um esquema para o encontro para vos explicar.

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Leva tudo !!!!
Faz falta esse conhecimento!!!
Em passeio gostava de ter uma regenerativa fraca ... no dia a dia mais forte!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
ICEM4N Escreveu:Tenho que fazer intervenção ao pc do Jorge ..... Ao menos faço alguma coisa....
Se quiseres ir já para o encontro com 43%, passa em minha casa que em 10' já estás de regresso a casa! E sempre decides em Aveiro se manténs ou se mudas novamente! :lol:

BondadeSua
PS: esqueci que estava noutro diário....sorry ;)
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

RJSC Escreveu: Se quiseres, com um relé é um potênciómetro faz-se um botão de ajuste da travagem regenerativa durante a viagem.
Metes um botão redondo como os do volume dos rádios, e se fores a descer a serra, aumentas a regeneração para o máximo. O Tesla Roadster tem um ajuste destes perto do seletor de velocidade.

Na do ogadiv eu estive a configurar isso e a dizer as ligações ao Jorge, mas ele vai adaptar mecanicamente um sensor hall dos aceleradores com um iman na manete do travão em vez de ter um potenciómetro à parte.

Quanto a aquecimento, o controlador suporta um sensor de temperatura no fio que está na lâmpada do travão. Já também informei o Jorge disso e ele colocou um sensor de temperatura dentro do motor.
Se sobreaquecer o motor, o controlador corta.

O interruptor que ativa a travagem regenerativa ajustável é outro, é funciona ligando à massa, e não aos 12v.
Se quiserem levo um esquema para o encontro para vos explicar.
Tenho que deixar aqui também o agradecimento ao RJSC, pelo contributo que tem tido neste projecto.
Tem feito jus ao que tinha prometido quando participou no encontro em Estarreja, apesar de não ter carro, nem mota elétrica, estava lá para poder ajudar quem tivesse interessado, é destes aventureiros que nós precisamos para a evolução da nossa queria mobilidade elétrica.
Sei que amanhã também irá ter com o jorge para tratar de uns relés de ligação ao BMS.
O meu muito obrigado.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

:D Eu depois vou fazer um test-drive nela para tirar gozo do trabalho :D

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Aproveitando a campanha da SPORTZONE de 30% em cartão, comprei algum equipamento para a motona, apesar de ainda não lhe deitar as mãos ...
Assim:
1- Calças interiores, que o frio aperta e para ir a Trás-os-Montes bem falta faz;
2- Calças de neve forradas
3- Luvas 100% impermeáveis e forradas (o preço era de 79,99€, mas estava com preço laranja 59,99€, que ainda criou alguma confusão no pagamento já que não assumia o preço e mais o desconto de 30% não resisti, parece ser bom material, aqui fica o link: http://www.sportzone.pt/ProductDetail.a ... 494&c=9490 )
Anexos
24112012072.jpg
24112012072.jpg (122.6 KiB) Visto 2576 vezes
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Gostei de ver essas calças de neve. Devem ser boas para os dias de chuvinha molha tolos, e evitar de usar impermeáveis e fatos. Tenho que lá ir ver... ;)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

O material para a neve é bom para neve. - Xii, c'a grand'a Lapalissada!
O que quero dizer com isto, é que, a neve não costuma "acelerar muito" e vir contra o nosso corpo a 50, 60 ou 100 quilómetros-hora. Daí que o material que costuma proteger da neve e do frio, não é feito para apanhar vento e chuva... Não aconselho esse tipo de material a quem anda de mota. Material bom para quem anda de mota, é material feito para quem anda de mota. - E lá tinha de aparecer mais uma Lapalissada. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Como disse Augusto Gil, (até porque se fala de neve), "fui ver".
O material para o frio parece ser bom. Em particular as luvas. Muito "fofas" e quentes. Quanto às calças, são bem forradas e aparentam ser confortáveis. Não me aventurei, porque para andar com aquelas calças certamente iriam pensar que iria para... a neve! São muito largas no final das pernas. Nota-se perfeitamente que ali encaixarão umas botazorras! Vou continuar com as calças impermeáveis por cima das outras, até que apareçam umas calças com estilo menos motard, sem ter que as tirar quando chegar ao destino, mas impermeáveis e quentes (ainda ninguém terá reparado que há uma lacuna no mercado à espera de ser preenchida?). Designers de material para motards! Façam o favor de inventar um modelo desses se faz favor! Obrigado.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Olha que não... Há uns anos atrás (muitos) saiu um fato motard (mas fato mesmo, de executivo) com protecções e tudo... Claro que o preço fez com que as vendas não fossem grande coisa. Mas eles "andem" aí... :-).
Também já vi calças de ganga com protecções, entre outras coisas.

PS: Mas olha que o "estilo motard" não aparece por acaso. É uma evolução natural de quem quer chegar a velho. Eu comecei por "ganhar" uma fractura na clavícula até me decidir a comprar um blusão com protecções. Depois veio uma "depilação" nos joelhos. As mãos também começaram a ceder ao frio. Especialmente nas articulações. Depois disso tudo fiquei mais velho e mais esperto e as "mossas" acabaram. :lol:. Hoje em dia ando +/- bem equipado (digo só +/-, porque o meu dia-a-dia e a minha profissão impedem-me de me proteger ainda mais).

PPS: Olha-me estas "calças de ganga" de 180 euros: http://www.dainese.com/eu_en/motorbike/ ... =42&cat=21
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Pois, de facto já há oferta. O tio Gaspar é que veio estragar o esquema :(.
É um assunto para ir sendo atualizado e vendo outras marcas. Obrigado Volt.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”