Mais um cá no Norte...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: Mais um cá no Norte...

Mensagem por Jorge Rocha »

rocker_pt Escreveu:Entretanto algumas pesquisas e contactos com fabricantes de LEDs na china fizeram-me concluir que para já ainda ninguem se aventurou a desenvolver para suporte H4 (ou outro) LEDs de alta potência. É pena pois existem leds com rendimento até 140lm/w, e com 2 leds de 10W já se poderia ter algo perto de 2500lm.
O preço final destes leds não pode ser o único problema pois um conjunto de balastro + lampadas de xenon também são bem caras.

Um bom desafio é aproveitar um suporte H4 (lâmpada fundida) e adaptar um pequeno circuito de controle de corrente + dissipador para ligar estes leds. Já alguem pensou nesta brincadeira?
O pequeno circuito (driver do LED) pode ficar numa caixa separada (como no xenon)
Já me lembrei sim, mas os materiais a utilizar ficavam com custo proibitivo para todo o projeto. Só um LED era para cima de um dinheirão, depois o dissipador, o conversor dc/dc (12v/33v), etc...

Esse desenho está a retratar um dos LEDs para os Médios e outro para os Máximos, e muito bem. Mas eu tinha pensado em apenas um LED de 30W apontado para a frente com um espelho côncavo circular a terminar numa lente. Nessa lente é que teria uma mascara oscilante para os Médios, cortando a luz para evitar o encandeamento e para poder passar a Máximos. Desta forma poderia ser fácil arrefecer o LED, e toda a luz seria bem conduzida e bem aproveitada!

Quem estiver disposto a tentar esta montagem, pode contar comigo para mais algumas dicas! (€uros é que não abundam, agora ideias...)
Tudo por um mundo mais limpo!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Boas não sei se posso meter isto aqui mas é para ter uma ideia. É um bocado caro será que resulta? 8-)
:arrow: http://viewitem.eim.ebay.pt/New-5000k60 ... 16314/item
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

visitante2 Escreveu:Boas não sei se posso meter isto aqui mas é para ter uma ideia. É um bocado caro será que resulta? 8-)
:arrow: http://viewitem.eim.ebay.pt/New-5000k60 ... 16314/item
Eu estava a referir a algo mais parecido com isto:
http://viewitem.eim.ebay.pt/30W-Cool-Wh ... 69073/item
http://viewitem.eim.ebay.pt/30W-LED-Dri ... 68519/item
http://viewitem.eim.ebay.pt/1pc-Silver- ... 47530/item

Para depois combinar com uma lente deste genero:
http://viewitem.eim.ebay.pt/2-Front-Spo ... 94207/item
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Obrigado pelas vossas contribuições.
Eu estava a pensar em 2 LEDs um para maximos e outro para mínimos. Mas durante a maior parte do tempo um deles estaria desligado (50% do investimento sem uso). A sugestão do Jorge é a melhor pois estariam sempre 100% dos LEDs acesos (seja 1 de 30W ou 2), e apenas se moveria a lente....excelente, não tinha pensado nesta hipótese.
Mas de facto, é um projeto interessante mais pelo brio de ser a própria pessoa a desenvolver. Pois tem um custo elevado, e um xenon resolveria e é mais barato, embora liberte mais calor, tenha pico de arranque elevado no dc/dc, e a fiabilidade seja discutível.

A sugestão do visitante2team tb é interessante mas como um projetor que se poderá colocar à frente para reforçar em dias de nevoeiro ou usar sempre como reforço dos máximos. É fácil colocar na frente um pouco debaixo da carenagem e a tensão do projetor é 12V, o que facilita muito.

Também já vi, umas scooters 50cc, que tinham farol frontal spots normais dos que se usam nos tetos falsos. Neste caso, em vez de colocar 50W, mais vale usar dos de 9W led.
Mas claro que todos estes projetores ou spots "mandam" a luz para a frente mas não a projetam para a estrada, e podem incadear um pouco quem vem de frente. O ideal é mesmo "mandar" a luz para a otica e a otica fazer o seu serviço com a sua forma projetando a luz para o chão.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

E por fim, aos
km.jpg
km.jpg (2.36 KiB) Visto 3446 vezes
resolvi submeter a minha mota a uma intervenção
mota.jpg
mota.jpg (34.52 KiB) Visto 3446 vezes
Será que se nota a diferença?
pneus.jpg
pneus.jpg (44.8 KiB) Visto 3446 vezes
O pneu original dianteiro fez quase 30000km...realmente já estava mesmo cansado. Já não podia adiar mais a compra. Optei pelo Pirelli SL26 custou 42€ e a montagem ficou por 7.5€ numa oficina na Madalena.
Mais de 160.000km em VE!

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Tinhas o pneu nas últimas. Arriscaste imenso. Em piso molhado não escorregava?
O novo que meteste é de grande qualidade, pelos comentários que li.

Quero pedir-te para testares e me dizeres se sentes no volante o rolar do pneu no chão em piso plano.
Eu troquei à pouco tempo o pneu de trás para o modelo novo da michelin e estou a adorar, tem menos atrito e uma zona central que reduz a vibração do rolar. Já fiz 2 ou 3 travagens mais fortes e ainda não senti falta de aderência.
Quando trocar o da frente tenho de pensar qual o melhor, de acordo com as minhas necessidades. Esse era um que estava na minha mente, mas depois fiquei pelo novo da Michelin.

Boas curvas e muitos eletrões.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Pessoal, não andem a tentar bater recordes de quilómetros com os mesmos pneus...

Será que vale a pena o risco que correm? será que vale a pena a falta de conforto que devem sentir? e no final de tudo são apenas alguns trocos comparado com o investimento que fizeram com a mota, é a isto que chamam poupança?

Eu troquei ambos os pneus à minha e o da frente ainda nem tinha metade do piso gasto, mas eu sou o mau exemplo neste aspecto, eu troquei os pneus porque gosto de me sentir seguro, gosto de tirar todo o partido das capacidades da Vectrix, como disse à uns tempos atrás, não a comprei só para andar a direito e a 50km/h, eu gosto de acelarar, curvar e ainda assim sentir-me seguro e confiante.

Atenção que estou a falar no geral, é a essa a idéia que tenho.

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Ricardo, faz todo o sentido o que disseste...eu já andava à muito com receio mas o tempo vai passando....nas curvas já não podia inclinar a mota...e no molhado nem se fala. Quando desmontei o pneu antigo, quase que se via à transparência nas zonas mais gastas...eu não fui bom exemplo, pois ao que vejo 30000km é muitissimo para um pneu da frente.

A pressão do pneu da frente foi regulada para os 2.0. Foi a pressão que o mecânico recomendou.
Entretanto já andei deu uma volta em paralelo e é abismal a diferença....do pneu gasto anterior para este Pirelli SL26 com 2.0 PSI, praticamente não se sente os paralelos e dá bastante conforto, não se sente tb o volante a tremer nos paralelos.
Galt, Em asfalto (cidade), ainda não consegui ouvir o rolamento, nem sentir nada no guiador. O meu receio antes de comprar era ouvir o pneu a rolar pois o rodado favorece o barulho. Para já, andando em cidade não consegui ouvir nada....em estrada e no silêncio ainda não experimentei.

Não sinto necessidade de alterar a pressão. E estou a gostar muito deste pneu, embora só o tenha testado em piso seco.
Quando chove diminuo a velocidade e nunca inclino a mota, o que acontece é fazer as curvas bastante devagar....por isso não serei boa pessoa para falar do comportamento do pneu em tempo de chuva.
Mais de 160.000km em VE!

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

ricardocruzs2 Escreveu:Pessoal, não andem a tentar bater recordes de quilómetros com os mesmos pneus...

Será que vale a pena o risco que correm? será que vale a pena a falta de conforto que devem sentir? e no final de tudo são apenas alguns trocos comparado com o investimento que fizeram com a mota, é a isto que chamam poupança?
concordo a 1000%!!!!!!

Ppl... cuidado... as vezes poupar uns trocos num pneu so pq "ainda deve dar" ou "o X fez YY km ainda dá" pode custar MUITO!!! Juizo!!! ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

OK rocker_pt,

Vai colocando o comentário do pneu novo. :)
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

Os meus ainda nem olhei para eles (ainda estão embalados) e já tens o teu a rolar... :D

É verdade, que tal o sr. Nelson (da bikepor)?
Para mim foi 5 estrelas. Correu muito bem todo o processo de compra dos pneus e respetivo envio.
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Viva Renato,
Pois...já tenho o meu a rolar pois já reparaste na minha urgencia em mudar...
Sou o mais perto da bikepor, e (talvez por isso) fui o último a levantar o pneu....lol. Gostei do Sr Nelson. Teve o cuidado de me recomendar uma oficina de motas na madalena para mudar o pneu. Também simpatizei com o mecanico da oficina. É um bom local onde se poderá fazer alguma manutenção geral de motas, na Madalena em Gaia (posso dar o contacto se alguem precisar).
O Sr Nelson perguntou-me se o grupo já tinha recebido os pneus, o que mostra o cuidado que ele tem no processo até ao final.
Agradou-me a pessoa. Só assim mesmo com um processo de compra/venda transparente e com confiança nas pessoas é que dá gosto negociar e é a melhor publicidade que pode ser feita.
É uma pessoa muito interessada pelos VE, teve curiosidade em ver a minha eletrica, com as perguntas habituais.
Pela pessoa simples e aberta que é recomendo esta loja. Para além dos artigos principais que são as bikes, tem para lá muita coisa de motas, incluindo capacetes e algumas carenagens de motas.

Quanto ao rodar do pneu, já me apercebi que faz um ligeiro ruido (tipo assobiar) do pneu...mas é preciso estar com muita atenção e sem ruido da rua...e sem acelerar. Claro que numa mota ruidosa com cachimbo nunca se conseguiria ouvir o pneu.
Última edição por rocker_pt em quinta nov 15, 2012 7:18 pm, editado 1 vez no total.
Mais de 160.000km em VE!

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Eles não trocavam lá os pneus?

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Marco, bikepor é só loja. Não tem oficina para mudar pneu de mota. Se fosse de bicicleta talvez (mas de bici tb eu mudo)
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Foto da 10ª concentração, e desta vez em Aveiro.
HPIM3413.JPG
HPIM3413.JPG (104.41 KiB) Visto 3283 vezes
Um total de 160km com os últimos 70km de uma só vez sem carregamento.
Mais de 160.000km em VE!

galt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por galt »

rocker_pt Escreveu:Foto da 10ª concentração, e desta vez em Aveiro.
HPIM3413.JPG
Um total de 160km com os últimos 70km de uma só vez sem carregamento.
Parabéns à malta do norte! Os encontros por aí são mais frequentes e participados que aqui em baixo (grande lisboa).
Se os meus olhos não me enganam também existe um Nissan Leaf e uma bicicleta.

Organizem no Verão um na zona de Coimbra ou Fig da Foz (pode ser de 2 dias). :idea:

Que dizem :?:
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Todas as ideias são aceites.
Gostava de tentar marcar um encontro na Póvoa do varzim, pois neste local não existe nenhum ponto de carga e quem sabe que conseguiríamos um permanente como aconteceu na última concentração de Aveiro.
Viana está um pouco mais afastado da malta do centro, mas tb se poderia inaugurar para a malta do Norte norte.
Mais de 160.000km em VE!

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

rocker_pt Escreveu:Todas as ideias são aceites.
Gostava de tentar marcar um encontro na Póvoa do varzim, pois neste local não existe nenhum ponto de carga e quem sabe que conseguiríamos um permanente como aconteceu na última concentração de Aveiro.
Viana está um pouco mais afastado da malta do centro, mas tb se poderia inaugurar para a malta do Norte norte.
Vamos lá então para a póvoa, parece-me boa ideia, caso ainda não vá na mota nova sempre poderia ir na motinha, o pessoal da zona que trate disso, é para Dezembro, não é? Iceman como é? :lol:
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Boas,
Coloco aqui a foto do ponteiro pois tem mais a ver com o meu DB do que com a 10ª concentração.
Quando a mota está 100% carregada, nas acelerações fortes o ponteiro fica ligeiramente abaixo do ponto 1.
Quando a mota já tem alguns kilometros, nas acelerações fortes, o ponteiro aproxima-se do ponto 2, embora não consiga chegar a ele.
Quando a mota está com muitos kilometros em cima, tentando apenas manter a velocidade, como o caso de sabado passado em que estava frio (70km a 60km/h), no final da etapa, o ponteiro fica no nivel 2. Sei que com uma mais aceleração desceria para o ponto 3, mas eu sempre evito isto. Para baixo deste ponto 3 é que o BMS pode cortar. Mas nunca me cortou o BMS pois eu faço com que não passe o ponto 2 tentando fazer velocidade constante. Para isso diminuo as acelerações e a velocidade.
ponteiros.jpg
ponteiros.jpg (12.08 KiB) Visto 3235 vezes
Como não tenho voltímetro digital guio-me assim empiricamente. E assim, nunca ponho em risco as baterias, mas também sei que o bms atuaria se fosse necessário.
às tantas se continuasse a andar até esgotar era capaz de fazer mais 20km (90km no total a 60km/h). Mas também me custa puxar tanto por elas com temperaturas baixas sem ser caso de necessidade extrema.
Mais de 160.000km em VE!

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Bate certo.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”