SW - Predator 9000 ex 5000 - Ogadiv
-
pena33
- Membro Silver

- Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm
Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv
Está a ficar excelente, já falta menos para os testes finais e depois toca a fazer muitos KM´s.
-
BondadeSua
- Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
eeuavê-lospassar!
BondadeSua
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
gracias Jorge
eu calculei que fosse essa a justificação...
mas assim fica bem esclarecido eheheh
uhm... trabalho de corte para fazer os ligadores??
va va... eu = mega curioso (siimmmmm) 
uhm... trabalho de corte para fazer os ligadores??
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
-
jluisguima
- Membro

- Registado: terça fev 07, 2012 11:15 pm
Sem dúvida é um projecto que tenho estado a acompanhar e estou curioso nos resultados após começar a rolar na estrada. No entanto, admiro a paciência do ogadiv, já que a espera está a ser longaaa
-
ogadiv
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm
O mais importante de tudo é que fique tudo ao gosto do Jorge, e como sei que está em boas mãos, ajuda na esperajluisguima Escreveu:Sem dúvida é um projecto que tenho estado a acompanhar e estou curioso nos resultados após começar a rolar na estrada. No entanto, admiro a paciência do ogadiv, já que a espera está a ser longaaa
-
renateves
- Membro Silver

- Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
Parabéns a ambos pelo excelente projeto... bem documentado e belas fotos a acompanhar.
Quando essa máquina tiver a andar... uihhhh, fujam da frente
Quando essa máquina tiver a andar... uihhhh, fujam da frente
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
-
pafi
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Hoje é a minha vez de postar aqui. Depois de ter passado em Albergaria regressei a casa via JR Lab. Quando cheguei lá estava ele de volta da mota, a preparar as borrachas, as espumas e o policarbonato para revestir o interior da caixa que depois iria receber o pack (nesta parte é que eu entro...).
Ogadiv, apresento-te o teu pack de 75Ah, voilá: Está com um aspeto muito profissional, com os ligadores, os cabos, as células e a caixa tudo muito bem organizado. Depois ainda vai levar o bms ao lado daquela peça. Depois disso, é que leva as tampas e respetivo isolamento!
Este foi o momento crítico do dia - colocar o pack (suspenso em peso) no interior da caixa com aquelas porcas todas de lado! Depois de uma primeira tentativa não conseguida porque as porcas embarravam no isolamento usou-se uma espécie de calçadeira elétrica para as células deslizarem tranquilamente para a sua nova residência. Enquanto o Jorge aliviava as cordas eu ia alargando as chapas. Correu às maravilhas e depois foi só tirar as calçadeiras laterais.
Ogadiv, apresento-te o teu pack de 75Ah, voilá: Está com um aspeto muito profissional, com os ligadores, os cabos, as células e a caixa tudo muito bem organizado. Depois ainda vai levar o bms ao lado daquela peça. Depois disso, é que leva as tampas e respetivo isolamento!
Este foi o momento crítico do dia - colocar o pack (suspenso em peso) no interior da caixa com aquelas porcas todas de lado! Depois de uma primeira tentativa não conseguida porque as porcas embarravam no isolamento usou-se uma espécie de calçadeira elétrica para as células deslizarem tranquilamente para a sua nova residência. Enquanto o Jorge aliviava as cordas eu ia alargando as chapas. Correu às maravilhas e depois foi só tirar as calçadeiras laterais.
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
pafi
- Membro Platinium

A seguir o Jorge pesou o pack e: 63,4kg! - "É mais pesado que eu disse!". "Ah, mas eu devo pesar mais". Para tirar dúvidas, pesámo-nos e o ranking ficou assim ordenado - Jorge, pack, eu!
O que vale é que quando ele fica carregado a mota mantém o seu peso (um dia ainda tenho que fazer as contas para saber qual a massa dos milhões de e- que levamos a bordo
). Ao contrário de certos veículos que a gente conhece, que depois de atestados com um certo combustível é como se levassem mais uma pessoa no seu interior
.
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
-
pafi
- Membro Platinium

Agora, é montar tudo e levá-la para a estrada para queimar e-!!!
O segundo carregador e o CB também estão com muito bom aspeto.
Comparando com a minha que tem dois packs, o central e o que está mais atrás, a tua vai ficar com mais 5Ah de capacidade, com menos peso e com mais espaço livre. Fantástico! Até podias por lá mais uma máquina de fazer cafés que certamente ainda cabia lá.
Está quase, já falta pouco
.
O segundo carregador e o CB também estão com muito bom aspeto.
Comparando com a minha que tem dois packs, o central e o que está mais atrás, a tua vai ficar com mais 5Ah de capacidade, com menos peso e com mais espaço livre. Fantástico! Até podias por lá mais uma máquina de fazer cafés que certamente ainda cabia lá.
Está quase, já falta pouco
-
lopes
- Membro Gold

- Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Pelo que ralataste, o Ogavid não se vai arrepender desta espera, pois isso está a ficar mesmo com muito bom aspecto, mesmo!
Já alguns sabem que tenho um "fraquinho" pelas Pretador, e ver uma a ser convertida dessas forma, deixa-me em pulgas para ver isso a andar.
Força nisso Jorge!
Já alguns sabem que tenho um "fraquinho" pelas Pretador, e ver uma a ser convertida dessas forma, deixa-me em pulgas para ver isso a andar.
Força nisso Jorge!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
-
ogadiv

Mais fotos
- Anexos
-
- P9140061.JPG (44.68 KiB) Visto 3430 vezes
-
- P9140054.JPG (42.76 KiB) Visto 3430 vezes
-
- P9140052.JPG (48.29 KiB) Visto 3430 vezes
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Eu prefiro levar com umas descascadelas pela demora, do que pelo trabalho mal feito!jluisguima Escreveu:... No entanto, admiro a paciência do ogadiv, já que a espera está a ser longaaa
Há coisas que para mim ainda são novidade, como tal ainda não tenho vicios, daí tento melhorar em cada ponto que imagino vir a dar problema. Também me ajudou bastante ter já visto muitos outros trabalhos realizados de diferentes maneiras, podendo assim analizar qual o melhor a seguir de exemplo e até a melhora-lo!
Obrigado pafi, por toda a ajuda e pela reportagem!
Ogadiv, sei que está a demorar para além do que eu imaginava, mas olha que eu quero muito ver isto prontinho a entregar ao seu dono! Vou continuar...
Tudo por um mundo mais limpo!
-
g_card
- Membro Silver

- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
logo a noite queremos ver o video disso ja com a roda a girarJorge Rocha Escreveu: Vou continuar...
boa continuação!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
sugarstorm
- Membro Silver

- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Jorge,
Já sabemos que és tu que fazes as ligações de cobre e que dão muito trabalho. Também deve ser do conhecimento geral que o cobre está caríssimo. No outro tópico dizias que as ligações para uma Vectrix, compradas numa loja on-line custariam uma fortuna (1000€). Podes dar uma ideia ao pessoal quanto é que poupas com a tua solução caseira? E onde compras as barras de cobre?
De resto como já disse antes, isso não vai ser uma Predator. Isso vai ser uma...PREDATOR!
Já sabemos que és tu que fazes as ligações de cobre e que dão muito trabalho. Também deve ser do conhecimento geral que o cobre está caríssimo. No outro tópico dizias que as ligações para uma Vectrix, compradas numa loja on-line custariam uma fortuna (1000€). Podes dar uma ideia ao pessoal quanto é que poupas com a tua solução caseira? E onde compras as barras de cobre?
De resto como já disse antes, isso não vai ser uma Predator. Isso vai ser uma...PREDATOR!
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
e_bike
- Membro Gold

- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
O que acho mais fantástico neste projecto é o espaço que se poupa em relação às células Winston/Thundersky.
Se o Jorge conseguiu um pack de 75Ah usando só o espaço junto aos pés, quer dizer que usando o resto do espaço disponível da mota se consegue um pack muito maior, talvez 100 ou mais Ah levando a autonomia da Predator para um nível nunca visto antes.
Daqui a uns anos, quando precisar de trocar as minhas baterias, ou me meter num projecto destes, já sei qual o melhor caminho a seguir.
Continua o bom trabalho Jorge! Quando estiver a rolar, quero ter uma oportunidade de testar esta mota.
Fica o pedido feito ao Ogadiv, considero-me já inscrito no topo da lista para test-drive!
Se o Jorge conseguiu um pack de 75Ah usando só o espaço junto aos pés, quer dizer que usando o resto do espaço disponível da mota se consegue um pack muito maior, talvez 100 ou mais Ah levando a autonomia da Predator para um nível nunca visto antes.
Daqui a uns anos, quando precisar de trocar as minhas baterias, ou me meter num projecto destes, já sei qual o melhor caminho a seguir.
Continua o bom trabalho Jorge! Quando estiver a rolar, quero ter uma oportunidade de testar esta mota.
Fica o pedido feito ao Ogadiv, considero-me já inscrito no topo da lista para test-drive!
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Sgarstorm,sugarstorm Escreveu:Jorge,
É verdade que dá muito trabalho, mas penso que será a melhor forma de o fazer.
Como fazer:
Compra-se um retalho de chapa de cobre com 1m x 0,275m de 1mm de espessura.
Manda-se cortar em tiras de 25mm (numa guilhotina industrial), que dará 11 tiras (barras) de 1 metro.
Corta-se de acordo com o tamanho das celulas a unir (dependendo de quantas ficam em paralelo e da sua posição).
Faz-se as medições dos furos e de seguida os furos (eu fiz uma maquina de furar, como um furador de papel só que para chapa de cobre).
Escova-se o cobre principalmente ao pé dos contactos com as celulas.
Pincela-se com baselina, tanto os contactos das celulas como o das barras de cobre (isto irá diminuir as oxidações a futuro prazo e aucilia o aperto nos pernos roscados).
Compra-se porcas e anilhas mola, tudo em inox (poderia ser em latão, mas ainda sai mais caro).
Tudo prontinho a instalar!
Nota: Os apertos devem ser feitos com uma chave dinamometrica de poucos Nm e ajustar a maxima força por uma tabela de apertos em pernos de aluminio de 6mm, ou ainda um pouco abaixo por estes serem perfurados para escape da celula em caso de sub-aquecimento.
Ou então fazem como eu, ajustam a força num aparafusador com embraiagem de esforço. Vão-lhe dando mais força até o primeiro perno partir. Depois disso já sabem que será a posição anterior!
Depois para retirar a celula la do meio é que foram elas...
-
ogadiv

Da minha parte só tenho de agradecer ao Jorge todo o empenho e tempo que tem dedicado a este projeto, também se não fosse ele NUNCA me aventuraria nisto ( só mostra a confiança que tenho nele).Jorge Rocha Escreveu:Eu prefiro levar com umas descascadelas pela demora, do que pelo trabalho mal feito!jluisguima Escreveu:... No entanto, admiro a paciência do ogadiv, já que a espera está a ser longaaa![]()
![]()
Há coisas que para mim ainda são novidade, como tal ainda não tenho vicios, daí tento melhorar em cada ponto que imagino vir a dar problema. Também me ajudou bastante ter já visto muitos outros trabalhos realizados de diferentes maneiras, podendo assim analizar qual o melhor a seguir de exemplo e até a melhora-lo!
Obrigado pafi, por toda a ajuda e pela reportagem!![]()
Ogadiv, sei que está a demorar para além do que eu imaginava, mas olha que eu quero muito ver isto prontinho a entregar ao seu dono! Vou continuar...
Quanto ao tempo de espera, enquanto não a tiver cá vai sempre a dar-lhe na cabeça
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Eu quero inscrever-me como piloto de testese_bike Escreveu:....
Pelo trabalho que o Jorge fez no quadro, parece possível colocar 120ah ou seja 9,2kw destas baterias. Mais que isso, a mota fica exageradamente pesada e desagradável de conduzir... mesmo assim, mais leve que a versão 40ah de chumbo (80kg vs 100kg). A autonomia seria entre 150 e 300km, um numero impressionante, mas de reduzida utilidade, serve apenas para calar os cépticos que acham que uma mota eléctrica deve ter a mesma autonomia que uma CI... ou para quem trabalha a 100km de casa
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Todo vão querer andar na mota, mas sou eu que a vai experimentar primeiro!marcopns Escreveu:Eu quero inscrever-me como piloto de testese_bike Escreveu:....
Fica o pedido feito ao Ogadiv, considero-me já inscrito no topo da lista para test-drive!![]()
Pelo trabalho que o Jorge fez no quadro, parece possível colocar 120ah ou seja 9,2kw destas baterias. Mais que isso, a mota fica exageradamente pesada e desagradável de conduzir... mesmo assim, mais leve que a versão 40ah de chumbo (80kg vs 100kg). A autonomia seria entre 150 e 300km, um numero impressionante, mas de reduzida utilidade, serve apenas para calar os cépticos que acham que uma mota eléctrica deve ter a mesma autonomia que uma CI... ou para quem trabalha a 100km de casa
Contas muito bem feitas Marco, como sempre...
Penso que para o motor que tem, este pouco peso dos seus 75Ah será a melhor relação, para que se possa sentir todo binario de um motor electrico sem o sacrificar muito, ou às baterias!
-
hmma
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Viva.
Se calhar já vou um bocado tarde com a ideia (mas só agora vi as evoluções deste tópico e parece estar a ficar tudo 5**), mas para garantir a estanquecidade podiam experimentar com tecido!
Tipo GoreTex, ou NovaDry... leve, respirável e impermeável
PS - @_rapt0r_ & @Jorge - estou muito curioso de ver depois que alterações estão a pensar para a Bereco.
Se calhar já vou um bocado tarde com a ideia (mas só agora vi as evoluções deste tópico e parece estar a ficar tudo 5**), mas para garantir a estanquecidade podiam experimentar com tecido!
Tipo GoreTex, ou NovaDry... leve, respirável e impermeável
PS - @_rapt0r_ & @Jorge - estou muito curioso de ver depois que alterações estão a pensar para a Bereco.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável