Conversão Yamaha DT50LC

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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

O meu problema da colocação de um contactor é a falta de espaço, por isso deverá ficar sem ele.
Estou a negociar com os chineses de quem faz mais barato pelo controlador, tenho contactado a Kelly e a Evassemble, alguém conhece outros? Se for na Europa melhor.
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Njay
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Njay »

Ok, pensava que o teu motor era brushed, mas é brushless. Se fosse brushed tinha que levar contactor. Se a parte de potência do controlador pifar, pode pifar com "as goelas abertas" e no caso dum motor brushed isso faz com que o motor desate a rodar sem parar à velocidade máxima. No caso dos brushless, é preciso dar uma certa sequência para rodar, e portanto uma avaria na parte de potência do controlador não faz com que ele fique a rodar. Para ligar o contactor utilizam-se uma série de "interlocks" como os interruptores de travão, interruptor de acelerador, chave de ignição, ...

Quanto ao disjuntor, esse é especificamente para AC. Existe material específico para DC, porque é muito mais difícil "quebrar" uma corrente alta DC do que uma AC. Alguns disjuntores têm 2 especificações, uma para AC (com uma brutalidade de A) e outra para DC (muito mais conservadora).

Um doc muito informativo da Alltrax:
http://www.alltraxinc.com/files/Doc120- ... earned.pdf
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

Não sei onde viste esses interlocks, mas no esquema da Kelly para ligar o controlador apenas tem o contacto da chave, por acaso não vi nenhum esquema do controlador do motor com escovas.
Todos esses contactos que falas, dos travões e acelerador, entram no controlador para gerir a regeneração. Neste caso acho que apenas vou utilizar o largar do acelerador, pois não entendo muito bem para que serve o contacto do travão, é para aumentar a regeneração?
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Barrocas
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Barrocas »

O switch de contacto do travão serve como sinal, para activar a travagem dos Kelly.

Podes optar por deixar a moto a rolar solta quando largas o acelerador, e apenas travar com o motor se houver esse sinal do travao.


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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

A minha questão é, tendo programado para iniciar a regeneração ao largar o acelerador, para que serve o botão neste caso? Aumenta a regeneração?
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Barrocas
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Barrocas »

nao, sao varias opções para activar.
Podes optar pela que te convier melhor.


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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

Então se eu largar o acelerador o controlador inicia a regeneração, se nessa altura eu fechar o contacto do travão ele desliga a regeneração, certo?
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

Acabado de chegar o controlador, vou verificar a programação e ver a melhor localização, já vi que não será fácil.
Acabei por comprar um kelly de 8kw usado.
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Jorge Rocha
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Jorge Rocha »

civic Escreveu:Acabado de chegar o controlador, vou verificar a programação e ver a melhor localização, já vi que não será fácil.
Acabei por comprar um kelly de 8kw usado.
Se algum dia te der na telha de colocar no maximo todos os parametros de potencia admiciveis, essa mota vira o :twisted: :lol:
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

A ideia é essa, penso que para já vou limitar a coisa aos 100A (as baterias podem ir aos 160A contínuos), o que dá uns 7kw, talvez seja demais, que dizem?
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

Mais uma tarde à volta da bicha.
1º Ver como se programa a situação.
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2º Tentar arranjar uma maneira de o enfiar na mota sem que fique muito fora de estética.
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3º Fixar o gajo, não vá saltar fora num cavalinho mais brusco.

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Teve que ficar assim, terei que arranjar uma proteção para os cabos para não se sujarem todos com a corrente.
Já só falta cravar os cabos mais grossos para testar tudo com as baterias da minha chinesinha, hoje já serviu para testar a programação e o conversor DC/DC, até o apito está a funcionar 5 estrelas.

Ah! E não se desliga ao apitar.
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MRider
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por MRider »

Hum ta a ficar fixe .
Só que o controlador ai na minha opinião não fica muito bem por causa da corrente . não existe mesmo outro lado ? 8-)
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Jorge Rocha
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Jorge Rocha »

Conseguiste programar o controlador sem que ele estivesse ligado (ao pack das baterias)? :?: :roll:
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g_card
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por g_card »

e se as fichas do controlador ficarem viradas para o outro lado?
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

A foto não mostra bem, a mota é mais larga do que o controlador, por isso não chega à corrente, não dá para ficar ao contrário porque dessa forma sim, batia na corrente, tem que ser assim.
O controlador para se programar basta ligar o pwr, não é preciso ligar o barramento. Liguei o PWR ao pack das baterias da scooter. E será dessa forma que vou fazer todos os testes.
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acordeonista
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por acordeonista »

esta a ficar muito bonita
boa conversao da dt

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e_bike
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por e_bike »

Esta DT está a ficar muito porreira! Parabéns!

Certifica-te que o controlador fica bem arejado nessa posição. Na Predator ele fica mesmo atrás da roda da frente a apanhar com vento directo e é montado num dissipador de aluminio. Se o vais montar assim sem dissipador, convém que passe algum ar pelo corpo do controlador.

Continua o bom trabalho! ;)
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

Sim, o controlador fica ao ar livre, alem disso a potência utilizada será cerca de 50% do que ele dá, por isso duvido que tenha problemas de aquecimento.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

Mais umas horas à volta do projecto.
Colocação do resguardo do motor.
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Colocação da prateleira que irá albergar a instalação eléctrica.
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Mais uma vez voltei a montar tudo para ver como fica o resultado final, a ideia é esconder tudo.

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MRider
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por MRider »

Ta a ficar muito porreiro. 8-)
As baterias já vem a caminho? :mrgreen:
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