Bicicleta eléctrica Feira Nova
-
jasmim
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Re: Bicicleta eléctrica Feira Nova
obrigado
no meu caso vou então ficar quietinho!
no meu caso vou então ficar quietinho!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
este topico bem podia chamar-se "fala com o jmal" eheheheh! ora bem, se é uma pseudo-bicicleta em principio dará para fazer um pseudo-electro-test-drive... e ficarem muito, mas mesmo muito desiludidos! mas depois falam com o jmal e tudo se resolve.esse tipo de pseudo-bicicletas e fazem test-drives
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
Oinq
- Membro Silver

- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
tens razão, são mesmo só para meter os pés, estão num sitio que não favorecem o pedalar, e também não têm tamanho para isso, sem contar que tens de pedalar com 60 kg mais o teu peso.oinq Escreveu:pensei que isso era o pousa-pés...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
easy
- Membro Silver

- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
para distâncias dessas uma comum bicicleta serve. provavelmente até se consegue mais velocidade com menos esforço e em termos de custo será também bem mais apelativo.jasmim Escreveu: tenho pena deste veículo não corresponder às minhas expectativas. a minha intenção seria para uma utilização de +/- 5 km (ir ao pão, a casa de um familiar...) é relativamente barato e para 2009 com a possibilidade de abater no irs ainda se pode ir "recuperar" algum.
quanto à possibilidade do abate em irs, tenho ideia que só é possível em veículos matriculáveis.
nesse caso a bicicleta estaria excluída.
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
penso que o principal problema seja este, 350 w é bom para triciclo para criança. mas tem o problema da lei que fixa os 250 w...eles têm um modelo com um motor de 350w a 36v. dizem que dá 35km/h e que tem uma autonomia de 70km... blablabla.
... mais o raio dos pousa-papeis (pedalantes) obrigatorios... nao, nao faz muito sentido, mais valia proibirem o uso de qualquer auxiliar electrico a fixarem valores inuteis e permitirem a criaçao de veiculos inuteis, nem bicicletas nem electrociclos. esta dito #velocípede com motor é o velocípede equipado com motor
auxiliar eléctrico com potência máxima contínua de 0,25kw, cuja
alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da
velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25km/h, ou
antes, se o ciclista deixar de pedalar
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
easy
- Membro Silver

- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
as bicicletas estão de facto excluídas de benefícios ficais em irs.
existe até uma petição online para que os velocípedes possam beneficiar do incentivo fiscal.
http://www.petitiononline.com/irsbicic/petition.html
e um tópico neste mesmo fórum sobre o mesmo
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=29&t=8880
existe até uma petição online para que os velocípedes possam beneficiar do incentivo fiscal.
http://www.petitiononline.com/irsbicic/petition.html
e um tópico neste mesmo fórum sobre o mesmo
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=29&t=8880
-
vanist_19
- Membro

- Registado: sexta ago 17, 2012 5:42 pm
o jmal pode entao dizer como e que se poe isto a andar mais?? lol
eu tenho uma faço 36km diarios nisto e gostava de a por a dar um pouco mais, nao ha forma?? a tensao de cada bateria é de 12v e tem 12amperes, ao todo sao 4 baterias. O variador diz OUTPUT max 12Amperes 38v, ou seja ha maneira de por a andar mais nem que seja com as bateria directas ao motor sem variador lol....talvez um butao que faça isso mesmo um chunt ao circuito do variador a fim de o anular e ficar directo motor-baterias tipo um nitro nao?? so nao experimentei ja porque sai 3 fios do motor e nao sei qual e o + e o - lol tem 1 preto 1 vermelho 1 amarelo.....a biciclete ao contrario do que dizem tem muita força eu peso 86kg e ela sobe subidas bem ingremes comigo sem eu tocar sequer nos pedais claro que isso reduz a autonomia mas com poucas subidas faz mais de 35KM por carga
eu tenho uma faço 36km diarios nisto e gostava de a por a dar um pouco mais, nao ha forma?? a tensao de cada bateria é de 12v e tem 12amperes, ao todo sao 4 baterias. O variador diz OUTPUT max 12Amperes 38v, ou seja ha maneira de por a andar mais nem que seja com as bateria directas ao motor sem variador lol....talvez um butao que faça isso mesmo um chunt ao circuito do variador a fim de o anular e ficar directo motor-baterias tipo um nitro nao?? so nao experimentei ja porque sai 3 fios do motor e nao sei qual e o + e o - lol tem 1 preto 1 vermelho 1 amarelo.....a biciclete ao contrario do que dizem tem muita força eu peso 86kg e ela sobe subidas bem ingremes comigo sem eu tocar sequer nos pedais claro que isso reduz a autonomia mas com poucas subidas faz mais de 35KM por carga
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Bem... uma ligação directa baterias - motor? Acho que sentiria o efeito nitro apenas no cheiro e talvez no fogo de artificio.
Esses 3 fios do motor não são + -... são 3 fases. Com a ajuda de 3 fios mais finos que são sensores o controlador percebe qual a posição do motor e para qual das fases terá de enviar o impulso eléctrico. Esses impulsos são enviados para as 3 fases de forma sequencial, é por isso impossível o motor funcionar sem controlador com ligação directa.
Na saída do seu controlador deve existir 2 fios que se destinam a fazer shunt e activar/desactivar o modo limitado a 25km/h, mas nao espere velocidades muito acima dos 30km/h. No entanto para 36km diários devia ter pensado noutro tipo de soluções. Essas baterias não vão durar muito e se puxar mais por elas, ainda duram menos.
Ainda dentro dos velocípedes há outras soluções, sugiro uma com baterias de litio + bms e motor midmount que podem atingir os 70km/h. Ainda assim 35km diarios numa e-bike, é dose
Esses 3 fios do motor não são + -... são 3 fases. Com a ajuda de 3 fios mais finos que são sensores o controlador percebe qual a posição do motor e para qual das fases terá de enviar o impulso eléctrico. Esses impulsos são enviados para as 3 fases de forma sequencial, é por isso impossível o motor funcionar sem controlador com ligação directa.
Na saída do seu controlador deve existir 2 fios que se destinam a fazer shunt e activar/desactivar o modo limitado a 25km/h, mas nao espere velocidades muito acima dos 30km/h. No entanto para 36km diários devia ter pensado noutro tipo de soluções. Essas baterias não vão durar muito e se puxar mais por elas, ainda duram menos.
Ainda dentro dos velocípedes há outras soluções, sugiro uma com baterias de litio + bms e motor midmount que podem atingir os 70km/h. Ainda assim 35km diarios numa e-bike, é dose
-
mauri
- Membro Platinium

- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Não percebi se o assunto aqui colocado se relaciona com um tópico cuja última intervenção foi em 2008 tratando-se duma Bicicleta eléctrica Feira Nova.
Se for o caso, deve ficar; se não for é de se retirar o conteúdo colocado posteriormente.
Se for o caso, deve ficar; se não for é de se retirar o conteúdo colocado posteriormente.
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
mauri,
Não sei de onde veio a bicicleta do vanist_19, mas poderá ter sido do Feira Nova (que agora já é Pingo Doce). Penso que não terá tanta relevancia de onde veio mas acho que se enquadra.
vanist_19,
Será possivel sim, embora não legal, colocar essa bicicleta com mais potencia, mas não poderá ser feito sem conhecimentos e consciencia.
O meu pai tem uma comprada no Feira Nova e que está a andar a 42Km/h reais e com aunonomia de 70 kms (com baterias de litio, claro). Alguns ciclomotores electricos não andam tanto!
Não sei de onde veio a bicicleta do vanist_19, mas poderá ter sido do Feira Nova (que agora já é Pingo Doce). Penso que não terá tanta relevancia de onde veio mas acho que se enquadra.
vanist_19,
Será possivel sim, embora não legal, colocar essa bicicleta com mais potencia, mas não poderá ser feito sem conhecimentos e consciencia.
O meu pai tem uma comprada no Feira Nova e que está a andar a 42Km/h reais e com aunonomia de 70 kms (com baterias de litio, claro). Alguns ciclomotores electricos não andam tanto!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
vanist_19
- Membro

obrigado jorge rocha podias ja agora dizer-me onde comprar essas baterias, e onde posso por isto a andar a 42km/h ou entao dizeres-me como
e com as baterias de litium o carregador é o mesmo??se nao for o mesmo podes dizer-me onde arranjar um carregador tambem por favor?
obrigado desde ja
obrigado desde ja
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Algo que disseste anteriormente não bate certo:vanist_19 Escreveu:obrigado jorge rocha podias ja agora dizer-me onde comprar essas baterias, e onde posso por isto a andar a 42km/h ou entao dizeres-me comoe com as baterias de litium o carregador é o mesmo??se nao for o mesmo podes dizer-me onde arranjar um carregador tambem por favor?
obrigado desde ja
É que eu não conheço controladores de 38V, mas de 24v, 36v, 48v, 60v, 72v, etc.a tensao de cada bateria é de 12v e tem 12amperes, ao todo sao 4 baterias. O variador diz OUTPUT max 12Amperes 38v,
Será necessário saber as caracteristicas do motor, do carregador e do controlador, e as baterias, essas terão mesmo de ser de litio, ou então seria para esquecer.
No motor deverá estar marcado a potencia em W (Wattes) e em V (Voltes).
No controlador estará marcado a potencia maxima em A (Amperes) e V (Voltes).
Se o controlador for de apenas 12A poderá ter de ser substituido por um de 18 ou mais.
No carregador poderá estar designada a potencia em A (Amperes), e a tensão de saida, alguns poderão ser ajustados para outras tensões, mas nem todos.
-
vanist_19
- Membro

É que eu não conheço controladores de 38V, mas de 24v, 36v, 48v, 60v, 72v, etc.Jorge Rocha Escreveu:Algo que disseste anteriormente não bate certo:vanist_19 Escreveu:obrigado jorge rocha podias ja agora dizer-me onde comprar essas baterias, e onde posso por isto a andar a 42km/h ou entao dizeres-me comoe com as baterias de litium o carregador é o mesmo??se nao for o mesmo podes dizer-me onde arranjar um carregador tambem por favor?
obrigado desde jaa tensao de cada bateria é de 12v e tem 12amperes, ao todo sao 4 baterias. O variador diz OUTPUT max 12Amperes 38v,
Será necessário saber as caracteristicas do motor, do carregador e do controlador, e as baterias, essas terão mesmo de ser de litio, ou então seria para esquecer.
No motor deverá estar marcado a potencia em W (Wattes) e em V (Voltes).
No controlador estará marcado a potencia maxima em A (Amperes) e V (Voltes).
Se o controlador for de apenas 12A poderá ter de ser substituido por um de 18 ou mais.
sim o controlador e apenas de 12amperes e a bike tem 4 baterias de 12v ligadas em serie ou seja da um total de 48v, mas o controlador diz qu a output max sao 38v por isso e que pensei na ideia de ligar o motor direto as baterias pois vi que o variador nao deixava passar os 48v, mas tambem ja percebi que o motor tem que ter controlador para funcionar lol
bem ja vi que vou ficar quieto antes que fique sem biciclete
-
vanist_19
- Membro

aproveito so para perguntar mais uma coisa, o biciclete tem uma ficha com tres fios um preto um amarelo e um cinza, e essa ficha so faz shunt a esses mesmos fios ou seja ela de origem vem a fazer shunt entre o preto e o amarelo e da 29km/h, se eu tirar esse shunt ela fica so a dar 25km/h, e se fizer shunt entre o preto e o cinza fica a dar so 10km/h. nao haverá uma meneira de aumentar um pouco a velocidade so por essa ficha?
desculpem a minha ignorância
desculpem a minha ignorância
-
vanist_19
- Membro

quais as caracteristicas do controlador para isto andar mais?um de 350watt? 800 watt?? 1000watt????
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Com essas baterias, fazer um aumento de potencia, será derreter com elas em dois tempos!vanist_19 Escreveu:quais as caracteristicas do controlador para isto andar mais?um de 350watt? 800 watt?? 1000watt????
-
vanist_19
- Membro

sim eu compreendo mas basta mudar para um controlador de mais watt para aumentar a potencia é isso???
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Jorge Rocha Escreveu: Será necessário saber as caracteristicas do motor, do carregador e do controlador, e as baterias, essas terão mesmo de ser de litio, ou então seria para esquecer.