Portal Mobie

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Portal Mobie

Mensagem por roms »

Viva,

Para a semana vou ter oportunidade de ajudar na lavagem de cara do portal da Mobie.
O que acham que está mal e podia ser melhorado?
Eu sei que ultimamente a informação disponivel no portal não tem sido muito actualizada, mas tirando isso, gostavam de ter disponivel mais informação? Qual?

Abraços,
Ricardo

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Portal Mobie

Mensagem por sugarstorm »

O portal não é o problema.
OS POSTOS É QUE SÃO O PROBLEMA!!!
Desculpa o desabafo...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva,
Uma informação útil, era os mobi.e disponíveis, isto é, que não estejam ocupados ou avariados.
Estive a ver no portal, pontos de carga no porto e a oferta é limitada, precisava de usar um perto da faculdade lusíada, posso solicitar através do portal para a instalação de um mobi.e naquele local.

cumprimentos

Os bancos comem connosco a mesa...amortize ou pague as suas dividas...

Joseneves

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

joseneves Escreveu:viva,
Uma informação útil, era os mobi.e disponíveis, isto é, que não estejam ocupados ou avariados.
Estive a ver no portal, pontos de carga no porto e a oferta é limitada, precisava de usar um perto da faculdade lusíada, posso solicitar através do portal para a instalação de um mobi.e naquele local.

cumprimentos

Os bancos comem connosco a mesa...amortize ou pague as suas dividas...

Joseneves
O modelo de negócio da mobie é exactamente o oposto, ou seja, eles instalam postos de carregamento perto das instituições publicas (governamentais) ou em locais remotos e esperam que as entidades privadas queiram instalar perto dos seus estabelecimentos. Ou seja, deverias era mandar o pedido à universidade para instalarem um posto, porque para a mobie vai cair em saco roto.
sergiomms

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
roms Escreveu:Viva,

Para a semana vou ter oportunidade de ajudar na lavagem de cara do portal da Mobie.
Eu sei que ultimamente a informação disponivel no portal não tem sido muito actualizada, mas tirando isso, gostavam de ter disponivel mais informação? Qual?

Abraços,
Ricardo
- Pode parecer desadequado mas eu gostava de ver na página, link (referência) a outros pontos de carga ou mapas, instalados/existentes.
Se o nosso assunto é "complementar" do de outros, é de bom tom, dar conta disso! ;) E ganhamos todos ... digo eu.
- Gostava de ver imagens, (ou referências curtas), ao tipo de tomadas, ( dos modos de carregamento). Para um iniciante, a percepção é muito mais simples se vir a imagem/formato, daquilo que vai encontrar na rua quando tentar ligar.
É fácil encontrar um cidadão curioso, a tentar ver o que está dentro da caixa. Também já alguém sugeriu que as tomadas CEE (3 pinos), estivessem visíveis como as de 7 pinos, embora este seja outro assunto.
Das vezes que liguei para o nº de contacto, foram simpáticos!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

O principal é mesmo os postos não bloquearem, nem ficarem inoperacionais porque caiu um disjuntor manual que requer que um funcionário venha abrir o posto com uma chave. Se conseguir transmitir pedidos, diga que os postos necessitam de disjuntores auto-rearmáveis.

Para minimizar o incómodo causado por estas avarias, o essencial no portal é a informação em tempo real do estado do posto:
Disponível, Ocupado, Avariado (não responde ou disjuntor desligado), número e tipo de tomadas diponível.
O fundamental mesmo é ser em tempo rela, não vá uma pessoa quase a ficar sem carga na bateria a contar com um posto e quando lá chega este não funciona.

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Parabéns pela iniciativa de questionar os "utilizadores reais" do sistema, pois muito se escreve sobre o Mobi.E por estas bandas!

Ao longo destes 7 meses de mobilidade elétrica pouco uso tenho feito do portal, uma vez que depois de localizar os postos (dez na cidade de Coimbra) fiquei a saber com quais posso contar. Geralmente, o estado de disponibilidade do portal não bate certo com a real disponibilidade dos postos na rua. Daí a minha utilização ficar resumida a 3 ou 4 locais. Neste momento fui consultar o site e ainda falta colocar online os postos do Retail de Taveiro e do Forum Coimbra. Eu sei que eles estão lá fisicamente, mas ainda não aparecem no mapa. Portanto, atualizar a rede.

Como leitor deste forum e do Leaf também (convinha passar lá também e colocar esta questão), há muitas mensagens em que os utilizadores dizem "...o posto X já está (ou deixou de estar) a funcionar...". Houve uma altura em que se chegou a criar uma página online Excel para se atualizar o status dos postos aproveitando as informações dos users de algumas localidades do país. E basicamente será isso que mais falta faz e poderia ser alterado, i.e., melhorar o modo como os utilizadores saibam da disponibilidade do sistema (com o tal sistema de cores que já se falou).

A aplicação Android não é oficial, mas poderia ser criada uma...

Colocar um contador online com o número de "sócios" (distinguindo 2 de 4 rodas) :)

Utilizar as imensas fotos que foram tiradas e associá-las à vossa base de dados (respeitando os devidos direitos de autor).

Enfim, com certeza aparecerão mais sugestões :) Votos de bom trabalho, e cá ficaremos à espera e atentos!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

1º Portas mais fortes (mas não os "modernos" com tomadas salientes);

2º Inidicação no site dos que se encontram verdadeiramente a funcionar ou não;
3º Melhor distribuição de pontos, muitos seguidos, outros em pontos completamente sem nexo (sem dúvida concordo com o que já foi dito relativamente ao "interesse");

4º Maneira que seja possivel o utilizador arme o dijuntor caso seja essa a avaria;

5º Possibilidade de o utilizador quando tiver a usar indicar no site como "ocupado" e que seja passado a disponivel qd o utilizador der ordem da "abertura" da portinhola;

6º Colocação de sinalética estradal;

As minhas opiniões quer para o Portal quer para a parte "fisica".
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

O mapa do pontos de carga precisa de ser totalmente revisto, as coordenadas estão mal, há pontos instalados no meio do nada e falta adicionar muitos já instalados.

Falta informação em tempo real dos pontos de carga em uso e o tipo de tomadas que disponibilizam.

A aplicação devia de estar disponível em mais plataformas, além de Android e IOS, também Windows Phone e até em Java se possível.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

O site podia também disponibilizar alguma informação estatística (para não dizerem que a rede foi instalada e não tem utilização), por exemplo:

- Número de postos e ativações mensais/anuais;
- Pontos mais utilizados;
- Pontos com mais avarias;
- Número de cartões emitidos por mês/ano;
- Top de cartões que mais carga usam (sem indicação de dados pessoais, claro);
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Na zona reservada também podia ter a informação do histórico de carregamentos com alguns gráficos e/ou com mapa, não esquecendo a exportação para Excel, por exemplo.

- Visão dos últimos carregamentos usando o mapa;
- Gráfico das cargas (kWh ou €€) dos vários carregamentos;
- Ordenação por data, local, carga, custo;
- Export do histórico para spreadsheet;

Por enquanto a coisa ainda é gratuita, mas quando o pessoal começar a pagar, convém ter como reclamar ou pedir esclarecimentos sobre um determinado carregamento que apresente dados anormais.

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Mensagem por david_neves »

roms Escreveu:Viva,

Abraços,
Ricardo
Bom dia ricardo, se tiveres tempo e paciencia le o outro topico que escrevi.Cumprimentos David Neves
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Mensagem por david_neves »

RJSC Escreveu:O principal é mesmo os postos não bloquearem, nem ficarem inoperacionais porque caiu um disjuntor manual que requer que um funcionário venha abrir o posto com uma chave. Se conseguir transmitir pedidos, diga que os postos necessitam de disjuntores auto-rearmáveis.

Para minimizar o incómodo causado por estas avarias, o essencial no portal é a informação em tempo real do estado do posto:
Disponível, Ocupado, Avariado (não responde ou disjuntor desligado), número e tipo de tomadas diponível.
O fundamental mesmo é ser em tempo rela, não vá uma pessoa quase a ficar sem carga na bateria a contar com um posto e quando lá chega este não funciona.
Na época que estamos com a tecnologia existente ë no mínimo ridículo ter que se gastar em mão de obra e combustíveis fosseis para alguém armar um disjuntor,a limitação de 16ah ë outra, e chamar qualquer valor acima(dos 16ah) um carga rápida LOL. Apetece me repetir quase tudo o que disse no ultimo topico que abri mas isso seria um off-topic o Ricardo apenas nos pediu que alterações desejamos no portal mobi-e.
Continuo com a certeza que isto esta tudo a ser mal desenhado, porque quem decide, não anda nem se informa do mundo das ''VE's''
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

E então? há novidades?

Sempre vão aproveitar algumas das ideias?

Se divulgassem a wish-list ou as features programadas para as próximas releases era interessante para o pessoal poder contribuir, mas parece que o Ricardo lançou o tópico e foi de férias :P

TrbnBx
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 20, 2014 12:46 am

Mensagem por TrbnBx »

pafi Escreveu:
A aplicação Android não é oficial, mas poderia ser criada uma...
Instalei a aplicação mas não consigo entrar com username e password... Alguém consegue?
Tankiu...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”