Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Fica o retrato do mês de junho, um pouco abaixo das expetativas (pelo menos nas comparações diárias com o resto dos sistemas online) mas não me serve de nada reclamar com o S. Pedro.
mes2012-06.png
A 30 de junho assinala-se o segundo aniversário da minha MP. Este segundo ano rendeu 7225Kwh o que supera todas as minhas expetativas, pois não me posso esquecer que estou no litoral oeste.
Poderão encontrar alguns dados sobre o aniversário em http://www.jgduarte.com/stats/seg_aniversario/

Que venha de lá um segundo semestre tão mau quanto o primeiro (3899 kWh), sempre dá para "sonhar" com os 8Mwh/ano.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

Parabéns amigo e que continues a ter muitos KW produzidos.... :D

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Ontem decidi matar saudades do pchart e construí um novo gráfico para elucidar a "evolução" do retorno do investimento.
Como a incerteza paira sobre nós microprodutores (brincando um pouco, tal como as nuvens do litoral oeste), não vejo a hora de recuperar a massa. Se não ganhar nada com o negócio, ao menos que não fique a perder!
Fica o retrato com as faturas emitidas até 01/07/2012.
retorno.png
No site a imagem têm legendagem dinâmica, permitindo verificar os valores correspondentes a cada barra/mês. (http://www.jgduarte.com/stats/financeiramente/)
Votos de muito sol,

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Como sabem o xantrex não possui dissipador ativo (não tem ventoinha, o arrefecimento é feito por uma grelha de alumínio).
Mas como tenho a minha MP sobredimensionada e em dias de sol o inversor fica horas no pico, decidi ajudar o amigo a manter-se fresco.
Foi colocada uma ventoinha de 12 V - 120 mm de uma velha fonte de alimentação de um PC, alimentada por um transformador 7,5V - 250 mA o que permite manter o inversor abaixo dos 50ºC. O transformador estava ligado a um relógio programador e este por sua vez ligado a uma extensão provisória (não queria ligar nada à instalação da MP por causa da certificação).
Ainda pensei adicionar um controlador de temperatura para ligar e desligar a alimentação em função do estado do inversor, mas como tinha de ser estanque e eletrónica não é a minha praia, decidi avançar para uma aventura "Chinoca".
Comprei pelo ebay um painel de 3W (9V, 350 mA - dá 12V em aberto), que liga diretamente à ventoinha, sem controlo de temperatura , temporizador ou regulador de carga. Como sabem a maioria dos painéis que se dizem de 12 V, debitam 17 ou 18 para permitir a carga direta de baterias 12V.
Dissipador.jpg
Dissipador.jpg (95.55 KiB) Visto 2915 vezes
Ao nascer do sol, o painel oferece 9V e 75mA, o que permite rodar a ventoinha a baixa rotação, ao longo do dia a intensidade de corrente vai aumentando o que permite aumentar a rotação da ventoinha e consequente desempenho.
Se o sol for fraco a ventoinha roda pouco... mas nessa altura o xantrex também não aquece, logo não haverá problema.
Moral da história, com 22€ criei um sistema eficiente, sem consumos e com um controlo dinâmico em função das necessidades. A versão alimentada por corrente elétrica para além dos consumos (cerca de 4W do transformador) obrigava-me a custos mais elevados - relógio, cabo elétrico, tomada, caixa estanque, etc.
Fica o link para o painel para alguém que decida seguir a pegadas http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dl ... AQ:US:1123

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Mas que grande ideia! :idea:
Isso ficou mesmo à maneira!
Depois informa se notas diferenças na temperatura/desempenho do inversor, porque está ai um belo projeto (e ainda ficaste com uma bomba de jardim! :lol: )
Abraço,

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

lopes Escreveu:Mas que grande ideia! :idea:
Isso ficou mesmo à maneira!
Depois informa se notas diferenças na temperatura/desempenho do inversor, porque está ai um belo projeto (e ainda ficaste com uma bomba de jardim! :lol: )
Abraço,
Boas Pedro,
Desde que a ventoinha foi colocada a temperatura nunca mais voltou a atingir os 45ºC, mesmo nos dias que o inversor fica no redline algumas horas (http://www.jgduarte.com/stats/grafinfod ... 7&ano=2012).
Antes o xantrex ía até aos 70ºC com facilidade e como só aos 75ºC reduz a potência para a potênica nominal (3300W) a fim de evitar danos, penso que nunca os irá atingir por mais quente que seja o dia.
Em termos de desempenho não noto diferença, tipicamente roda entre os 95-96% acima da potência nominal e acima dos 96% se a PWac for baixa.
Quanto à bomba de jardim (ainda não testei), mas é tão pequena e fraquinha :)
No fim de semana vai ser testada, vai para dentro do aquário regenerar a água substituindo uma bomba de ar externa que tenho lá.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

Boa, não há como o tuga para o desenrascanço, uma alteraçao a propor ao fabricante !

Mario

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Pois claro que foi a melhor opção, eu em tempos tinha falado nisso algures num topico, ninguem me ligou nenhuma.
O xantrex é um inversor fantastico, eles nem se preocuparam muito com a ventilação forçada porque está equipado com esse sistema natural de arefecimento e como é um aparelho sobredimensionado em relação a potencia que diz ter raramente tem problemas relacionados com excesso de temperatura.
Agora já que tem essa alteração podia era colocar a ventoinha na horizontal e encaminhar ligeiramente o ar com uma pq chapinha ou acrilico, sempre era mais eficiente.
Se entretanto essa ventoinha se danificar de uma apitadela que arranja-se outra... ventoinhas e´o que não falta.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

pnunes Escreveu:Pois claro que foi a melhor opção, eu em tempos tinha falado nisso algures num topico, ninguem me ligou nenhuma.
O xantrex é um inversor fantastico, eles nem se preocuparam muito com a ventilação forçada porque está equipado com esse sistema natural de arefecimento e como é um aparelho sobredimensionado em relação a potencia que diz ter raramente tem problemas relacionados com excesso de temperatura.
Agora já que tem essa alteração podia era colocar a ventoinha na horizontal e encaminhar ligeiramente o ar com uma pq chapinha ou acrilico, sempre era mais eficiente.
Se entretanto essa ventoinha se danificar de uma apitadela que arranja-se outra... ventoinhas e´o que não falta.
cumprimentos
Viva,
No kit que a Xantrex chegou a vender as ventoinhas funcionavam de baixo para cima (eram 2 de 40 mm).
(http://www.infinigi.com/xantrex-solar-g ... -1473.html)
Eu fiz uma versão com 2 ventoinhas de 60 mm e os resultados foram semelhantes. Optei por colocar esta na vertical paralela ao inversor por causa da chuva (o meu xantrex é um sem abrigo, não tem a sorte de morar debaixo de telha).
Dorme debaixo dos paineis fechado por uma grade de ferro (numa das fotos são visiveis as barras a preto).
PNunes obrigado pela oferta das ventoinhas, mas já criei um stock razoável (aproveitei das últimas fontes de pc que queimaram - como faço gestão do parque informático de uma instituição com cerca de 400 PC´s.... ventoinhas usadas não faltam).

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

rsrsrs sempre ás ordens...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

E pá eu é que precisava ai dumas ventoinhas para fazer uma coisinha parecia com a do amigo JDuarte, alguém me arranja?? :)

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

cupMH Escreveu:E pá eu é que precisava ai dumas ventoinhas para fazer uma coisinha parecia com a do amigo JDuarte, alguém me arranja?? :)
Se passares para estes lados, apita.
JDuarte

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

JDuarte Escreveu:
cupMH Escreveu:E pá eu é que precisava ai dumas ventoinhas para fazer uma coisinha parecia com a do amigo JDuarte, alguém me arranja?? :)
Se passares para estes lados, apita.
JDuarte
Obrigado, se um dia destes for a Peniche passo por ai... :)

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Na semana passada um colega que equaciona tornar-se microprodutor, colocou-me uma questão que considerei quase um desafio!
"João és microprodutor por consciência ecológica ou por mero investimento financeiro?"
Pensei 3 vezes para lhe responder, pois se por um lado a questão financeira é muito importante, por outro lado a questão da sustentabilidade energética esteve presente desde o início. (Quem ler o meu primeiro post neste forum há mais de 2 anos atrás percebe isso).
Fica a foto dessa análise anual que pode ser consultada em http://www.jgduarte.com/stats/b_energetico/
balanço_energético_2011.png
Aqueles que me têm acompanhado sabem que de tudo tenho feito para conseguir a tal sustentabilidade energética, pois se em 2010 não fui autosuficiente, 2011 já o consegui e 2012 estou a trabalhar para isso. (Claro que espero a colaboração do S. Pedro)
Aos novos microprodutores deixo esse conselho, definam objetivos para o vosso projeto, se estes não forem atingidos procurem ajuda, pois com esforço tudo é possível.
Eu, ao procurar ajuda (por exemplo neste forum) não só consegui otimizar o sistema, como fiz um bom grupo de amigos. Acreditem, isso vale muito mais que bons meses de faturação.

Votos de muito sol,

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Eu acho fantastico hoje em dia estar disponivel para quase todos nós a possibilidade de produzir energia a partir de fontes renovaveis.
O seu caso é um grande exemplo.
Eu também tento a minha parte, tanto nas 2 micros que tenho como na produção para autoconsumo que este mes penso poder produzir mais de 70% da energia que vou consumir.
No total a minha contribuição já ultrapassa (num bom mes de sol) os 1,6MWh
Os amigos que se ganha sem duvida é uma das melhores partes.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Temos de marcar um encontro de microprodutores. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Volt Escreveu:Temos de marcar um encontro de microprodutores. :-).
Até é uma boa ideia...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Volt Escreveu:Temos de marcar um encontro de microprodutores. :-).
Excelente ideia,
Assim os nicks, pseudónimos, n. tlm e email´s passam a ter um rosto.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

E, só por acaso, a zona das Caldas até é bastante central... :-D.

PS: Estás a ser cravado para organizar a coisa...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Volt Escreveu:E, só por acaso, a zona das Caldas até é bastante central... :-D.
PS: Estás a ser cravado para organizar a coisa...
E parece-me que não sou o único daqui... Na altuar fiquei com a ideia que um dos moderadores mora cá também!
Vamos acertar pormenores por mp e depois propomos votação para escolha da data.

Responder

Voltar para “Projectos”