Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha
Vivam,
Como muito se tem falado em sombras e soluções para as evitar, ontem comecei a sentir na pele a sombra que mais me incomoda durante o ano (principalmente no verão). Falo do nevoeiro muito comum no litoral oeste... enquanto as temperaturas foram negativas durante a noite não houve problema... como começou a aquecer aí o temos. Claro que isto é reclamar de barriga cheia, pois médias de 23kWh/dia em fevereiro mostram como estamos mal de inverno!
Como muito se tem falado em sombras e soluções para as evitar, ontem comecei a sentir na pele a sombra que mais me incomoda durante o ano (principalmente no verão). Falo do nevoeiro muito comum no litoral oeste... enquanto as temperaturas foram negativas durante a noite não houve problema... como começou a aquecer aí o temos. Claro que isto é reclamar de barriga cheia, pois médias de 23kWh/dia em fevereiro mostram como estamos mal de inverno!
-
Vivam,
Esta equipa italiana, decidiu "arrefecer" os paineis de uma forma inteligente!
http://news.yahoo.com/video/environment ... 85594.html
Eu gostaria de ver esta solução num lago com patos... que bela chocadeira de ovos!!!
Esta equipa italiana, decidiu "arrefecer" os paineis de uma forma inteligente!
http://news.yahoo.com/video/environment ... 85594.html
Eu gostaria de ver esta solução num lago com patos... que bela chocadeira de ovos!!!
-
Vivam colegas Verdes,
Julgo que este gráfico diz tudo! Em 20 meses de produção, Fevereiro de 2012 é o mês com a melhor média diária, ou seja, até mesmo no Oeste se produziu como se fosse verão.
São várias as instalações fixas que ultrapassaram os 700kWh neste mês, o JAMA deve ter ultrapassado os 800kWh.
Como já ficou provado que as MPs também podem produzir muito bem no Inverno, esperemos que o mês de Março nos traga uns dias de chuva que muita falta nos está a fazer.
Cmps,
Julgo que este gráfico diz tudo! Em 20 meses de produção, Fevereiro de 2012 é o mês com a melhor média diária, ou seja, até mesmo no Oeste se produziu como se fosse verão.
São várias as instalações fixas que ultrapassaram os 700kWh neste mês, o JAMA deve ter ultrapassado os 800kWh.
Como já ficou provado que as MPs também podem produzir muito bem no Inverno, esperemos que o mês de Março nos traga uns dias de chuva que muita falta nos está a fazer.
Cmps,
-
Vivam,
Há pouco recebi por email uma imagem do meu próprio site em que o fiel "seguidor" apanhou um momento curioso. Capicuas:
- Inverter AC Watts (2112)
- Total kWh (0110110)
- Watts In (2222)
- Whr Today (19391)
Cmps,
Há pouco recebi por email uma imagem do meu próprio site em que o fiel "seguidor" apanhou um momento curioso. Capicuas:
- Inverter AC Watts (2112)
- Total kWh (0110110)
- Watts In (2222)
- Whr Today (19391)
Cmps,
-
- Membro Silver
- Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
De fato um momento muito curioso. Miutas coincidencias juntas.
Fica o registo do momento

http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.
-
Ora o meu amigo das capicuas, apanhou mais algumas... começa a ser um passatempo para quem aguarda que a situação económica do país melhoreMarco P G Silva Escreveu:De fato um momento muito curioso. Miutas coincidencias juntas.

Financeiramente *
» Receita gerada: 6,274.09€, corresponde a 52.25% do investimento realizado (12008€).
» Serão necessários 3 anos, 3 meses e 15 dias para o retorno do investimento (2013-10-13).
» Em 5,5 anos (tarifa garantida a 557.30€/Mwh) a receita será de 20,088.08 €, saldo positivo de 8,080.08€ a que corresponde uma taxa de rentabilidade de 12.23 %/ano.
-
Boas,
Foi acrescentado mais um tipo de gráfico aos logs diários, desta vez para representar as outras variáveis do sistema tais como Tensão AC e DC, Temperatura e Rendimento do inversor.
Fica o exemplo: Votos de uma Páscoa Feliz
Foi acrescentado mais um tipo de gráfico aos logs diários, desta vez para representar as outras variáveis do sistema tais como Tensão AC e DC, Temperatura e Rendimento do inversor.
Fica o exemplo: Votos de uma Páscoa Feliz
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm
Boas Duarte
Que passos teria eu de dar para também meter um gráfico online a registar esses dados?
Podes me dar umas luzes?
Seria uma ferramenta útil para mais facilmente monitorizar e tirar conclusões quando acontecem eventos estranhos nas MPs
Que passos teria eu de dar para também meter um gráfico online a registar esses dados?
Podes me dar umas luzes?

Seria uma ferramenta útil para mais facilmente monitorizar e tirar conclusões quando acontecem eventos estranhos nas MPs
-
Bom dia,Neutrao Escreveu:Boas Duarte
Podes me dar umas luzes?![]()
Vamos só esperar uns dias para ouvir sugestões e fazer alguns melhoramentos (por exemplo as tags dos valores máximos e mínimos). Assim que essa fase esteja concluida, não precisas de dar os passos eu dou por ti

Boa Páscoa
-
Boas,
Fica o retrato de Abril/2012, um pouco mais pobre que Fevereiro e Março, mas não podemos ter "chuva na horta e sol na eira". Aliás a minha horta que não sabe nadar, já se está a queixar do excesso de água... ao mínimo aguaceiro a água fica em poças (o solo já não consegue absorver), o que leva as plantas a ficarem bastante amarelas e doentes, mas vão ter de se aguentar porque pelo menos a primeira quinzena de Maio aponta para continuação de chuvinha!
Cmps,
Fica o retrato de Abril/2012, um pouco mais pobre que Fevereiro e Março, mas não podemos ter "chuva na horta e sol na eira". Aliás a minha horta que não sabe nadar, já se está a queixar do excesso de água... ao mínimo aguaceiro a água fica em poças (o solo já não consegue absorver), o que leva as plantas a ficarem bastante amarelas e doentes, mas vão ter de se aguentar porque pelo menos a primeira quinzena de Maio aponta para continuação de chuvinha!
Cmps,
-
Afinal o verão das Caldas ainda é o mesmo.
Saí de Lisboa por volta das 16:15 com 33.º num dia extremamente quente... cheguei às Caldas por volta das 17:20 com uns belos 16.º
Enquanto as MPs em Lisboa sofriam com o calor... o meu xantrex não chegou a aquecer. O Jama diz "O sol quando nasce é para todos", mas eu acrescento "mas felizmente as nuvens são só para alguns"
Cmps,
Saí de Lisboa por volta das 16:15 com 33.º num dia extremamente quente... cheguei às Caldas por volta das 17:20 com uns belos 16.º
Enquanto as MPs em Lisboa sofriam com o calor... o meu xantrex não chegou a aquecer. O Jama diz "O sol quando nasce é para todos", mas eu acrescento "mas felizmente as nuvens são só para alguns"

Cmps,
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
ehehe e nós cá em baixo com os modestos 37Gº ..... caso para dizer, o sol (calor) estes ultimos dias é só para algarvios ehehehe
-
- Membro Silver
- Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm
Pois, cá para cima (hoje nem foi mau) tem havido algumas nuvens altas no céu, o que não deixa bombar a 100% a MP
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm
Aqui para a zona de Porto de Mós também esteve uma brasa.....
Esta MP deixa-me perplexo pois mesmo com nuvens, conseguiu um pico de quase 4000W, parabéns!
Eu depois também irei fazer alguma inveja pois penso que vou conseguir produzir alguns W à noite,ehehe....
Esta MP deixa-me perplexo pois mesmo com nuvens, conseguiu um pico de quase 4000W, parabéns!
Eu depois também irei fazer alguma inveja pois penso que vou conseguir produzir alguns W à noite,ehehe....
-
Essa história de mesmo com nuvens atingir os 4000W... era óptimo mas esses picos só se atingem quando o sol consegue espreitar por entre as nuvens.cupMH Escreveu:Aqui para a zona de Porto de Mós também esteve uma brasa.....
Cmps,
-
Boas pessoal
O S. Pedro anda zangado connosco... nem no dia mais longo do ano, nos deu sol!
Eu que gosto de comparar os meus resultados com os do SEstevao, até fico com arrepios... no mês passado estivemos sempre "ela por ela"... este mês a diferença já vai em 75 kWh (só ontem e hoje ele fez 58kWh contra os meus 39kWh). Uns a faturar ou outros a ver passar as nuvens!
Resta-nos esperar que as previsões mentirológicas estejam corretas e tenhamos um resto de mês com sol!
Cmps,
O S. Pedro anda zangado connosco... nem no dia mais longo do ano, nos deu sol!
Eu que gosto de comparar os meus resultados com os do SEstevao, até fico com arrepios... no mês passado estivemos sempre "ela por ela"... este mês a diferença já vai em 75 kWh (só ontem e hoje ele fez 58kWh contra os meus 39kWh). Uns a faturar ou outros a ver passar as nuvens!
Resta-nos esperar que as previsões mentirológicas estejam corretas e tenhamos um resto de mês com sol!
Cmps,
-
- Membro Silver
Pois, como tu dizes e bem, o sol quando nasce não é para todos.
Também tenho comparado as minhas produções com as tuas ... e também fico muito aquém ... Como vês tb me arrepio
Esperemos então que as previsões tragam melhores dias ...
Também tenho comparado as minhas produções com as tuas ... e também fico muito aquém ... Como vês tb me arrepio

Esperemos então que as previsões tragam melhores dias ...
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Se eu soubesse o que sei hoje, ter-me-ia casado com uma algarvia...
Não desanimemos, porque agora parece que vem o calor de vez.

-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
QVF Escreveu:Se eu soubesse o que sei hoje, ter-me-ia casado com uma algarvia...![]()
Pois eu, já me contentava com SOL e um calorzzziiiiinho moderado...

Não esquecer quer tivemos um principio de ano fantástico, agora temos o reverso da medalha...

-
- Membro Silver
É verdade a chuva faz falta, ainda bem que ela voltou, mas eu só comecei a produzir, depois de esse princípio de ano fantásticoPaulOL Escreveu:QVF Escreveu:Se eu soubesse o que sei hoje, ter-me-ia casado com uma algarvia...![]()
Pois eu, já me contentava com SOL e um calorzzziiiiinho moderado...![]()
Não esquecer quer tivemos um principio de ano fantástico, agora temos o reverso da medalha...mas a chuva, também é fonte de vida!