Soluções para aquecimento àgua.
-
vinnys
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm
Re: Soluções para aquecimento àgua.
Olá.
Assim por alto o que é uma bomba de calor, e que tipo de energia usa? Solar, eléctrica, gás, diesel? Será que compensa face aos tais 80€ que mencionei?
Assim por alto o que é uma bomba de calor, e que tipo de energia usa? Solar, eléctrica, gás, diesel? Será que compensa face aos tais 80€ que mencionei?

-
g_card
- Membro Silver

- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
nada melhor como ires ao google procurar por bomba de calor 
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Bomba de calor usa energia eléctrica.
Grosso modo, o custo ficarte-á, na pior das hipóteses, um terço do que pagas em gás. Isto se só for usada a tarifa normal, usando bi-horária, retira mais uns 30% ao resultado anterior.
A minha bomba de calor com acumulador de 400L, gastou no pior do inverno, cerca de 15 eur mensais, casa com 7 pessoas. O custo da bomba com acumulador, cerca de 2700 eur.
Fazes assim, contabilizas as botijas de gás que gastas anualmente. Fazes a conta ao custo delas. Depois retira cerca de 70% desse custo, esse é o valor que vais poupar por ano. Daì poderás chegar ao tempo que poderá demorar a amortizar o custo da bomba.
Grosso modo, o custo ficarte-á, na pior das hipóteses, um terço do que pagas em gás. Isto se só for usada a tarifa normal, usando bi-horária, retira mais uns 30% ao resultado anterior.
A minha bomba de calor com acumulador de 400L, gastou no pior do inverno, cerca de 15 eur mensais, casa com 7 pessoas. O custo da bomba com acumulador, cerca de 2700 eur.
Fazes assim, contabilizas as botijas de gás que gastas anualmente. Fazes a conta ao custo delas. Depois retira cerca de 70% desse custo, esse é o valor que vais poupar por ano. Daì poderás chegar ao tempo que poderá demorar a amortizar o custo da bomba.
-
Esteves
- Membro Gold

- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Eu também tinha os banhos a gás e mudei para a electricidade, posso dizer que poupei bastante, se uma garrafa de gás custa 26€ eu de luz estou a gastar +/- 16€, e como já disse espero gastar 0€ para aquecer a agua.
Uma coisa que eu já faço a muito tempo, foi por um relógio programável na tomada do cilindro, tenho X tempo ligado por volta das 12H X tempo por volta das 20H dá um total por dia de 4 Horas e isto porque, porque muitas das vezes a Maria abre a torneira para tirar 3 a 4 litros de agua e logo liga o cilindro por mais algum tempo, assim com o programador não acontece.
Já fiz testes e testes durante alguns meses, medi durante 30 dias sem relógio programável deu cerca de 140Kw com o relógio cerca de 100Kw
Agora a bomba de calor, é +/- um sistema como o acondicionado.

As Bombas de calor podem ser de diversos tipos, ar/ar, ar/água, água/água. A energia pode ser absorvida do ar (ambiente) ou da água (lençóis freáticos, furos artesianos), e transformada em energia térmica para climatização.
Hoje em dia, o aquecimento apenas eléctrico não é recomendável. A electricidade é demasiado valiosa para ser consumida em produção de calor directo. É mais económico e mais sensato para o ambiente utilizar uma pequena porção de energia eléctrica (produzida a partir de centrais hidroeléctricas e estações eólicas, complementadas pela micro-geração solar), e a maior parte obtê-la de energia gratuita absorvida do ambiente. É exactamente isto que faz uma bomba de calor.
Vantagens
Não gera gases poluentes.
Produz muito calor com baixos consumos de electricidade.
Necessita de pouco espaço para a instalação, em alguns casos menos de um metro quadrado.
As bombas de calor também fazem arrefecimento durante o verão.
Podem-se utilizar diversos sistemas de climatização (pavimento radiante, radiadores a baixa temperatura, etc.).
A Desvantagem
Valor significativo no investimento inicial.
Uma coisa que eu já faço a muito tempo, foi por um relógio programável na tomada do cilindro, tenho X tempo ligado por volta das 12H X tempo por volta das 20H dá um total por dia de 4 Horas e isto porque, porque muitas das vezes a Maria abre a torneira para tirar 3 a 4 litros de agua e logo liga o cilindro por mais algum tempo, assim com o programador não acontece.
Já fiz testes e testes durante alguns meses, medi durante 30 dias sem relógio programável deu cerca de 140Kw com o relógio cerca de 100Kw
Agora a bomba de calor, é +/- um sistema como o acondicionado.

As Bombas de calor podem ser de diversos tipos, ar/ar, ar/água, água/água. A energia pode ser absorvida do ar (ambiente) ou da água (lençóis freáticos, furos artesianos), e transformada em energia térmica para climatização.
Hoje em dia, o aquecimento apenas eléctrico não é recomendável. A electricidade é demasiado valiosa para ser consumida em produção de calor directo. É mais económico e mais sensato para o ambiente utilizar uma pequena porção de energia eléctrica (produzida a partir de centrais hidroeléctricas e estações eólicas, complementadas pela micro-geração solar), e a maior parte obtê-la de energia gratuita absorvida do ambiente. É exactamente isto que faz uma bomba de calor.
Vantagens
Não gera gases poluentes.
Produz muito calor com baixos consumos de electricidade.
Necessita de pouco espaço para a instalação, em alguns casos menos de um metro quadrado.
As bombas de calor também fazem arrefecimento durante o verão.
Podem-se utilizar diversos sistemas de climatização (pavimento radiante, radiadores a baixa temperatura, etc.).
A Desvantagem
Valor significativo no investimento inicial.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
tiago_eco
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
boas,
sobre as bombas de calor, estas se forem complementadas com uma sonda vertical aí com uns 120m de profundidade devem baixar significativamente os custos de electricidade. ao que percebi, cada grau centígrado baixa até 2,5% a factura da luz, e visto que se vai buscar a água a uma temperatura, digamos na melhor das hipóteses, de 20cº estamos a falar duma bela poupança!...
Ao preço que está a gasóleo e a electricidade, creio que vale a pena o custo adicional deste sistema, a longo prazo claro.
Na suiça, onde resido actualmente 75% das casas novas já fazem os ditos furos. eles sabem o q fazem
cumps
sobre as bombas de calor, estas se forem complementadas com uma sonda vertical aí com uns 120m de profundidade devem baixar significativamente os custos de electricidade. ao que percebi, cada grau centígrado baixa até 2,5% a factura da luz, e visto que se vai buscar a água a uma temperatura, digamos na melhor das hipóteses, de 20cº estamos a falar duma bela poupança!...
Ao preço que está a gasóleo e a electricidade, creio que vale a pena o custo adicional deste sistema, a longo prazo claro.
Na suiça, onde resido actualmente 75% das casas novas já fazem os ditos furos. eles sabem o q fazem
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
-
CrOhN
- Membro Gold

Sim, acredito que na Suiça, as bombas de calor sejam todas geotérmicas. Se forem aerotérmicas, nos dias mais frios, não conseguiriam funcionar.
-
tiago_eco
- Membro Silver

sim é obvio mas não concordas que a geotermia é uma fonte de calor muito mais estável/previsível e a médio prazo rentável? estamos a falar duma (quase) independência energética!CrOhN Escreveu:Sim, acredito que na Suiça, as bombas de calor sejam todas geotérmicas. Se forem aerotérmicas, nos dias mais frios, não conseguiriam funcionar.
Não entendo muito bem porque é que portugal demora sempre "50 anos" a entender e a acompanhar a tecnologia e o know-how europeus.
Penso que é, sobretudo, uma diferença de mentalidades. Um dia quando regressar, penso aplicar muitas das praticas de eficiência energética que tenho visto aqui... Não quero com isto menosprezar Portugal ou os portugueses, não me entendam mal...
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Cada país têm as suas soluções (e problemas), que dependem de muito factores,cá por exemplo não é difícil de ver que os principais problemas são a falta de dinheiro do povo, a falta de produção nacional (importamos), falta de petroleo, gás, etc...
Mas temos grandes vantagens, somos dos paises com mais sol, temos temperaturas amenas o ano todo, temos uma frente marinha enorme, temos pontos ventosos, etc...
Portanto e tendo em conta cada país, eu acho que para os problemas que temos, a solução terá de ser barata...
Paineis solares AQS...eu tenho e estou mais que satisfeito...
Preços...Basta uma rápida pesquisa e temos painéis para 4 pessoas por volta dos 1.000 €, ou seja estará pago em pouco mais de 3 anos e depois durante os próximos 25 anos temos agua quente á borliú.
Não sei o preço de fazer um sistema a Geotermia na Suíça, mas poderá chegar aos 6.000 ou 7.000 € ?
Ora acho pouco viável aos actuais bolsos, ainda para mais havendo alternativas muito mais baratas...
Se virem alguns tópicos aqui no forum,podem ver e concluir (eu tenho paineis e posso atestar), que na maioria dos casos em Portugal a melhor solução para aquecer a agua é mesmo os paineis solares AQS, eu por exemplo desde Janeiro e somos 5 gastei 2 bilhas de gás em 4 meses, antes gastava nestes meses de inverno 2 bilhas/mes, e se for como anos anteriores e tendo em conta o sol alto apartir de agora, vou gastar mais 2 bilhas até ao fim do ano...
Logo 4 bilhas de gás (100,00 €) por ano para 5 pessoas em aquecimento de agua é bom...muito bom, sem dizer que a esses 100,00 € deveria ainda tirar o que poupo na electricidade, pois tenho as maquinas da loiça e roupa ligadas ao painel.
A geotermia será bom para paises em que a temperatura é mais agreste e durante mais tempo, aqui acho que não, temos 6 meses de verão e apenas 1 ou 2 de inverno.
Deixo um site para verem as vantagens e desvantagens da Geotermia
http://www.portal-energia.com/vantagens ... eotermica/" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas temos grandes vantagens, somos dos paises com mais sol, temos temperaturas amenas o ano todo, temos uma frente marinha enorme, temos pontos ventosos, etc...
Portanto e tendo em conta cada país, eu acho que para os problemas que temos, a solução terá de ser barata...
Preços...Basta uma rápida pesquisa e temos painéis para 4 pessoas por volta dos 1.000 €, ou seja estará pago em pouco mais de 3 anos e depois durante os próximos 25 anos temos agua quente á borliú.
Não sei o preço de fazer um sistema a Geotermia na Suíça, mas poderá chegar aos 6.000 ou 7.000 € ?
Ora acho pouco viável aos actuais bolsos, ainda para mais havendo alternativas muito mais baratas...
Se virem alguns tópicos aqui no forum,podem ver e concluir (eu tenho paineis e posso atestar), que na maioria dos casos em Portugal a melhor solução para aquecer a agua é mesmo os paineis solares AQS, eu por exemplo desde Janeiro e somos 5 gastei 2 bilhas de gás em 4 meses, antes gastava nestes meses de inverno 2 bilhas/mes, e se for como anos anteriores e tendo em conta o sol alto apartir de agora, vou gastar mais 2 bilhas até ao fim do ano...
Logo 4 bilhas de gás (100,00 €) por ano para 5 pessoas em aquecimento de agua é bom...muito bom, sem dizer que a esses 100,00 € deveria ainda tirar o que poupo na electricidade, pois tenho as maquinas da loiça e roupa ligadas ao painel.
A geotermia será bom para paises em que a temperatura é mais agreste e durante mais tempo, aqui acho que não, temos 6 meses de verão e apenas 1 ou 2 de inverno.
http://www.portal-energia.com/vantagens ... eotermica/" onclick="window.open(this.href);return false;
Dos Fracos Não Reza a História...
-
tiago_eco
- Membro Silver

A geotermia de que falo não serve apenas para aquecer àguas sanitárias embora tb o faça. A principal função é o aquecimento central por piso radiante ou por radiadores dispersados pelas divisões da casa. Não creio que o AQS te faça isso. Depois temos que ver que a geotermia é para todo o ano. Serve tanto para te arrefecer a casa no verão, como para te aquecer a casa no inverno, nao dependendo do sol, temperatura ambiente etc etcMaster Escreveu:Cada país têm as suas soluções (e problemas), que dependem de muito factores,cá por exemplo não é difícil de ver que os principais problemas são a falta de dinheiro do povo, a falta de produção nacional (importamos), falta de petroleo, gás, etc...
Ou seja é um sistema mais completo, mais caro (10 mil), mas que segundo os arquitectos suíços auto-paga-se em 5 anos. Em Portugal, mesmo que sejam 8 anos, ainda é, na minha opinião, aliciante... Este sistema aliado a bomba de calor (que é muito eficiente) e ao sistema de isolação pelo exterior, de todas os sistemas que já vi, parece-me o melhor, mais cómodo e mais económico a médio prazo - sobretudo para quem já tem o sistema de piso radiante montado.
Repara, a água sai da furo entre 14 a 20 cº dependendo da zona e da profundidade do mesmo, tudo o que a bomba de calor tem de fazer é aumenta-la uns 4-6 graus para que se atinja a temp. desejável para o aquecimento da habitação. Para os banhos, será mais um pouco mais.
É o sistema que te faz tudo em um...Quem tiver possibilidades que pense neste investimento como uma aposta ganhadora no futuro.
Agora as vossas opiniões...
-
CrOhN
- Membro Gold

Sem duvida que a bomba de calor aliada à geotermia é a cereja em cima do bolo.
Mas, como o master disse, cada clima é um caso, e, no caso de Portugal, o clima é ameno o suficiente para não ser vantajoso usar bomba de calor geotérmica. Não quero com isto dizer que a geotérmica não seja melhor, simplesmente, pode não compensar o custo adicional para uma com permuta a ar.
Quanto ao custo da electricidade Suiça, deve-se a um mix energético adequado. E como não optaram por fontes renováveis financeiramente desastrosas, conseguem manter os custos baixos.
Mas, como o master disse, cada clima é um caso, e, no caso de Portugal, o clima é ameno o suficiente para não ser vantajoso usar bomba de calor geotérmica. Não quero com isto dizer que a geotérmica não seja melhor, simplesmente, pode não compensar o custo adicional para uma com permuta a ar.
Quanto ao custo da electricidade Suiça, deve-se a um mix energético adequado. E como não optaram por fontes renováveis financeiramente desastrosas, conseguem manter os custos baixos.
-
srecologico
- Membro Silver

- Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm
para quem nunca foi á suiça, aquilo é um gelo. não tem nada a ver com o que se passa cá. felizmente que, ainda, não pagamos taxa sobre o sol senão estavamos na falencia. oh wait... já estamos. é preciso não esquecer também que na suiça eles têm 4x menos radiação solar do que nós e que as amplitudes termicas são muito maiores. Portugal é um país muito ameno. Na Suiça tens regiões onde faz -20ºC no inverno e 25ºC no pico do Verão.
Também estamos a comparar alhos com bugalhos. A suiça é um país com grandes preocupações ambientais. É incrivel andar por lá, está sempre tudo um brinco, nada de lixo no chão. Faz o nosso país parecer uma possilga. A mentalidade é outra. Para eles somos uns porcos. E têm razão, somos mesmo.
Basta ver a % de reciclagem que eles fazem. Estão anos-luz á nossa frente. E no que toca á produção de energia ou é nuclear ou é hidroeletrica. Não usam petroleo e afins é tipo menos de 5%.... E isto á anos.
Portanto é claro que lá, as bombas de calor fazem todo o sentido. São economias de escala. Aos anos que eles metem bombas de calor. Cá à uns anos nem sequer se falava no assunto. Lá funciona bastante bem.
Mas o que é mais curioso é que apesar de terem menos 4x menos radiação solar têm mais produção fotovoltaica do que nós.
Enfim, quem quiser aguinha quentinha, e não estiver a pensar em projectos de maior para aquecimento e afins, meta mas é uns paineis solares que, por enquanto, o sol quando nasce é para todos e por sorte temos aqui bastante.
Também estamos a comparar alhos com bugalhos. A suiça é um país com grandes preocupações ambientais. É incrivel andar por lá, está sempre tudo um brinco, nada de lixo no chão. Faz o nosso país parecer uma possilga. A mentalidade é outra. Para eles somos uns porcos. E têm razão, somos mesmo.
Basta ver a % de reciclagem que eles fazem. Estão anos-luz á nossa frente. E no que toca á produção de energia ou é nuclear ou é hidroeletrica. Não usam petroleo e afins é tipo menos de 5%.... E isto á anos.
Portanto é claro que lá, as bombas de calor fazem todo o sentido. São economias de escala. Aos anos que eles metem bombas de calor. Cá à uns anos nem sequer se falava no assunto. Lá funciona bastante bem.
Mas o que é mais curioso é que apesar de terem menos 4x menos radiação solar têm mais produção fotovoltaica do que nós.
Enfim, quem quiser aguinha quentinha, e não estiver a pensar em projectos de maior para aquecimento e afins, meta mas é uns paineis solares que, por enquanto, o sol quando nasce é para todos e por sorte temos aqui bastante.
-
tiago_eco
- Membro Silver

sim, faz sentido. nao quero comparar os dois climas, apenas demonstrar como é um sistema eficiente e barato.
Talvez para o nosso clima seja suficiente o uso da bomba de calor absorvendo a energia ambiente + AQS... é um caso a pensar...
Só me intriga porque não vejo mais este tipo de sistema implantado em PT!
Talvez para o nosso clima seja suficiente o uso da bomba de calor absorvendo a energia ambiente + AQS... é um caso a pensar...
-
srecologico
- Membro Silver

Existem universidades portuguesas a fazer investigação na area das bombas de calor. Como já foi referido o sistema não é prático nem barato de instalar. Muitas das vezes não trás mais valia em termos ecnomicos sendo os paineis solares bem mais baratos. Utiliza-se bem mais as bombas de calor para aquecimento/arrefecimento e não tanto para águas. Normalmente está associado a grandes empreendimentos ou fábricas ou afins com lagos ou rios por perto onde se consegue uma maior amplitude térmica.tiago_eco Escreveu:sim, faz sentido. nao quero comparar os dois climas, apenas demonstrar como é um sistema eficiente e barato.
O problema também é que quase nunca compensa instalar depois de uma construção já feita. Faz sentido sim para novas construções, é bem mais fácil e barato. Mas mesmo assim é dificil de se aplicar a muitos casos. Em prédios e apartamentos não é viável. Em moradias pequenas também acaba por não compensar, sendo uma construção com bom isolamento e com outras soluções, mais eficiente e mais barato ecnomicamente.
Estamo-nos a esquecer que em muitos sitios da suiça neva durante 6meses. O clima é muito diferente. Mas conheço aplicações de bombas de calor em Portugal, nomeadamente para aquecimento de pescinas, em moradias isoladas e em alguns hoteis.
Se a construção for de raiz, aí sim recomendo vivamente o estudo dessa possibilidade. Senão existem outras soluções bem melhores.
-
tiago_eco
- Membro Silver

Então qual pensas ser a solução mais viavel em todos os sentidos para o aquecimento duma casa? não serão os paineis solares pois é no inverno que mais precisas deles e quando estes te dão menor rendimento...srecologico Escreveu:Existem universidades portuguesas a fazer investigação na area das bombas de calor. Como já foi referido o sistema não é prático nem barato de instalar. Muitas das vezes não trás mais valia em termos ecnomicos sendo os paineis solares bem mais baratos. Utiliza-se bem mais as bombas de calor para aquecimento/arrefecimento e não tanto para águas. Normalmente está associado a grandes empreendimentos ou fábricas ou afins com lagos ou rios por perto onde se consegue uma maior amplitude térmica.tiago_eco Escreveu:sim, faz sentido. nao quero comparar os dois climas, apenas demonstrar como é um sistema eficiente e barato.
O problema também é que quase nunca compensa instalar depois de uma construção já feita. Faz sentido sim para novas construções, é bem mais fácil e barato. Mas mesmo assim é dificil de se aplicar a muitos casos. Em prédios e apartamentos não é viável. Em moradias pequenas também acaba por não compensar, sendo uma construção com bom isolamento e com outras soluções, mais eficiente e mais barato ecnomicamente.
Estamo-nos a esquecer que em muitos sitios da suiça neva durante 6meses. O clima é muito diferente. Mas conheço aplicações de bombas de calor em Portugal, nomeadamente para aquecimento de pescinas, em moradias isoladas e em alguns hoteis.
Se a construção for de raiz, aí sim recomendo vivamente o estudo dessa possibilidade. Senão existem outras soluções bem melhores.
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Mas este tópico não é só para aquecimento de agua e não de casas? AQS
Estamos a misturar.
Estamos a misturar.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
srecologico
- Membro Silver

pois. exactamente como foi dito. para aquecimento de aguas de uma casa já construida a melhor solução em Portugal é sem duvida, paineis solares. Não há volta a dar.
Agora se for para aquecimento de uma casa já construida e das suas aguas a resposta poderá ser outra assim como se for para uma casa a ser construida.
No fundo, tudo depende da relação custo/beneficio. Tem de se ver caso a caso. Não há uma solução que sirva para todos. Até porque apesar de Portugal ser um clima ameno, ainda varia bastante. Uma casa na serra da Estrela não tem as mesmas necessidades de uma casa na Amareleja. Nem todas as casas têm a mesma dimensão ou isolamento etc etc.
Mas sinceramente de todos os estudos que já vi, colocar uma bomba de calor numa casa já construida e sem aquecimento central nunca compensa.
Uma boa solução que se está a aplicar cada vez mais a imóveis já edificados é isolar o que for possivel ecnomicamente, nomeadamente caixilharia e vidros e cobertura e usar aparelhos de ar condicionado eficientes juntando a isso tudo paineis solares fotovoltaicos e/ou aerogeradore(s).
Uma bomba de calor faz todo o sentido por exemplo em casas novas a serem construidas com aquecimento central. Principalmente se houver uma piscina para aquecer também. Claro que isto tudo pressupõe que haja uma eficiencia térmica suficiente na terra ou aguas onde irá ser instalado o sistema.
Mas sinceramente isto varia imenso. Normalmente fica mais barato fazer uma boa construção com bons isolamentos do que instalar uma simples bomba de calor. são opçoes... é caso a caso.
Agora se for para aquecimento de uma casa já construida e das suas aguas a resposta poderá ser outra assim como se for para uma casa a ser construida.
No fundo, tudo depende da relação custo/beneficio. Tem de se ver caso a caso. Não há uma solução que sirva para todos. Até porque apesar de Portugal ser um clima ameno, ainda varia bastante. Uma casa na serra da Estrela não tem as mesmas necessidades de uma casa na Amareleja. Nem todas as casas têm a mesma dimensão ou isolamento etc etc.
Mas sinceramente de todos os estudos que já vi, colocar uma bomba de calor numa casa já construida e sem aquecimento central nunca compensa.
Uma boa solução que se está a aplicar cada vez mais a imóveis já edificados é isolar o que for possivel ecnomicamente, nomeadamente caixilharia e vidros e cobertura e usar aparelhos de ar condicionado eficientes juntando a isso tudo paineis solares fotovoltaicos e/ou aerogeradore(s).
Uma bomba de calor faz todo o sentido por exemplo em casas novas a serem construidas com aquecimento central. Principalmente se houver uma piscina para aquecer também. Claro que isto tudo pressupõe que haja uma eficiencia térmica suficiente na terra ou aguas onde irá ser instalado o sistema.
Mas sinceramente isto varia imenso. Normalmente fica mais barato fazer uma boa construção com bons isolamentos do que instalar uma simples bomba de calor. são opçoes... é caso a caso.
-
tiago_eco
- Membro Silver

já li algures aqui que o sistema AQS pode chegar a ser auto suficiente em pleno inverno...sendo a bomba de calor um sistema auxiliar, acham possível que se use quase exclusivamente os painéis para o aquecimento (piso radiante). Peço desculpa por estar a desvirtuar um pouco o tópico...
-
srecologico
- Membro Silver

se é possivel que se use exclusivamente os paineis? claro que sim. tudo é possivel. se é ecnomicamente viavel? depende de imensos factores como já foi dito.
-
vinnys
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm
DE há uns tempos para cá e conversa puxa conversa, foi-me dito que no aquecimento de água o mais eficiente é a bomba de calor, pois era onde a energia era usada melhor, que era mais eficiente portanto.
Estava aqui a pensar, e se fosse usado um sistema híbrido como aqui foi falado em cima, uns painéis a alimentar a bomba de calor, e nos piores cenários no inverno gastar electricidade da companhia.
Será que é uma ideia pouco eficiente, ou pouco exequivel ?!
Obrigado pelas vossas respostas.
Boas energias!
Estava aqui a pensar, e se fosse usado um sistema híbrido como aqui foi falado em cima, uns painéis a alimentar a bomba de calor, e nos piores cenários no inverno gastar electricidade da companhia.
Boas energias!

-
tiago_eco
- Membro Silver

boasvinnys Escreveu:DE há uns tempos para cá e conversa puxa conversa, foi-me dito que no aquecimento de água o mais eficiente é a bomba de calor, pois era onde a energia era usada melhor, que era mais eficiente portanto.
Boas energias!
Falas em alimentar a bomba de calor através dos paineis, usando o piso radiante que faz circular a agua a uma temperatura mais baixa.... certo?
bom, pelo que sei é exequível mas terias de armazenar a energia em baterias ou num termoacumulador. Bem vistas as coisas vai dar ao mesmo - ou usas o sistema AQS para armazenar agua quente, ou usar o mesmos paineis para produzir energia electrica para alimentar a eficiente bomba de calor....!
a minha dúvida é se a àgua quente que foi gerada durante o dia é suficiente, na maioria dos dias, para continuar a aquecer a casa durante a noite, pois pelo que sei existe um diferencial entre a saida da agua para o sistema radiante e o retorno da mesma agua em cerca de 8cº...ao fim de algumas horas deve baixar significativamente a temperatura da àgua no acumulador?!
cumps
peço desculpa se estou a dizer alguma estupidez mas tb ainda estou aprender sobre o sistema...