J. Almeida Escreveu:
"E-Vivacity vem equipada com um motor Perm de 3 Kw, e duas baterias SAFT de Iões de Lítio com um peso total de 16 kg. Cada bateria tem capacidade de 1 Kw/h e, através de um BMS (controlador), recarregam a 80% em 5 horas ou em 3 horas se utilizarmos um segundo carregador (opcional)."
geralmente leio isto em outros sites de scooters eletricas: 20x3,2V 40Ah
quem me souber esclarecer melhor agradeço
Quando se referem a 20x3,2v 40Ah, querem dizer que é composto por uma serie de 20 células de 40Ah, que é equivalente a 2560W (=20x3,2x40).
As baterias de Iões de Lítio, sendo apenas 16Kg parecem-me muito leves, pois para a mesma capacidade em LiFePO (iguais às minhas) pesaria 22 kg.
Em relação a outros modelos, como já referiram anteriormente a VX2 e a e-max, a colocação de baterias de gel, penso ter sido uma fraca aposta para os fabricantes.
Para além do peso exagerado (96 kg nas baterias de 60A para a e-max 110s), que torna a mota muito pesada para o seu controlo em manobras passo a passo, perde assim também alguma rapidez em arranque (que acaba por ser compensado com o motor de 4KW, embora prejudicando as baterias com seus picos de correntes brutais).
O seu alimentador é potentíssimo (20A) para esse tipo de baterias (se fossem de lítio seria ouro sobre azul).
O espaço para arrumações também é muito reduzido, e até existe que tenha feito uma arrumação extra, num dos espaços vazios, onde poderia ter um porta-luvas, fazendo uma abertura nos plásticos...
Outro ponto desfavorável é a iluminação ser de lâmpadas incandescentes, que no caso da e-max são sempre 60Wh só por conta de iluminação. Pode não parecer muito mas em 2 horas já se gastou o equivalente a uns 4 kms de autonomia.