Sugestões para compra VE

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
J. Almeida
Membro
Membro
Registado: segunda mar 05, 2012 9:44 pm

Sugestões para compra VE

Mensagem por J. Almeida »

Sou novo no fórum e este é o meu primeiro tópico, procuro a ajuda de todos embora alguns já conheça da leitura dos seus tópicos, ando por aqui há algum tempo a tentar tirar algumas dúvidas e conclusões mas cada vez se adensam mais. A verdade é que a informação extra fórum não é muita e isso para mim é um dos motivos para que os VE não arranquem de uma vez por todas e a todo o gás.

Sou residente em Gaia a minha carta de condução é apenas B e gostava que me ajudassem a escolher uma scooter elétrica até 4000/5000€ (é a minha primeira experiência a duas rodas tirando a bicicleta) em que para mim os fatores de escolham são em: 1º assistência técnica (proximidade/competência técnica); 2º preço/qualidade; 3º estética/beleza

Venham daí as vossas opiniões fundamentadas nestes 3 fatores, obrigado desde já pela vossa ajuda
:)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Sugestões para compra VE

Mensagem por Volt »

A tua carta permite conduzir todas as scooters que estão à venda no mercado nacional, que eu conheça... Todas equivalem a 125cc ou menos.
Falta-te dizer algo mais, no entanto. Precisas andar em AE? Queres um motociclo ou um ciclomotor?

Boa escolha. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Parece-me que a escolha ficará limitada logo à partida com o intervalo de preços apresentado 8-)

Quanto à assistência, tenta ver os fornecedores/distribuidores mais próximos... não faças como eu que, morando em Almada e fazendo um test-drive em Setúbal, fiquei a pensar que teria assistência técnica "ali ao lado" (em Setúbal), mas afinal quando foi preciso tive de ir com a mota "às costas" até Aveiro :x

Para primeira experiência podes sempre estar atento às vendas em 2ª mão, que já começam a ser mais comuns do que quando comprei a minha, por exemplo (se na altura houvesse alguma Vetrix em 2ª mão por menos de 6k€ provavelmente teria sido a minha escolha)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
J. Almeida
Membro
Membro

Olá aos dois

Eu sei que não me conhecem mas estranhamente eu já vos conheço aos dois de ler os vossos tópicos :)

Quanto ao Volt sim eu sei, podia ser o início de uma música mas sim eu sei, que posso conduzir scooter até 125 a questão é essa mesmo não pretendo tirar a carta de mota… pelo menos num futuro próximo, eu só me lembrei que não tinha posto os Km que farei por dia depois de enviar o tópico, então é assim, eu farei cerca de 36Km=ida/volta tenho possibilidade de circular em AE e ex-scut, mas devido a minha falta de experiencia com as duas rodas pelo menos nos primeiros tempos circularei pelas nacionais, claro que segundo a escolha VE poderei ficar limitado as nacionais, mas isso é o menor dos meus problemas…
Hmma eu li o teu diário de bordo até foi dos primeiros que li :) parabéns pela forma como o mantiveste atualizado e relatando a tua experiencia foi por ela que o meu 1º fator de escolha é a assistência técnica… pois para mim a tua experiencia não foi muito agradável mas é o preço que se paga por ser pioneiro ;) quanto a usadas sou um pouco avesso nunca se sabe muito bem como está e garantias Kaput… para já o meu objetivo é ver como me adapto as duas rodas rentabilizar o investimento e mais tarde quem sabe então saltar para uma vectrix :)

Agradeço a participação de todos mas sobretudo gostava que o pessoal da zona contasse as suas experiências onde compraram, preços, qualidade da assistência técnica proximidade, para que eu próprio possa fazer a minha escolha… eu sei que há aqui alguns diários de bordo desta zona também já por lá andei :)

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

J. Almeida Escreveu:onde compraram, preços,
As regras do fórum não permitem dizer onde compraram ou preços, nem fazer publicidade a qualquer marca.
Só lendo os DB ou colocando anúncio no Mercado Livre. Aí pode colocar-se marcas e preços e até qual a melhor escolha.
Boa sorte na escolha e compra.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Para motociclo, pelo preço que tens "orçamentado", ou compras uma Vectrix usada, ou uma chinesa. Honestamente, acho que uma Vectrix usada dá mais garantias do que uma chinesa nova, mas a minha opinião é somente a minha opinião... :-).
Verifica tu as experiências dos utilizadores e, espero que chegues a bom porto e faças uma escolha consciente.

Das chinesas, neste momento, sei que a Ecocritério está a comercializar os seus modelos. Das outras marcas que conheço, ou faliram, ou não voltei a ouvir novidades.

Vai dando notícias sobre o teu processo de escolha.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm

Mensagem por Edu_Rod »

boas

pela minha experiência, esquece qualquer uma da Batlight, as motas tem problemas graves, a assistência é má, e o manda chuva pertence há classe do típico chicoespertismo tuga.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Atencao aos comentarios uma vez que o forum serve para troca de ideias... atencao a leitura por outros...

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Tenta comprar uma Vectrix em 2ªmão...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm

Mensagem por Edu_Rod »

serges Escreveu:Atencao aos comentarios uma vez que o forum serve para troca de ideias... atencao a leitura por outros...

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
OFF Topic
peço desculpa serges mas não me contive, a minha intenção não era de todo ferir susceptibilidades, apenas queria chamar a atenção.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Autor do tópico
J. Almeida
Membro
Membro

obrigado pelas vossas opiniões e ao Edu :) por acaso para ser sincero pelo preço e pelo design até gosto das Batlight mas sei que a assistência técniva não é muito boa até por outros diários de bordo que li, vamos ver vou indagar mais um pouco com outras opiniões e visitas a stands

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

Ora vivas.
Não se importam que me atravesse aqui um bocadinho, a apanhe boleia deste tópico?
Sou da Amadora, e preciso de fazer 60km por dia, com duas subidas diárias da IC16 (a rampa enorme, ao lado do Dolce Vita da Amadora), se bem que é verdade que também a desço duas vezes por dia hehehehe
Para uma utilização, Bi-diaria
Topo-IC16 (alto da mira/moinhos da funcheira)
CRIL
A5
Central-Park Linda-a-velha
e volta....
são cerca de 60km por dia. 99% via rápida e/ou AE, e com duas subidas, uma considerável (IC16 e pequeno troço da A5)
Não tenho carta de moto, nem penso em tirar, por isso aquela marca que começa com V e acaba em X creio que fica fora de questão.
Algum dos eventuais modelos de scooter que existam, consegue fazer a IC16 duas vezes por dia, com um cromo (eu) de 68Kg, sem arruína-la (à scooter)?
Se me puderem apontar na direcção certa, sem referir aquelex X todos que aparecem nos nomes dos modelos hehehe (regras oblige) eu agradecia imenso.
cumps
Paulo Ans
-- http://forum.autogas.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false; --

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

pauloans Escreveu:O...preciso de fazer 60km por dia...
Eu diria que precisas um mínimo de 5000W 60Ah (para estares à vontade com 1 carga diária) ou 40Ah (se fizeres sempre 2 cargas: origem e destino).
Tens aqui uma lista que te pode ajudar a ter uma idea do que existe por cá.
Vai dando noticias e cá aguardamos o teu DB para breve :D
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pauloans »

Hê páh, muito obrigado.
Ginjas mesmo, os resultados do google davam-me sempre os mesmo resultados de um par de anos atrás.
já me estava a passar.
Entretanto já consegui ler dois ou tres DB assim na diagonal e fico impressionado com os valores.
E ainda por cima, já descobri, através dos DB, duas empresas que nem aparecem no Google... pelo menos nas minhas pesquisas.
Muito fixe, vou devorar isto.
---editado---
Já consegui reduzir a lista a15 modelos (incluindo aquela que gostava de ter, mas que não tenho graveto nem carta :oops: )
mas sinceramente, há ali marcas que nunca tinha ouvido, vou ter de chafurdar mais um bocadinho...
Última edição por pauloans em sábado mar 31, 2012 2:31 pm, editado 1 vez no total.
cumps
Paulo Ans
-- http://forum.autogas.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false; --

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Ora pois convem ler as trocas de experiencias que aqui existem.

Podes ler os varios modelos inclusive as que começam por v e acabam por sempre achei que custavam muito dinheiro e como tive a sorte de apanhar uma de serviço a preço simpatico la fui na aventura.

Procura e lê muito pois tens muitas alternativas...
Mapa dos pontos de carga

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

pauloans Escreveu:Entretanto já consegui ler dois ou tres DB assim na diagonal...
Para teres uma visão dos vários DB por marca e modelo podes também consultar a nossa lista de VE's do forum ;)

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pauloans »

A questão da V é a carta.
Pergunta parva #367324237
Que modelos electricos é que podem andar na AE ?
Nesse caso, na volta "Linda-a-Velha -> Alto-da-Mira", ponderaria vir pela A9, para fugir à subida da IC16.
É que 0,85 de vez em quando, são suportáveis se já estiver a poupar no combustível.
--editado--
aquele google doc até tem links, olha a maravilha.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
cumps
Paulo Ans

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

A V é equivalente a uma 125cc logo... carta so de carro...
Mapa dos pontos de carga

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pauloans »

Serges, obrigadinho, Acabaste de me complicar mais as contas LOLOLOLOL, just kidding
Fui agora ali à expo, mas o stand estava fechado, mas aquilo é uma verdadeira FAMEL (Fonix-A.Mota-E-Linda)
Ainda não vi nenhuma V à venda usada, mas lá está, nunca as incluí naa minhas pesquisas.
cumps
Paulo Ans

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

pauloans Escreveu:Que modelos electricos é que podem andar na AE ?
Todos os que tenham equivalência superior a 50cc (~5cv), ou seja, 125cc (~11cv), 250cc (~24cv), etc.
Nas elétricas tens que fazer o cálculo dos cavalos pela potência em Watts debitada, por exemplo, 5kW equivale a uns ~7cv, logo pode andar ;)
Carta de mota só precisas para cilindradas superiores a 125cc.
SUBSECÇÃO IV
Do Trânsito nas auto-estradas e vias equiparadas
ARTIGO 72º
(Auto-estradas)
1 - Nas auto-estradas e respectivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tracção animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos de cilindrada não superior a 50 cm³, tractores agrícolas, bem como de veículos ou conjunto de veículos insusceptíveis de atingir em patamar a velocidade de 40 km/hora.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”