Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz »

Boa tarde

http://www.youtube.com/watch?v=YNAKss7Gyv4" onclick="window.open(this.href);return false;

fiz esse vídeo pra ver se acha alguma irregularidade, se algo estiver errado, não sei por que sou muito inexperiente.

Abraços

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado

pessoal esse foi o meu jeito de bobinar, é todo maluco , o que acharam? estou muito ansioso

http://sclarenonz.multiply.com/photos/a ... as#photo=1" onclick="window.open(this.href);return false;

abraços

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Josenir muito obrigado pelas sugestões , como o senhor me explicou o jeito de bobinar eu já tinha terminado com minha pressa, então queria só testar pra ver se prestava , mas já comprei dois alternadores aqui para bobinar do jeito que o senhor me ensinou.
Um forte abraço a todos

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am

Mensagem por electronick »

Josenir, finalmente conseguir tirar um tempo e fiz a montagem do controlador para gerador eólico (excitação positivo). Para alternador de 12V, funciona tudo na perfeição, mas substituindo o zener de 12v para 24V para o alternador de 24V, queima o transistor BC337, o NE555 e o resistor de 10 ohms, ligado ao pino 5 do 555. Penso que é demasiada voltagem no CV pino 5 do NE555, dando origem a que queime os componentes referidos atrás. Como foi o Josenir que projetou este circuito, gostava de saber a sua opinião. Só não fiz ainda os testes funcionando com o zener de 12V para o alternador de 24v, mas penso que a excitação não será a indicada para se obter o melhor rendimento.
Segue a foto da montagem, optei por montar o relé em separado, por ser grande demais para montar na PCI.
Também montei mais um regulador LM7818 para o LM7812, não sofrer muito aquecimento com a entrada dos 24V.
Controlador para gerador eólico.JPG

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Junto envio foto de 2 reguladores, um para alternador de 24V que está montado num grupo gerador de 230v. Desliga a excitação quando as baterias atingem 26.8V porque são de gel. O outro regulador está preparado para meter em carga as baterias quando estas descarregam até aos 23.83V e desliga a carga quando atingem os 26.88V. É de referir que este ultimo regulador, está preparado para receber carga de várias fontes, alternador de 24V do grupo gerador, aerogerador e paineis solares.
Anexos
Regulador para alternador de 24v e regulador de 24v para várias fontes.JPG

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Boa noite

eletronik e deivid meus parabens, minha pergunta pra vocês é como posso testar isso no alternador, no meu caso não tenho bateria, e outra duvida é sobre as pás eu estou começando a pensar um jeito melhor do que usar enchó para remover a parte mais grossa e no final a lixadeira,para modelar e balancear as pás, o bom por que é um serviço manual, devagar e minucioso, o ruim é que a madeira de pinhão tem varias marcas de distribuição de galhos na madeira que é pessimo para remover, niquem aqui faz esse serviço baratinho por que teria que posicionar a serra fora da proteção da maquina e isso arriscaria a vida dos funcionários, então qual o melhor jeito de fazer isso? qual o melhor eixo que me recomendaria? eu achei ums eixo de pneu de carro mas são muitos pesados, tem nas materias de construções um eixo de comprimento muito grande mas é muito caro, 198,00, quero fazer um eixo artesanal, qual o melhor jeito?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Josenir, finalmente conseguir tirar um tempo e fiz a montagem do controlador para gerador eólico (excitação positivo). Para alternador de 12V, funciona tudo na perfeição, mas substituindo o zener de 12v para 24V para o alternador de 24V, queima o transistor BC337, o NE555 e o resistor de 10 ohms, ligado ao pino 5 do 555. Penso que é demasiada voltagem no CV pino 5 do NE555, dando origem a que queime os componentes referidos atrás. Como foi o Josenir que projetou este circuito, gostava de saber a sua opinião. Só não fiz ainda os testes funcionando com o zener de 12V para o alternador de 24v, mas penso que a excitação não será a indicada para se obter o melhor rendimento.
Segue a foto da montagem, optei por montar o relé em separado, por ser grande demais para montar na PCI.
Electronick,
Parabéns pelo ótimo trabalho. Quanto a essa queima de componentes, acredito que já achei a razão. O que acontece é que na verdade existe um pequeno erro nos desenhos da nova versão. Algo que me passou despercebido, e só esta semana observei.

Nesta versão não deve mais ser usado o diodo zener de 18V. Este zener era necessário na versão anterior. Ele serve somente para proteger o gate do IRFZ44 contra execesso de tensão. Como agora a tensão de alimentação do CI NE555 vem de um regulador de 12V, não há possibilidade de chegar uma tensão maior que esta no gate do transistor.

E como a gora a excitação é positiva, a presença do diodo zener de 18V causa um efeito colateral ao circuito. Em 12V isso não é suficiente para causar a queima de componentes. Apenas ocorre um excesso de excitação, e o alternador fica mais pesado do que deveria.

Peço desculpas aos colegas que fizeram a montagem por este des
cuido. Amanhã publico novos desenhos da PCI e do esquema elétrico, os quais estarão sem o diodo zener de 18V.
electronick Escreveu:Também montei mais um regulador LM7818 para o LM7812, não sofrer muito aquecimento com a entrada dos 24V.
Se me permite, como a corrente consumida pelo circuito e pelo relé é menor que 100mA, não vejo necessidade deste LM7818, pois os reguladores LM78XX todos podem receber até 36V. Já usei bastante o LM7812 recebendo tensão na faixa dos 24V ou um pouco mais sem problema algum.

Até o NE555, o qual o fabricante especifica para tensão máxima de trabalho entre 16 e 18V, já experimentei em 24V, e funciona bem. É claro que neste caso ele aquece um pouco, mas trabalha bem.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Junto envio foto de 2 reguladores, um para alternador de 24V que está montado num grupo gerador de 230v. Desliga a excitação quando as baterias atingem 26.8V porque são de gel. O outro regulador está preparado para meter em carga as baterias quando estas descarregam até aos 23.83V e desliga a carga quando atingem os 26.88V. É de referir que este ultimo regulador, está preparado para receber carga de várias fontes, alternador de 24V do grupo gerador, aerogerador e paineis solares.
Muito bom. Seria ótimo se publicasse o projeto.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:Boa tarde
http://www.youtube.com/watch?v=YNAKss7Gyv4" onclick="window.open(this.href);return false;
fiz esse vídeo pra ver se acha alguma irregularidade, se algo estiver errado, não sei por que sou muito inexperiente.
Abraços
Me desculpe, mas não consegui entender bem o teste feito no vídeo. A imagem não está boa.

E esse seu jeito de bobinar não me parece correto. Você já testou? E funcionou?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Deivid Escreveu:Bom dia.
Eu fiz a ultima versão postada sim.
mas teve uns componetes que não tinha na eletrônica e o cara lá me falou que eu podia substituir por outro, são eles:
*Capacitor cerâmico de 100nF por 104
*Capacitor poliéster de 1uF/100V por um 2E102K
*Capacitor poliéster de 470nF por um da Sony u47K63V
*Diodo 1N4001 por 1N4007
Agora eu não sei se pode ter sido essas alterações que fizerão não atingir os 12V!
segue as fotos da placa.
Não vejo a hora de poder concluir com sucesso!
Obrigado pela ajuda Josenir.
Deivid,

O capacitor de 100nF vem com uma inscrição 104. Isso significa o valor 100.000 pF, ou seja, 100nF.
O capacitor 2E102K não serve. Mas não é capaz de impedir o circuito de funcionar.
O u47K63V é um capacitor de poliéster de 470nF/63V e atende perfeitamente.
O 1N4007 pode ser usado no lugar do 1N4001 sem problemas.

Então acredito que o problema seja o diodo zener de 18V. Favor retirá-lo do circuito e fazer novos testes.

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Boa tarde

josenir não entendir por que está funcionando , por que eu já sabia que não ia dar certo e como eu testo vai até para 50 volts eu testei a amperagen e vai para 30 amperes

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Josenir eu ao inserir o LM7818, não é com receio do consumo do circuito, mas sim pela diferença da queda de tensão ser menor e sendo assim tem menos aquecimento do que aplicar diretamente os 24V ao LM7812, embora ele esteja projetado para receber tensões até 27V, já está no limiar da tensão, se as baterias atingirem 28V. Enquanto o LM7818, já pode receber uma tensão até 33V, isto é o que o fabricante diz com estes valores. Na prática nota-se bem essa diferença em termos de dissipação de calor, quanto maior é a diferença de voltagem na entrada de um regulador, mais ele aquece, foi só por essa razão que eu meti o LM7818, apenas para não ter tanta dissipação de calor e como é obvio, ficar tudo mais folgado.
Ainda não tive possibilidades de testar o controlador com excitação positivo para 24V, sem o zener de 18V, assim que testar direi algo.
Em relação aos controladores que publiquei atrás, assim que tiver possibilidades publicarei com muito gosto aqui, os respetivos projetos.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:Boa tarde
josenir não entendir por que está funcionando , por que eu já sabia que não ia dar certo e como eu testo vai até para 50 volts eu testei a amperagen e vai para 30 amperes
Como foram feitas essas medidas? 50V e 30A? Isso daria 1500W. Não há como obter 1500W de um alternador automotivo.

Já falamos muito aqui sobre medidas de tensão (Volts) e corrente (ampères). Medidas feitas em vazio não servem para nada.

Para medir a tensão e a corrente é necessário ter uma carga ligada ao gerador. E essa carga tem que ser compatível com a potência do gerador.

Deivid
Membro
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 8:56 pm

Mensagem por Deivid »

Josenir,
Fiz a retirada do Diodo Zener de 18V da PCI, feito os testes não apresenteu nenhuma mudança, continua a mesma voltagem de 10,7V.
Qual será o próximo passo?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Deivid Escreveu:Josenir,
Fiz a retirada do Diodo Zener de 18V da PCI, feito os testes não apresenteu nenhuma mudança, continua a mesma voltagem de 10,7V.
Qual será o próximo passo?
Experimente regular o potenciômetro de 10k todo para o lado do resistor de 10k. Esse é o ajuste de maior tensão de saída. E com o gerador em funcionamento, gire lentamente o potenciômetro de 100k de um lado para o outro, para ver ser melhora.

Tente uma rotação maior.

Se isso não der certo, tente fazer uma foto melhor para que eu possa conferir se as trilhas estão certas, e se os componentes estão com os valores certos.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Josenir já testei o seu controlador para 24V e sem o zener de 18v o sintoma é o mesmo, com 12V nao queima os componentes, mas quando é aplicado 24V no +B Alternador, volta a queimar o BC337, o 555 e o resistor de 10 ohms ligado ao pino 5, como já referi é muita tensão que entra na base do BC337 vindo do resistor varável e do zener de 24V, e por conseguinte tambem no pino 5 do NE555.O Josenir se me permite, terá de rever o controlador, porque algo não está bem.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Como prometi, aqui vai o projeto do controlador para várias fontes, referente às fotos que publiquei atrás. Está concebido para baterias de 12V e 24V, está montado e já foi testado.
Controlador de carga de baterias eólica e solar.JPG
Controlador de carga de baterias eólica e solar PCI.jpg
Controlador de carga de baterias eólica e solar PCI.jpg (32.6 KiB) Visto 25285 vezes

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Este é o controlador para alternadores de 12V e 24V, como tenho baterias de gel, tive necessidade de tirar o regulador de origem do alternador, porque este só deixava de carregar próximo dos 30V. Com este regulador podemos controlar a carga que nos der mais jeito através de um potenciometro, no meu caso deixa de carregar quando as baterias chegam aos 27V.
Controlador para alternador 12V e 24V.JPG
Controlador para alternador 12V e 24V.JPG (16.23 KiB) Visto 25284 vezes
Controlador para alternador 12V e 24V componentes.JPG
Controlador para alternador 12V e 24V componentes.JPG (42.53 KiB) Visto 25284 vezes
Controlador para alternador 12V e 24V PCI.JPG
Controlador para alternador 12V e 24V PCI.JPG (12.19 KiB) Visto 25284 vezes

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Segue a lista dos componentes para a versão de 12V e 24V. Quem quiser ter mais segurança nos componentes, pelo menos na versão de 24V, podem substituir os transistores T1 e T2 pelos 2N5682 e o T4 pelo 2N3772, aguentam maiores tensões e correntes. Este regulador também dá para aplicar no alternador modificado, mas tem um se não, com rotações baixas não há auto-excitação e não carrega mesmo nada, teriamos de ter um vento sempre moderado.
Lista de componentes controlador 12V e 24v.JPG
Lista de componentes controlador 12V e 24v.JPG (28.67 KiB) Visto 25279 vezes

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:Josenir já testei o seu controlador para 24V e sem o zener de 18v o sintoma é o mesmo, com 12V nao queima os componentes, mas quando é aplicado 24V no +B Alternador, volta a queimar o BC337, o 555 e o resistor de 10 ohms ligado ao pino 5, como já referi é muita tensão que entra na base do BC337 vindo do resistor varável e do zener de 24V, e por conseguinte tambem no pino 5 do NE555.O Josenir se me permite, terá de rever o controlador, porque algo não está bem.
Sim. Assim que puder vou querer testar. Como já expus anteriormente, este projeto foi desenvolvido para 12V, e ainda não testei em 24V. No entanto, já andei estudando e avaliando que é possível fazê-lo funcionar em 24V. Tudo o que precisa ser feito é trocar o diodo zener de 12V para um de 24V. Em teoria deveria funcionar.

Você tem certeza de que usou um diodo zener de 24V? Se tiver deixado o de 12V, com certeza vai chegar uma tensão muito alta na base no BC337. Mas em tese não deveria chegar uma tensão muito alta no NE555 porque este transístor trabalha aterrando o pino 5 do CI. É possível que, caso a junção base/coletor do BC337 entre em curto, passe uma tensão muito alta para o pino 5 do CI. E neste caso o danifique.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”