Ajuda para um esquema para aquecer as águas dos banhos.

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Ajuda para um esquema para aquecer as águas dos banhos.

Mensagem por Esteves »

Boas!

Não vou inventar nada que já esteja inventado mas algumas ideias vou precisar no que vou fazer.
É assim tenho um cilindro de 200 litros de 2000 Watts claro que gasta muito luz e a minha ideia é usar uma alternativa, então tenho 2 formas, uma é por uma serpentina no recuperador e fazer um auxilio ao cilindro, outra é fazer um painel solar tipo serpentina e dar o auxilio ao cilindro, mas é aqui nesta serpentina que a coisa começa a correr mal, ora bem a ideia é fazer passar a agua pela serpentina do painel com uma bomba de circulação entrar no cilindro, mas fica o problema que no inverno vai congelar e isso pode ser grave ao rebentar, agora pergunto eu, se eu fizer a serpentina com mangueira de alta densidade será que rebenta com o gelo??? OK se esta não forma não for viável passa a ser feita no recuperador, mas ainda que este sistema pode funcionar nos meses que não há geada não me posso é esquecer de anular nos meses de geada.

Fica um esquema abaixo para explicar apesar de eu não ter grande jeito para desenho.
Da forma que está feito o esquema é que só trabalhe pelo sol quando há sol, tem uma bomba circuladora para fazer passar a agua pelo painel e pelo cilindro, tem uma sonda de temperatura e uma electroválvula que vão trabalhar quando a agua na serpentina tem uma temperatura inferior a X graus a sonda vai dar informação a electroválvula para fechar e ao mesmo tempo desligar a bomba de circulação o LDR (Resistor Dependente de Luz) é o sistema que liga e desliga a alimentação eléctrica da bomba, o LDR trabalha com o sol logo ai só liga a alimentação eléctrica quando há sol, o relé que está abaixo do LDR é só para separar o LDR da alimentação eléctrica.

Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: Ajuda para um esquema para aquecer as águas dos banhos.

Mensagem por Jorge Rocha »

Mas esse termo-acomulador já incorpora alguma serpentina no seu interior?
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

Jorge Rocha Escreveu:Mas esse termo-acomulador já incorpora alguma serpentina no seu interior?
Não ... a ideia é circular a agua que passa no painel ou recuperador pelo cilindro.

A situação da serpentina no cilindro já era a situação de permutador a agua a passar em circuito fechado.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Desculpa por outra pergunta, o termo-acomulador é feito em cobre ou inox?

Se não for, na minha opinião, não vale o trabalho que poderás ter, até que será muito dificil que se consiga a solução para combater o frio, o calor, o calcário, a pressão da rede, tudo em simultâneo.

correiars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 18, 2008 11:25 am

Mensagem por correiars »

No meu caso, como na casa onde estou já existia um cilindro com cerca de um ano (mas só de 80L), o que se fez foi que a água que entra no cilindro é a que vem do deposito do painel solar (este não tem aquecimento). Assim o cilindro só compensa quando é preciso e não foi preciso inventar mais nada na instalação ;)

Pedro-Braga
Membro
Membro
Registado: sexta set 30, 2011 2:28 pm
Contacto:

Mensagem por Pedro-Braga »

boas ,
a ideia é boa e está bem idealizado, penso que o problema é mesmo o congelar o painel não sei se aguenta muito tempo..
abraço

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

Pedro-Braga Escreveu:boas ,
a ideia é boa e está bem idealizado, penso que o problema é mesmo o congelar o painel não sei se aguenta muito tempo..
abraço
Pois o problema é o gelo mas como eu disse será que a mangueira de alta densidade rebenta??

Vai dar um bocado de trabalho mas o que eu pretendo fazer é a situação da serpentina no telhado isto para os dias mais quentes e para os dias mais frios pela serpentina do recuperador, claro que as mesmas devem trabalhar independentes, quando trabalha uma fecha a outra.

Ficam algumas imagens de serpentinas para recuperador e solar, são todas aceitáveis é fáceis de fazer.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como já ando meio baralhado qual o sistema que aquece a agua mais depressa?
É o sistema como está mencionado acima ou o sistema por permutação?

Ps: Na ultima imagem o sistema trabalha sem bomba de circulação, parece ser por sistema termosifão.

.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Olá Esteves!
Ainda não deu para entender, se estás a pedir ajuda para saber qual o melhor investimento caseiro de aproveitamento das energias alternativas, ou se queres ajudar o pessoal a fazer o seu proprio sistema caseiro?
Desde já os meus parabéns pela iniciativa, independentemente da situação!

Em resposta à tua pergunta:
"Pois o problema é o gelo mas como eu disse será que a mangueira de alta densidade rebenta??
De todos os sistemas de rega que já insalei ( PE = ou > a 8 Bar) onde grande parte ficou à superficie, e sobe pressão, ainda não aconteceu problema algum, mas o frio na zona litoral (Aveiro), não é tão acentuado como no interior.

Agora quanto aos esquemas em desenho que estão representados em cima, acho e continuo a dizer que mais vale fazer um bom investimento uma vez que muitos e estar sempre com o coração nas mãos.

Eu sou do tipo de pessoa que gosta de simplificar as coisas, embora saiba que para certas coisas funcionarem bem, terá que ter alguma sufisticação.

Estou aqui para ajudar no que eu souber, e se eu não souber, deixarei que alguém que saíba, o faça da melhor forma!

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

Boas!
Ainda não deu para entender, se estás a pedir ajuda para saber qual o melhor investimento caseiro de aproveitamento das energias alternativas, ou se queres ajudar o pessoal a fazer o seu proprio sistema caseiro?
Bem a ideia é para eu fazer, mas ao mesmo tempo expor as ideias para que outros possam fazer com alguma facilidade e onde os testemunhos de varias pessoas ajuda a esclarecer as duvidas de muitos.

Agora na questão da rega, pois nem me tinha lembrado disso a tubagem que está espalhada pelas terras não rebenta.
Agora quanto aos esquemas em desenho que estão representados em cima, acho e continuo a dizer que mais vale fazer um bom investimento uma vez que muitos e estar sempre com o coração nas mãos.
Bem é verdade por vezes vale mais um bom investimento que andar aflito, mas esta ideia é apenas para passar o tempo e a partida vou fazer com a tal mangueira de alta densidade faço um caixilho em metal meto lá alguns metros de manguira para dentro e sempre ajuda aquecer alguma agua.

No recuperador também vou por uma serpentina visto que vou fazer alterações na chaminé e assim meto lá a dita serpentina e no inverno como é habitual estar aceso todos dias sempre aquece alguma agua.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Bom trabalho então!
No que eu poder ajudar, ajudarei!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”