Não vou inventar nada que já esteja inventado mas algumas ideias vou precisar no que vou fazer.
É assim tenho um cilindro de 200 litros de 2000 Watts claro que gasta muito luz e a minha ideia é usar uma alternativa, então tenho 2 formas, uma é por uma serpentina no recuperador e fazer um auxilio ao cilindro, outra é fazer um painel solar tipo serpentina e dar o auxilio ao cilindro, mas é aqui nesta serpentina que a coisa começa a correr mal, ora bem a ideia é fazer passar a agua pela serpentina do painel com uma bomba de circulação entrar no cilindro, mas fica o problema que no inverno vai congelar e isso pode ser grave ao rebentar, agora pergunto eu, se eu fizer a serpentina com mangueira de alta densidade será que rebenta com o gelo??? OK se esta não forma não for viável passa a ser feita no recuperador, mas ainda que este sistema pode funcionar nos meses que não há geada não me posso é esquecer de anular nos meses de geada.
Fica um esquema abaixo para explicar apesar de eu não ter grande jeito para desenho.
Da forma que está feito o esquema é que só trabalhe pelo sol quando há sol, tem uma bomba circuladora para fazer passar a agua pelo painel e pelo cilindro, tem uma sonda de temperatura e uma electroválvula que vão trabalhar quando a agua na serpentina tem uma temperatura inferior a X graus a sonda vai dar informação a electroválvula para fechar e ao mesmo tempo desligar a bomba de circulação o LDR (Resistor Dependente de Luz) é o sistema que liga e desliga a alimentação eléctrica da bomba, o LDR trabalha com o sol logo ai só liga a alimentação eléctrica quando há sol, o relé que está abaixo do LDR é só para separar o LDR da alimentação eléctrica.