
Acabaram-se as duas semanitas que tirei de férias caseiras. Nestes dias, a Super-ZEV esteve a descansar... Excepto no fim-de-semana que ficou no meio destas férias. O que é que fomos fazer? - Fomos a Portimão ver o Glorioso jogar para a taça, e vimos também muitos companheiros das fumarentas que se deslocavam no mesmo fim-de-semana a Portimão para ver as Superbikes.
Consegui chegar em 10 horas, mas falhei na tentativa de apenas abastecer uma vez (tive de recorrer a um abastecimento "extra"). Já revelo quais os erros cometidos...
Começámos por Setúbal. Chegámos ao local de embarque para Tróia em 20 minutos, mas ficámos muito tempo a aguardar pelo barco. Como o horário de Inverno começa em Outubro, este foi o meu principal erro... Não esperava ter barco de 1:15 em 1:15! Assim, perdi uma hora nisto...
Resultado: Aproveitei para experimentar 14 minutos de carga no Mobi.E que fica mesmo ali ao pé, na Avenida Luísa Todi.
Bom, atravessar o Sado faz-se bem. A Super-ZEV juntou-se a duas fumarentas e lá vai disto...

O pior é a estrada que vem depois do barco... É má! Muito má! Já não me lembrava de como detesto estes buracos com alcatrão. Acho que a autonomia que "perderia" a fazer mais alguns quilómetros pelo IC1/N10, perdi na mesma de buraco em buraco até avistar a salvação na Vila Morena. Só mesmo em Grândola a estrada melhora. Daí até à Mimosa, é um pulinho. Depois, é esperar...
... e esperar...
... e...
... esperar...
... etc.!
Enfim...
Viva o restaurante São Sebastião da Mimosa!!! Para quem quer ir ao Algarve, vindo aqui da Capital, a sua localização é fantástica! Fica mesmo a meio caminho, em terras alentejanas.
Conheci este "ponto de carga" para as ZEV e para o meu estômago, há dois anos, graças a um comercial da empresa onde trabalho, e logo logo o responsável pelo restaurante se disponibilizou para ser ponto de carga e participar no nosso mapa de locais de carregamento...

Mesmo com o mau estado da estrada, foram 104.3 quilómetros percorridos e 94% de carga gasta. Foram, também, 3h16m de carregamento. Não foi completo, carregámos entre 85 e 90% e, já sem paciência para esperar mais, cometemos o erro de voltar à estrada cedo demais...
Consciente do erro, parei em Ourique onde os simpáticos Bombeiros são uma ajuda preciosa.

Foram mais 45 quilómetros e 40% da carga gasta. 1h05m depois (e quase 30% de carga adicional), era hora de seguir para a última parte da viagem. Foi complicado chegar. As minhas contas ainda não tinham recebido a experiência de uma serra algarvia. Por pouco, não saíam furadas... Foi mesmo no limite que cheguei a Portimão (93 quilómetros depois). Mas o Glorioso ganhou e isso sana tudo.

Ora, fotos da estadia, não há...


A saída era pelo mesmo trajecto que a entrada... Portimão - Silves - S. B. de Messines - Ourique. Regressámos aos Bombeiros já com grande parte da carga gasta (94% em 87.4 quilómetros). São menos quilómetros porque já não foi necessário ir ao estádio.


Vivam os Bombeiros de Ourique!

Entretanto, o passeio pela vila foi proveitoso. Vejam lá se isto não é um SAP como deve de ser...

Foram 3h23m de carga (praticamente 95% da capacidade). O suficiente para chegar a Grândola, Vila Morena, e aqui fazer uma segunda carga "grande".
Mas, não podia ser uma viagem perfeita... Algo tinha de falhar. A pensão/restaurante Fim do Mundo, onde há dois anos gentilmente consegui abastecer e encher a barriga, estava fechada. Como alternativa, encontrei este café/restaurante que lá nos safou...

Foram mais 3h05m que deram para sair de lá com 95% da capacidade do "depósito" preenchida, pois também tínhamos gasto "apenas" cerca de 80%.
Ora, os restantes 95 quilómetros até casa foram feitos com a mesma velocidade (praticamente toda a viagem foi) de 60 kph. Números totais de 6h30m de carga intermédia, 266 quilómetros feitos em menos de 12 horas de caminho. Se descontar o tempo que perdemos à procura de carga, creio que a média fica mesmo nos 60 kph.
O total do fim-de-semana, foram 508.3 quilómetros. Em tempos de carga intermédios (não contabilizando o início e fim de cada viagem) foram (4:21+6:28=) 10 horas e 49 minutos! É a parte mais chata. Vou pedir à Masac um super-carregador, que fique a condizer com a Super-ZEV.

Entretanto, a Super-ZEV fez os seus 4444.4 quilómetros.


