A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Acabaram-se as duas semanitas que tirei de férias caseiras. Nestes dias, a Super-ZEV esteve a descansar... Excepto no fim-de-semana que ficou no meio destas férias. O que é que fomos fazer? - Fomos a Portimão ver o Glorioso jogar para a taça, e vimos também muitos companheiros das fumarentas que se deslocavam no mesmo fim-de-semana a Portimão para ver as Superbikes.

Consegui chegar em 10 horas, mas falhei na tentativa de apenas abastecer uma vez (tive de recorrer a um abastecimento "extra"). Já revelo quais os erros cometidos...

Começámos por Setúbal. Chegámos ao local de embarque para Tróia em 20 minutos, mas ficámos muito tempo a aguardar pelo barco. Como o horário de Inverno começa em Outubro, este foi o meu principal erro... Não esperava ter barco de 1:15 em 1:15! Assim, perdi uma hora nisto...
S-Z@Cais.STB
[email protected]
SAM_0856.JPG (198.46 KiB) Visto 3033 vezes
Resultado: Aproveitei para experimentar 14 minutos de carga no Mobi.E que fica mesmo ali ao pé, na Avenida Luísa Todi.
S-Z@Mobi.E.Todi
[email protected]
SAM_0859.JPG (102.12 KiB) Visto 3033 vezes
Bom, atravessar o Sado faz-se bem. A Super-ZEV juntou-se a duas fumarentas e lá vai disto... :-).
S-Z@Troia.F
[email protected]
SAM_0865.JPG (80.95 KiB) Visto 3033 vezes
O pior é a estrada que vem depois do barco... É má! Muito má! Já não me lembrava de como detesto estes buracos com alcatrão. Acho que a autonomia que "perderia" a fazer mais alguns quilómetros pelo IC1/N10, perdi na mesma de buraco em buraco até avistar a salvação na Vila Morena. Só mesmo em Grândola a estrada melhora. Daí até à Mimosa, é um pulinho. Depois, é esperar...
S-Z@Mimosa1
S-Z@Mimosa1
SAM_0874.JPG (83.96 KiB) Visto 3033 vezes
... e esperar...
S-Z@Mimosa2
S-Z@Mimosa2
SAM_0875.JPG (220.51 KiB) Visto 3033 vezes
... e...
S-Z@Mimosa3
S-Z@Mimosa3
SAM_0877.JPG (184.99 KiB) Visto 3033 vezes
... esperar...
S-Z@Mimosa4
S-Z@Mimosa4
SAM_0878.JPG (252.05 KiB) Visto 3033 vezes
... etc.!
S-Z@Mimosa5
S-Z@Mimosa5
SAM_0881.JPG (193.34 KiB) Visto 3033 vezes
Enfim...
S-Z@Mimosa6
S-Z@Mimosa6
SAM_0890.JPG (197.52 KiB) Visto 3033 vezes
Viva o restaurante São Sebastião da Mimosa!!! Para quem quer ir ao Algarve, vindo aqui da Capital, a sua localização é fantástica! Fica mesmo a meio caminho, em terras alentejanas.
Conheci este "ponto de carga" para as ZEV e para o meu estômago, há dois anos, graças a um comercial da empresa onde trabalho, e logo logo o responsável pelo restaurante se disponibilizou para ser ponto de carga e participar no nosso mapa de locais de carregamento... :-D. Muito obrigado em meu nome e desta comunidade.

Mesmo com o mau estado da estrada, foram 104.3 quilómetros percorridos e 94% de carga gasta. Foram, também, 3h16m de carregamento. Não foi completo, carregámos entre 85 e 90% e, já sem paciência para esperar mais, cometemos o erro de voltar à estrada cedo demais...
S-Z@Mimosa7
S-Z@Mimosa7
SAM_0891.JPG (177.11 KiB) Visto 3033 vezes
Consciente do erro, parei em Ourique onde os simpáticos Bombeiros são uma ajuda preciosa. :-).
S-Z@Ourique1
S-Z@Ourique1
SAM_0892.JPG (166.86 KiB) Visto 3033 vezes
Foram mais 45 quilómetros e 40% da carga gasta. 1h05m depois (e quase 30% de carga adicional), era hora de seguir para a última parte da viagem. Foi complicado chegar. As minhas contas ainda não tinham recebido a experiência de uma serra algarvia. Por pouco, não saíam furadas... Foi mesmo no limite que cheguei a Portimão (93 quilómetros depois). Mas o Glorioso ganhou e isso sana tudo. ;-).

Ora, fotos da estadia, não há... :-D. Mas há da viagem de regresso. Escusado será dizer, que o regresso já foi planeado com um mínimo de decência. :-).

A saída era pelo mesmo trajecto que a entrada... Portimão - Silves - S. B. de Messines - Ourique. Regressámos aos Bombeiros já com grande parte da carga gasta (94% em 87.4 quilómetros). São menos quilómetros porque já não foi necessário ir ao estádio. :-D. Mas gastei mais porque não tive paciência para ir devagar. A regra era tentar manter uma média perto dos 60 kph. Em serra grande (e com dois em cima da Super-ZEV), a autonomia não dá para mais. No resto do trajecto perceberemos a diferença (o ganho!) mantendo a velocidade mas num caminho mais plano e regular. :-).
S-Z@Ourique2
S-Z@Ourique2
SAM_0900.JPG (180.61 KiB) Visto 3033 vezes
Vivam os Bombeiros de Ourique! :-D. Com esta, já foi a terceira vez que me safaram...

Entretanto, o passeio pela vila foi proveitoso. Vejam lá se isto não é um SAP como deve de ser... ;-).
S-Z@Ourique3
S-Z@Ourique3
IMG_2965.JPG (149.04 KiB) Visto 3033 vezes
Foram 3h23m de carga (praticamente 95% da capacidade). O suficiente para chegar a Grândola, Vila Morena, e aqui fazer uma segunda carga "grande".

Mas, não podia ser uma viagem perfeita... Algo tinha de falhar. A pensão/restaurante Fim do Mundo, onde há dois anos gentilmente consegui abastecer e encher a barriga, estava fechada. Como alternativa, encontrei este café/restaurante que lá nos safou... :-D.
S-Z@Vila.Morena
[email protected]
SAM_0907.JPG (196.9 KiB) Visto 3033 vezes
Foram mais 3h05m que deram para sair de lá com 95% da capacidade do "depósito" preenchida, pois também tínhamos gasto "apenas" cerca de 80%.

Ora, os restantes 95 quilómetros até casa foram feitos com a mesma velocidade (praticamente toda a viagem foi) de 60 kph. Números totais de 6h30m de carga intermédia, 266 quilómetros feitos em menos de 12 horas de caminho. Se descontar o tempo que perdemos à procura de carga, creio que a média fica mesmo nos 60 kph.

O total do fim-de-semana, foram 508.3 quilómetros. Em tempos de carga intermédios (não contabilizando o início e fim de cada viagem) foram (4:21+6:28=) 10 horas e 49 minutos! É a parte mais chata. Vou pedir à Masac um super-carregador, que fique a condizer com a Super-ZEV. ;-).

Entretanto, a Super-ZEV fez os seus 4444.4 quilómetros. :-). Dá uma média de 111 quilómetros por dia de utilização. Será possível fazer mais do que isto hoje em dia? É, sim. Claro! Mas não conheço mais ninguém que o faça, infelizmente... Só há um maluco nesta paróquia. :lol:

:-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Parabéns Volt.
Mais uma mega-viagem e consequentemente, mega-aventura.
Com este histórico todo muito recente (1º Cantanhede e depois Algarve), já deve dar para editares um tópico de frases ou abordagens em como pedir carga em todos estes locais. Reparei que usavas o contador de kwh, certo? Portanto pode concluir-se que as despesas que foste fazendo chegaram para que os proprietários não se "aborrecessem" com os "estranhos pedidos", uma vez que o gasto em electricidade foi muitíssimo inferior?
E a parte da divulgação da mota eléctrica? Despertaste interesses? Certamente deixaste alguém a reflectir no assunto... :)
Provavelmente, com estas viagens todas de VE's para norte e sul, qualquer dia os negócios à beira das estradas nacionais estão outra vez revitalizados!
Mais uma vez, bela reportagem. Dá bastante gozo em ler um tópico assim.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm

Mensagem por futurewatt »

Bem, estás imparavel!!! Olha, para quando um cafezito? Não nos podemos esquecer que neste proximo sáb há encontro na expo(acho que é na expo, nao é??) Portanto se conseguir dar um toque á malta por aqui que eu vou tentar fazer o mesmo. Grande abraço!!
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm

Mensagem por MH_electric »

futurewatt Escreveu:Bem, estás imparavel!!! Olha, para quando um cafezito? Não nos podemos esquecer que neste proximo sáb há encontro na expo(acho que é na expo, nao é??) Portanto se conseguir dar um toque á malta por aqui que eu vou tentar fazer o mesmo. Grande abraço!!
Sábado na Expo?
Acho que vou passar por lá... A ver se arranjo ânimo para as minhas baterias... Isto está mau!!!
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Tenho mais algumas novidades...

1º, chegaram os documentos da mota (há já algum tempo até). Acreditam que aqui diz que a potência útil máxima da mota é 3.8 kW? Isto é óptimo para quem só tem carta de carro, pois a lei das 125 "serve"... Mas não faz sentido nenhum para quem conhece as características deste modelo (e mesmo do anterior era muito discutível). Enfim.

2º, descobri, na viagem anterior, que o facto de não deixar a Super-ZEV fazer a "equalização" (as de lítio fazem em todos os finais de carga "não interrompida"), provoca uma espécie de efeito de memória parecido com o das NiMH. O que acontece é que perdemos potência quando ainda falta uma (ou duas) barras e estas desaparecem num instante... Ora, como já tinha dito logo no início deste DB, uma das diferenças da Li+ para a NiMH, é o facto de não termos aquela "perda de potência gradual", que nos faz andar mais devagar até chegar ao destino... Ora, com as Lítio, quando ficamos sem potência já não há grande "reserva" e podemos ficar "apeados" (coisa que, até hoje, depois de mais de 50 mil kms de NiMH, não me aconteceu)...

3º, pafi, não sei se é da forma como peço, mas, até hoje, ninguém me negou carga, nem eu tão pouco a paguei (pelo menos directamente), apesar de ser algo a que eu estou inteiramente disponível para o fazer, como é óbvio... O que tem acontecido é que, primeiro pergunto se posso consumir algo (se for num restaurante, pergunto se posso almoçar) e acrescento logo depois que, se fosse possível, também queria carregar a mota, que é a bateria como os telemóveis. Ora, dependendo da forma como as pessoas reagem (alguns já sabem, outros não) depois posso explicar que é uma espécie de telemóvel grande que gasta entre 20 a 25 cêntimos por cada hora de carga e eu tenho o contador comigo, mas nunca precisei mostrar (até hoje) quanto é que gastei. Eu uso o contador porque aponto todas as cargas que faço e, daqui a uns tempos, posso fazer umas brincadeiras estatísticas com essa informação... :-D. Quanto aos interesses despertos, claro que, estou constantemente a responder a perguntas de quem me aborda. Já acontece isto com tanta frequência que nem comento... E já perdi há muito a conta de quantas pessoas me fizeram perguntas sobre a mota... :-). Nesta viagem foi, logo em Setúbal no Mobi.E e depois na Mimosa. Para cima, isso aconteceu-me também em Grândola.

4º, futurewatt, está combinado. Sábado após o jantar. Ainda vou ver se há possibilidade de test-drive, mas teria de ser mais cedo. Falamos sobre isso depois no tópico do evento. ;-).

5º, MH_electric, não desanimes. Isso faz parte do processo de conhecimento da tecnologia. Agora já sabes que tens de fazer descargas profundas com maior frequência. :-).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Volt »

Este post veio daqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 71#p174571
zointz Escreveu:Terá sido por causa do vento ?
Sim. A 25 de Abril abana sempre muito quando há vento bem forte. A solução é não ir muito devagar, pois é devagar que o efeito vela mais se sente. Muito depressa também não é boa ideia, pois a superfície de pneu em contacto com o alcatrão diminui. Mas como as eléctricas não conseguem andar a velocidades exageradas, ignorem a frase anterior. ;-).

Mesmo um dos elementos da brigada passou por dificuldades até perceber que a 50 kph estava mais sujeito ao vento do que a 70 kph. Mesmo assim, acho que para passar esta ponte com "este" vento não é errado ir ainda um pouco mais rápido...

Hoje a Super-ZEV passou no telejornal das 20. Quem quiser ver uma eléctrica a passar para a frente do pelotão, foi aqui:
S-Z@telejornal.20111026
[email protected]
a SZ vs wally na RTP1.png (436.35 KiB) Visto 2854 vezes
Vídeo.

:lol:

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

eu bem me parecia ter visto a frente de uma Vectrix :P ehehe afinal ainda vejo bem :p
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm

Mensagem por MH_electric »

Tenho de ir ver isto... Aqui no work tá tudo trancado :x
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Também não se vê quase nada. :lol:
Vê-se uma Vectrix a passar da direita para a esquerda naquela zona que assinalei a vermelho, no minuto 1:10.

:-).

PS: Coloquei o link do vídeo na parte final do post anterior.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

A minha Super-ZEV alcançou os seus primeiros 5 mil quilómetros.
S-Z@5005.8kms
[email protected]
IMG_3238.JPG (113.29 KiB) Visto 2714 vezes
E foi numa altura em que vi estes vídeos...

Link

Link

Link

Link

... que fazem a prova deste percurso...

http://pathtracks.com/users/31105/paths/142538

... com este mapa...
... e esta velocidade (157.5, "certo certo")...
:-D.

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Portanto, o srpadre ia a jogar Angry Birds enquanto passava a ponte, e às tantas entusiasmou-se e lançou o GPS também com a fisga, altura em que ele marcou 157,5 km/h
:D :D :D :D
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois... É +/- isso. :-D.
O tracker não é tão fiável como o Tomtom.

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Também já me aconteceu ao converter um ficheiro do tracker num site, fiquei com um gráfico com mais de 300 km/h de máxima! :shock:
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Volt adicionas te os pontos de carga de quem quer fazer parte!? Por favor adiciona!

Parabéns pela fantástica viagem e claro a tua partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Já lá estão todos incluídos (excepto os bombeiros e o último, mas também não estava lá o dono para lhe pedir).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

A Super-ZEV continua a trabalhar bem. Com mais de 5 mil quilómetros feitos (5400 +/-), dei pela primeira vez por aparecer o erro do "Encodr". E foi uma sorte reparar nele, pois estava a olhar para o mostrador quando a luz da "chave de bocas amarela" acendeu. No mostrador do meio apareceram os valores da HiCell e da LoCell e só depois apareceu o texto "Encodr". Foram poucos os segundos em que se manteve. Desapareceu logo a seguir e não mais o vi. Parece que com esta versão de software, o erro continua a ser mostrado (como é um erro temporário, não me incomodava se não o "visse"), mas agora é mais difícil de o "apanhar", pois se não estivesse a olhar para o mostrador, ele passava por mim que nem a responsabilização pela má gestão dos políticos neste país. :lol:

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

Esta Vectrix também tem o buraco à frente que pode sujeitar a placa que por lá está atrás, ficar sujeita a mais humidade ou mesmo água?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Já andei à procura e não encontrei (mas também não estava nas melhores condições)... Por isso, acho que não. Mas tenho de verificar isso para ter a certeza.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

jmap Escreveu:Esta Vectrix também tem o buraco à frente que pode sujeitar a placa que por lá está atrás, ficar sujeita a mais humidade ou mesmo água?
Esse problema já está reparado há muitos anos...se é que te referes ao que estou a pensar...só as primeiras é que tiveram esse defeito e mesmo assim nem todas o apresentaram...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

RuFuS Escreveu:
jmap Escreveu:Esta Vectrix também tem o buraco à frente que pode sujeitar a placa que por lá está atrás, ficar sujeita a mais humidade ou mesmo água?
Esse problema já está reparado há muitos anos...se é que te referes ao que estou a pensar...só as primeiras é que tiveram esse defeito e mesmo assim nem todas o apresentaram...

Cumps
Não era um defeito, era uma abertura deliberada salvoerro para montagem. Eu tapei o meu com fita. Penso que a minha, a do Serges e a (primeira) do Volt o tinham.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”