Sistema AQS termossifão de 200l cross-energy

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro
Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm

Sistema AQS termossifão de 200l cross-energy

Mensagem por joaoabs »

Boa tarde,

Encontrei uma empresa que me faz um projecto chave-na mão de instalação de um sistema termossifão de 200l da marca cross-energy por 1500€ com iva icluído.
Em alternativa posso optar por um sistema termossifão heatpipe da marca boltherm por 1450€

Posto isto, gostava de perguntar uma opinião ao forum relativamente ao seguinte:

- Qual o feedback da marca cross-energy para sistemas "normais" (que não são heat pipe)?

- Qual o feedback da marca boltherm para sistemas heatpipe?

- Os valores apersentados estão em linha com o mercado (ou são mais caros/baratos)?

- Na opinião de quem já instalou um sistema AQS, quais são os erros mais comuns (ou por outras palavras, o que fariam de diferente se tivessem de instalar um novo sistema AQS?)

- Existe algum equipamento extra que tenha de ter em consideração? Já ouvi falar em "vasos de expansão", mas não sei se são necessários em sistemas termossifão.

- Nos dias de muito calor, em que não se está a usar a água, como é que se gere o execesso de calor no termosiffão? Evapora através de uma válvula? Mas assim perde-se muita água, certo?

:) Acabei por fazer muitas perguntas.... Se o moderador quiser poderei colocá-las em tópicos diferentes.

Obrigado,
Joaoabs

afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Sistema AQS termossifão de 200l cross-energy

Mensagem por afstoni »

Bom dia, parece que a mensagem anterioir não seguiu, ora então aqui vai:

Em resposta ás suas perguntas,

Encontrei uma empresa que me faz um projecto chave-na mão de instalação de um sistema termossifão de 200l da marca cross-energy por 1500€ com iva icluído.

Para um termossifão de 200 litros consegue por 1450 euros
da Baxiroca ou Zantia.

Em alternativa posso optar por um sistema termossifão heatpipe da marca boltherm por 1450€
Bolthlerm não fabrica painéis, importa da china,por isso está muito caro, consegue o mesmo por 1150 euros da marca Sun

- Qual o feedback da marca cross-energy para sistemas "normais" (que não são heat pipe)?
Sistema standard com paineis planos

- Qual o feedback da marca boltherm para sistemas heatpipe?

Chinês, mas de qualquer modo os tubos de vácuo têm maior eficiencia que os planos, chineses ou não.

- Os valores apersentados estão em linha com o mercado (ou são mais caros/baratos)?

Os preços estão caros para estas marcas.

- Na opinião de quem já instalou um sistema AQS, quais são os erros mais comuns (ou por outras palavras, o que fariam de diferente se tivessem de instalar um novo sistema AQS?)

Termossifão nem pensar, Circulação forçada é sem sombra de dúvida a melhor opção por ser muito mais eficiente.

- Existe algum equipamento extra que tenha de ter em consideração? Já ouvi falar em "vasos de expansão", mas não sei se são necessários em sistemas termossifão.

Vaso de expansão, valvula de segurança,valvula redutora de pressão, valvula misturadora termoestatica, filtro em y, etc...

- Nos dias de muito calor, em que não se está a usar a água, como é que se gere o execesso de calor no termosiffão? Evapora através de uma válvula? Mas assim perde-se muita água, certo?

Não gere, só se instalar um sistema de circulação forçada é que consegue controlar a temperaratura do acumulador.
Moderado.
Última edição por Volt em quarta nov 02, 2011 11:38 am, editado 1 vez no total.
Razão: Artº 4.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Sistema AQS termossifão de 200l cross-energy

Mensagem por Volt »

O quê?! "Termossifão nem pensar"?! "só se instalar um sistema de circulação forçada é que consegue controlar a temperaratura do acumulador"?!

É impressão minha ou está algo mal nestas frases?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”