Vectrix - Diário de Bordo

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: Vectrix - Diário de Bordo

Mensagem por jmap »

Volt Escreveu:Já devias estar a precisar de uma carga completa (e descarga profunda) há muito tempo... Tens de andar com ela até deixar de chegar aos 25 kph em plano (acho que é isto).
Isso é normal quando se passa muito tempo sem descargas profundas.

E como fazes muito quilómetros seguidos, usas quase toda a carga da bateria, o que faz ela precisar dessas descargas com relativa frequência, pois fica "desregulada" mais rapidamente do que se fizesses só meios-ciclos (que era o que eu fazia com a minha)...

PS: O problema das NiMH é mesmo esse... Tens de ter mais atenção e controlar a frequência com que fazes as descargas profundas...
Eu sei, costumo fazer uma programada a cada 1000km. A marca recomenda uma todos os meses mas acho que faz mais sentido colocar em km.
Fiz ontem a dos 2000km e ela andou 73km. Ora não está muito mal embora longe do meu recorde (83km).
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Pois... Mas olha que as de Lítio também não são muito diferentes... Tenho de contar no meu DB esta minha recente descoberta: As Lítio também precisam de "equalizar" frequentemente.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

Volt Escreveu:Pois... Mas olha que as de Lítio também não são muito diferentes... Tenho de contar no meu DB esta minha recente descoberta: As Lítio também precisam de "equalizar" frequentemente.
É natural, a forma como o fazem é que pode ser preocupante. Um excelente BMS faz toda a diferença pois estar a fazer transpirar (e estragar) células boas para que as más fiquem ao mesmo nível, não é solução.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Explica lá isso melhor, mas é natural que necessite, para acertar tudo como deve ser.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:Explica lá isso melhor, mas é natural que necessite, para acertar tudo como deve ser.
Jmal, não quero ensinar o padre nosso ao prior mas se cada célula pudesse ser carregada independentemente, escusava-se que vomitassem a energia a mais que levam estando já cheias quando a vizinha do lado enche a barriga mais um pouco por ser calona. Calão e brincadeira à parte, bem se sabe o mal que faz (em termos quimicos) a carga a mais e desnecessária que uma bateria leva durante o processo de carregamento.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:Explica lá isso melhor, mas é natural que necessite, para acertar tudo como deve ser.
Jmal, não quero ensinar o padre nosso ao prior mas se cada célula pudesse ser carregada independentemente, escusava-se que vomitassem a energia a mais que levam estando já cheias quando a vizinha do lado enche a barriga mais um pouco por ser calona. Calão e brincadeira à parte, bem se sabe o mal que faz (em termos quimicos) a carga a mais e desnecessária que uma bateria leva durante o processo de carregamento.
Estamos a falar de alguns miliamperes de diferença entre células, nas de lítio, não é significativa o gasto dessa energia, é sim nas nimh porque a resistência interna delas não sobe com o final da carga e as faz aquecer, essas sim existe um grande consumo, mas a alternativa não é muito barata, já viste o que era ter 102 carregadores individuais e 40 na de lítio, todos ligados a 230v, além de impraticável em termos economicos e de espaço, era muito mais falível a avaria de qualquer um deles.

No caso da lítio a equalização é feita a 0.5 ah, são cerca de 70 wh, agora não sei é o tempo que demora a equalizar, Volt ???
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Tens muita informação na folha de Excel do Google que estou a partilhar no meu DB... Não queria estar muito offtopic, mas como isso é de fácil resposta... ;-). Depois de quase 4 horas de carregamento completo, ela fica algum tempo a arrefecer (ainda não consegui ver quanto) e depois é que faz a equalização. No final, são 9 horas ligada à tomada (4 de carga, x de arrefecimento e y de equalização a meio ampere). :-). Se for uma hora de arrefecimento (provavelmente), temos 4 de equalização.

:-).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

Quanto a mim, é a maior vantagem do lítio sobre o NiMH.

Autor do tópico
MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm

Mensagem por MH_electric »

jmal Escreveu:
jmap Escreveu:
Jmal, não quero ensinar o padre nosso ao prior mas se cada [...]
Estamos a falar de alguns miliamperes [...]
Ui! Tanta informação e tanta derrapagem minha… Não tenho conseguido postar porque a minha cessão cai sempre alguém sabe o que se passa por aqui???
Bem!
Digam-me uma coisa, eu acho que ando a fazer asneira e espero que não seja da grossa…
No passado tinha o meu relógio programado para 4h, cerca de 2h30 para carga e o restante para arrefecimento mas, havia alturas em que ligava a mota de manhã e faltava uma barra de carga!?!?! Achei estranho mas desvalorizei (isto deve ter acontecido 3x nos últimos 2 meses). Com toda esta informação mais técnica aumentei o tempo do relógio para 5h e hoje aconteceu de novo e tinha a informação BATHOT!!! Estou tramado! Ontem tinha levado a bateria ao limite, deve ter ficado qs seca.
Quer isto dizer que devo por o relógio para umas sete horas certo?
Assim deixo a bateria carregar, equalizar quando o tem de o fazer, arrefecer e depois ela desliga sozinha, CERTO???
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Espera lá... Estás a desligar a carga ao fim de 4 horas, certo? Sabes que a mota precisa de fazer a equalização em cada 10 horas de andamento, certo? É que não podes estar sempre a cortar os carregamentos. E eu até acho que convém carregar sempre até ao fim...

Os carregamentos completos costumam durar 4 ou 5 horas. Se estiveres com a bateria a zero barras, dura 2:30 para carregar até à última barra de carga, mas, depois fica uma hora a arrefecer antes de recomeçar o carregamento a 3 amperes (que dura mais outra hora aproximadamente)...

PS: Não é nenhuma asneira da grossa, pois não andas a estragar o material... O que pode acontecer, é ficares com um efeito de memória brutal que te deixe a meio do caminho como desta última vez. :-D. Mas depois de uma ou duas descargas profundas isso volta ao lugar. :-).

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Já agora, quanto tempo tens deixado a arrefecer?
Eu vou contar o que eu faço:
- Chego a casa e ligo a mota à corrente com um tempo de espera de 2 horas (o que coloquei no timer quando pressiono a manete da esquerda). Ao fim de 2 horas ela começa a carregar. Caso a carga estivesse toda gasta, durante 2h30m ela fica a carregar a +/- 10 amperes (e +/- 150v). Depois pára cerca de uma hora para arrefecer e volta a carregar mais outra hora (acho) a 3 amperes. No final, são cerca de 5 horas de carga.
Excepto quando faz a equalização, que está programada para acontecer ao fim de cada 10 horas de andamento. Nestes casos, a carga é toda igual, excepto a da última hora a 3 amperes. Creio que demora cerca 8 ou 9 horas no total, contando com as 4 a 5 horas de carga "normais", isto quer dizer que são mais 4 ou 5 horas para este processo.

PS: O bathot parece-me que nem sempre é problema das baterias estarem quentes (acima de 50 graus), pois já consegui apanhar uma leitura (certamente errada!) do sensor a mais de 120 graus... :lol:

PPS: O problema de manter a sessão também tenho tido... Após muitos testes (e muito chatear o klinzter), acho que agora já está a funcionar bem... :-D.

Autor do tópico
MH_electric
Membro Silver
Membro Silver

Volt Escreveu:Já agora, quanto tempo tens deixado a arrefecer?
Eu vou contar o que eu faço:
[...]
Não sei... O que acontece é o seguinte:
Chego a casa e ligo a mota à corrente e, por volta da 0h o relógio dispara... Tinha-o programado para 4h e com esta trapalhada toda, alterei-o para 7h :roll:
Como eu saio de casa por volta das 8h da manhã não sei bem o que acontece durante a carga :?
MH_electric

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

MH_electric Escreveu: Chego a casa e ligo a mota à corrente
Com ou sem timer de arrefecimento?

Autor do tópico
MH_electric
Membro Silver
Membro Silver

Volt Escreveu:Com ou sem timer de arrefecimento?
Pronto! Agora estás a falar chinês...
Uma pergunta, se a vectrix tem tantas questões técnicas na carga das materias, porque razão o manual é uma nulidade neste campo?

Agora que fazes a pergunta e porque como tenho deixado a mota a carregar no ElCortes, já me tinha apercebido que depois da carga o timer mudava mas, ainda não vos tinha questionado por aqui. Agora percebo!
Se não me engano ela esta com 1h por defeito...
MH_electric

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

O timer não muda (a não ser que o mudes manualmente o da "manete da esquerda"). Eu tenho definido duas horas. Assim, ligo-a à tomada e só passado duas horas é que ela começa a carregar... Convém deixar sempre arrefecer antes de carregar (pelo menos meia hora - manete da direita).

Quanto ao Bathot, olha duas NiMH a passarem-se ao mesmo tempo:

Link

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Olha, para mexer nos timers, tens aqui as instruções nesta adenda ao manual (está em inglês):
Vectrix%2520VX-1%2520Li-Li%252b%2520Owner%2526%252339%253bs%2520Manual%2520Addendum%252007-07-11%2520V2.pdf
Adenda ao manual - Vectrix VX-1 Li/Li+
(1.12 MiB) Transferido 641 vezes

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

alem do engraçado de ver 3 vectrix juntas... curti bue o desabafo do "2 ao mesmo tempo logo pá!" ehehehe deu-lhes a travadinha juntas... :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Lol já me aconteceu ao fim de milhares de tentativas por engano desliguei a mota com a manete do travão puxada e ficou boa quando liguei, coincidência ou não experimentem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
MH_electric
Membro Silver
Membro Silver

Volt Escreveu:Olha, para mexer nos timers, tens aqui as instruções nesta adenda ao manual (está em inglês):
Obrigado volt ;)
MH_electric

Autor do tópico
MH_electric
Membro Silver
Membro Silver

Morte da artista ao Km 8.970...

Sim!!! A minha VX-1 apagou completamente na passagem pelas portagens de Loures da A8 a caminho de casa...
Eram 19h15 quando ia a passar nas portagem e ouvi um som idêntico com um pequeno estoiro e toda a iluminação começou a fraquejar, fiquei logo sem travão regenerativo e acelerador, segundos depois e uns 20m à frente apagou completamente e só aproveitei o embalo para encostar na berma...
Ligar e desligar de nada adiantou... O ponteiro do velocímetro ficou a marcar 40Kph...
Pela 1ª vez na vida, toca de chamar o reboque e o táxi...

Obrigado volt por me aconselhares a assistência em viagem.
MH_electric

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”