Viva,
Quanto ao diminuir das horas de produção é uma realidade que não pode contornar, ontem o Xantrex também só esteve online 10:40.. em Julho chegou às 14:59
As sombras nos dias em que o sol está mais baixo, também acabam por ser inevitáveis, mas por vezes o seu significado é praticamente nulo.
Fiz um quadro resumo com as produções ao longo do mês em que observei as produções na primeira e última hora de funcionamento do inversor. Na primeira hora produz-se apenas 0,9% do total diário, na última hora 1,2%.
Assim poderei confirmar que no meu caso, e para o mês de Setembro estas duas horas representam 2% do total da produção.
Quanto ao medir a tensão, qual multímetro serve.. desde os que custam 10€ na loja do Chinoca aos equipamentos calibrados e certificados, para o efeito qualquer um serve. Basta colocar o aparelho em V~
A maioria das fontes dos electrodomésticos suportam até aos 300V sem problemas de maior, claro que pode diminuir o tempo de vida dos electrodomésticos... mas quantificar isso não é fácil
Se poder-mos manter dentro dos 230V+/- 10% tanto melhor.
Cmps,
Smamede Escreveu:boas ,
colegas forenses e especialmente J Duarte, ainda não tive maneira de ligar o pc para sacar o dito log para o poder analisar. Tenho um problema qualquer no disco e não arranca, tou a ver se consigo contronar a situação neste pc uma vez que já é velhote e não tou p despender muito dinheiro, quando tiver a situação resolvida direi algo.
Comparando as horas de produçao com outros produtores verifico que tenho menos tempo de produção ao fim do dia,já não chego ás 11 horas devido a uns pinheiros de um vizinho que nunca imaginei que me viessem atrapalhar. Hoje tive mais atento e verifiquei que ás 17:35 o inversor acusava PCA 170 W. Mesmo assim contador contou 22 kwh. Agora não sei se valerá apena rodar um pouco o gerador fotovoltaico para a esquerda ou seja sentido a nascente, o que não é materia facil, mas assim o sol começava incidir mais cedo nos paineis. Que lhes parece , valerá a pena
Outro assunto que está a ser debatido ultimamente aqui no forum é a tensão . Sei que na altura o instalador levantou um pouco no inversor , porque a tensao era um pouco alta e para não ter problemas de o inversor desligar... será que me devo preocupar . Tenho quase a certeza que o inversor nunca desligou . Mas agora tou com pulga atras na orelha , nao quero que os electrodomesticos se queimem ou tenham um desgaste se mais rapidamente. Resumindo, qual é voltagem maxima que se deve ter em casa para termos garantia de durabilidade dos electrodomesticos? Qual o aparelho simples e mais em conta ,ja que não sou electricista, que devo arranjar para medir a tensao das fichas?
Cumprs.
BR