M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Tudo que seja relacionado com Projectos

solarboy
Membro
Membro
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por solarboy »

Bubas Escreveu:Boas,

No que diz respeito à qualidade, 5 *****. Esta marca ganhou recentemente um prémio internacional na relação qualidade/preço. Uma série da marca, mas para instalações maiores, teve a nota de "muito bom" (Photon). Possuo o Solarmax 4200S (3.68KW), e digo-te, maravilhas.... Comporta-se como um relógio suiço.

Bubas
já agora qual foi o pico máximo na saida?

parte-se do principio que ele passa os 3.68 se lhe dermos de comer na entrada DC.

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Mensagem por Smamede »

Boa noite ,
finalmente o dia "D". Ligaçao efectuada hoje ás 10:45 .
Agora falta me saber interpretar os dados do contador ltron SL 7000 pois está sempre mostrar varios valores intermitentes os quais ainda não Pesco nada, a não ser a data e a hora.
Bom SOl a todos

solarboy
Membro
Membro
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Mensagem por solarboy »

Smamede Escreveu:Boa noite ,
finalmente o dia "D". Ligaçao efectuada hoje ás 10:45 .
Agora falta me saber interpretar os dados do contador ltron SL 7000 pois está sempre mostrar varios valores intermitentes os quais ainda não Pesco nada, a não ser a data e a hora.
Bom SOl a todos
parabéns,

quando puder, por favor diga alguma coisa acerca do comportamento do solarmax, ja agora confirme-me se é o 3.45.

gostaria de saber a performance na potencia maxima de saida.

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

Boas,

Potência max de saída:

3.68 Kw - 4050w
3.45 Kw - 3795W

Bubas

sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Mensagem por sestevao »

Potência max de saída:

3.68 Kw - 4050w
3.45 Kw - 3795W

Bubas
Isso é o que vem no manual, a malta quer saber valores reais :)

Bubas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Bubas »

Boas,

Potência max de saída:

3.68 Kw - 4050w
3.45 Kw - 3795W

Repito a informação porque, simplesmente, são os dados que o meu inversor disponibiliza quer no visor, quer no programa associado para a visualização remota de dados. Quando está no máximo apresenta a seguinte informação:
- ou o valor max atribuido ao inversor, ou, a informação de MaxPot.
É natural a curiosidade, mas também, eu gostaria de saber. Não sei se com o novo programa para a visualização de dados refere o que o Sr. pretende, mas como eu utilizo o mais antigo, continuarei a não saber. Sei que há outros foristas que possuem este inversor e trabalham com a nova aplicação. Pode ser que nos ajudem.

Bubas

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

Potência max de saída:

3.68 Kw - 4050w
3.45 Kw - 3795W

Repito a informação porque, simplesmente, são os dados que o meu inversor disponibiliza quer no visor, quer no programa associado para a visualização remota de dados. Quando está no máximo apresenta a seguinte informação:
- ou o valor max atribuido ao inversor, ou, a informação de MaxPot.
É natural a curiosidade, mas também, eu gostaria de saber. Não sei se com o novo programa para a visualização de dados refere o que o Sr. pretende, mas como eu utilizo o mais antigo, continuarei a não saber. Sei que há outros foristas que possuem este inversor e trabalham com a nova aplicação. Pode ser que nos ajudem.

Bubas
boas ,
tambem não sei, com toda a certeza.
O meu aparelho já marcou na estatistica um pico de 3800 num dia em que teve ligado p experiencia. Disseram me (pessoal que não foi o fornecedor do inversor ) que o inversor está preparado para picos de 4200W tanto pa 3.45 como para 3.68 . Se é verdade ou nao sei(não confirmo) Posso dizer que com todo este calor a temperatura dele não passou dos 55º.Ficando muito inferior, comparada com a temp. de alguns inversores que por ai andam. Para quem não sabe , o inversor solarmax S4200 tem um ventilador para ajudar na referigeração, que liga automaticamente aos 47º salvo erro .
Bom sol

Bubas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Bubas »

Boas,

Tenho o inversor instalado num sotão e nunca vi a temperatura no display do inversor acima dos a 52, 53º. Acrescento que estou numa das cidades mais quentes de Portugal, Santarém. Por aqui, dá para assar castanhas e fazer ovos estrelados sem recorrer a utensilios de cozinha :) .

Bubas

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Isso depende muito da ventilação. Essas temperaturas são facilmente atingidas sem ela. O meu inversor que o diga...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

andcosta
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo jun 26, 2011 1:36 pm

Mensagem por andcosta »

Bom dia a todos,

Sou proprietário de "dois" inversores Solarmax 4200s, um para uma instalação de 3,68 e outro para uma instalação de 3,45.

Posso dizer que são maquinas muito boas. Em minha casa tenho um logger a funcionar em linux para registo e consulta em tempo real da produção via web. A nível de potencia de saída, neste momento os dois inversores estão parametrizados para a potencia máxima (4180W), ou seja, +10% da potencia nominal (3800W).

Nos dias com alguma nuvem quando o sol abre (céu limpo por um pedaço) o sistema facilmente atinge os 4180W e fica por lá enquanto os painéis não aquecem. (NOTA: Potencia total dos painéis: 4620W)

Imagem

A alteração dos parâmetros (no meu caso a potencia) faz-se com o software MaxTalk Pro, que é disponibilizados aos instaladores através da linha hotline da Solarmax.
Anexos
Produção.jpg

Bubas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Bubas »

andcosta Escreveu:Bom dia a todos,

Sou proprietário de "dois" inversores Solarmax 4200s, um para uma instalação de 3,68 e outro para uma instalação de 3,45.

Posso dizer que são maquinas muito boas. Em minha casa tenho um logger a funcionar em linux para registo e consulta em tempo real da produção via web. A nível de potencia de saída, neste momento os dois inversores estão parametrizados para a potencia máxima (4180W), ou seja, +10% da potencia nominal (3800W).

Nos dias com alguma nuvem quando o sol abre (céu limpo por um pedaço) o sistema facilmente atinge os 4180W e fica por lá enquanto os painéis não aquecem. (NOTA: Potencia total dos painéis: 4620W)

Imagem

A alteração dos parâmetros (no meu caso a potencia) faz-se com o software MaxTalk Pro, que é disponibilizados aos instaladores através da linha hotline da Solarmax.

Boas,

É pena que, quando o inversor está no máximo, surgir no display os 4180W ou Maxpot, mas pelo gráfico que nos é apresentado, se a linha preta representar correctamente a potência, ele passa claramente o máximo. Parecido com o Fronius, 4200W, 4300W...
Excelente máquina.

Bubas

andcosta
Novo membro
Novo membro

Mensagem por andcosta »

Boa tarde,

A linha preta não é a potencia, corresponde à temperatura do Inversor.

Mas eu tenho a sensação que o inversor não fica limitado ao 4180W. Digo isto porque se o limitar a 4050W (conforme especificação portuguesa para 3680w) e depois alterar para 4180, ele apresenta no registo diario picos acima dos 4050W.

Para tirar as duvidas vou colocar um analisador de energia à saida e verificar o comportamento.

Depois direi alguma coisa.

Um abraço,
AC

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

boas,
estou um pouco duvidoso com os documentos a apresentar em caso de avaria para acionar a garantia. Pode acontecer que a empresa instalador já cá não esteja quando for preciso, logo mais vale prevenir. Quais são os documentos que os caros colegas microprodutores tem, para alem da factura. È que eu só tenho a factura e o manual do inversor. A factura no meu caso nao menciona qualquer equipamento, apenas refere um kit fotovoltaico e o preço . Aguardo resposta para entrar em contacto com o meu instalador.
Bom sol

andcosta
Novo membro
Novo membro

Mensagem por andcosta »

boas,
estou um pouco duvidoso com os documentos a apresentar em caso de avaria para acionar a garantia. Pode acontecer que a empresa instalador já cá não esteja quando for preciso, logo mais vale prevenir. Quais são os documentos que os caros colegas microprodutores tem, para alem da factura. È que eu só tenho a factura e o manual do inversor. A factura no meu caso nao menciona qualquer equipamento, apenas refere um kit fotovoltaico e o preço . Aguardo resposta para entrar em contacto com o meu instalador.
Bom sol
Boas,

As duvidas que está a ter eu já as coloquei ao meu instalador. O que ele me indicou é que na factura viriam a marca dos equipamentos e números de serie do Inversor e do Seguidor e que isto só bastava. Indiquei-lhe que também queria descriminado na factura os números de serie dos painéis. A nível de seguidor tenho um Deger. O Deger de fabrica só trás 2 anos de garantia. De modo a estender a garantia para 5 anos o instalador tem que enviar um fax para a Deger respondendo a um formulário. Além da factura também solicitei copia do fax enviado à deger e comprovativo de recepção do fax. Neste momento estou à aguardar o envio da factura e dos documentos do instalador de modo a desbloquear os restante 70% da verba no banco de modo a concluir o pagamento. Entretanto vou tentar falar com um das empresas representantes de equipamento solares em Portugal para ver o comentário deles em relação às garantias.

Cumprimentos,
AC

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

boas,
hoje deu se o passo mais importante,a Recepção da 1ª factura. Leitura desde do dia 10 ate ao dia 24. Pagaram me 335KWh . O que acham desta minha produçaõzinha. Valores foi 127,30€..Sempre cresceu a conta no banco 80,22€. Positivo, deu para pagar a conta e ficar com estes trocos no banco, ihihihih.
No 1ºgrafico da produçao tenho vazio 3--------4 (produçao medida 1)
No 2º " " fora vazio 672------1006( produção medida 334)
Os 2 que seguiam estes estao a zero.
O que segnifica vazio e fora vazio ?
Como se sabe se o dia 24 , neste caso contou , ou ate que horas do dia contou?
Inversor contou desde das 11.00(hora da ligaçao ) do dia 10 ate ao dia 23 contou 320,9. No dia 24 fez 29 o que perfaz 349,90KWh.
Aguardo comentarios para ver se posso melhor em algum lado .
Cumprimentos , e bom tempo para todo pessoal
BR

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

Boas noites,
aqui vou deixar os valores do meu inversor. Assim foi a forma que o S. Pedro deixou trabalhar a minha mini fabrica no mes de Setembro.....
DIAS Set
1 7,9 acho que não esta assim tão má comparada com outras on line......
2 13,9
3 18,8
4 27,8
5 29,2
6 28,1
7 28,8
8 27,5
9 27,2
10 12,4
11 25,3
12 27,7
13 26,1
14 25,3
15 20,3
16 23,1
17 21,4
18 28,2
19 27,9
20 26,7
21 26,6
22 26,2
23 20,8
24 18,2
25 21,4
26 24,3
27 21
28 12,9
29 19,7
30 19,8
total 684,5
O que dizem a estes valores para o mês que esteve e do meu sistema? Tou a notar que o sol deixa de incidir no sistema um pouco cedo de mais nesta altura...
Como se estão a portar as outras "colmeias" presididas pelo mestra Solarmax ?
Cumprimentos,
BR

Bubas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Bubas »

Smamede Escreveu:Boas noites,
aqui vou deixar os valores do meu inversor. Assim foi a forma que o S. Pedro deixou trabalhar a minha mini fabrica no mes de Setembro.....
DIAS Set
1 7,9 acho que não esta assim tão má comparada com outras on line......
2 13,9
3 18,8
4 27,8
5 29,2
6 28,1
7 28,8
8 27,5
9 27,2
10 12,4
11 25,3
12 27,7
13 26,1
14 25,3
15 20,3
16 23,1
17 21,4
18 28,2
19 27,9
20 26,7
21 26,6
22 26,2
23 20,8
24 18,2
25 21,4
26 24,3
27 21
28 12,9
29 19,7
30 19,8
total 684,5
O que dizem a estes valores para o mês que esteve e do meu sistema? Tou a notar que o sol deixa de incidir no sistema um pouco cedo de mais nesta altura...
Como se estão a portar as outras "colmeias" presididas pelo mestra Solarmax ?
Cumprimentos,
BR

Boas,
A minha colmeia laborou dentro da normalidade ficando ligeiramente abaixo das minhas expectativas. Céu forrado, nevoeiro, pó, sujidade nos painéis, fizeram com a produção se cifrasse nos 671Kw. Mas no geral, excelente. Aguardo com ansiedade a chegada aos 10Mw.
Fica bem e que o sol nos ilumine e o "Solas" também.

Bubas

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

boas ,
colegas forenses e especialmente J Duarte, ainda não tive maneira de ligar o pc para sacar o dito log para o poder analisar. Tenho um problema qualquer no disco e não arranca, tou a ver se consigo contronar a situação neste pc uma vez que já é velhote e não tou p despender muito dinheiro, quando tiver a situação resolvida direi algo.
Comparando as horas de produçao com outros produtores verifico que tenho menos tempo de produção ao fim do dia,já não chego ás 11 horas devido a uns pinheiros de um vizinho que nunca imaginei que me viessem atrapalhar. Hoje tive mais atento e verifiquei que ás 17:35 o inversor acusava PCA 170 W. Mesmo assim contador contou 22 kwh. Agora não sei se valerá apena rodar um pouco o gerador fotovoltaico para a esquerda ou seja sentido a nascente, o que não é materia facil, mas assim o sol começava incidir mais cedo nos paineis. Que lhes parece , valerá a pena
Outro assunto que está a ser debatido ultimamente aqui no forum é a tensão . Sei que na altura o instalador levantou um pouco no inversor , porque a tensao era um pouco alta e para não ter problemas de o inversor desligar... será que me devo preocupar . Tenho quase a certeza que o inversor nunca desligou . Mas agora tou com pulga atras na orelha , nao quero que os electrodomesticos se queimem ou tenham um desgaste se mais rapidamente. Resumindo, qual é voltagem maxima que se deve ter em casa para termos garantia de durabilidade dos electrodomesticos? Qual o aparelho simples e mais em conta ,ja que não sou electricista, que devo arranjar para medir a tensao das fichas?
Cumprs.
BR

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Viva,

Quanto ao diminuir das horas de produção é uma realidade que não pode contornar, ontem o Xantrex também só esteve online 10:40.. em Julho chegou às 14:59

As sombras nos dias em que o sol está mais baixo, também acabam por ser inevitáveis, mas por vezes o seu significado é praticamente nulo.
Fiz um quadro resumo com as produções ao longo do mês em que observei as produções na primeira e última hora de funcionamento do inversor. Na primeira hora produz-se apenas 0,9% do total diário, na última hora 1,2%.
Assim poderei confirmar que no meu caso, e para o mês de Setembro estas duas horas representam 2% do total da produção.
Quanto ao medir a tensão, qual multímetro serve.. desde os que custam 10€ na loja do Chinoca aos equipamentos calibrados e certificados, para o efeito qualquer um serve. Basta colocar o aparelho em V~
A maioria das fontes dos electrodomésticos suportam até aos 300V sem problemas de maior, claro que pode diminuir o tempo de vida dos electrodomésticos... mas quantificar isso não é fácil
Se poder-mos manter dentro dos 230V+/- 10% tanto melhor.
Cmps,
Smamede Escreveu:boas ,
colegas forenses e especialmente J Duarte, ainda não tive maneira de ligar o pc para sacar o dito log para o poder analisar. Tenho um problema qualquer no disco e não arranca, tou a ver se consigo contronar a situação neste pc uma vez que já é velhote e não tou p despender muito dinheiro, quando tiver a situação resolvida direi algo.
Comparando as horas de produçao com outros produtores verifico que tenho menos tempo de produção ao fim do dia,já não chego ás 11 horas devido a uns pinheiros de um vizinho que nunca imaginei que me viessem atrapalhar. Hoje tive mais atento e verifiquei que ás 17:35 o inversor acusava PCA 170 W. Mesmo assim contador contou 22 kwh. Agora não sei se valerá apena rodar um pouco o gerador fotovoltaico para a esquerda ou seja sentido a nascente, o que não é materia facil, mas assim o sol começava incidir mais cedo nos paineis. Que lhes parece , valerá a pena
Outro assunto que está a ser debatido ultimamente aqui no forum é a tensão . Sei que na altura o instalador levantou um pouco no inversor , porque a tensao era um pouco alta e para não ter problemas de o inversor desligar... será que me devo preocupar . Tenho quase a certeza que o inversor nunca desligou . Mas agora tou com pulga atras na orelha , nao quero que os electrodomesticos se queimem ou tenham um desgaste se mais rapidamente. Resumindo, qual é voltagem maxima que se deve ter em casa para termos garantia de durabilidade dos electrodomesticos? Qual o aparelho simples e mais em conta ,ja que não sou electricista, que devo arranjar para medir a tensao das fichas?
Cumprs.
BR

paper_edp
Membro
Membro
Registado: quinta out 20, 2011 4:05 pm

Mensagem por paper_edp »

Bubas Escreveu:
andcosta Escreveu:Bom dia a todos,

Imagem

Boas,

É pena que, quando o inversor está no máximo, surgir no display os 4180W ou Maxpot, mas pelo gráfico que nos é apresentado, se a linha preta representar correctamente a potência, ele passa claramente o máximo. Parecido com o Fronius, 4200W, 4300W...
Excelente máquina.

Bubas
Olá a todos!
Será que alguém me poderia dar uma ajuda com este tópico:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 78&t=15266
Muito Obrigado

Responder

Voltar para “Projectos”