E-Bike

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

E-Bike

Mensagem por Fidel »

Boas,
Comecei um projecto de "transformar" uma bicicleta antiga que tinha para aqui para casa numa bicicleta eléctrica. :D :D
A ideia era pegar na bike adaptar um motor eléctrico de forma a ter os pedais funcionais, nao fosse fica apiado longe de casa... A parte de conseguir por os pedais e o motor ambos em "roda-livre" nao foi facil, mas com a ajuda aqui do garageiro da terra la conseguimos.
O motor arranjei de uma trotineta antiga que me arranjaram, o motor tem uns meros 250w mas dava para testar antes de comprar um a serio.
So tive de comprar um suporte para o motor, uma corrente maior, o controlador e as baterias. Quanto as baterias meti na cabeça que tinham de ser de polimeros de lithium, e la foram uns 60€ em duas baterias de 22.2V 5.2A.
La montei tudo e "voila", tudo a funcionar, e para meu espanto com muita mais potencia do que tava a espera, nao precisava de pedalar para arrancar e chegava aos 42Km/h... nada mau para o motor que tinha... Ate o dia que decidi fazer uma volta bem grande para testar a autonomia, esqueci-me de ligar a ventoinha do dissipador do controlador e depois de fazer 5Km o controlador foi a vida, de salientar que o controlador nao era próprio de e-bikes, mas fiquei muito contente quando fui ver que a bateria estava quase carregada, pouco tinham descarregado.
Agora comprei um controlador proprio de e-bikes mas tenho alguns problemas com ele que ainda nao resolvi.
Aqui vao umas fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Comentem e dêem opiniões.

Abraço
Paulo Teixeira

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Re: E-Bike

Mensagem por O_volt »

Bemmm, que aplicação!
Fantástico!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Parece muito bem um faça você mesmo!

Tenho de me inclinar a pensar fazer uma coisa dessas mas para já hoje vou dar ao pedal para ter mais autonomia na Vectrix... entrar na linha lol...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

swift68
Membro
Membro
Registado: quarta mar 30, 2011 8:35 am

Mensagem por swift68 »

Parabéns Fidel,
Já fiz uma "brincadeira" parecida, também com motor de 24V 250W mas com baterias de lead ácido chumbo 2x12V mas não atingia grande velocidade e tinha pouca autonomia :(

É possível dizer-me onde comprou as bateria de polímero e se já trás carregador.

Cumprimentos,

Swift68

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

swift68 Escreveu:Parabéns Fidel,
Já fiz uma "brincadeira" parecida, também com motor de 24V 250W mas com baterias de lead ácido chumbo 2x12V mas não atingia grande velocidade e tinha pouca autonomia :(

É possível dizer-me onde comprou as bateria de polímero e se já trás carregador.

Cumprimentos,

Swift68
Boas,
Comprei as minhas através do ebay, mas também tens no site hobbyking muita escolha. Posso-te mandar o link directo das que comprei para ter uma ideia do preço.

swift68
Membro
Membro

Mensagem por swift68 »

Fidel Escreveu:
swift68 Escreveu:Parabéns Fidel,

Cumprimentos,

Swift68
Boas,
Comprei as minhas através do ebay, mas também tens no site hobbyking muita escolha. Posso-te mandar o link directo das que comprei para ter uma ideia do preço.

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Esqueci-me de dizer que o carregador é comprado a parte, na verdade é preciso comprar um controlador de carga para as baterias e um alimentador do controlador, que necessita de ser bem generoso.

swift68
Membro
Membro

Mensagem por swift68 »

Opss... Acho que fiz sneira :)

Fidel,
Se puder coloque o link.

Cumprimentos
Swift68

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

swift68 Escreveu:Opss... Acho que fiz sneira :)

Fidel,
Se puder coloque o link.

Cumprimentos
Swift68

As baterias que comprei foram estas: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?Vi ... K:MEWAX:IT .
O carregador foi este: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _COPY.html, mas atenção que este carregador é de só de 50w, aconselho um entre os 150w e os 200w podes "vasculhar" nesse site que encontras,só tens de terem atençao o numero de células da bateria. E este carregador ainda necessita de alimentação, eu comprei uma fonte de alimentação que foi bastante cara e depois vi que estes gajos tem la melhores e bem mais baratas.

Abraço

swift68
Membro
Membro

Mensagem por swift68 »

Bom dia Fidel,

Obrigado pelos links e pelas dicas.
Vou tentar encontrar aquilo que necessito.

Cumprimentos,
swift68

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

swift68 Escreveu:Bom dia Fidel,

Obrigado pelos links e pelas dicas.
Vou tentar encontrar aquilo que necessito.

Cumprimentos,
swift68
Se precisares de mais alguma ajuda é só avisares...

Abraço

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

O proximo passo que vou dar é meter o Arduino a controlar a velocidade, "pin"(codigo) para ligar a bike, luzes e mais alguns modos que quero experimentar, se alguém perceber da linguagem do Arduino e me possa ajudar que de uma apitadela.
Abraço

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm

Mensagem por Tiengenhocas »

essa roda dentada não é pequena?
parece-me que deveria de ter o dobro dos dentes, porque assim tem pouco arranque e muito comsumo,ou estarei errado.
dsc0114da.jpg
dsc0114da.jpg (36.45 KiB) Visto 8321 vezes

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Tiengenhocas Escreveu:essa roda dentada não é pequena?
parece-me que deveria de ter o dobro dos dentes, porque assim tem pouco arranque e muito comsumo,ou estarei errado.
dsc0114da.jpg
Sim, estas certo mas era a que tinha, é que esta roda dentada não é para as correntes normais, são mais pequenas um bocado, mas quando adaptar para o motor de 450w já será mais pequena.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

Hei, muito fixe, ainda não tinha visto! Como é que fixaste a rodinha dentada à roda?

Olha olha, conheço bem esse motor de 250W, essa roda dentada e essa corrente mais fina, hehehehe, são de uma trotinete eléctrica, não é? Tenho andando a desenvolver um controlador "com marcha-atrás" para um motor desses. Os 2 motores desses que vão ser controlados já apareceram com imãs descolados, fica atento a isso; se ele começar a fazer um barulho "a raspar", pára logo e verifica se não é um imã descolado (volta a colá-lo com uma boa cola).

Já agora, sabes os cuidados que deves ter com esse tipo baterias?...

Tens aqui um excelente fórum centrado em e-bikes: endless-sphere.com

Continua com as construções que é bom ver que ainda há pessoal que não tem medo de sujar as mãos :)!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Njay Escreveu:Hei, muito fixe, ainda não tinha visto! Como é que fixaste a rodinha dentada à roda?

Olha olha, conheço bem esse motor de 250W, essa roda dentada e essa corrente mais fina, hehehehe, são de uma trotinete eléctrica, não é? Tenho andando a desenvolver um controlador "com marcha-atrás" para um motor desses. Os 2 motores desses que vão ser controlados já apareceram com imãs descolados, fica atento a isso; se ele começar a fazer um barulho "a raspar", pára logo e verifica se não é um imã descolado (volta a colá-lo com uma boa cola).

Já agora, sabes os cuidados que deves ter com esse tipo baterias?...

Tens aqui um excelente fórum centrado em e-bikes: endless-sphere.com

Continua com as construções que é bom ver que ainda há pessoal que não tem medo de sujar as mãos :)!
Boas,
Foi muito trabalhoso mas ficou impecavel, tive de pegar em dois cubos traseiros cortar a meio, soldar os dois lados com rosca e ai esta, impecavel.
Exactamente são de uma trotinete, apesar de ser de 250w tem muita potencia, acredita, é sempre bom esse tipo de aviso, vou ter em atenção isso.
Os cuidados a ter com estas baterias resumem-se a ter cuidado com curtos, pois vão logo a vida( já queimei 2 assim), usar os carregadores controladores próprios, pois são muito sensíveis ao overload, excesso de carga.
Obrigado pelo forum, vou dar uma vista de olhos.

Abraço

PEROX
Membro
Membro
Registado: domingo out 28, 2007 4:27 pm

Mensagem por PEROX »

Gostei muito do conceito. Isso é uma verdadeira mente inventiva. Acho que vou pegar no conceito e tentar aplicar a um carro a pedais que tenho lá por casa.
O meu 190D anda a óleo

e o seu dono anda a alcool....

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Ainda bem que gostas-te... Se tiveres alguma questão afazer tas a vontade..

Abraço

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold

E-Bike Update

Mensagem por Fidel »

Boas,
Gostava de partilhar convosco as alterações que tenho feito na bike, agora que ja meti os dois motores. Apliquei o de 450w para a força motriz e o de 250w(antigo) para gerar energia, aqui vao as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O motor de 250w já esta instalado mas ainda nao esta em funcionamento (gerador) pois ele so me gera 6v 15-17A, e eu preciso de 11vpelo menos para o carregador. Estou a trabalhar no circuito amplificador de tensão.
Mas as estou bastante satisfeito com o resultado ate agora, pois só perdi 3km\h com esta montagem e espero conseguir ter a saída do motor 12v 7A pelo menos, o que é bem suficiente.

Abraço
Fidel

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Re: E-Bike Update

Mensagem por zointz »

Fidel Escreveu:Boas,
Gostava de partilhar convosco as alterações que tenho feito na bike, agora que ja meti os dois motores. Apliquei o de 450w para a força motriz e o de 250w(antigo) para gerar energia, aqui vao as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O motor de 250w já esta instalado mas ainda nao esta em funcionamento (gerador) pois ele so me gera 6v 15-17A, e eu preciso de 11vpelo menos para o carregador. Estou a trabalhar no circuito amplificador de tensão.
Mas as estou bastante satisfeito com o resultado ate agora, pois só perdi 3km\h com esta montagem e espero conseguir ter a saída do motor 12v 7A pelo menos, o que é bem suficiente.

Abraço
Fidel
Boas,
Tens ai um projecto bem giro, como estás a pensar usar o gerador ? Só para as descidas e travagens, correcto ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”