Comecei um projecto de "transformar" uma bicicleta antiga que tinha para aqui para casa numa bicicleta eléctrica.

A ideia era pegar na bike adaptar um motor eléctrico de forma a ter os pedais funcionais, nao fosse fica apiado longe de casa... A parte de conseguir por os pedais e o motor ambos em "roda-livre" nao foi facil, mas com a ajuda aqui do garageiro da terra la conseguimos.
O motor arranjei de uma trotineta antiga que me arranjaram, o motor tem uns meros 250w mas dava para testar antes de comprar um a serio.
So tive de comprar um suporte para o motor, uma corrente maior, o controlador e as baterias. Quanto as baterias meti na cabeça que tinham de ser de polimeros de lithium, e la foram uns 60€ em duas baterias de 22.2V 5.2A.
La montei tudo e "voila", tudo a funcionar, e para meu espanto com muita mais potencia do que tava a espera, nao precisava de pedalar para arrancar e chegava aos 42Km/h... nada mau para o motor que tinha... Ate o dia que decidi fazer uma volta bem grande para testar a autonomia, esqueci-me de ligar a ventoinha do dissipador do controlador e depois de fazer 5Km o controlador foi a vida, de salientar que o controlador nao era próprio de e-bikes, mas fiquei muito contente quando fui ver que a bateria estava quase carregada, pouco tinham descarregado.
Agora comprei um controlador proprio de e-bikes mas tenho alguns problemas com ele que ainda nao resolvi.
Aqui vao umas fotos:

Comentem e dêem opiniões.
Abraço
Paulo Teixeira