Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha
excelente, como era de esperar.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
eu digo o mesmo para o teu mês de junho... se os próximos meses não forem melhores que sejam iguais.volt Escreveu:excelente, como era de esperar.
aqui pelo litoral oeste, julho começa com uma bela "lavagem" aos paineis... devo confessar que a horta estava mesmo necessitada!
cmps,
-
- Membro Platinium
thx. .
aqui também começa mal. ainda por cima, algo se passa com o pc que ficou de serviço a enviar o gráfico (e parou de o fazer desde as 13 e picos). mas o tempo piorou e, hoje, o dia não vai ser grande coisa... hoje o problema também afecta a minha espécie de península.
aqui também começa mal. ainda por cima, algo se passa com o pc que ficou de serviço a enviar o gráfico (e parou de o fazer desde as 13 e picos). mas o tempo piorou e, hoje, o dia não vai ser grande coisa... hoje o problema também afecta a minha espécie de península.
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jun 06, 2011 6:31 pm
pois as esperas sao mesmo penosas, estivemos la em casa 3 semanas a espera que a certiel emitisse o contrato porque nao leram um email.... agora ja la vai uma semana e meia a espera do contrato da EDP, que ha-de chegar e por este andar so em agosto, na melhor das hipoteses se começa a produzir...JDuarte Escreveu:boas...
ontem para matar a curiosidade o sistema foi ligado durante alguns minutos... potência fv disponibilizada 4120w, o que levou o xantrex ao seu máximo de 3800w (ac).
já foi emitido o certificado de exploração... resta-me mais uma "penosa espera"... desta vez pelo contrato da edp.
votos de muito sol!
-
O S. Pedro decidiu oferecer ao Litoral Oeste um dia quase perfeito de microprodução. Durante a noite choveu para lavar os paineis, durante o dia o sol brilhou mas sempre com vento norte bem fresco.
Para a história fica o registo de 30013Wh o que constitui um novo máximo registado. Durante praticamente três horas 11:45-14:45 os thin film estiveram a debitar perto dos 100% da potência nominal.
Para a história fica o registo de 30013Wh o que constitui um novo máximo registado. Durante praticamente três horas 11:45-14:45 os thin film estiveram a debitar perto dos 100% da potência nominal.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
E esse Xantrex que é uma autentica maravilha...
cumprimentos
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
Nem mais. Excelente registo!
-
Fica o balanço do mês de Julho/2011, que embora tenha superado o mesmo mês do ano anterior ficou uns furos abaixo do esperado, o S. Pedro não ajudou nada aqui o litoral Oeste. Para a estatística ficam mais 707Kwh, com uma média diária de 22,8Kwh.
Como se pode verificar o mês passou com a MP abaixo da média prevista, só no dia 25 é que conseguiu atingir valores positivos. Vamos ver o que está reservado pelo S. Pedro para Agosto que começou da pior maneira (é preciso recuar uns meses para encontrar um dia tão mau, apenas 6Kwh).
Cmps,
JDuarte
Fiz uma pequena alteração nos gráficos mensais para que seja possivel ver a evolução da média diária, passa a ser representada por segmentos de recta em função da média verificada a cada dia, em vez de um só segmento recta comum a todos os dias do mês. Como se pode verificar o mês passou com a MP abaixo da média prevista, só no dia 25 é que conseguiu atingir valores positivos. Vamos ver o que está reservado pelo S. Pedro para Agosto que começou da pior maneira (é preciso recuar uns meses para encontrar um dia tão mau, apenas 6Kwh).
Cmps,
JDuarte
-
Mais uma reclamação ao S. Pedro,
O dia de ontem até parecia doutro ano... sol praticamente todo o dia, que coisa rara! Deu para manter o Xantrex 2 horinhas no redline...
Hoje voltamos ao Agosto "invernoso"... até doi, quando comparado com o ano anterior.
S. Pedro, vá lá, uma semanita de sol para compor as estatísticas. (Será que ele também está a fazer cortes em nome da troika. Este será o trimestre para a revisão de tarifas!)
O dia de ontem até parecia doutro ano... sol praticamente todo o dia, que coisa rara! Deu para manter o Xantrex 2 horinhas no redline...
Hoje voltamos ao Agosto "invernoso"... até doi, quando comparado com o ano anterior.
S. Pedro, vá lá, uma semanita de sol para compor as estatísticas. (Será que ele também está a fazer cortes em nome da troika. Este será o trimestre para a revisão de tarifas!)
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm
JDuarte Escreveu:Mais uma reclamação ao S. Pedro,
Boas,
Se essa revisão se confirmar será uma vergonha nacional, porque estarão a brincar com o investimento de milhares de pessoas. Ou seja, publicidade enganosa por parte de governantes, que ainda é mais grave. Se soubesse de antemão que eles poderiam baixar o preço do Kilowatt quando quisessem, o meu dinheiro não iria de certeza para a microprodução. Aliás, fui um dos foristas que por vezes critiquei quem dizia que era melhor o dinheiro estar no banco. Assim, se confirmar, digo agora que mais vale colocar o dinheiro num pote, abrir um buraco e enterra-lo no quintal

Bubas
-
- Membro Platinium
Vivas.
.
Bubas, não vale a pena especular. Temos um contrato que não tem qualquer razão para ser quebrado. E o estado está sujeito à lei e aos tribunais, como qualquer outra entidade.
.
Quando ao São Pedro, creio que este ano ele colocou uma cobertura de nuvens ao nosso Verão. Para mim, nem é coisa que afecte muito, pois o ano passado tinha sombras e produzia muito menos em comparação (além de que a minha zona tem um clima diferente e, por qualquer razão, afasta melhor as nuvens que o resto do país).
.
Mas, com esse gráfico e mais uns dias normais, bem, JDuarte, vais fazer inveja a muita gente...
.

Bubas, não vale a pena especular. Temos um contrato que não tem qualquer razão para ser quebrado. E o estado está sujeito à lei e aos tribunais, como qualquer outra entidade.

Quando ao São Pedro, creio que este ano ele colocou uma cobertura de nuvens ao nosso Verão. Para mim, nem é coisa que afecte muito, pois o ano passado tinha sombras e produzia muito menos em comparação (além de que a minha zona tem um clima diferente e, por qualquer razão, afasta melhor as nuvens que o resto do país).

Mas, com esse gráfico e mais uns dias normais, bem, JDuarte, vais fazer inveja a muita gente...

-
Viva Bubas,Bubas Escreveu:Boas,
Se essa revisão se confirmar será uma vergonha nacional, porque estarão a brincar com o investimento de milhares de pessoas. Ou seja, publicidade enganosa por parte de governantes, que ainda é mais grave. Se soubesse de antemão que eles poderiam baixar o preço do Kilowatt quando quisessem, o meu dinheiro não iria de certeza para a microprodução. Aliás, fui um dos foristas que por vezes critiquei quem dizia que era melhor o dinheiro estar no banco. Assim, se confirmar, digo agora que mais vale colocar o dinheiro num pote, abrir um buraco e enterra-lo no quintal.
Bubas
Eu quero acreditar que essa revisão de tarifas se possa a vir refletir na minigeração, parques eólicos e eventualmente na microgeração para novos contratos, mas se decidirem aplicar essa revisão à microgeração é a machada final numas dezenas de empresas que só ainda não afundaram porque encontraram neste nicho de mercado um balão de oxigénio.
Vamos ver o que o futuro nos reserva.
-
Caro S. Pedro,
Venho a este local de peregrinação no último dia do mês, para prestar contas dos valores obtidos como habitual.... mas a vergonha é tanta que só vou mencionar isto, Agosto teve uma média diária semelhante à registada em Abril, qualquer coisa como menos 10% do que o Agosto do ano anterior.
Espero que no final de Setembro tenha motivos para prestar contas.
Ass: JD (de Já Descrente, pelo menos pela previsão meteorológica dos próximos dias)
Venho a este local de peregrinação no último dia do mês, para prestar contas dos valores obtidos como habitual.... mas a vergonha é tanta que só vou mencionar isto, Agosto teve uma média diária semelhante à registada em Abril, qualquer coisa como menos 10% do que o Agosto do ano anterior.
Espero que no final de Setembro tenha motivos para prestar contas.
Ass: JD (de Já Descrente, pelo menos pela previsão meteorológica dos próximos dias)
-
- Membro Platinium
Pois... É comum (só a parte do ano anterior é que não, pois o meu ano passado foi uma miséria). O meu Agosto foi, tal como o Janeiro, um mês em que a estimativa superou a produção. Isto era coisa normal no ano passado, mas este ano, habituei-me e mal e já nem sabia o que isto era.
. Mas melhores dias virão, pois o "Virão" (como dizem os gatos fedorentos) está só um pouco atrasado...
.

-
Boas,
O amigo Patalhetas pediu auxílio para colocar a temperatura nos gráficos dele (http://www.micropatalhetas.tk). Com a ajuda do José Vaz lá se converteu o log do Kaco e a temperatura começou a surgir no gráfico.
Meter as mãos na massa (é como quem diz código php dos gráficos) abriu-me o apetite para adicionar mais qualquer coisa aos meus gráficos também...
Agora o gráfico passa a disponibilizar por patamares de potência AC o tempo em horas de produção. Claro que estes valores são indicadores, pois o log é feito uma vez por minuto, e quando o tempo está instável pode mudar várias vezes de patamar no mesmo minuto.
Optei por 4 patamares:
1 .. 1500W - pouca luminosidade
1500..3300W - situação normal
3300..3800W - janela entre potência nominal do inversor e potência máxima
> 3800W - Acima da potência max. anunciada pelo fabricante
O valor percentual corresponde à parcela de tempo no patamar em relação ao tempo total diário de funcionamento do inversor.
O amigo Patalhetas pediu auxílio para colocar a temperatura nos gráficos dele (http://www.micropatalhetas.tk). Com a ajuda do José Vaz lá se converteu o log do Kaco e a temperatura começou a surgir no gráfico.
Meter as mãos na massa (é como quem diz código php dos gráficos) abriu-me o apetite para adicionar mais qualquer coisa aos meus gráficos também...
Agora o gráfico passa a disponibilizar por patamares de potência AC o tempo em horas de produção. Claro que estes valores são indicadores, pois o log é feito uma vez por minuto, e quando o tempo está instável pode mudar várias vezes de patamar no mesmo minuto.
Optei por 4 patamares:
1 .. 1500W - pouca luminosidade
1500..3300W - situação normal
3300..3800W - janela entre potência nominal do inversor e potência máxima
> 3800W - Acima da potência max. anunciada pelo fabricante
O valor percentual corresponde à parcela de tempo no patamar em relação ao tempo total diário de funcionamento do inversor.
-
Boas
Ter uma microprodução no litoral oeste, é mesmo uma aventura.
Enquanto o país teve um dia de sol esplêndido, Caldas da Rainha teve 5 horas de sol... das 12H às 17H. Ao longo do dia tive oportunidade de espreitar os dados online das outras MPs... uns não produzem por excesso de temperatura, outros por falta de sol.... ai S. Pedro!
Ter uma microprodução no litoral oeste, é mesmo uma aventura.
Enquanto o país teve um dia de sol esplêndido, Caldas da Rainha teve 5 horas de sol... das 12H às 17H. Ao longo do dia tive oportunidade de espreitar os dados online das outras MPs... uns não produzem por excesso de temperatura, outros por falta de sol.... ai S. Pedro!
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Boas JDuarte,
Amigo JDuarte olhe que... "quando mal nunca pior"
Aqui por Aveiro o tempo esteve uma "fotocópia" das Caldas da Rainha, o Sol só apareceu da parte da tarde... mas agora "adicione-se uma pitada de EDP", entenda-se, um corte de energia na rede de 2 horas
precisamente quando o Sol resolveu aparecer...
é caso para dizer "é tudo contra o ceguinho"...
Cumpts.
Amigo JDuarte olhe que... "quando mal nunca pior"

Aqui por Aveiro o tempo esteve uma "fotocópia" das Caldas da Rainha, o Sol só apareceu da parte da tarde... mas agora "adicione-se uma pitada de EDP", entenda-se, um corte de energia na rede de 2 horas

Cumpts.
-
Pois... é caso para dizer um azar nunca vem só!PaulOL Escreveu:Boas JDuarte,
Amigo JDuarte olhe que... "quando mal nunca pior"![]()
Aqui por Aveiro o tempo esteve uma "fotocópia" das Caldas da Rainha, o Sol só apareceu da parte da tarde... mas agora "adicione-se uma pitada de EDP", entenda-se, um corte de energia na rede de 2 horasprecisamente quando o Sol resolveu aparecer...
é caso para dizer "é tudo contra o ceguinho"...
![]()
Cumpts.
-
Boas,
Numa tentativa de estudar o efeito das sombras matinais e de final de tarde, passei a incluir marcadores de produção acumulada às 10, 12, 14 e 16 horas.
Embora só tenha esta funcionalidade nos gráficos de Setembro, é possível concluir que 75% da produção diária se concentra nestas 6 horas (isto para um sistema fixo, em dias de céu limpo). Pois aqui pelo litoral Oeste as manhãs normalmente são de nevoeiro o que faz elevar ainda mais esta percentagem.
Com estes marcadores também se torna possível averiguar a potência média por hora... vejamos o exemplo de hoje: Às 12 horas estavam 8,6Kw produzidos, às 14 horas já se contavam 16,4 o que dá um produção de 7,8kw em duas horas, ou seja 3,9Kw/h... mesmo com ligeiros cortes causados por 2 nuvens altas que decidiram por aqui almoçar!
Se houver alguém que tenha tempo para fazer a mesma análise, com outras potências instaladas, outras regiões, outro tipo de paineis, agradeço!
Numa tentativa de estudar o efeito das sombras matinais e de final de tarde, passei a incluir marcadores de produção acumulada às 10, 12, 14 e 16 horas.
Embora só tenha esta funcionalidade nos gráficos de Setembro, é possível concluir que 75% da produção diária se concentra nestas 6 horas (isto para um sistema fixo, em dias de céu limpo). Pois aqui pelo litoral Oeste as manhãs normalmente são de nevoeiro o que faz elevar ainda mais esta percentagem.
Com estes marcadores também se torna possível averiguar a potência média por hora... vejamos o exemplo de hoje: Às 12 horas estavam 8,6Kw produzidos, às 14 horas já se contavam 16,4 o que dá um produção de 7,8kw em duas horas, ou seja 3,9Kw/h... mesmo com ligeiros cortes causados por 2 nuvens altas que decidiram por aqui almoçar!
Se houver alguém que tenha tempo para fazer a mesma análise, com outras potências instaladas, outras regiões, outro tipo de paineis, agradeço!
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am
Boas ,
Sendo seguidor do fórum e agora também da sua pagina e de mais algumas, de alguns elementos aqui do fórum, aos quais quero deixar desde já os meus parabéns pelo instrumento de analise que criaram e agradecer a vossa amabilidade de tornarem acessível os dados aqui ao pessoal.
Tenho um sistema fixo, diferente do vosso (Poli 4500 w S-energy com abelha a injectar ) e estou distante da vossa zona cerca de 70km por estrada, e não tenho problemas com nevoeiro como os descritos. Posso dizer que o sol nasce, quase por de trás do gerador FV e depois como é lógico lá se vai dando a rotação.
A curiosidade de saber como se portava o sistema e como não tenho os meios que tem, e também não tenho formação informática, recorri ao papel e caneta. Passo a relatar os valores e as horas do melhor dia de sempre, foi no já longe dia 19 de Julho., do qual apontei horas e produçao
Horas Produção
11:48 7
12:31 9,6
13:24 13
14:38 18
15:37 21,8
16:32 25,1
No fim do dia, mesmo no fim pois eu a tirar os valores o inversor desligou –se, tinha como valores 31,5 Kw h que produziu em 13,9 hora.
Dia 27/07
Horas Produção
11:35 5.7
14:38 16,3
17:35 25,6
Fim do dia 28,5kwh em 13,9 horas
Comparando com outras horas de outros dias de produção conclui o mesmo. A produção centra se realmente nas 6 horas. Comparando as horas do seu gráfico,com os meus apontamentos, acho que posso deduzir que os meus painéis estão mais, menos coisa orientados com os mesmo º ?
Cumprimentos ,
e muitos dias 19/07 de produção para o pessoal. Espero que a “troika” fique quietinha no campo das micros
.
Sendo seguidor do fórum e agora também da sua pagina e de mais algumas, de alguns elementos aqui do fórum, aos quais quero deixar desde já os meus parabéns pelo instrumento de analise que criaram e agradecer a vossa amabilidade de tornarem acessível os dados aqui ao pessoal.
Tenho um sistema fixo, diferente do vosso (Poli 4500 w S-energy com abelha a injectar ) e estou distante da vossa zona cerca de 70km por estrada, e não tenho problemas com nevoeiro como os descritos. Posso dizer que o sol nasce, quase por de trás do gerador FV e depois como é lógico lá se vai dando a rotação.
A curiosidade de saber como se portava o sistema e como não tenho os meios que tem, e também não tenho formação informática, recorri ao papel e caneta. Passo a relatar os valores e as horas do melhor dia de sempre, foi no já longe dia 19 de Julho., do qual apontei horas e produçao
Horas Produção
11:48 7
12:31 9,6
13:24 13
14:38 18
15:37 21,8
16:32 25,1
No fim do dia, mesmo no fim pois eu a tirar os valores o inversor desligou –se, tinha como valores 31,5 Kw h que produziu em 13,9 hora.
Dia 27/07
Horas Produção
11:35 5.7
14:38 16,3
17:35 25,6
Fim do dia 28,5kwh em 13,9 horas
Comparando com outras horas de outros dias de produção conclui o mesmo. A produção centra se realmente nas 6 horas. Comparando as horas do seu gráfico,com os meus apontamentos, acho que posso deduzir que os meus painéis estão mais, menos coisa orientados com os mesmo º ?
Cumprimentos ,
e muitos dias 19/07 de produção para o pessoal. Espero que a “troika” fique quietinha no campo das micros