Bicicleta Eléctrica Norauto/Decathlon

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Bicicleta Eléctrica Norauto/Decathlon

Mensagem por mauri »

dudas Escreveu:
vou tentar ir à norauto fazer um test drive.
é uma boa ideia!
assim tiras conclusões.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
dudas
Membro
Membro
Registado: segunda mar 28, 2011 10:26 pm

Mensagem por dudas »

olá de novo!

ainda não consegui dar umas pedaladas na bicla da norauto. fui lá mas como não havia nenhuma pronta ficaram de me ligar para agendar o test drive. mais de uma semana depois ainda estou à espera.

voltei entretanto à decathlon. o modelo que tinha visto (elops 7) voltara a baixar de preço. depois dos 990€ iniciais, da baixa de preço até aos 750€ estava agora em promoção. 600€!!

a razão é simples. existe um novo modelo eléctrico nesta cadeia de artigos desportivos. seu nome: b'ebike 5 w.
tem algumas/bastantes diferenças para a sua antecessora. em comum apenas o facto de serem baterias de lithium. tudo o resto difere. ontem tive em alfragide e disseram que estavam à espera do modelo com roda de 28'. hoje, na decathlon de mem martins, experimentei pelos corredores da loja e gostei imenso da pequena força do motor.

estou tentadissimo a comprar. custa 689€ e pelo que me disseram na loja de mem martins, virão para a semana, modelos de outra cor. para já só existe assim:
gd-asset_37475705.jpg
gd-asset_37475705.jpg (10.9 KiB) Visto 7756 vezes

descartada a hipótese de uma scooter eléctrica agradeço, a quem esteja dentro do assunto, conselhos sobre este ou outros produtos, e de valor aproximado, que tenham préstimos semelhantes.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

parece-me um bom preço para lítio, e nem é obrigatório seguro.
finalmente aparecem coisas boas e acessíveis.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
dudas
Membro
Membro

Mensagem por dudas »

uma bicicleta eléctrica é dedutível no irs??

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

que eu saiba, não.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Filtheskull
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 07, 2009 12:22 pm

Mensagem por Filtheskull »

dudas Escreveu:olá de novo!

na decathlon de mem martins, experimentei pelos corredores da loja e gostei imenso da pequena força do motor.
e achas que com essa bicicleta conseguirás fazer uma subida algo íngreme sem grande esforço (ou sem chegar a suar)?
cumps

uisfiuipe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mai 02, 2008 11:19 pm

Mensagem por uisfiuipe »

filtheskull Escreveu:
dudas Escreveu:olá de novo!

na decathlon de mem martins, experimentei pelos corredores da loja e gostei imenso da pequena força do motor.
e achas que com essa bicicleta conseguirás fazer uma subida algo íngreme sem grande esforço (ou sem chegar a suar)?
cumps
boas,

venho aqui dar a minha opinião de quem já teve uma bicicleta igual à que a norauto está a vender (embora não tenha sido lá comprada)

a bicicleta em questão era igual a esta:

Imagem

é claro que das primeiras coisas que fiz quando a comprei foi experimentá-la numa subida ingreme que tenho aqui ao pé de casa, tive que ir sempre a pedalar para a subir mas realmente o motor de 250w foi suficiente para chegar lá acima sem me cansar e sem suar, não foi à velocidade que gostaria mas também não se podia exigir mais do veículo que era, servia para o fim a que se destinava.

já não a tenho porque numa semana tive que trocar 2 vezes de bateria por estas se terem babado e também por serem de chumbo, como tal optei por a devolver.

para mim o único senão da bicicleta da decathlon é que o motor só é acionado quando se pedala, mas tirando esse pormenor a bicicleta em si parece ser jeitozinha.

espero ter ajudado
Electrizado desde Abril de 2014 :)

Autor do tópico
dudas
Membro
Membro

Mensagem por dudas »

uisfiuipe Escreveu:...numa semana tive que trocar 2 vezes de bateria por estas se terem babado e também por serem de chumbo, como tal optei por a devolver.

para mim o único senão da bicicleta da decathlon é que o motor só é acionado quando se pedala, mas tirando esse pormenor a bicicleta em si parece ser jeitozinha.

espero ter ajudado
sim ajudaste imenso. o que me atraía mais na bicicleta da norauto era o preço. procurava algo até aos 600/700€. quando vi esta da decathlon fiquei decidido a comprá-la. parece-me ter uma relação preço/qualidade bastante catita. as baterias de litio, juntamente com a garantia de 2 anos, tornam a aquisição menos arriscada. e tem a vantagem de ser uma bicicleta que serve também para passear sem o auxilio do motor. mandei um mail para a decathlon para saber quando virão os modelos de roda 28" e com outra côr. visto a bicicleta ter apenas 6 mudanças perguntei ainda se seria possivel adaptar uma pedaleira tripla à frente. algo que me permitisse ficar com 18 mudanças. até agora, e talvez porque se tenha metido o fim de semana, ainda estou sem resposta.

e ter de pedalar para accionar o motor não me parece um aspecto assim tão negativo. bastava dar meia volta com a pedaleira e ela já estava a puxar sozinha. pareceu-me deveras agradável de conduzir.

mais uma vez obrigado. bastantes úteis os conselhos

giles
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Mensagem por giles »

dudas Escreveu:olá a todos, tentarei ser o mais sucinto possivel.

trabalho a cerca de 9 km de casa e, de modo a reduzir alguns custos, estava a pensar comprar uma scooter. desisti da ideia porque, sendo a ideia a redução de despesas, é ridiculo ter mais encargos com manutenção e seguro de outro veiculo.
vai daí ocorreu-me começar a ir de bicla para o trabalho. fui duas ou três vezes, mas as subidas que tenho de enfrentar levaram-me a repensar no meu meio de transporte. já me tinha lembrado de uma bicicleta electrica mas os custos elevados das mesmas são desmoralizadores.

hoje estive na norauto e vi lá uma bastante em conta (300€ e picos). a minha questão é se alguém já experimentou ou conhece alguém que tenha experimentado. embora auxiliada por motor acho pouco que tenha apenas 5 mudanças. se porventura o motor for fraquinho as subidas continuam a ser um problema para mim.
será uma hipotese a ponderar ou a descartar?

http://www.norauto.pt/index.php?id=1155 ... l=registos

a minha opinião é a seguinte:
essa bicicleta está a um preço acessível mas não significa necessáriamente que seja "barata". paga-se o que se compra. tem baterias de chumbo e motores com escovas.
quanto ao decathlon, tem bicicletas de boa qualidade. as eléctricas têm baterias de 26v, por essa razão tabém têm um preço relativamente acessível.
já pensou em converter a que tem ?

e a elops da decathlon!?

___

já vi algumas transformações aqui no site mas infelizmente não sou suficientemente artista para efectuá-las, e os kits de conversão (crystalyte/bionx) considero-os bastante caros.

grato pela atenção

luisfmaria
Membro
Membro
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Mensagem por luisfmaria »

olá dudas,

sou portador de uma bicicleta eléctrica de 250w( gocycle) e também moro a 9 km do trabalho, ou seja, cerca de 20km diários.
moro em odivelas e trabalho na elias garcia, subo portanto, a calçada de carriche. vou por isso, tentar responder a algumas das tuas dúvidas.
subir a calçada de carriche sem pedalar é possivel, mas se formos a pedalar com pouco esforço, acabamos por subir a calçada mais depressa sem ter que transpirar. ao principio chegava ao trabalho meio a transpirar mas aos poucos fui ganhando experiencia e agora não transpiro em nenhuma situação. quando falo em experiência, refiro-me a andar de bicicleta eléctrica, porque de bicicleta já ando há 34 anos. com a chegada do calor retirei a mochila das costas e passei-a para o guiador, afastando assim, o calor das costas. passei a usar roupa clara, leve e fresca e nestes dias de 30 graus a entrar no trabalho às 14h nunca transpirei, e olha que eu sou bastante calorento, como se costuma dizer!!!

quanto à bicicleta da decathlon é a melhor escolha possível de momento. as alterações introduzidas neste novo modelo são positivas e só houve uma alteração pedida pelos entusiastas que não foi satisfeita, uma maior autonomia. as alterações mais importantes que foram feitas foi a mudança do motor da roda dianteira para a roda traseira e a colocação das baterias por cima da roda traseira em vez do guiador.

quanto à substituição da bateria ninguém te pode dizer quando ocorrerá, depende muito da qualidade da bateria e da utilização que lhe fores dar, do teu peso, da temperatura exterior, do cuidado do carregamento, etc,.
o que eu faço para a minha durar mais tempo é ir apenas 2 a 3 dias por semana na bicicleta e não os 5, há outros cuidados mais técnicos mas deixo para depois.

em relação às mudanças, a minha bicicleta só tem 3 e só uso a 2a e a 3a, nas bicicletas eléctricas e de cidade não se justifica muitas mudanças, dado que o motor ajuda, não há necessidade de estar sempre a alterar de mudança. é mais prático e menos cansativo ter poucas mudanças. uma mudança mais longa é pratica mas apenas nas descidas. o motor deixa de funcionar aos 25km/h e em recta se quisermos andar mais depressa, implica ter de transpirar, e assim, mudanças muito longas deixam de fazer sentido, basta uma para as descidas ou quando temos o vento a favor.
esta bicicleta na sua anterior versão tinha transmissão shimano nexus que era o ideal para a cidade mas com a passagem do motor para a roda traseira tiveram que voltar ao desviador. as mudanças nexus podem ser engatadas com a biciclete parada, o que é óptimo para os semáforos. em lisboa há muitos e evita a descida das mudança antes da imobilização da biciclete.

se tiveres mais dúvidas diz.

fica bem,

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

ora aqui está uma experiência na 1º pessoa muito importante de partilhar!

parabéns!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

x2. também gostei muito de ler.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Mensagem por aljesus »

luisfmaria Escreveu:quanto à bicicleta da decathlon é a melhor escolha possível de momento. as alterações introduzidas neste novo modelo são positivas e só houve uma alteração pedida pelos entusiastas que não foi satisfeita, uma maior autonomia. as alterações mais importantes que foram feitas foi a mudança do motor da roda dianteira para a roda traseira e a colocação das baterias por cima da roda traseira em vez do guiador.
antes de mais parabéns e obrigado por partilhares a tua experiência, e logo com a gocycle!
pois em relação à da decathlon foi uma pena as alterações feitas: o motor na roda da frente oferecia-nos a tracção permanente às duas rodas (awd), extremamente útil em situações de fraca aderência; enquanto que o nexus tem tudo de bom, desde a facilidade de utilização até à manutenção...
quanto à mudança da posição da bateria, foi para melhor; mas quanto a mim o ideal seria ao centro do quadro.
julgo que também se perdeu o travão traseiro de tambor, imune à chuva.
aquele guarda-corrente transparente também só é bonito até começar a ser usada, depois fica sujo e feio.
não é a primeira vez que a evolução desilude, nem será a última.
paciência.
e já agora, não sai um db da gocycle? acho que ela merece.

Autor do tópico
dudas
Membro
Membro

Mensagem por dudas »

viva de novo,

obrigado pela partilha luisfmaria. bastantes úteis as informações técnicas e a própria experiência "diária". jamais apostaria que alguém, que tivesse de enfrentar a calçada de carriche, usasse regularmente a bicicleta como meio de transporte para ir para o trabalho. respect!
luisfmaria Escreveu: em relação às mudanças, a minha bicicleta só tem 3 e só uso a 2a e a 3a, nas bicicletas eléctricas e de cidade não se justifica muitas mudanças
este para mim era o grande handicap das bicicletas eléctricas. nunca percebi o porquê dos fabricantes abdicarem de uma pedaleira tripla à frente. aliás, continuo a achar que uma bicicleta com 18/21 mudanças seria um produto muito melhor para o comprador. tirando a bateria, e consequentemente perdendo o peso da mesma, teríamos em mãos uma bicicleta normalissima. contudo reparo que nos percursos que faço raramente mexo nos carretos da frente.

subsiste uma dúvida que ainda não tive oportunidade de esclarecer. esta bicicleta, ao contrário da anterior, não tem suspensão à frente. visto o motor estar na roda de trás não deve haver grande problema em substituir o garfo pois não?

entretanto continuo à espera do tal modelo "mais masculino" que surgirá (últimas informações) lá mais para julho.
até lá não tenho outra hipótese. continuarei a depender de mim, e só de mim, para trepar as subidas que me forem surgindo. felizmente não moro em odivelas.

Autor do tópico
dudas
Membro
Membro

Mensagem por dudas »

já foge um pouco ao cerne do tópico mas cá vai um novo modelo que, a meu ver, é bastante completo e de produção nacional! (salvo alguns componentes?!)

pena o preço pouco competitivo em relação a modelos já a serem comercializados.

orbita electric super-4

quadro:alumino

forqueta: suspensão tgs

mudanças: nexus 3v.

jogo pedaleiro:36d alumunio

jogo travões:v-brake frente / travão roletos trás

pneus:city 26x1,60

motor: frente 250w/24v

bateria: li-ion 24v - 10ah

velocidade: 25 kms/h

carregador: dc 24v/1.8a
Anexos
idxprod_351_201_b672006d8c0b2cfba9bd611d79b4f166.jpeg
idxprod_351_201_b672006d8c0b2cfba9bd611d79b4f166.jpeg (13.17 KiB) Visto 7265 vezes

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

dudas Escreveu:
njay Escreveu: não te deixam fazer um "testdrive"?
não a testei nem perguntei sobre isso. estava lá com outro intuito e vi as biclas de relance. tirei foto e vim para a net pesquisar. fiquei desiludido porque realmente não encontrei nada sobre este produto.

a par do que sucedeu na decathlon presumo que o test drive seja apenas permitido dentro da loja.
sergio ferraz Escreveu:se quiser comprar um kit de 1000w para bicicleta que ja tem e bastante simples de montar

sem querer fugir do tema, e sabendo que já existem inúmeros tópicos acerca disso, algum kit que esteja a falar particularmente?
mauri Escreveu:o preço não está caro, se não for preciso pedalar mesmo nas subidas.
o preço foi o que mais me atraíu. seria bastante fácil ter o retorno do investimento.
quanto ao subir sem pedalar seria ouro sobre azul mas estou certo que para isso não dá.
contentava-me se alguém me garantisse que subia a dar ao pedal mas com metade do esforço e com 1/4 de transpiração.
consulta o seguinte link:
http://www.gingabike.pt/loja/index.php? ... oductid=15
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Autor do tópico
dudas
Membro
Membro

Mensagem por dudas »

Olá de volta pessoal!

Finalmente já saíu o novo modelo electrico da Decathlon. Já vi, testei e comprei. Estou bastante agradado. :D
Agora umas questõezitas sobre a manutenção da bateria e o melhor metodo para prolongar a sua vivencia!?

Posso descarregá-la até ao fim?
Caso não ande durante 2 ou 3 semanas é melhor guardar a bateria carregada ou descarregada?

A bateria é de litio.

Abraços e bom fim de semana

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

dudas Escreveu:Olá de volta pessoal!

Finalmente já saíu o novo modelo electrico da Decathlon. Já vi, testei e comprei. Estou bastante agradado. :D
Agora umas questõezitas sobre a manutenção da bateria e o melhor metodo para prolongar a sua vivencia!?

Posso descarregá-la até ao fim?
Caso não ande durante 2 ou 3 semanas é melhor guardar a bateria carregada ou descarregada?

A bateria é de litio.

Abraços e bom fim de semana
Carrega sempre que possível porque as baterias não viciam. Guarda-a sempre atestada.

Autor do tópico
dudas
Membro
Membro

Mensagem por dudas »

...mas será muito prejudicial descarregá-las até ao fim??

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

dudas Escreveu:...mas será muito prejudicial descarregá-las até ao fim??
Alem de ficares a pé, ou no teu caso concreto a pedais, elas envelhecem mais depressa. O fabricante normalmente anuncia a duração delas em ciclos, por exemplo 1000 ciclos com descargas a 100% ou 2000-3000 ciclos com descargas a 80%. Por isso é fácil de perceber qual opção te permite fazer mais kms.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”