## Conselho Veículo Eléctrico ## Opiniões precisam-se
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: ## Conselho Veículo Eléctrico ## Opiniões precisam-se
o bondadesua tem razão, baterias extraíveis só nas bicicletas. as motas têm 20-24 células que se forem de 60ah pesam 50-60kg. eu conheço o percurso que o bagas fala e infelizmente penso que já usufrui da melhor opção, o comboio... até pode dormir uma sesta durante a viagem. qualquer percurso que envolva auto-estrada entre porto e aveiro custa mais de 8€ ida e volta só em portagens, penso que o bilhete de comboio é mais barato que isso. fazer este trajecto pela nacional é impensável..
em relação as 125cc convencionais ja expressei a minha opinião. nas eléctricas esqueci-me de referir que o barrocas tem uma thunder de 90ah e ja relatou uma viagem de 140km, o uggabugga também ja fez uma viagem de 160km com uma predator de 60ah, mas devemos ter a noção que foram situações extraordinárias, com uma condução económica nao praticável num uso diário. para uma maior duração das baterias nao devemos exceder a descarga de 70-80% regularmente.
em relação as 125cc convencionais ja expressei a minha opinião. nas eléctricas esqueci-me de referir que o barrocas tem uma thunder de 90ah e ja relatou uma viagem de 140km, o uggabugga também ja fez uma viagem de 160km com uma predator de 60ah, mas devemos ter a noção que foram situações extraordinárias, com uma condução económica nao praticável num uso diário. para uma maior duração das baterias nao devemos exceder a descarga de 70-80% regularmente.
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
pois tirar baterias era o must.
infelizmente, ainda não.
quer dizer já há.... mas para aplicações tipo 48v/15ah....fazem 20kms a 50kmh....
para quem pretende fazer mais kms....há as versões de 60ah de várias marcas! na nossa, para clientes mais exigentes, temos uma versão com 28 celulas, aumentamos a tensão e assim o beneficio de não perder no aumento da corrente, ou seja, mais energia armazenada.
mas, mais informações peça por mp, para não ferir regras do forum
infelizmente, ainda não.
quer dizer já há.... mas para aplicações tipo 48v/15ah....fazem 20kms a 50kmh....
para quem pretende fazer mais kms....há as versões de 60ah de várias marcas! na nossa, para clientes mais exigentes, temos uma versão com 28 celulas, aumentamos a tensão e assim o beneficio de não perder no aumento da corrente, ou seja, mais energia armazenada.
mas, mais informações peça por mp, para não ferir regras do forum
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
to69
Autor do tópico - Membro

- Registado: terça dez 19, 2006 2:07 pm
boa noite a todos,
de facto as dúvidas que surgem com esta nossa conversa são as mesmas que tenho tido sempre que penso em alternativas ao ci
@volt
possivelmente no trabalho não entenderiam este tipo de situação.
@e_bike & monicasalgado
sim de facto a velocidade de 50 km/h não é para todos os dias. lá de vez em quando...
por isso fiz menção no inicio a uma velocidade de 70-90km/h - penso que seria o minimo aceitável.
a alternativa a ae torna-se bastante mais demorada. se de carro demoro cerca de 1h para percorrer 70km então pelo interior.
@rocker_pt
uma boa possibilidade essa de tentar junto de uma instituição carregar na hora de trabalho. uma porta que fica em aberto.
o "ideal" seria não estar sempre dependente de alguém. lá uma ocasião ou outra em que fosse mesmo necessário..
@marcopns
de facto também já olhei para essa possibilidade. contudo vi sites onde tem informação que as 125cc gastam em média 3-3,5l/100km com uma condução normal o que de certa forma aproximaria o valor de custo a gasolina com custo carro a gasóleo.
desde já agradeço as vossas opiniões.
abraços,
to69
de facto as dúvidas que surgem com esta nossa conversa são as mesmas que tenho tido sempre que penso em alternativas ao ci
@volt
possivelmente no trabalho não entenderiam este tipo de situação.
@e_bike & monicasalgado
sim de facto a velocidade de 50 km/h não é para todos os dias. lá de vez em quando...
por isso fiz menção no inicio a uma velocidade de 70-90km/h - penso que seria o minimo aceitável.
a alternativa a ae torna-se bastante mais demorada. se de carro demoro cerca de 1h para percorrer 70km então pelo interior.
@rocker_pt
uma boa possibilidade essa de tentar junto de uma instituição carregar na hora de trabalho. uma porta que fica em aberto.
o "ideal" seria não estar sempre dependente de alguém. lá uma ocasião ou outra em que fosse mesmo necessário..
@marcopns
de facto também já olhei para essa possibilidade. contudo vi sites onde tem informação que as 125cc gastam em média 3-3,5l/100km com uma condução normal o que de certa forma aproximaria o valor de custo a gasolina com custo carro a gasóleo.
abraços,
to69
-
monicasalgado
- Membro Gold

- Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am
to69 - se fizesses um acordo não seria bem uma dependência, uma vez que irias dar algo em troca.
seria mais uma compra "informal", por assim dizer; uma cedência com contrapartidas e vantagens para ambas as partes
de preferência um local bem perto do emprego.
pelo que tenho aprendido por aqui, se conseguires carregar perto do emprego resolves a situação com uma de 60 amp, 5000w.
seria mais uma compra "informal", por assim dizer; uma cedência com contrapartidas e vantagens para ambas as partes
de preferência um local bem perto do emprego.
pelo que tenho aprendido por aqui, se conseguires carregar perto do emprego resolves a situação com uma de 60 amp, 5000w.
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
o que eu disse desde início (talvez não me tenha explicado bem) é que há muitas tomadas por aí e o to69 bem que podia começar a procurar... afinal, onde é que trabalha? não tem um posto da mobi.e por perto?
ou um centro comercial... ou um café... ou uma bomba de gasolina... ou um clube de danças exóticas... algo que tenha energia da rede... nem que seja um amigo a morar a 5 minutos do local... há tantas alternativas...
ou um centro comercial... ou um café... ou uma bomba de gasolina... ou um clube de danças exóticas... algo que tenha energia da rede... nem que seja um amigo a morar a 5 minutos do local... há tantas alternativas...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Seal
- Membro Platinium

- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
negrito: estás a falar de energia/electricidade, certo? ou é outra?volt Escreveu:o que eu disse desde início (talvez não me tenha explicado bem) é que há muitas tomadas por aí e o to69 bem que podia começar a procurar... afinal, onde é que trabalha? não tem um posto da mobi.e por perto?

brincadeira-off: concordo ctg.
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
então to69, já comprou a predator 60ah?
hehehe...ninguem acrescentou mais neste tópico, parece que todas as dúvidas estão dissipadas.
hehehe...ninguem acrescentou mais neste tópico, parece que todas as dúvidas estão dissipadas.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
NunoNeiva75
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
uma 125cc. eu também já pensei seriamente em adquirir uma ve mas nmo o elevado custo inicial, a falta de fiabilidade conjugada com uma garantia muito curta e falta de autonomia e vel. ponta são handicaps que não compensam os benefícios de conduzir um veículo verde de 2 rodas.to69 Escreveu: a questão é: qual seria a melhor scooter eléctrica para esta situação?
abraços,
to69
no meu caso vou adquirir uma maxiscooter: a honda pcx 125cc, autonomia de 300km, 108 km/h de vel. ponta, consumo de 2,1 l/100km por menos de 2500€.
cump.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...
-
monicasalgado
- Membro Gold

além desses 2500€ iniciais irás estar sempre a gastar dinheiro: combustível, velas,óleo, filtro, etc.
numa eléctrica vai-se poupando e a mota acaba por ficar paga
numa eléctrica vai-se poupando e a mota acaba por ficar paga
-
O_volt
- Membro Platinium

para quem não foi à palestra no sábado fiquem sabendo que, segundo o professor joaquim delgado, a gasolina está neste momento barata!
retirem as vossas ilações.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
e o gasóleo ainda mais barato está, já que devia ser pelo menos o preço da gasolina, é uma injustiça quem compra um carro mais barato ter de pagar mais por um combustivel mais barato a produzir e mais abundante(gasolina).o_volt Escreveu:para quem não foi à palestra no sábado fiquem sabendo que, segundo o professor joaquim delgado, a gasolina está neste momento barata!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
monicasalgado
- Membro Gold

0_volt. não percebi
-
boostpt
- Membro Silver

- Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
ele quer dizer que pelo andar da carruagem a gasolina vai ficar muito mais cara.monicasalgado Escreveu:0_volt. não percebi
basta ver o mundo, as questões políticas e sociais estão a arrastar a população para caminhos sem retorno.
-
O_volt
- Membro Platinium

o que pretendo que percebam é que neste momento tudo vai mudar. não de uma forma repentina, mas gradual. no entanto, o petróleo só tem uma tendência: ascendente. sendo assim, a gasolina está barata, pois ela irá aumentar e muito. aliás, ainda ontem paguei por 1 litro de água 1,5, logo a gasolina está mesmo barata!monicasalgado Escreveu:0_volt. não percebi
quem quiser pode continuar a investir num produto que nos mata todos os dias e que é cada vez mais caro. sinceramente, saber que cada vez que encho o depósito estou a condenar os nossos filhos e crianças deste mundo, repugna-me e revolta-me! mas atenção eu não sou reacionário, sou realista! informem-se com os cientistas, as universidades sérias e não com os estudos que os media vomitam todos os dias! não sejam banais, sejam diferentes.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
apoiado!
agora essa predator 200km muda tudo neste tópico
agora essa predator 200km muda tudo neste tópico
-
O_volt
- Membro Platinium

nem de propósito: galp volta a aumentar gasolina em 2 cêntimos. é só o começo!
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=467197
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=467197
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
BE-COOL
- Membro Silver

- Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm
ainda bem que aumenta, já devia estar mais cara.
mas vocês continuam a ver o problema de uma perspectiva muito reduzida. o problema não está apenas em quem vende os veículos comilões de combustíveis fosseis, está também em quem vende as alternativas a preços inflacionados, e depois atiram as responsabilidades de fazer sacrifícios para os consumidores... esses gostam de verde, mas só se for das notas.
e viva a mercantilização de tudo e de todos. não vos fazia nada mal verem o documentário zeitgeist.
mas vocês continuam a ver o problema de uma perspectiva muito reduzida. o problema não está apenas em quem vende os veículos comilões de combustíveis fosseis, está também em quem vende as alternativas a preços inflacionados, e depois atiram as responsabilidades de fazer sacrifícios para os consumidores... esses gostam de verde, mas só se for das notas.
e viva a mercantilização de tudo e de todos. não vos fazia nada mal verem o documentário zeitgeist.
PushEVs.com
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
maxiscooter?! acho que alguém está a confundir essa coisa com motas a sério. já agora, volto a dizer isto também neste tópico, a pcx não atinge 100kph nem a voar da falésia do cabo espichel. a minha zev está limitada aos 100 e as pcx não me conseguem acompanhar na a2. já agora, os 2,1l/100km, devem ser a andar a uma média de 20kph...nunoneiva75 Escreveu:uma 125cc. eu também já pensei seriamente em adquirir uma ve mas nmo o elevado custo inicial, a falta de fiabilidade conjugada com uma garantia muito curta e falta de autonomia e vel. ponta são handicaps que não compensam os benefícios de conduzir um veículo verde de 2 rodas.to69 Escreveu: a questão é: qual seria a melhor scooter eléctrica para esta situação?
abraços,
to69
no meu caso vou adquirir uma maxiscooter: a honda pcx 125cc, autonomia de 300km, 108 km/h de vel. ponta, consumo de 2,1 l/100km por menos de 2500€.
cump.
enfim... juízo!
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
para diminuir os custos de deslocação acaba por não ser boa opção comprar uma mota 125 para quem tem um carro a gasóleo.
sendo que uma mota económica gaste 3.5 l/100km a gasolina e um carro pequeno a gasóleo gaste 5.5 l/100km.
a economia na mota deve andar pelos 3.5*1.55-5.5*1.35=5.4-7.4= 0.02
mas a compra da mota tem anexado um seguro seja de 70€. são precisos 3500km a andar na mota para pagar o seguro.
quanto à manutenção, como a mónica refere tanto se gasta no carro como na mota, por isso vai dar ela por ela, na moto a manutenção é mais regular mas mais barata, e no carro mais espaçada mas mais cara....por isso no campo da manutenção deve ser igual.
nos estacionamentos, e transito, já sabemos que as motas ganham em relação ao carro, mas quem não tiver estes problemas de estacionamento ou transito, será que compensa o investimento de uma mota a gasolina?
eu acho que não.
acho que a única opção possível é mesmo uma mota eléctrica como transporte individual (ou então o passe de transporte público). mas para isso interessa que as baterias suportem efectivamente os ciclos de vida preconizados pelos fabricantes (2000 ciclos a 100%, 3000 a 70% 5000 a 50% - acho eu que é isto). e nunca andar a trocar de uma ou outra unidade de bateria a cada 5 mil ou 10 mil quilómetros. pois a garantia das baterias acabam muito cedo (6 meses, 1 ano ?) e podem representar novos encargos - se bem que eu prefiro gastar 60€ numa nova bateria do que 60€ num depósito de combustível.
interessava também que em portugal as motas estivessem mais acessíveis, pois ao preço a que estão limita muito a compra por parte de novos utilizadores. os que se arriscam na compra, já sabem que só ao fim de um período de tempo longo é que a opção acaba por ser benéfica em termos económicos. atrever-me ia a dizer que só ao fim de 40.000 a 60.000 é que a compra de uma mota eléctrica poderá ficar amortizada (em relação a quem tem um carro a gasóleo).
a compra de uma mota 125, nem aos 100.000 km ficaria amortizada.
mas para quem circula diariamente dentro da cidade, ou quem não tem carro e a mota é o único investimento, uma mota a gasolina vale a pena e uma mota eléctrica vale muito mais a pena.
sendo que uma mota económica gaste 3.5 l/100km a gasolina e um carro pequeno a gasóleo gaste 5.5 l/100km.
a economia na mota deve andar pelos 3.5*1.55-5.5*1.35=5.4-7.4= 0.02
mas a compra da mota tem anexado um seguro seja de 70€. são precisos 3500km a andar na mota para pagar o seguro.
quanto à manutenção, como a mónica refere tanto se gasta no carro como na mota, por isso vai dar ela por ela, na moto a manutenção é mais regular mas mais barata, e no carro mais espaçada mas mais cara....por isso no campo da manutenção deve ser igual.
nos estacionamentos, e transito, já sabemos que as motas ganham em relação ao carro, mas quem não tiver estes problemas de estacionamento ou transito, será que compensa o investimento de uma mota a gasolina?
eu acho que não.
acho que a única opção possível é mesmo uma mota eléctrica como transporte individual (ou então o passe de transporte público). mas para isso interessa que as baterias suportem efectivamente os ciclos de vida preconizados pelos fabricantes (2000 ciclos a 100%, 3000 a 70% 5000 a 50% - acho eu que é isto). e nunca andar a trocar de uma ou outra unidade de bateria a cada 5 mil ou 10 mil quilómetros. pois a garantia das baterias acabam muito cedo (6 meses, 1 ano ?) e podem representar novos encargos - se bem que eu prefiro gastar 60€ numa nova bateria do que 60€ num depósito de combustível.
interessava também que em portugal as motas estivessem mais acessíveis, pois ao preço a que estão limita muito a compra por parte de novos utilizadores. os que se arriscam na compra, já sabem que só ao fim de um período de tempo longo é que a opção acaba por ser benéfica em termos económicos. atrever-me ia a dizer que só ao fim de 40.000 a 60.000 é que a compra de uma mota eléctrica poderá ficar amortizada (em relação a quem tem um carro a gasóleo).
a compra de uma mota 125, nem aos 100.000 km ficaria amortizada.
mas para quem circula diariamente dentro da cidade, ou quem não tem carro e a mota é o único investimento, uma mota a gasolina vale a pena e uma mota eléctrica vale muito mais a pena.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
BondadeSua
- Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
volt Escreveu:maxiscooter?! acho que alguém está a confundir essa coisa com motas a sério. já agora, volto a dizer isto também neste tópico, a pcx não atinge 100kph nem a voar da falésia do cabo espichel. a minha zev está limitada aos 100 e as pcx não me conseguem acompanhar na a2. já agora, os 2,1l/100km, devem ser a andar a uma média de 20kph...nunoneiva75 Escreveu:uma 125cc. eu também já pensei seriamente em adquirir uma ve mas nmo o elevado custo inicial, a falta de fiabilidade conjugada com uma garantia muito curta e falta de autonomia e vel. ponta são handicaps que não compensam os benefícios de conduzir um veículo verde de 2 rodas.to69 Escreveu: a questão é: qual seria a melhor scooter eléctrica para esta situação?
abraços,
to69
cump.
enfim... juízo!
saudações verdes
obrigado volt, por ter retomado este post. andava a querer fazê-lo , mas esta resposta é a que gostaria de ter dado. acrescento ainda:
andei durante muito tempo a verificar o consumo da vespa, e nunca consegui fazer menos de 3,3 l / 100 km. em média 3,6 l / 100 km. nem vi nunca, quem o tenha feito em condições reais de condução, ....no dia-a-dia, entenda-se.
feitas as contas, perto de 7 €. e acredito que já é bem "económica".
como estou contente com a "minha mula". cerca de 60 cêntimos para 100 km.
agora é que eu me rio, dos dias em que tinha de abastecer.
lá em casa, já todos querem usar a tomada na garagem...
hiiiihhh.... hiiiiihhh
bbrrr !!!!!!!!
bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]