## Conselho Veículo Eléctrico ## Opiniões precisam-se

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
to69
Membro
Membro
Registado: terça dez 19, 2006 2:07 pm

## Conselho Veículo Eléctrico ## Opiniões precisam-se

Mensagem por to69 »

boa noite a todos os membros e leitores deste forum,

sendo um leitor assíduo deste forum, pese embora pouco participativo, gostaria de vos colocar a seguinte questão.

diariamente necessito de fazer 140km (75% autoestrada) e com o custo dos combustíveis cada vez mais elevado essa despesa começa a ser "algo" pesada. por essa razão torna-se imperativo a procura de alternativas mais económicas.
uma dessas alternativas passaria por adquirir uma scooter eléctrica
estava a pensar algo do género (passo a pubilicidade) vectrix, predator, roadstar 7000, etc - que permitisse a incursão por autoestradas.
mas pelo que tenho lido pelos diários de bordo a média de autonomia será algo na casa de 70-80km (um pouco afastado dos 140km necessários de percorrer!!).

a questão é: qual seria a melhor scooter eléctrica para esta situação?

desde já agradeço as vossas opiniões.

abraços,
to69

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Re: ## Conselho Veículo Eléctrico ## Opiniões precisam-se

Mensagem por sergiomms »

deduzo que serão 140kms em ida e volta.
será que consegues carregar a moto no local da ida?
sergiomms

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

se isso é o percurso que fazes para ir trabalhar e puderes carregar no trabalho, uma predator 60 ah consegue fazer isso. agora se a maior parte do percurso é em ae, esquece os ve. não foram feitos para andar a altas velocidades. uma predator 60 ah faz 70 kms a fundo mas fica com as baterias praticamente vazias. as vectrix actuais não fazem tanto, provavelmente fazem 50 kms a fundo. está para chegar uma vectrix a litio mas ainda não se sabem pormenores. a roadstar de que falas, ainda não está à venda embora a batlight tenha a thunder com 60 ah e acho que com 90 ah também.

na minha opinião uma scooter eléctrica ainda não é o meio de transporte ideal, quando é necessário fazer tantos kms. já pensaste na hipotese de uma 125cc. são muito económicas e têm baixos custos de manutenção.

os puristas dos ve vão-me crucificar por estar a recomendar fumarentas, mas no teu caso acho que é a melhor hipótese.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
to69
Membro
Membro
Registado: terça dez 19, 2006 2:07 pm

Mensagem por to69 »

boa noite.

sim, os 140km são de ida e de volta. no emprego não há oportunidade de carregar baterias...
a utilização em ae seria para algo entre 70-90 km/h.
o recurso a uma 125 cc não me passa muito pela ideia porque a fazer um média de 3-3,5l/100 km pouco beneficio teria face ao veiculo a diesel que possuo - faz média de 4,5-5l/100km.

abraços,
to69

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

onde fica esse local de trabalho?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

e_bike
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por e_bike »

se não podes carregar no trabalho, esquece a opção eléctrica! só se quiseres fazer o percurso todo a 50 km/h. a menos que haja hipóteses de arranjares uma mota com 100 ah, coisa que ainda não existe no mercado.

nem o nissan leaf deve dar para esse percurso. só mesmo o tesla roadster, se tiveres 100.000 euros disponíveis!
Blogue da minha Predator

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

e_bike... olha que o leaf tem menos autonomia que a tua mota...

mas, voltando ao assunto, ele não precisa carregar no trabalho. o que não falta por este país são tomadas...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

to69 Escreveu:...fazer um média de 3-3,5l/100 km pouco beneficio teria face ao veiculo a diesel que possuo - faz média de 4,5-5l/100km....
3.5 x 1.55 (gasolina)=5.4€/100km
5 x 1.35 (gasóleo)= 6.7€/100km

de facto com uma diferença de 1.3€/100km, se for apenas pela razão económica (sem problemas de estacionamentos) não compensa comprar mota a gasolina para quem tem um carro a gasóleo na garagem.
a compra de uma mota (ve ou ci) acarreta um seguro cerca de 70€/ano
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

to69: 140 km/dia a 50 km/h é uma seca - vais ficar farto bem depressa.
a essa velocidade só mesmo em passeio, de férias.

mas não penso que devas desistir de uma eléctrica: pondera o seguinte:

1. tens mesmo que ir na ae ? não tens outra alternativa?
2. há motas que podem andar na ae, por isso se só tiveres esta alternativa também não será problema
3. a de 60 amp faz metade do caminho sem problemas - tenta estudar uma forma de carregares no emprego
4. se não conseguires mesmo, tenta um acordo com alguém muito perto - quartel de bombeiros, café / restaurante, etc. faz prova de quanto gastas a carregar (cerca de 50 cêntimos / 100 km = 35 cêntimos por 70 km) e propõe-te pagar mais porque ficas sempre a ganhar. exemplo: 22 dias de trabalho * 0,35 = 7,7 €/mês. propõe pagar o dobro - 15 euros. ainda te compensa largamente.

vais ver que conseguirás uma solução

boa sorte.
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

e_bike
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por e_bike »

volt Escreveu:e_bike... olha que o leaf tem menos autonomia que a tua mota...

mas, voltando ao assunto, ele não precisa carregar no trabalho. o que não falta por este país são tomadas...
tens razão, o hmgp arranjou uma tomada perto do trabalho e até tu recorres muito ao colombo para carregar. pode ser que haja um mobi.e ou um cc por perto e ele possa carregar, doutra forma não vejo viabilidade para ve.

a autonomia do leaf ainda é uma questão a verificar na prática, quando alguns membros aqui do forum receberem os seus e começarem os db.
Blogue da minha Predator

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

carregar também em:
- oficinas de automóveis
- stands de automóveis: já tive excelente receptividade a carregar ocasionalmente pois é malta que gosta de veículos, e ficaram todos de boca aberta ao ligar um cabo à mota
- bombeiros (granda mónica!!!)
- falar com a junta de freguesia
- cafés que tenham espaço de fora acessível (sempre se aproveita para tomar o cafézinho depois de a colocar a carregar) e em vez de pagar 50cent pelo café, acordarias a pagar 1€

todas estas e outras soluções são precisas, pois se fores bem sucedido, muitos participantes do fórum ao ler estas sugestões podem ter frutos.

se realmente optares por adquirir uma de 60ah ou mais, depressa ficará amortizado o investimento, e será um bom teste de resistência.
140 por dia, dá 3.000km por mês, 30.000km por ano------> que espectáculo em 1.5 anos fica paga. só o volt fará frente a esta kilometragem em ve.

sugestão:
1º escolher um modelo de mota eléctrica
2º fazer um testdrive dessa situação real com carga total no destino, mas sem comprar a mota. fazer esse teste num sábado ou domingo sem stress, mas tentando reproduzir o que seria um dia de trabalho. se o vendedor não estiver para se chatear...é porque não quer vender: escolher outro vendedor (mas isto não deve acontecer, pelas pessoas excelentes que tenho conhecido, presenciado e lido)
3º depois então é que se avançaria para a compra, em face ao test drive e experiência.

força aí.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

tás maluco? 140 km ia ser um prejuizo para o país, acabámos de eleger um presidente e o estado foraz está a precisar de receitas na forma dos mais diversos impostos. se patriotico e nacionalista. sabes a vergonha que têm passado os nossos carismaticos lideres quando vão mendigar para o estrangeiro? sabes quanto gastam eles para vos programarem a cabecinha na televisão? sabes as mentiras que cantam e as crises que inventam para te explorar? auto-estradas, bom sitio para multas e evaporares aquele precioso liquido que faz mover o mundo, bem como mais e mais receitas para o estado e para as empresas privadas de fisgadas rápidas - a vingança das portagens. e observa a alegria que reina nas estações de serviço, com cafezinhos e revistas das boas. tambem uma optima forma de te controlarem, digo garantirem a tua segurança, camaras e sensores por todo o lado, podes seguir descansado. juizinho, compra carros novos e esquece os teus problemas, nao sejas egoista pois existe muita gente que lucra e bem com o teu desperdicio. deves pensar que estou no gozo mas infelizmente nao tenho tempo para isso. e aquilo do aquecimento global é treta, olha só para este briol todo. são tudo invenções, temos cada vez mais arvores para tratar do assunto. desde quando é possivel a humanidade poluir um planeta tão grande? que disparate, só somos alguns biliões por isso nada de exageros ou alarmismos. o planeta aguenta com tudo, isto é um autentico vazador. além disso não te compete pensares, isso é para as pessoas responsáveis como os gestores e governantes, eles tratam-te bem da saude. mantem-te na massa silenciosa e deixa de ser chico esperto, diz uns disparates e conta uma anedotas, faz-te engraçadinho e estás garantido, por isso descontrai, já os teus pais o faziam, a culpa não é tua. nao te deixes embalar neste falatório barato pois a vida é rapida. relax, pá, tá tudo controlado. se não estás agradado lamento, pedis-te uma opinião agora não te queixes...
Última edição por Bluesky em quarta jan 26, 2011 10:47 am, editado 2 vezes no total.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

blue no seu melhor!

mas ele tem razão...ou queres mesmo mudar e não tens dúvidas...ou farás sempre parte dos arrependidos!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

e tive que emendar a ortografia varias vezes, isso vai mal, estou a perder qualidades. deve ser do tempo...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

ruimegas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 26, 2009 2:25 pm

Mensagem por ruimegas »

e_bike Escreveu:se não podes carregar no trabalho, esquece a opção eléctrica! só se quiseres fazer o percurso todo a 50 km/h. a menos que haja hipóteses de arranjares uma mota com 100 ah, coisa que ainda não existe no mercado.

nem o nissan leaf deve dar para esse percurso. só mesmo o tesla roadster, se tiveres 100.000 euros disponíveis!
o leaf dá perfeitamente para os 140 kms, eu vou fazer às 2ª feiras e às 6ª feiras 145 kms porta a porta (oeiras - évora) ...claro que não ultrapasso os 90 kms/h e não tenho necessidade nem posso por lei ultrapassar essa velocidade porque não vou em ae.

essa é a melhor solução neste momento para o caso exposto (as entregas é que são capazes de demorar um pouco).

quanto a testes reais da autonomia do leaf podem sempre consultar este teste entre outros
http://www.plugincars.com/nissan-leaf-1 ... +rss+feed)

cumprimentos
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou Imagem

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

excelente blue, mais uma vez, os teus textos não estão a perder qualidade alguma, é sempre um prazer lê-los
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

bluesky Escreveu:tás maluco? 140 km ia ser um prejuizo para o país, acabámos de eleger um presidente e o estado foraz está a precisar de receitas na forma dos mais diversos impostos. se patriotico e nacionalista. sabes a vergonha que têm passado os nossos carismaticos lideres quando vão mendigar para o estrangeiro? sabes quanto gastam eles para vos programarem a cabecinha na televisão? sabes as mentiras que cantam e as crises que inventam para te explorar? auto-estradas, bom sitio para multas e evaporares aquele precioso liquido que faz mover o mundo, bem como mais e mais receitas para o estado e para as empresas privadas de fisgadas rápidas - a vingança das portagens. e observa a alegria que reina nas estações de serviço, com cafezinhos e revistas das boas. tambem uma optima forma de te controlarem, digo garantirem a tua segurança, camaras e sensores por todo o lado, podes seguir descansado. juizinho, compra carros novos e esquece os teus problemas, nao sejas egoista pois existe muita gente que lucra e bem com o teu desperdicio. deves pensar que estou no gozo mas infelizmente nao tenho tempo para isso. e aquilo do aquecimento global é treta, olha só para este briol todo. são tudo invenções, temos cada vez mais arvores para tratar do assunto. desde quando é possivel a humanidade poluir um planeta tão grande? que disparate, só somos alguns biliões por isso nada de exageros ou alarmismos. o planeta aguenta com tudo, isto é um autentico vazador. além disso não te compete pensares, isso é para as pessoas responsáveis como os gestores e governantes, eles tratam-te bem da saude. mantem-te na massa silenciosa e deixa de ser chico esperto, diz uns disparates e conta uma anedotas, faz-te engraçadinho e estás garantido, por isso descontrai, já os teus pais o faziam, a culpa não é tua. nao te deixes embalar neste falatório barato pois a vida é rapida. relax, pá, tá tudo controlado. se não estás agradado lamento, pedis-te uma opinião agora não te queixes...

"eta...lé ..lé!!!!!

segurem o homemmm carago!!!

aleluia!!!! aleluia!!! aleluia!!

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

to69 Escreveu:boa noite.

sim, os 140km são de ida e de volta. no emprego não há oportunidade de carregar baterias...
a utilização em ae seria para algo entre 70-90 km/h.
o recurso a uma 125 cc não me passa muito pela ideia porque a fazer um média de 3-3,5l/100 km pouco beneficio teria face ao veiculo a diesel que possuo - faz média de 4,5-5l/100km.

abraços,
to69
faz quase 40 000km ano, no seu automóvel, ja pensou que em 4-5 anos tem de o trocar devido ao desgaste? ja fez as contas quanto perde com esta troca?
nas motas 125cc tem a honda pcx por 2400€ com um consumo de 2-2,5 l/100km. ainda que tenha de trocar de mota ao fim de 2 anos, o custo de aquisição de 2 motas é muito mais baixo que um carro a gasóleo.
refazendo as contas aos consumos:
diesel 40 000km 4,5l/100km = 1800l x 1,35€ = 2430€
honda 40 000km 2,5l/100km = 1000l x 1,55€ = 1550€
nas eléctricas, tem de ter 100ah ou mais, apesar de anunciadas ainda não vi nenhuma. se fosse possível carregar no trabalho 70 + 70 a predator 60ah ou a nova vectrix li dava.

se fosse de mota, não podia fazer o percurso por nacional, evitando assim as portagens??

Bagas
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta jan 19, 2011 4:14 pm

Mensagem por Bagas »

é a primeira vez que comento neste fórum, e faço-o porque estou mais ou menos na mesma situação. faço regularmente aveiro - espinho - porto de carro ou de comboio. os comboios são uma boa alternativas mas os horários nem sempre ajudam e, como o governo está a preparar a privatização dos urbanos do porto, de certeza que em breve os preços vão subir bastante. de carro, já todos sabem o sufoco que é (gasolina, portagens, filas, etc).
resta-me pensar numa mota eléctrica que. como só tenho carta a1, b1 e b, teria que passar por uma que correspondesse a um 125cc, mas parece que, mesmo podendo carregar a bateria em qualquer um destes pontos (a bateria tira-se e carrega-se em casa ou no escritório facilmente, não é?), ainda não há nenhuma com autonomia suficiente para circular sem medos.
como não estou propriamente por dentro disto, para quando acham que haverá no mercado um produto que sirva as necessidades de cidadãos como eu?

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

saudações verdes

na minha ignorância, as baterias não se tiram com essa facilidade. digamos que um "pack" de 24 células, não é facilmente desmontável. no entanto, uma extensão de corrente eléctrica até ao passeio, é facilmente implementável.
daí a conclusão generalizada de que facilmente se carrega "as baterias", dos veículos eléctricos. mas também há os pontos de carga, implementados e a implementar.
a sua autonomia, é "configurável" conforme o "pack" que se adquirir, e de acordo com o tipo de "baterias", o conjunto motor/controlador/bms, características do terreno a percorrer, e o tipo de condução que se pretenda. pelo menos estas variáveis... penso eu de que.
...
mas digam os técnicos, mais coisas...

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”