Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por kidney »

josenir, me perdoe pela ignorância da pergunta a seguir: no caso de eu enrrolar o estator de um alternador automotivo triplicando o seu n- de espiras, e dar para ele uma rpm estabilizada que me daria exatamente 14,5v, e após a passagem pelo regulador desenvolvido por vc,supondo que não houvesse perdas, eu tivesse os mesmos 14,5v e 5a no final. e aí, na segunda hipótese dando para o alternador uma rpm que agora me forneça 20,5v constantes , e que ao passar pelo regulador ficasse em 14,5v(desprezando suas perdas) ,me responda: os 6volts excedentes, se perdem ou se transformam em amperes? porque se eles (volts) se perderem, o alternador teria uma potência máxima pré estabelecida após ultrapassar os 14,5v regulados,ou estou enganado?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

bluesky Escreveu:nós é que agradecemos, josenir. tudo que seja uma melhor organização dos topicos e facilidade de consulta é muito apreciado. tenho acompanhado o seu trabalho com bastante interesse e quero deixar-lhe o meu apreço pela qualidade da sua participação. por essa razão já fixei tres dos seus topicos para serem consultados com regularidade e popularidade. continue o bom trabalho, companheiro, estarei prestando atenção!
puxa ! quanta reponsabilidade, hein ?! valeu blue, muito obrigado pelo voto de confiança !

gooool !!!

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, me perdoe pela ignorância da pergunta a seguir: no caso de eu enrrolar o estator de um alternador automotivo triplicando o seu n- de espiras, e dar para ele uma rpm estabilizada que me daria exatamente 14,5v, e após a passagem pelo regulador desenvolvido por vc,supondo que não houvesse perdas, eu tivesse os mesmos 14,5v e 5a no final. e aí, na segunda hipótese dando para o alternador uma rpm que agora me forneça 20,5v constantes , e que ao passar pelo regulador ficasse em 14,5v(desprezando suas perdas) ,me responda: os 6volts excedentes, se perdem ou se transformam em amperes? porque se eles (volts) se perderem, o alternador teria uma potência máxima pré estabelecida após ultrapassar os 14,5v regulados,ou estou enganado?
em primeiro lugar é preciso saber a diferença entre "perder" e "deixar de ganhar".
em segundo lugar é preciso delimitar exatamente qual é a função de um regulador de tensão em um gerador.
a principal função do regulador de tensão em um gerador é proteger a carga contra um excesso de tensão. no nosso caso a carga será um banco de baterias, mas vamos inicialmente considerar a hipótese de a carga ser uma simples lâmpada de 12v x 10w. vamos considerar ainda que o nosso gerador, quando receber um vento razoável é capaz de produzir mais do que esses 10w que é necessário para acender a lâmpada no brilho máximo. então neste caso, o regulador vai ser extrema importância para que a lâmpada não seja queimada no primeiro sopro de vento que der.
digamos que, como a lâmpada é de 12v, o nosso regulador estará encarregado de manter a tensão em 12v. então a qualquer hora ocorre um vento mais forte e o gerador fornece 20v. então o gerador recebe esses 20v, mas repassa para a lâmpada apenas 12v. o excedente se perde? não, não se perde, deixa-se de ganhar !
em outras palavras seria dizer que a energia disponível no vento poderia acender mais lâmpadas, mas como eu só tenho uma, não adianta eu repassar toda a potência gerada para ela, pois assim ela vai queimar. e para onde vai esse excendente? para lugar nenhum, apenas deixa de ser aproveitada do vento.

também esse excedente não se transformou em corrente (ampères) ! observe que se a lâmpada é de 12v x 10w, então pela lei de ohm, a corrente máxima que ela pode drenar é de aproximadamente 0,83 ampères (i = w / v ou i = 10w / 12v, logo i = 0,83). se você deixar a tensão passar de 12v, a lâmpada vai queimar porque vai drenar uma corrente maior do que ela suporta. se você deixar passar 20v para a lâmpada, então ela vai drenar uma corrente de aproximadamente 1,38 ampères, o que é bem mais do ela suporta.
para chegar a esses 1,38a, primeiro calcula-se a resistência do filamento da lâmpada (r = v / i), ou seja, r = 12v / 0,83, logo r = 14,45 ohm. sabendo o valor da resistência, calcula-se o valor da corrente que será drenada com a tensão maior ( i = v / r), logo i = 20v / 14,45 = 1,38a.

e finalmente, considerando que a nossa carga é uma bateria, por maior que ela seja, em um dado momento ela estará totalmente carregada, e sem o regulador de tensão o gerador vai impor uma tensão cada vez maior a ela, o que vai fatalmente danificá-la.

uma outra situação seria então você usar um banco de baterias muito maior do que a capacidade do gerador. mas neste caso, sem um regulador de tensão, o gerador vai ser sobrecarregado e pode ser danificado, ou então a turbina eólica não vai conseguir movê-lo, devido ao grande peso.

carlosjunior
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta set 08, 2010 1:09 am

Mensagem por carlosjunior »

eai, josenir.

excelente a forma como você descreveu todo o sistema, parabéns...

você menciona lá no inicio:
''mas o meu projeto vai um pouco mais além: usa-se um alternador de 24v para gerar 12v, logo de início, podemos observar que ele vai gerar apenas metade da potência para que foi feito, sugiro um alternador de 80 ampères x 24v. sendo assim você vai precisar de uma boa turbina para movimentá-lo, pois teremos pelo menos 40a x 12v = 480w."

estou pronto para desenvolver a minha me baseando neste seu excelente tópico,

- porque você não usou o alternador de 24 v para gerar 12v em seus projetos com turbina de pás em vez de mexer na turbina de 12v triplicando o nº de espiras?

- estou pensando em montar uma turbina com 3 pás para conectar diretamente no eixo de um alternador de 24v para gerar 12v, vou ter problemas montando desta forma?

deste já agradeço e muito por você ter compartilhado seu conhecimento incrível.

obrigado.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carlosjunior Escreveu:eai, josenir.
excelente a forma como você descreveu todo o sistema, parabéns...
deste já agradeço e muito por você ter compartilhado seu conhecimento incrível.
puxa, assim vocês me deixam até sem jeito. na verdade eu não tenho esse conhecimento todo, não sou nenhum guru, apenas sou esforçado e procuro estudar bastante. e claro, tenho aprendido muito aqui no fórum. ademais isso aqui pra mim é um lazer sem igual. agradeço muito a consideração de todos.
carlosjunior Escreveu:você menciona lá no inicio:
''mas o meu projeto vai um pouco mais além: usa-se um alternador de 24v para gerar 12v, logo de início, podemos observar que ele vai gerar apenas metade da potência para que foi feito, sugiro um alternador de 80 ampères x 24v. sendo assim você vai precisar de uma boa turbina para movimentá-lo, pois teremos pelo menos 40a x 12v = 480w."
estou pronto para desenvolver a minha me baseando neste seu excelente tópico,
- porque você não usou o alternador de 24 v para gerar 12v em seus projetos com turbina de pás em vez de mexer na turbina de 12v triplicando o nº de espiras?
- estou pensando em montar uma turbina com 3 pás para conectar diretamente no eixo de um alternador de 24v para gerar 12v, vou ter problemas montando desta forma?
obrigado.
então você leu com bastante atenção mesmo, hein?! e observou que temos duas opções. uma seria usar um alternador de 24v para gerar 12v sem ter que modificar o bobinamento. e outra é usar um alternador de 12v e alterar o bobinamento para o triplo de espiras. é isso mesmo.

eu prefiro fazer o novo bobinamento. com o novo bobinamento o alternador começa a gerar com rotação a partir de 200 rpm e com o bobinamento de 24v precisamos de algo em torno de 350 rpm, pelo menos com os modelos que eu testei.

fazendo o bobinamento conseguimos aproveitar melhor o espaço do estator, usando mais fio, e conseguindo uma boa relação entre potência e rotação.

eu já fiz alguns testes com transmissão direta, mas não me agradei do desempenho. prefiro usar ampliação, assim aproveito melhor os ventos fracos. mas também há que se considerar que os ventos na minha região são fracos. talvez em uma região com bons ventos seja viável a transmissão direta. se conseguir bons resultados não deixe de informar aqui.

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm

Mensagem por kidney »

valeu pelos esclarecimentos!!! josenir, qual foi o valor que você vendeu a sua turbina? imagino que era essa que aparece na foto de seu avatar.o que você usa para ser esse "bico"(pintado de verde)? teria como você postar fotos detalhadas desta turbina?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:valeu pelos esclarecimentos!!! josenir, qual foi o valor que você vendeu a sua turbina? imagino que era essa que aparece na foto de seu avatar.o que você usa para ser esse "bico"(pintado de verde)? teria como você postar fotos detalhadas desta turbina?
sim, era essa mesma. vendi a turbina por r$ 1.800,00 e mais a torre de 9m por r$ 400,00. fiz esta com um bom acabamento para expor em uma feira. a exposição era a céu aberto, à noite, e ventava bastante. liguei nela algumas lâmpadas, e foi um sucesso. chamou muita atenção do público. recebi várias propostas de compra, e fui até entrevistado por uma emissora de rádio local. e fui convidado ainda para expor em outra feira. mas atualmente não estou em condições de produzir em larga escala. um dos visitantes da feira insistiu um pouco mais do que os outros. então eu prometi a ele que faria uma só para ele, num prazo de 30 dias. venceu o prazo e não consegui tempo para fazer, então para cumprir com o compromisso entreguei a única que tinha. isso já faz mais de seis meses. só agora tive um pouco de tempo para fazer uma nova para mim. mesmo assim tenho trabalhado bem devagar porque estou querendo fazer vários melhoramentos, tanto na parte mecânica como na eletrônica.

como foi a primeira que vendi, fiz questão de eu mesmo instalar na fazenda do comprador para não dar margem a algum erro de montagem ou instalação. o local é muito bom de vento, e o cliente ficou muito satisfeito com o rendimento. o homem só me fez uma reclamação. o problema é que ela está instalada a poucos metros da estrada, e sempre para gente pra perguntar o que é aquilo, como funciona, onde ele comprou, etc. no começo ele achou até bom o interesse das pessoas, mas me confessou que às vezes se aborrece com tanta pergunta.
já recebí vários vizinhos dele que também querem uma, mas infelizmente o meu trabalho e a faculdade não me deixam tempo de folga para investir na industrialização do produto. mas tenho a esperança que daqui a algum tempo eu consiga produzir comercialmente.

esse bico é uma cúpula de uma luminária, daquelas que usam no centro de ventiladores de teto. é de plástico. comprei em uma loja de material elétrico por r$ 3,00.

quando montei esta, fiz com um pouco de pressa e tenho poucas fotos da construção, mas vou localizar umas e posto aqui.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

atendendo a pedidos, segue uma foto da construção parcial da minha nova turbina. baseada no alternador automotivo, claro. vejam no detalhe a ampliação feita com polia e correia. usei uma polia de 200mm no eixo da hélice e uma polia de 50mm no alternador, o que dá 1:4.
Anexos
TurbinaNova.jpg
TurbinaNova.jpg (40.57 KiB) Visto 6639 vezes

manotroll
Membro
Membro
Registado: quinta out 14, 2010 7:35 pm

Mensagem por manotroll »

bom dia sou novo no forum
agora que to trabalhando posso fazer meus projetos e pesquisando acabei aqui.
a ideia e ligar o alternador de 90a em um motor cc (ou ac)e o próprio motor alimentar o alternador e a si mesmo
perguntas.
qual motor pra rodar o alternador fazendo com o alternador com disco pequeno e o motor com grande.
qual seria o tempo medio de manutenção desse moto e alternador?
li aqui que temque ser 24v mas como saber que e 24v o alternador?
pode ser direto ou temque ter bateria ?
a ideia e ter o alternador rodando 24h (ou so durante dia tarde e um poco a noite).
e depois colocar células solares.
como descobrir as rpm do motor ?
sera que da serto.
to muito animado pra fazer mas e bom perguntar antes ne.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

manotroll Escreveu:bom dia sou novo no forum
agora que to trabalhando posso fazer meus projetos e pesquisando acabei aqui.
a ideia e ligar o alternador de 90a em um motor cc (ou ac)e o próprio motor alimentar o alternador e a si mesmo
perguntas.
qual motor pra rodar o alternador fazendo com o alternador com disco pequeno e o motor com grande.
qual seria o tempo medio de manutenção desse moto e alternador?
li aqui que temque ser 24v mas como saber que e 24v o alternador?
pode ser direto ou temque ter bateria ?
a ideia e ter o alternador rodando 24h (ou so durante dia tarde e um poco a noite).
e depois colocar células solares.
como descobrir as rpm do motor ?
sera que da serto.
to muito animado pra fazer mas e bom perguntar antes ne.
infelizmente isso não funciona. não funciona porque em toda transformação existe perda. quando você usa a energia mecânica para movimentar um gerador, e assim produzir energia elétrica, o que está fazendo é uma transformação. está transformando energia mecânica em elétrica. ao final, pegando a energia elétrica obtida deste gerador, e usando-a para mover um motor, jamais conseguirá produzir a mesma energia mecânica que foi gasta para produzir a energia elétrica obtida.
então neste caso, algumas das demais perguntas nem precisam ser respondidas.
sobre o tamanho do motor necessário para movimentar o alternador, considere que se o alternador produzir 1000w, você precisará de um motor de aproximadamente 1400w. e isso já nos dá uma ideia da perda envolvida: você gasta 1400w para produzir 1000w.

manotroll
Membro
Membro

Mensagem por manotroll »

hum...
mas se usar motores cc
e coloca lo para mover 3 alternadores ao mesmo tempo ?
1 para o motor e outros 2 pra ligar outros aparelhos ?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

manotroll Escreveu:hum...
mas se usar motores cc
e coloca lo para mover 3 alternadores ao mesmo tempo ?
1 para o motor e outros 2 pra ligar outros aparelhos ?
o problema mantêm-se, não interessa o numero de dispositivos que tens, mas sim a energia e conversão envolvida.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

manotroll
Membro
Membro

Mensagem por manotroll »

então não rola ne
mas então vo me consertar na solar mesmo.
tem algum topico aqui bom sobre energia solar ?
a vento não rola aqui

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

manotroll Escreveu:então não rola ne
mas então vo me consertar na solar mesmo.
tem algum topico aqui bom sobre energia solar ?
a vento não rola aqui
dê uma olhada no índice do fórum que tem bastante coisa sobre energia solar.
se puder, favor explicar em outras palavras o que quiz dizer com: "a vento não rola aqui". nas mensagens anteriores você não tinha falado em vento.

manotroll
Membro
Membro

Mensagem por manotroll »

e porque esta parte e eólica e não daria pra fazer um sistema desse aqui pois não tem vento
em teresopolis e cheio de morro e não venta so as vezes por isso eu coloquei "a vento não rola aqui" so solar mesmo

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

manotroll Escreveu:e porque esta parte e eólica e não daria pra fazer um sistema desse aqui pois não tem vento em teresopolis e cheio de morro e não venta so as vezes por isso eu coloquei "a vento não rola aqui" so solar mesmo
sim, agora entendi.

Matheus Filipin
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda out 25, 2010 6:51 pm

Mensagem por Matheus Filipin »

boa tarde!

eu e meu amigo estamos dês do começo do ano com um projeto semelhante ao seu, porem a nossa fonte primaria de energia é água.

vou contar um pouco mais sobre o projeto.
nos temos uma roda d'agua confecciona por nós, acoplada em alguns eixos e polias, no final desse conjunto nos temos um resultando de 1345 rpm na polia de um alternador de chevette (12v com rele interno). apos este alternador temos uma bateria de 110a (acho meio exagerado mas foi idéia do meu colega).

o nosso problema é q não chegamos aos 14v para carregar a bateria, apenas 10 a 12v a amperagem nos não conseguimos medir pois o voltímetro só agüenta 10a acima disso ele queima.

me informei com um mecânico sobre a potencial q um alternador rouba de um carro e ele me falou q é de 5 cavalos (testado em um dinamometro)

li o fórum e vi q você bolou uma placa eletrônica. não entendi muito bem, pois não tenho conhecimento em eletrônica, porem meu primo é engenheiro elétrico e se especializou em eletrônica.(facilitando a contruçao desse sircuito).

teria como você nos dar algumas dicas com resultados garantidos como: ( colocar uma bateria de moto 5v, colocar o regulador/ecitador, nao tem geito tem que ser um alternador de 24v, )...

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

com 1345 rpm, mesmo um alternador automotivo original de 12v funcionaria. acontece apenas que você precisaria ligar o fio de excitação do alternador à bateria para que o campo seja alimentado. leve o alternador a um eletricista de automóvel que ele lhe explica melhor como fazer para funcioná-lo. aproveite e peça a ele para testar o alternador.

sobre a medida de corrente (ampères), você deve estar fazendo errado, para queimar o multímetro. procure se informar melhor sobre como fazer esta medida. aqui mesmo no forum este assunto já foi debatido várias vezes.

sobre o nosso projeto do alternador automotivo como gerador eólico, você teria antes que fazer uma boa leitura para se inteirar melhor do assunto. aí você poderia ver o que não entendeu e perguntar. isso é necessário para não estarmos aqui repetindo muitas vezes aquilo que já foi dito. de preferência convide o seu primo engenheiro elétrico para acompanhar.

no mais, boa sorte no trabalho.

Deivid
Membro
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 8:56 pm

Mensagem por Deivid »

olá! sou novo neste fórum.
estive lendo este tópico e gostaria que você me esclarecesse uma dúvida a respeito. minha dúvida é: precisa retirar o rele do alternador de 24v para instalar o exitador/regulador?
dados do projeto em elaboração:
aprox. 1000 rpm (por causa das reduções)
alternador de 24v - 55a (bosch)
armazenamento em uma bateria de 110a(24h)

gostaria de saber sua opinião a respeito, através destes dados, se esse projeto vai haver sucesso utilizando o exitador/regulador?

desde já agradeço

josenir, sucesso em seus projetos, pois estes são cativantes, a cada vez que tenho tempo para ler outros tópicos fico mais interessado!!!
abraço

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

deivid Escreveu:olá! sou novo neste fórum.
estive lendo este tópico e gostaria que você me esclarecesse uma dúvida a respeito. minha dúvida é: precisa retirar o rele do alternador de 24v para instalar o exitador/regulador?
dados do projeto em elaboração:
aprox. 1000 rpm (por causa das reduções)
alternador de 24v - 55a (bosch)
armazenamento em uma bateria de 110a(24h)
gostaria de saber sua opinião a respeito, através destes dados, se esse projeto vai haver sucesso utilizando o exitador/regulador?
desde já agradeço
josenir, sucesso em seus projetos, pois estes são cativantes, a cada vez que tenho tempo para ler outros tópicos fico mais interessado!!!
abraço
é muito estimulante ver que este trabalho tem despertado interesse entre os colegas do forum e visitantes. aliás, "trabalho" é só uma força de expressão, na verdade isso aqui é mais lazer do que trabalho. agradeço muito as suas palavras de apoio.

os alternadores automotivos não usam relé. eles usam um regulador de tensão, que na verdade é um regulador/excitador, uma vez que ele usa energia da bateria para fazer a excitação do campo do rotor.

o nosso projeto consiste na alteração do bobinamento do alternador para que seja possível fazê-lo gerar com menor rotação, e a montagem de um novo regulador/excitador mais apropriado do que aquele que é usado originalmente no automóvel.
aí neste caso, é necessário retirar o regulador original e instalar este novo, aqui proposto.

se você fizer como se encontra explicado aqui, e se tiver vento na sua região, recomendo que use pelo menos três baterias de 150a. se usar menos não chega a ser um problema, apenas vai deixar de aproveitar a energia gerada.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”