Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por jcaiado »

zimzurelho Escreveu:boas.

até estes dias encobertos não tive problema com agua quente pois tinha sempre sol.
agora que não tive sol, lá fui ligar a energia electrica para aquecer a àgua... e nada, o sistema não aquece.
já confirmei que a corrente chega ao deposito do painel, liguei uma lampada e ela acendeu, portanto tenho corrente electrica à entrada do deposito.
liguei para a norquente e disseram-me que poderia ser um termostasto que disparou, que era um botãozinho pequeno que tem de estar para dentro.
já aconteceu isto a alguém?
o que eu respondi a um colega que tem o mesmo sistema e que se queixa do mesmo num topico aqui lado
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 47&t=13387, até tem lá o termostato que a norquente usa e as equivalencias da temperaruras para a escala 1-5

"estou exactamente na mesma situação com o meu ts norquente! fui testar a resistencia e népias... já verifiquei as ligações e está tudo bem. a corrente chega ao termosestato, mas este por mais que se aumente a temperatura não faz a passagem da corrente para a resistencia. ora ou o termoestato está fanado, ou está ali qualquer protecção que deveria ser removida...

estou à espera que o instalador venha cá a casa instalar o relogio horário junto ao dijuntor e depois na altura vemos a situação, entretanto vou-lhe ligar para dizer o diagnostico que já fiz, pode ser que já tenha tido alguma situação igual!"

ou seja estou exactamente na mesma situação e pelo que parece existem muitos mais... essa do botão é que não dei conta dele! reparei sim que realmente existe ali algo com cor de vermelho no termostato que pode ser isso... mas como não sabia não andei lá a empurrar... de qualquer forma em breve saberemos

jc

zimzurelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo ago 10, 2008 1:51 pm

Mensagem por zimzurelho »

boas, já descobri o botão e efectivamente ele estava para fora. voltei e empurra-lo para dentro (deu um estalinho)
é o botão rectangular vermelho que se vê nesta foto
http://img541.imageshack.us/img541/4196/sdc12751.jpg

ontem não consegui confirmar porque tinha a água a 65ºc.
e tenho o termoestato para 45ºc
segundo o link do nosso amigo jcaiado a escala da temperatura é esta:
1- 15ºc
2- 31ºc
3- 47ºc
4- 63ºc
5- 80ºc

jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

zimzurelho Escreveu:boas, já descobri o botão e efectivamente ele estava para fora. voltei e empurra-lo para dentro (deu um estalinho)
é o botão rectangular vermelho que se vê nesta foto
http://img541.imageshack.us/img541/4196/sdc12751.jpg

ontem não consegui confirmar porque tinha a água a 65ºc.
e tenho o termoestato para 45ºc
segundo o link do nosso amigo jcaiado a escala da temperatura é esta:
1- 15ºc
2- 31ºc
3- 47ºc
4- 63ºc
5- 80ºc
era isso mesmo que eu referia que podia ser o tal botão! tenho ideia que no meu caso está à face da capa plastica do termoestato... pela foto parece-me que tenho que o empurrar para dentro e voilá! agora acho estranho haver tantos na mesma situação. o que levou os mesmos a dispararem? isso é que gostava de saber?

jc

solsombra
Membro
Membro
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Mensagem por solsombra »

boas,

provavelmente esses termostactos para além do contacto com regulação, devem ter um limitador de emergência, quedispara quando atinge uma temperatura excessiva (tipo 80/90º) dispara e depois tem de ser rearmado manualmente.

como durante o verão tiveram temperaturas demasiado altas no depósito, ele encontra-se disparado.

solsombra

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

solsombra Escreveu:boas,

provavelmente esses termostactos para além do contacto com regulação, devem ter um limitador de emergência, quedispara quando atinge uma temperatura excessiva (tipo 80/90º) dispara e depois tem de ser rearmado manualmente.

como durante o verão tiveram temperaturas demasiado altas no depósito, ele encontra-se disparado.

solsombra
se for o caso... é um granda pincel!
pelo menos no meu caso não é fácil ir ao telhado!

jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

solsombra Escreveu:boas,

solsombra
a explicação faz sentido e segundo nas caracteristicas do termoestato, parece referir isso mesmo... agora isto não faz sentido num deposito que está em cima do telhado até compreendo a questão da segurança, mas para isso limitador só deveria funcionar se o termostato tivesse a receber corrente, agora se ele dispara sem corrente, quer dizer que todos os anos temos que ir ao painel para activar manualmente o termoestato mesmo nesta altura do ano, se estiver alguns dias fora de casa a agua vai subir a valores que provalvelmente poderao activar a emergencia e depois nunca sabemos quando é que podemos contar com a resistencia... enfim muito mau mesmo... se a marca não fizer nada que se calhar vai ser o mais provavel, no meu caso vou tentar abrir o termoestato e retirar este limitador de emergencia caso seja possível. como no meu caso o tempo de actuação da resistencia é comandada por um relogio, não terei problemas de sobreaquecimento.... sugiro que primeiro reclamemos a situação para a marca substituir os termoestatos por outros, se não der em nada lá terei que comprar um que não tenha este limitador de emergencia, isto se não conseguir retirar esta segurança de emergencia que vem no de origem!

jc

solsombra
Membro
Membro
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Mensagem por solsombra »

boas,

pois é..., se são esses os termostatos utilizados, assim vai ser.

de notar, que o controle do funcionamento da resistência terá de ter sempre um corte de segurança para a eventualidade do

termostato, própriamente dito, avariar. como corte de segurança que é terá sempre de ser rearmado manualmente.

a minha experiência é com um sistema forçado da roca, a alimentar caldeira quando necessário, portanto esse problema não se

levanta.

acho que, depois de já saberem o que vos espera, deviam chamar o fornecedor para resolver o problema e constatar que ele rearma

o termostato, pondo-lhe logo a questão do rearme sempre que a temperatura ultrapassar o limite de segurança.

solsombra

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas,

ontem, ao fim de +/- 7 meses, tive que voltar a usar o apoio....

hoje, após uma manhã solheira, os banhos ao fim da manha já não necessitaram de apoio

enfim...vamos entrar na altura do ano em que temos de ser nós a gerir o sistema para obtermos o melhor aproveitamento possivel...

C.Magalhaes
Membro
Membro
Registado: domingo nov 01, 2009 10:19 pm

Mensagem por C.Magalhaes »

boas,

pois pois!agora que não há sol não tenho água quente!
liguei o apoio na quinta-feira há noite (uma vez que há dois dias o sol anda escondido)e ontem de manhã não tinha água quente!

liguei para a norquente, a resposta que me deram foi, para ir ao telhado,desapertar uma tampa e empurrar o botão para dentro,ou então ligar para o instalador! liguei para o instalador ontem (12-11-2010) por duas vezes e não atendeu o telm.

agora qual será a melhor solução?

terei que recuar no tempo, e ligar outra vez o cilindro?

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

penso que a opção mais logica sera fazer uma reclamação a pedir a substituição do termostato por um de rearme automatico

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

essa situação é completamente absurda. cada vez que o sol aquecer bem a água ter que chamar o instalador, ou ir ao telhado, isto é de loucos. depois dizem para comprarmos produtos nacionais e dá nisto.
Inté

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

tambem não é preciso radicalizar! o problema está identificado, aparentemente, será de fácil resolução. portanto a quem for necessário, substituir o termostato por um de rearme automático.

C.Magalhaes
Membro
Membro

boas,

hoje o atendimento (apoio ao cliente) da norquente foi mais sensivél,(inicio de semana com mais energia e com mais boa disposição) disse para aguardar que me ligava:quinze minutos depois liga-me o apoio a cliente da norquente,que amanhã de tarde(16-11-2010) o instalador ia passar por minha casa.

boa semana...

C.Magalhaes
Membro
Membro

como o prometido é devido, os técnicos da norquente não falharam!

a avaria era;térmico de segurança desligado e, uma vez que cá estavam substituiram um acessório que estava com fuga d'agua.

e agora é que vou ver os consumos...

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

pois mas mas vai acontecer para o ano novamente e todos os outros seguintes

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

uma semana inteira sem o nosso astro rei leva ao uso diário do apoio eléctrico.
são 2 a 3 horas por dia a consumir 2000w/h para ter água quente.
de qualquer modo ainda fica mais barato que o gás.
em especial se for consumo em vazio.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Migmad
Membro
Membro
Registado: domingo out 29, 2006 9:55 pm

Mensagem por Migmad »

bvoas.

tenho o sistema da norquente de circulação forçada, 300l. na semana tive que ir ao termoacumulador para ligar a resistencia, como esta não ligava desmontei os plasticos à procura dos estragos. como na altura não encontrei o botão de protecção, liguei as resiatencias directamente aos 230v. na manha seguinte a agua estava mesmo quente. desliguei as resistencias. encontrei o botao e religuei o termostato.

isto passou-se porque o controlador deu um erro, ou seja, durante o dia faz a circulação normal e a noite faz circulação nocturna sem estar programado para isso.
neste momento contino com esse problema de circulação nocturna, estou a espera que o instalador me diga alguma coisa, pois ja os contactei no inicio da semana.

hoje o tempo esteve mau, mesmo assim fez circulação quandoa temperatura nos paineis era inferior a do termoacumulador.

suspeito que os termostatos, ou o controlador esta estragado.

alguem tem ou teve este erro?

cumprimentos

miguel

jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

decidi ver as perdas do meu ts norquente. assim ontem (6 feira) pelas 17h tinha agua a 69.9º como íamos jantar fora e não haveria banhos a noite decidi, fazer bypass para o esquentador de forma a garantir que não havia consumo do ts. antes de me deitar isto por volta da meia noite já a sonda acusa 64º, de manha pelas 9h tinha agua a 59º ou seja perdeu 10 graus numa noite a rondar os 0º, penso dadas as condições climatericas, não é mau de todo até porque penso que deve ter existido um misto de perdas + diminuição do efeito de estratificação onde já se sabe que é o grande calcanhar de aquiles destes sistemas moral da historia, pelo investimento (400 e poucos €) estou super satisfeito. se fosse agora tinha encomendado um para o meu pai e instalava os dois em serie na minha casa. por pouco mais de 800€ ficava com agua quente para dar e vender

localizaçao do ts 200l - zona da bairrada
inclinaçao - 46º
orientaçao - 10º sudoeste

jc

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

jcaiado Escreveu:decidi ver as perdas do meu ts norquente. assim ontem (6 feira) pelas 17h tinha agua a 69.9º como íamos jantar fora e não haveria banhos a noite decidi, fazer bypass para o esquentador de forma a garantir que não havia consumo do ts. antes de me deitar isto por volta da meia noite já a sonda acusa 64º, de manha pelas 9h tinha agua a 59º ou seja perdeu 10 graus numa noite a rondar os 0º, penso dadas as condições climatericas, não é mau de todo até porque penso que deve ter existido um misto de perdas + diminuição do efeito de estratificação onde já se sabe que é o grande calcanhar de aquiles destes sistemas moral da historia, pelo investimento (400 e poucos €) estou super satisfeito. se fosse agora tinha encomendado um para o meu pai e instalava os dois em serie na minha casa. por pouco mais de 800€ ficava com agua quente para dar e vender

localizaçao do ts 200l - zona da bairrada
inclinaçao - 46º
orientaçao - 10º sudoeste

jc

boas jcaiado,

concordo com o que afirmas!
e tambem lamento não ter influenciado o meu pai a fazer o mesmo investimento (no meu caso a casa é a mesma mas andares diferentes)

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

água praticamente a 70º nesta altura é muito bom, ainda que na sexta teve sol todo o dia. o meu não passou dos 56º. em que sitio tem a sonda para «ler» a temperatura? a minha está ao centro do depósito, por isso não me admirava nada se mais para cima tivesse água com muito mais temperatura. como nesse dia também não gastei, precisamente para ver o quanto a água se aguentava, reparei que teve menos perdas 3º. por perder só 3º é que me leva a pensar que haja mais temperatura para cima. quando há consumo as perdas são muito maiores, deve ter a haver com algum movimento que se dê com a entrada e saida de água.

tenho pensado em mudar a sonda um pouco mais para cima de maneira que fique aí a um 1 terço da parte de cima. acho que me dá uma ideia mais real e um melhor controle.
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”