A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

serges Escreveu:estes conselhos de ouro do volt brevemente disponíveis perto de todos... não é verdade volt?

obrigado por partilhares!
é verdade... estou há espera de novidades nesse tema...

entretanto, conforme prometido, aqui vai a factura desta recente visita da zev ao doutor.
IMG_0698.JPG
IMG_0698.JPG (153.02 KiB) Visto 6168 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

qual a oficina a que estás a ir?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

tenho ido a uma aqui em campo de ourique (na rua com o mesmo nome).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:tenho ido a uma aqui em campo de ourique (na rua com o mesmo nome).
e eles não têm medo de mexer nela? costuma intimidar até alguns representantes...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

não tarda nada sabem mais disto que um concessionário oficial... mas o que me leva a ir lá é, primeiro, o facto de ser mesmo aqui ao pé do trabalho, segundo, o facto de ser fácil marcar um dia para levar a mota de manhã e trazê-la de volta à tarde. o armando, de quem gosto muito, além de não ter muito tempo disponível e ser um pouco mais longe, não é muito paciente com elas (e elas precisam de paciência)... por isso, tudo o que não é problema que necessite ir "à marca", dou-lhes preferência.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

acho que fazes bem... tenho a impressão que irei ficar cliente também, se a coisa correr bem contigo...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas.

um amigo meu (que é vendedor na motosolução há muitos anos e percebe muito disto) acrescentou mais alguns conselhos úteis ao meu texto de ontem. vou reproduzi-lo aqui:
viva

algumas dicas para comprar material para chuva:

se o vosso percurso é inferior a 30 minutos, poupam dinheiro e compram um simples fato de chuva impermeável, sem ser respirável.

é pratico, pois pode-se arrumar na moto e usar por cima do equipamento quando necessário e mais económico.

caso comprem um fato de chuva, comprem sempre de 2 peças. a vida das calças é inferior á do blusão. se as calças metem agua e tem um fato de uma peça, quer dizer que vão mandar o fato todo para o lixo.

se o percurso é superior a 30 minutos comprem um fato respirável e impermeável.

o fato somente impermeável usado muito tempo faz acumular o suor na roupa, fazendo que se chegue molhado ao destino, não de chuva mas de suor.

os fatos impermeáveis e respiráveis permitem a transpiração e podem ser usados todo o dia, sem problemas.

tem a vantagem adicional de vir com protecções e portanto, usa-se sempre, não só quando chove.

são mais leves, maleáveis e quentes/frescos que o cabedal e a cordura que normalmente reveste exteriormente estes fatos resiste á abrasão do alcatrão tão bem quanto o cabedal (experiencia própria).

os fatos são impermeáveis e respiráveis por causa da película interior.

genericamente existem 2 tipos de película, o gore tex e os “dry” (eyedry, ddry e drystar, etc conforme a marca).

o gore tex é o mais caro, pois é fabricado por estes gajos logo as marcas de equipamento moto tem de pagar-lhes para usar no equipamento. a vantagem é que é uma película excelente e diria, infalível.

para fazer equipamento mais barato, as marcas de equipamento moto fizeram as suas próprias películas (eyedry, ddry e drystar, etc conforme a marca), tentando obter os mesmos efeitos que o gore tex. uns tiveram mais sucesso que os outros, há “drys” que também são infalíveis.

como a película é interior, normalmente os bolsos exteriores não são impermeáveis, pelo que deve-se guardar telemóveis e tabaco nos bolsos interiores.

as luvas também são revestidas pelas películas anteriormente descritas. neste caso recomendo o uso de goretex, que normalmente tem maior capacidade de respirar , o que é excelente para zonas onde se transpira muito (pés e mãos).

deve se comprar luvas de cano cumprido e meter o cano por dentro da manga. se colocar o cano fora da manga, a agua escorre para dentro das luvas.

em relação ás botas, como as luvas, recomendo a utilização de goretex. as botas são um item essencial de segurança e o goretex permite uma utilização todo o ano, mesmo no verão.

hoje em dia consegue-se comprar blusão, calças, luvas e botas, respiraveis e impermeáveis ai por uns 400 euros. sendo um investimento de alguma monta, garante a utilização confortável da moto todo o ano.

espero ter ajudado,
boas curvas
paulo

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

muito bom.

vou registar isto para mim.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

ora, aqui vai a continuação do texto do paulo (o tal amigo da motosolução). este, fala de um assunto que eu referi ainda há pouco. mas é melhor lerem quem sabe:
viva

esqueci-me dos capacetes.

para o pessoal que se desloca dentro das cidades e logo, a baixa velocidade, vão ter problemas com o embaciamento.

existe duas soluções o pinlock e o fog city.

o pinlock consiste numa película presa á viseira por 2 pins, que não atrapalha a visão, é fácil de aplicar, infalível e não se estraga.

http://www.pinlock.com/index2.htm

como o gore tex, o pinlock é uma marca independente que tem acordos com algumas marcas de capacetes.

caso a marca do vosso capacete não tenha acordo com a pinlock, podem usar o fog city:

http://www.modernworld.com/2009/index.p ... &itemid=58

este sistema também é infalível, a principal dificuldade é a colocação, pois é uma película auto-colante e se há erro na colocação, pode significar película nova (as instruções são muito detalhadas e tem umas marcas que auxiliam a colocação).

outra vantagem do city fog é a utilização universal em quase todo o tipo de viseira, sem precisar de viseira preparada.

o pin lock precisa de uma viseira com as furações correctas para colocar os pins.

eu uso o pin lock nos arai e é realmente excelente.

abraço,
paulo

LaiaS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 24, 2010 5:25 pm

Mensagem por LaiaS »

muito bom! gostei imenso

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

boa tarde

é muito gratificante poder aprender tanto com quem partilha a sua sabedoria e experiência de forma tão altruísta.

obrigada a todos - volt, paulo e todos os que fazem o mesmo.

Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

já há um mês que não escrevia aqui, por isso, vou tentar dar novidades. .

a zev está a chegar aos trinta e seis mil quilómetros. são mais de mil e trezentos quilómetros mensais de média (e estou a incluir os meses iniciais em que esteve parada para assistência). não há outro ve que eu conheça que tenha esta fiabilidade.

as actuais baterias, estão a fazer os treze mil quilómetros. penso que são as mais duradouras aqui do fórum. .

ok! vou parar de bajular a minha menina.

mudando de assunto, mas recuperando o que mais se tem falado nestas últimas páginas... tenho um amigo que pertence à direcção do meu motoclube, o sérgio saraiva, que todos os anos (mal chegam as primeiras chuvas) envia conselhos aos novatos nas duas rodas. este ano, vou aqui reproduzir o email que ele enviou (e que sei que não se importa que eu vos repasse esta informação tão útil e que é um potencial salva-vidas):
a chuva intensa que tem caído pede a repetição de algumas sugestões, especialmente para os companheiros novatos que recentemente se inscreveram nesta mailing list.

antes de sair, devemos sempre nos certificar de levar o vestuário adequado e ajustado, uma vez que nada pior do que uns fundilhos encharcados para desviar a concentração.

impermeável, luvas, botas... e a viseira do capacete devidamente limpa, de preferência com produtos ou acessórios anti-embaciamento.

vamos para a rua:

chuva intensa é igual a enlatados totalmente embaciados, o que implica em cuidados triplicados, uma vez que o clássico "não o vi" terá aqui muito maior expressão.
assim, muito cuidado no pára-arranca e nas mudanças de direcção.
arrancar suavemente e evitar mudanças bruscas de direcção.
usar tanto quanto possível mudanças "altas", para minimizar o risco de patinar a roda traseira.
nada de razias, uma vez que uma rajada de vento pode desviar ligeiramente a nossa trajectória e precisamos de mais espaço para corrigir.
a travagem passa a ser um jogo delicado, em que o "joker" é nunca bloquear o pneu da frente, o que implicaria em queda certa.

gostava de lembrar que, apesar de alguns companheiros recomendarem a não utilização do travão da frente, tal conselho é errado, uma vez que a maioria das motos têm o seu peso mais sobre a frente, sendo, por isso, a roda da frente a principal responsável pela travagem, mesmo em piso molhado.
portanto, repito, travar sempre com o cuidado necessário a não bloquear a roda da frente.

continuando: passámos o trânsito super-engarrafado dos dias de chuva e chagamos a estrada aberta:

deixamos de nos preocupar tanto com os enlatados, e começamos a dar gás. a viseira vai limpando com a deslocação do ar, mas o vento começa a assustar-nos.
a reacção normal é reduzir o andamento, mas isso só vai fazer com que a instabilidade aumente.
o segredo está em acelerar um pouco mais, e agacharmos-nos o mais possível. o aumento da velocidade vai compensar os efeitos da deslocação do vento, mas, atenção, não nos vamos esquecer que o piso está molhado e este aumento de
velocidade deve ser dentro dos limites da prudência.
é nestas situações que se percebe o incómodo de usar fatos de chuva demasiado largos.
se o vento for mais ou menos constante, um "truque" prático é por o joelho para fora do lado do vento. a perna faz um efeiro de "vela" que faz endireitar a mota. permite circular confortavelmente em locais como a pvgama ou crel.

finalmente, uma palavra de cautela: não insistam em circular se não se sentirem seguros! mais vale parar debaixo de uma ponte ou perto de uma paragem de autocarro e esperar uns minutos até que a "borrasca" passe.
andamos de mota, por isso, esses minutos perdidos podem ser facilmente recuperados, não é?

"v"

saraiva

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

fixe. vou reproduzir no meu blog, pode ser?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt, já tens 13000km com as novas baterias? bolas, já me tiraste o record... estou com 11500km...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

hmgp Escreveu:fixe. vou reproduzir no meu blog, pode ser?
podes. o texto não é meu, mas acho que o "dono" não se importa de divulgar, visto que é para uma boa causa... . mas eu vou informar o sérgio que lhe "açambarcámos" o texto.

ps: jmap, a minha menina gosta de ter os recordes todos na sua posse.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

volt Escreveu:...
ps: jmap, a minha menina gosta de ter os recordes todos na sua posse.
eu apanho-te...

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

volt Escreveu:vivas a todos.

já há um mês que não escrevia aqui, por isso, vou tentar dar novidades. .

a zev está a chegar aos trinta e seis mil quilómetros. são mais de mil e trezentos quilómetros mensais de média (e estou a incluir os meses iniciais em que esteve parada para assistência). não há outro ve que eu conheça que tenha esta fiabilidade.

as actuais baterias, estão a fazer os treze mil quilómetros. penso que são as mais duradouras aqui do fórum. .
boas,

sinceramente não li todo o teu db (as minhas desculpas ), por isso não vi porque razão esse pack só tem 13000km, mas mesmo assim tenho a ideia de que já existem vetrix com mais de 13000kms, isso que dizer que os packs estouram todos antes ? eles não davam garantida de 80.000kms ? ou será que foram defeito de packs iniciais, mas mesmo assim tinhas de estar no terceiro pack de baterias, o que queria dizer que o 2º pack de substituição continuava com defeito.

gostava de ter uma ideia melhor sobre isso,pois ao contrário de quase todos que preferem lithium, eu achava que o ni-mh em questões de durabilidade era melhor, sendo portanto uma escolha lógica para a vetrix.

fica bem.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

xii grandes filmes... as baterias vão durar muito se bem tratadas... o volt tem provavelmente o record nacional mas eu trato-as melhor, por isso é a história corrida da lebre e da tartaruga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

viva zointz.

eu de vez em quando faço um resumo do que se passou com a minha zev... aqui vai mais um. .

o problema foi o mesmo das duas vezes. o primeiro pack de baterias foi substituído logo de início (6000 kms) porque houve um defeito de montagem que provocou um curto-circuito e queimou o controlador (aos 3000 kms). segundo me disseram, sempre que se muda o controlador da vectrix deve também mudar-se o pack de baterias. por isso, aos 17000 kms voltei a ter o mesmo problema (o controlador voltou a queimar pela mesma razão) mas desta vez não me souberam dizer o que é que causou o curto-circuito (e não trocaram o pack de baterias, o que aconteceu aos 22500 kms).

resumindo:
1º pack de baterias: 3000 kms (mais 3000 kms com o controlador novo);
2º pack de baterias: 11000 kms (mais 5500 kms com menor autonomia);
3º pack de baterias: 13500 kms (por agora).

ps: os últimos 5500 kms do segundo pack de baterias foram feitos com uma redução de +/- 40% da autonomia.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

este diário de bordo já ultrapassou as 40 mil visualizações. não sei se é "record", mas é um facto a referenciar.
a zev vai com 36 mil e 500 quilómetros. não tenho grandes novidades a dar, por isso, vou falar do passado.

há quase 80 mil quilómetros que não tenho quedas nem acidentes. no entanto, cada uma dessa quedas reservou um lugar na minha memória, com a curiosidade de manter vivos alguns detalhes, o que faz com que me lembre deles, como se ontem tivessem ocorrido.
recordo-me hoje de uma queda estúpida - todas o são, mas esta é especialmente estúpida - que aconteceu na praça do saldanha, mesmo na esquina do atrium (o centro comercial). vinha da av. fontes pereira de melo (aquela que vai do marquês de pombal ao saldanha), preparava-me para ir almoçar ao maracanã (restaurante que fica no sentido oposto). ia começar a dar a volta ao saldanha, quando decidi travar para dar passagem aos peões que estavam a chegar à passadeira. mal travei, a roda da frente derrapou e caí para o lado direito. a velocidade era ridiculamente baixa, de tal forma que, ao cair, ficámos no exacto local onde travámos (eu e a mota). ao lado da roda da frente ficou uma tampa de plástico de um "tupperware" destes:
Imagem
percebi logo o que se tinha passado: enquanto eu olhava para as pessoas que aguardavam na passadeira que lhes desse passagem, a roda da frente pisava a tampa ao mesmo tempo em que eu travava. todos os que viram a cena ficaram incrédulos. já passaram alguns 6 ou 7 anos, mas recordo-me como se fosse ontem.
ferido "somente" no orgulho, peguei na mota mais um dos transeuntes que se ofereceu para me ajudar e tentei "dar à chave". ela não pegou logo. deixei o óleo descer e, passado pouco tempo, ela pegou. naquele instante, só pensava em chegar ao restaurante, pois um amigo, o professor matta, que tinha como profissão formar mecânicos de motos, estava lá e poderia ver se a "menina" estava operacional...
bom, a mota não teve grande prejuízo. foram só mais uns riscos. mas a minha sensação de impotência para travar a situação, fez com que pensasse - mais uma vez - abandonar as duas rodas... mas o tempo cura tudo e com ele se aprende.

assim vamos.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”