Painel com estrutura que sobe e desce

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Agua morna
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 26, 2010 4:08 pm

Painel com estrutura que sobe e desce

Mensagem por Agua morna »

boas a todos

estou a pensar em montar um painel para aquecimento de aguas residuais e aproveitar alguma dessa agua quente para aquecer o piso radiante da casa de banho com cerca de 9m quadrados
pelo que tenho lido aqui no fórum, os melhores painéis são os de tubos a vácuo, no entanto o problema pode existir no verão devido ao excesso de calor e os tubos podem ficar danificados. ora também li, que uma das soluções é colocar no inverno os painéis a cerca de 48 graus de inclinação, (corrijam se estou enganado, vivo no distrito de coimbra), e aumentar a inclinação do painel no verão para no sei quantos graus.
no meu caso é possível fazer isso automaticamente ou manualmente sem ir ao telhado fazendo uma estrutura comandada electricamente ou manualmente (esta ultima talvez mais segura).

a minha duvida é se existe alguém que faça essa estrutura em serie ou tem que ser pensada e feita manualmente

cumprimentos

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Painel com estrutura que sobe e desce

Mensagem por lrds »

boas

as na wikora tem estruturas móveis, baixam ou sobem, para ajustar ao telhado, confoorme inclinação. só que acho um pouco complicado andar a subir e a descer os paineis, por causa dos tubos do circuito primário, que apesar de serem fléxiveis, não o são suficientemente, a não ser que ponham outros mais flexiveis.
Inté

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

porque nao tentas colocar um estore electrico

o problema maior poderá ser onde aplicar as calhas(onde correm os estores) mas se falares com um bom tecnico de certeza que arranja uma solução

estou a estudar uma situação identica para um cliente que passa muito tempo fora do pais
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

quanto ao angulo de inclinação dos paineis:
os paineris tradicionais são muitos ensiveis à inclinação, mas os tubos de vacuo nem por isso
podem até ser instalados verticalmente, por exemplo numa fachade de um predio virado a sul, que não perdem muito rendimento.

quanto ao estore nunca ouvi falar de uma solução comercial.
fazer faz-se , mas deveria ter o estore controlado por roldanas, para garantir que desce, pois como não desce na vertical, e está sujeito às intemperies, é mais k provavel que encrave.

agua morna Escreveu:boas a todos

estou a pensar em montar um painel para aquecimento de aguas residuais e aproveitar alguma dessa agua quente para aquecer o piso radiante da casa de banho com cerca de 9m quadrados
pelo que tenho lido aqui no fórum, os melhores painéis são os de tubos a vácuo, no entanto o problema pode existir no verão devido ao excesso de calor e os tubos podem ficar danificados. ora também li, que uma das soluções é colocar no inverno os painéis a cerca de 48 graus de inclinação, (corrijam se estou enganado, vivo no distrito de coimbra), e aumentar a inclinação do painel no verão para no sei quantos graus.
no meu caso é possível fazer isso automaticamente ou manualmente sem ir ao telhado fazendo uma estrutura comandada electricamente ou manualmente (esta ultima talvez mais segura).

a minha duvida é se existe alguém que faça essa estrutura em serie ou tem que ser pensada e feita manualmente

cumprimentos
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

agua morna Escreveu:boas a todos

cumprimentos
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”