EkoWay 5000

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Bloqueado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: EkoWay 5000

Mensagem por jmal »

jmal Escreveu:monica, acho que não leste a minha dica, experimenta, não pode falhar, vou explicar melhor.

metes a mota no descanso central, e ligas a chave, rodas o punho até o motor começar a rodar, ajustas o acelerador de modo a teres 1 volta por segundo +-, marcas a posição do acelerador com um marcador ou algo que faça uma marca entre a posição fixa e a móvel do acelerador.

depois é muito simples, quando tiveres em subidas, usas o travão de traz, e ajustas o acelerador na posição marcada ou um pouco mais a frente, cai o sinal verde e largas o travão rapidamente, ela vai começar a andar, e não pode descair. se achares que a aceleração ajustada com ela no ar (a tal 1 volta por segundo) podes depois meter mais um pouco, mas pelo menos já tens a marca no acelerador onde o motor começa a trabalhar, tipo onde a embraiagem começa a funcionar, mas não te esqueças tens de largar o travão rapidamente, senão vai descair na mesma. é neste ponto que a coisa tá a falhar, porque enquanto o travão não for completamente solto, ela não anda.
verifica bem as frases a negrito, neste meu post, tenho a certeza que é aqui que estás a falhar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

monicasalgado Escreveu: azelha !!!!!!
ia dizer-te que pode não ser bem isso mas não quero estar a contrariar-te
também não queria lançar mais confusão, embora estejamos cá é para isso

mas não te esqueças que as motas não são estão todas reguladas do mesmo modo. nem sequer a gama de regulação é igual em todas por isso pode ser mais fácil fazer isso numas do que noutras.

há algumas que aceleram rapidamente e não há hipótese de alterar isso, não sei como é na tua.
de qualquer modo o que o jmal diz, é comum a todas: todas têm um ponto onde começam a acelerar. pode é ser mais dificil em algumas fazer isso porque a aceleração é muito rápida e na subida isso não lhe permite arrancar e vai descer; e se for um bocadinho antes também.

pronto, agora que já compliquei mais um bocadinho já me sinto melhor...

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

uggabugga Escreveu:
monicasalgado Escreveu: azelha !!!!!!
ia dizer-te que pode não ser bem isso mas não quero estar a contrariar-te
também não queria lançar mais confusão, embora estejamos cá é para isso

mas não te esqueças que as motas não são estão todas reguladas do mesmo modo. nem sequer a gama de regulação é igual em todas por isso pode ser mais fácil fazer isso numas do que noutras.

há algumas que aceleram rapidamente e não há hipótese de alterar isso, não sei como é na tua.
de qualquer modo o que o jmal diz, é comum a todas: todas têm um ponto onde começam a acelerar. pode é ser mais dificil em algumas fazer isso porque a aceleração é muito rápida e na subida isso não lhe permite arrancar e vai descer; e se for um bocadinho antes também.

pronto, agora que já compliquei mais um bocadinho já me sinto melhor...

espectacular este rapaz!

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Autor do tópico
monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am

Mensagem por monicasalgado »

agora é que vou mesmo começar a distribuir com a traseira da minha motinha nos carros artás de mim !!!

a seguradora que se cuide !!!
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

souza1234
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 08, 2010 8:47 pm

Mensagem por souza1234 »

o ponto de aceleração é sempre o mesmo independentemente da carga das baterias ?
o controlador controla ?
Existe um Deus comum. A Mãe Natureza.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

souzal Escreveu:o ponto de aceleração é sempre o mesmo independentemente da carga das baterias ?
o controlador controla ?
sim, é sempre igual, a carga das baterias apenas influi na potência máxima da mota, ou seja, quando acabada de carregar tem mais potência disponivel devido à tensão ser maior que quando está praticamente descarregada, mas a diferença nem é muito significativa, depende da maneira de condução de cada 1 e da potência da mota.
Cumps Inovadores

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

souzal Escreveu:o ponto de aceleração é sempre o mesmo independentemente da carga das baterias ?
o controlador controla ?
penso que a carga das baterias não tem aqui qualquer influência. tanto mais que a carga das baterias nunca pode ser tão baixa que não permita que a mota tenha o seu funcionamento normal. antes de chegar a esse ponto já o bms cortou. este ponto de aceleração é o ponto em que começa a ser fornecida alguma corrente ao motor. e vai aumentando à medida que se acelera. este doseamento é que difere de sistema para sistema...
e enquanto numa ci a embraiagem permite controlar isso de modo a ter um arranque suave, aqui terá que ser tudo feito com o acelerador.

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

ooops..
pois...

souza1234
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 08, 2010 8:47 pm

Mensagem por souza1234 »

uggabugga Escreveu:
o controlador controla ?
penso que a carga das baterias não tem aqui qualquer influência. tanto mais que a carga das baterias nunca pode ser tão baixa que não permita que a mota tenha o seu funcionamento normal. antes de chegar a esse ponto já o bms cortou. este ponto de aceleração é o ponto em que começa a ser fornecida alguma corrente ao motor. e vai aumentando à medida que se acelera. este doseamento é que difere de sistema para sistema...
e enquanto numa ci a embraiagem permite controlar isso de modo a ter um arranque suave, aqui terá que ser tudo feito com o acelerador.
mesmo nas de gel. sem bms.?
Existe um Deus comum. A Mãe Natureza.

Autor do tópico
monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

estou quase a chegar a casa da minha primeira grande aventura com a ecoway 5000.

quando chegar irei tentar reconstituir o percurso, com km e tempo de carga para terem uma ideia. para já, posso adiantar que a mota se tem portado melhor do que eu pensava.

hoje, com pendura e alforges carregados, fez 78km, 4h de carga (completa) e mais 80 km.
o primeiro troço foi em serra, com muitas, muitas subidas e ainda chegou com alguma carga. no fim do segundo percurso também tinha ainda carga e iria certamente aos 90km, ou mais.
em ambos os percursos andámos a 40km/h.

estamos a 120km de lisboa e o regresso, agora com mais experiência e outro percurso, foi bem mais rápido. saímos às 12h00, mas se tivéssemos saído às 10h00, como pretendíamos, poderíamos arrancar para setúbal com carga completa às 23h00 e fazer, sem grande risco, os 75km que nos separam de lá. e ficaríamos quase em casa.

como só podemos sair com carga completa à 01h00, ainda vamos decidir.

Autor do tópico
monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

parámos em águas de moura - 54 km de percurso e 2h30 de carga completa, menos tempo do que esperava.

de lá a casa arrisquei não parar e a mota voltou a portar-se muito bem - 76km seguidos com pendura e alforges. desta vez chegou com pouca carga, pois entrei na a2 a cerca de 13 km de lisboa e tentei cumprir os 50km/h de mínimo para não ter problemas com condutores e autoridades e como tem algumas subidas... a motita já chegou a queixar-se um pouco.

assim, albufeira - lisboa, 3 paragens. para uma de 40 amp, com pendura e alforges, pelo que tenho ouvido (e aprendido) , é bastante bom !!

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

monicasalgado Escreveu:parámos em águas de moura - 54 km de percurso e 2h30 de carga completa, menos tempo do que esperava.

de lá a casa arrisquei não parar e a mota voltou a portar-se muito bem - 76km seguidos com pendura e alforges. desta vez chegou com pouca carga, pois entrei na a2 a cerca de 13 km de lisboa e tentei cumprir os 50km/h de mínimo para não ter problemas com condutores e autoridades e como tem algumas subidas... a motita já chegou a queixar-se um pouco.

assim, albufeira - lisboa, 3 paragens. para uma de 40 amp, com pendura e alforges, pelo que tenho ouvido (e aprendido) , é bastante bom !!
sim, é muito bom.
a temperarura também ajuda! as baterias com calor(30/35º) tem mesmo 40ah de capacidade.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

então mónica, já consegues arrancar a subir sem deixar descair?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi

Autor do tópico
monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

lol

já, pois. mas tenho que acelerar tudo e largar o travão rapidamente

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

fixe. é fácil. e depois de se "entranhar" passa a ser "automático".
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

é verdade... podias me ter recordado disso e eu teria dado umas dicas ao vivo...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

monicasalgado Escreveu:lol

pois, mas esse "acelerar tudo" ainda te pode trazer problemas, tenta a coisa com mais moderação.
Cumps Inovadores

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm

Mensagem por renalte »

monicasalgado Escreveu:lol

eh.. eh.. agora é que é ver a mónica a fazer cavalinhos

Autor do tópico
monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold

drc
Membro
Membro
Registado: quinta abr 22, 2010 9:41 am

Mensagem por drc »

monica ,vamos à vela latina no domingo......

Bloqueado

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”