Mais um AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Mais um AQS

Mensagem por giles »

viva pessoal. serve este tópico para dar a conhecer a minha instalação aqs.
trata-se de um painel made in china !

Imagem

Imagem

como funciona:
o depósito e os tubos estão cheios de água.
no interior do depósito existe uma serpentina em cobre ligada à rede de fornecimento.
a água no interior dos tubos é aquecida. o sistema funciona pelo princípio termosifão mas de consumo indirecto.
quando se abre uma torneira, a água ao circular na serpentina mergulhada no interior do tanque é aquecida.

desvantagens e vantagens do sistema:
a água no interior do depósito encontra-se à pressão atmosférica. o depósito tem um orifício na parte superior. quando a água atinge temperaturas muito elevadas origina perdas por evaporação. o pequeno reservatório no topo do depósito faz o enchimento automático, repondo as perdas. em contrapartida acaba por ser uma forma de evitar que se atinjam temperaturas muito elevadas já que o enchimento automático acaba por fazer diminuir a temperatura da água no interior do reservatório.
dispõe de um controlador electrónico que permite saber a temperatura e o nível no interior do reservatório.
dispõe de apoio eléctrico que é accionado por meio do controlador.
o sistema é económico, não usa líquidos especiais, apenas água e não obriga à utilização de bomba recicladora.

até ao momento estou satisfeito. não sei se é psicológico mas os banhos sabem-me melhor. deve ser da radiação lol...
a minha casa não tem pré-instalação para o painel solar, mas como diz o ditado, há males que vêm por bem. as ligações foram feitas a partir de um bidé da casa de banho imediatamente por baixo do painel. sobe, entra na serpentina e volta aquecida, injectada no circuito de água quente. o trajecto é muito curto e em apenas 10s tenho água quente a saír da torneira. os tubos são multicamada e estão escondidos numa calha. pode não parecer muito estético mas fica perdoado pelo conforto.
estou há mais de 2 semanas sem queimar gasóleo. a resistência eléctrica também está desligada. significa que os únicos gasto que estou a ter para tomar banho são apenas água, gel e champô.
por nunca usar a totalidade do calor produzido já estou a pensar injectar água quente na máquina de lavar loiça.
estimo uma poupança de 300€ por ano em gasóleo.
estou a controlar o gasto de energia eléctrica com a máquina de lavar loiça e faço a comparação quando a ligar à água quente.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Re: Mais um AQS

Mensagem por fyntas »

boa sorte!!!!
è incrivél!!!

jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Mensagem por jose jose »

se nao for pedir de mais qual foi o valor do equipamento ?

abraço

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

eu não acredito é nesse sistema de a água que sai só circular numa serpentina. só se os chineses fizeram barraca!
normalmente a água (ou líquido anticongelante) que circula no painel é que passa numa serpentina, pelo efeito de termosifão, e essa serpentina aquece a água que está dentro do cilindro. caso contrário, se for como tu dizes, quando só existe um pouco de água quente no cimo do cilindro sai água morna ou quase fria em vez de sair a água quente que nos outros sistemas se acumula no topo.

onde compraste o painel? há lojas chinesas a vende-los ou encomendaste da china directamente?

eu não tenho nada contra os chineses, só tenho contra se realmente o sistema funciona como tu dizes...
de resto, se funcionar como eu disse, com de resto é normal, é bem bom!
raspa fora a marca e fica porreiro!
e isto porque até as marcas não chinesas eu raspo, quando não danifica o material!
comprei um carro usado num stand e exigi que eles não me colassem / pintassem o nome do stand no carro como costumam fazer, se querem, publicidade, têm que pagar pra lá a ter!

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

fyntas,o que é que "é incrível" ?
josejose, o sistema custa menos de 500€. fica inflacionado com os nossos amigos da alfânega. importei directamente da china. como mendei vir outros artigos acabou por se diliuir as despesas pelo conjunto.
rjsc, funciona mesmo como eu disse. a serpentina é que é percorrida pela água que utilizas. tem que estar sempre mergulhado em água, por isso o pequeno reservatório no topo.
o autocolante acho que o vou tirar mesmo, a pedido de várias famílias. dou sempre a desculpa que se algum avião cair naquela direcção, não é por falta de informação que não o vê.

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

gostei de ver que para além de teres o telhado inclinado, ainda meteste um suporte de inclinação que te dará melhores resultados.
se tudo isso ficou em menos de 500,00 €....
aqui 500,00 € é quase só o suporte.
depois dizemos mal dos chineses.....
Dos Fracos Não Reza a História...

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

pois é master, a questão é mesmo essa. nem toda a gente tem disponibilidade ou está para gastar 2000€ ou mais num sistema. é evidente que há sempre o risco em experimentar uma coisa destas , mas o factor económico compensa o risco.

isto foi assim: há cerca de 1 ano tinha comprado 1 painel ao mesmo fabricante, mas comprei mal porque não era pressurizado e só me dei conta quando já vinha a caminho. para o colocar a funcionar bem , teria que comprar um kit de pressurização que me custava à volta de 400€. então comprei um outro reservatório que permite ser pressurizado e outro suporte. utilizei os mesmos tubos do anterior. isso custou cerca de 300€ , ou seja, menos do que o kit de pressurização.
o suporte não é de boa qualidade. desta vez optei por pedir este de aço inox em vez de pintado. no anterior a côr debotou rápidamente com os uv´s. neste de inox a espessura do material é muito fina e esmaga os tubos ao apertar, só que como é uma estrutura com muitos tubos, acaba por dar muita resistência à fixação.
quanto à inclinação, a ideia foi mesmo procurar ajustar o melhor possível à latitude do local. tinha receio que ficasse mais inestético. no final não me parece muito mal. a casa é alta e é preciso levantar muito a cabeça para conseguir vê-lo.
os tubos de vidro já tinham dado provas de resistência porque tinham estado montados durante 1 ano sempre com água e sem utilização. o que tem um aspecto mais fraco é mesmo o suporte.
fazendo as contas: se tivesse comprado logo cá em portugal um painel "em condições" em vez de ter comprado 1,5 compensaria ? mesmo assim talvez não. agora tudo dependerá da fiabilidade que ele vier a demonstrar. mas vejamos as coisas por outro lado, o investimento foi baixo e a correr mal, dentro de 3 anos estará amortizado. mesmo que nessa altura tenha problemas e que na pior das hipóteses o tenha que substituir, já os paineis estarão a outros preços. mas não creio sinceramente que isso venha a acontecer. depois como também sou casmurro, não ia querer morrer sem experimentar.
tenho amigos instaladores que se riem e que me dizem que gastei mal o dinheiro. estou cá para demonstrar o contrário ou para levar na cabeça se tiver que ser...

continuo sem queimar gasóleo. nestes 4 dias que tenho tido sem sol, já tenho a temperatura a marcar desde ontem 40º e estou a ligar o apoio eléctrico apenas para repôr até aos 50º.
e fica registada mais uma experiência com aqs aqui no forum.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

um sistema desses em que a água para consumo passa pela serpentina possivelmente terá menos perdas do que os outros. não há água fria a ser misturada com a quente. penso que a serpentina estará na parte superior do depósito que é onde a água está mais quente. e se funciona bem e é durável é o que interessa. não importa se é made in china ou não. até convinha que funcionasse bem sem problemas para ver se por aqui baixavam os preços, que estão muito caros. se não fosse a ajuda do estado eu nunca tinha adquirido um sistema de aqs.
Inté

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

um sistema desses em que a água para consumo passa pela serpentina possivelmente terá menos perdas do que os outros. não há água fria a ser misturada com a quente. penso que a serpentina estará na parte superior do depósito que é onde a água está mais quente.
é mesmo isso, a serpentina não está a meio do depósito e não há mistura com fria devido ao consumo.
quanto à durabilidade, vamos ver. pelo preço parece que vale a pena o risco.
e agora está toda a gente è espera que o estado volte a abrir os benefícios.

taranta
Membro
Membro
Registado: segunda nov 03, 2008 12:42 pm

Mensagem por taranta »

pelo que percebi, o sistema não leva anti-congelante. então no inverno, como é que fazes para evitar o congelamento da agua?

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

eu tenho 2 sistemas e um deles (que tenho a 2 anos) também não leva anti-congelante e nunca congelou.
a diferença é que o meu têm o reservatorio de plastico e expande e esse chinês parece-me de metal e não sei se expande o suficiente.
por cima parece-me ter um vaso de expansão, será?
Dos Fracos Não Reza a História...

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

parabéns giles pelo teu aqs, relativamente barato devido à ousadia de teres comprado directo.
espero que tenhas tanto sucesso como dizes.
como foi na alfândega? foste tu que trataste ou deste a um despachante?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

olá mauri. obrigado. por enquanto está a correr bem.
quanto à alfândega, entreguei a um despachante. foi um "tombo" geitoso. mas mandei vir juntamente com outras coisas,por isso... até fiquei com a impressão que o maior problema foi mesmo com o despachante, não com a alfândega. pelo menos, aqui pelo porto, que foi por onde a mercadoria deu entrada, questionaram tudo.

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

boas giles! é esse o espirito!

vai relatando o rendimento do sistema, se bem que no inverno é que vai ser a provas dos nove. se o teu feddback for positivo, sou menino para mandar vir uma coisa dessas tb!
só uma duvida, o deposito é de quantos litros?

abraço ecológico.
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

só mais uma achega. visto que água para consumo circula pela serpentina, será possível substituir a água "normal" presente nos tubos/depósito, por por exemplo agua destilada com glicol ou outra qualquer mistura?
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

possível é, mas seriam 200l de glicol. assim é apenas água.
pelo que percebi, o sistema não leva anti-congelante. então no inverno, como é que fazes para evitar o congelamento da agua?
não vou fazer nada. o depósito tem isolamento em poliuretano. não havendo produção solar suficiente no inverno, terá que entrar o apoio eléctrico, pelo que nunca chegará a congelar.

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

uma foto de hoje:

Imagem

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

isso não é muito alto? mais um pouco e entra em ebulição.
Inté

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

muito bons valores mas realmente é algo elevado, pode sempre juntar muito mais agua fria, e deves utilizar nas máquinas de lavr loiça e roupa aí vais tirar o máximo partido!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

sim, é isso que pretendo fazer. pelo menos na máquina de lavar loiça, onde é mais fácil de fazer a ligação, debaixo da banca.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”