trata-se de um painel made in china !

como funciona:
o depósito e os tubos estão cheios de água.
no interior do depósito existe uma serpentina em cobre ligada à rede de fornecimento.
a água no interior dos tubos é aquecida. o sistema funciona pelo princípio termosifão mas de consumo indirecto.
quando se abre uma torneira, a água ao circular na serpentina mergulhada no interior do tanque é aquecida.
desvantagens e vantagens do sistema:
a água no interior do depósito encontra-se à pressão atmosférica. o depósito tem um orifício na parte superior. quando a água atinge temperaturas muito elevadas origina perdas por evaporação. o pequeno reservatório no topo do depósito faz o enchimento automático, repondo as perdas. em contrapartida acaba por ser uma forma de evitar que se atinjam temperaturas muito elevadas já que o enchimento automático acaba por fazer diminuir a temperatura da água no interior do reservatório.
dispõe de um controlador electrónico que permite saber a temperatura e o nível no interior do reservatório.
dispõe de apoio eléctrico que é accionado por meio do controlador.
o sistema é económico, não usa líquidos especiais, apenas água e não obriga à utilização de bomba recicladora.
até ao momento estou satisfeito. não sei se é psicológico mas os banhos sabem-me melhor. deve ser da radiação lol...
a minha casa não tem pré-instalação para o painel solar, mas como diz o ditado, há males que vêm por bem. as ligações foram feitas a partir de um bidé da casa de banho imediatamente por baixo do painel. sobe, entra na serpentina e volta aquecida, injectada no circuito de água quente. o trajecto é muito curto e em apenas 10s tenho água quente a saír da torneira. os tubos são multicamada e estão escondidos numa calha. pode não parecer muito estético mas fica perdoado pelo conforto.
estou há mais de 2 semanas sem queimar gasóleo. a resistência eléctrica também está desligada. significa que os únicos gasto que estou a ter para tomar banho são apenas água, gel e champô.
por nunca usar a totalidade do calor produzido já estou a pensar injectar água quente na máquina de lavar loiça.
estimo uma poupança de 300€ por ano em gasóleo.
estou a controlar o gasto de energia eléctrica com a máquina de lavar loiça e faço a comparação quando a ligar à água quente.